só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Grupo de discussão geral sobre motos.
ClaudemilsonDebortoli
Roda Presa

Re: só prá quem gosta de harley... vambora andar de motoca...

Mensagem por ClaudemilsonDebortoli »

Ficou bem legal @Puma.

Show a "Carniça"..
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Puma escreveu: 16 Mai 2023, 10:32
Marcus DT escreveu: 16 Mai 2023, 08:34 ... ponteiras nacionais da marca HP?
Lixo, foge!!

Encontrei um par HP sem uso por 200... é tão ruim assim :roll: ??

Só to encontrando Customer acima de 500, pago não (vendi as minhas baratinhas po :lol:).

chalbuque escreveu: 16 Mai 2023, 12:51Procura JM, na época q peguei minha Heritage eram as Maia encanta e com qualidade razoável
Botei nas buscas essa marca... dei uma olhada, achei excelentes. Obg pela dica.
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

ClaudemilsonDebortoli escreveu:Ficou bem legal [mention]Puma[/mention].

Show a "Carniça"..
Bonita mesmo [emoji109]

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
Puma

Mensagem por Puma »

Marcus DT escreveu: 17 Mai 2023, 10:49
Encontrei um par HP sem uso por 200... é tão ruim assim :roll: ??

Marcus tenho certeza que já percebeu que sou a favor do "tentar".

O máximo que vai acontecer é vc se foder!!!

Mas se foder faz parte do aprendizado.

:lol: :lol: :lol: :lol:

fui......
Puma

Mensagem por Puma »

chalbuque escreveu: 17 Mai 2023, 11:03
ClaudemilsonDebortoli escreveu:Ficou bem legal @Puma.

Show a "Carniça"..
Bonita mesmo [emoji109]

Enviado de meu SM-G990E usando o Tapatalk

Valeu gente, gosto muito da Carniça!!

fui........
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Final de semana tirei a tarde de domingo para mexer na Ceci, estava precisando de um talento: instalar amortecedores novos, trocar o farol, ajuste do guidon e sensor do freio dianteiro.

Fazer a patroa andar na jaca é quase uma missão impossível (ela odeia), porém, como iria até casa de um brother para mexer na moto e passaria o resto do dia lá ela aceitou a contra-gosto. Com os amortecedores originais, quando coloca garupa a moto já abaixa uns 5cm, logo, dos "10 cm" de curso, tu perde já 50%. Ou seja, uma moto que já é praticamente uma rabo duro passa a ficar "empinada", sem suspensão (curso ridículo) e com uma altura do solo impraticável de passar em qualquer quebra-molas. Rodando fica muito desconfortável, qualquer remendo de asfalto já dá susto (no piloto e no garupa) e o prazer em rodar cai uns 80% (leia-se é impraticável levar garupa, acaba com o tesão da moto).

Estudando para ver como fazer sem sofrer muito:
Imagem

Colocamos a moto apoiada em dois discos de freio, escoramos a roda traseira e começamos a tirar os "amortecedores" originais (entre aspas pq são inexistentes). Já tinha visto alguns tutoriais de YT, não tem muito mistério, só tomar cuidado na montagem dos amortecedores novos (precisa de arruela para afastar um pouco) e alguém para ajudar levantando a balança de vez em quando. Foi praticamente plug and play!

Monochoque:
Imagem

Bichoque:
Imagem

Instalados:
Imagem

Ali atrás dá para ver o ânimo da patroa :lol: ! Antes de instalar os amortecedores fiz aquela inspeção básica, verifiquei se estavam com óleo (e qual a cor dele), tudo 100%... com menos de 10.000 kms não era para menos também. Porém, vi que tinha esquecido as válvulas em casa. Precisaria ir até em casa sozinho (sem garupa) e com zero psi de pressão... Visualmente a moto já fica bem diferente, mais alta, o descanso fica tipo quando você coloca alongador em moto de trilha (mais tombada). Ao sentar é bem perceptível o ganho de altura. Segui para casa mirando em todos os remendos de asfalto e passando sem ser de lado em todos os quebra-molas: É OUTRA MOTO. :wsh:

Voltei, instalamos as válvulas, coloquei 20 psi com bombinha de suspensão de bicicleta (altamente precisa) e voltei pra casa com a patroa na garupa. A diferença já começa quando a garupa senta, por conta da maior "pré-carga" (a ar), praticamente não abaixa a suspensão. Ou seja, a moto continua niveladinha, com boa distância do solo (patroa até comentou que não conseguia mais pisar direito no chão) e um curso de suspensão minimamente aceitável. Logo na saída da casa do cabra tem diversos quebra-molas que na ida eu precisava passar totalmente de lado, deu para encarar reto.

Rodando, com 10 kms a patroa já tinha comentado que o conforto dela havia aumentado exponencialmente (e o meu também). Pense numa felicidade, valeu cada centavo. Ainda não fiz testes em alta velocidade, mas rodando suave, a impressão que tive é que saí de um gol quadrado rebaixado com molas cortadas e amortecedores originais encurtados para um Corolla original. Fiquei extremamente satisfeito com o resultado, superou as expectativas. Tive a impressão que ficou mais difícil raspar pedaleiras (pela moto mais alta), ou seja, vou ganhar mais ângulo para deitar nas curvas, o que é excelente (a moto já era boa de curva - no trilho, mas raspava rápido demais). Se pra cima dos 160 km/h melhorar também a estabilidade, aí diria que ficou perfeito. Obrigado pela insistência, Puma ;-) !

A única dúvida ficou por conta da correia. Achei que não mudou a tensão (os amortecedores são mais cumpridos que os originais), ou se mudou, ela ficou menos tensionada (pensei que iria ocorrer ao contrário, pelo maior curso). Alguém tem alguma opinião? Já li no manual mas esqueci, como mede a folga correta?

(demais acertos, continuo depois)
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

com a bunda mais alta a tendência de shimmar em alta velocidade também aumenta. teste isso com cuidado.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Puma

Mensagem por Puma »

Ai simmmmmmmmmmmmmmmmmm

Parabéns!!!

Foi a alteração que mais gostei na minha moto.

Agora se deseja conforto para garupa, troque o banco e coloque um encosto.

E mesmo assim ela vai reclamar.

kkkkkkkkkkk

fui.............
Robson

Mensagem por Robson »

que desespero ver essa moto apoiada só nesses discos de freio.......
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Sobre o sensor de freio na manete, fiquei umas 2h tentando solucionar o problema, fiz tudo que estava ao meu alcance: limpa contato, calço na manete, calço no plástico do sensor, calço por dentro do punho (empurrando o sensor), etc. NADA que fiz ficou 100%, no máximo atenuava o problema. A impressão que eu tenho é que se comprar um sensor 0km - mesmo assim - não irei resolver o problema 100%!! Pqp, como resolve isso? Fiquei tão puto que quase arranquei fora e deixei sem (para a luz não ficar acessa direta). Tem solução? Ou é mais um problema sem solução by HD e me resta conviver com isso?

Sobre o farol, o original já estava com "catarata" (levemente fosqueado pelo calor). Como tenho um quase 0km no espólio a venda por módicos R$ 190,00 (e ninguém faz nem proposta), fiz a troca e melhorou bastante a estética da moto (e a iluminação também). O com catarata vai para venda, só que desta vez por apenas R$ 150,00!! Alguém?? :-D

Mexi na posição do guidon, joguei um cadinho mais a frente para ganhar altura... espero que melhore o conforto. Deveria colocar um riser, mas preso primeiro pela estética e depois pelo conforto... Se quisesse conforto, não andaria de custom!!

b0fh escreveu: 22 Mai 2023, 12:35 com a bunda mais alta a tendência de shimmar em alta velocidade também aumenta. teste isso com cuidado.

b0th, definitivamente o comportamento dinâmico da moto mudou. A impressão que tive é que o "peso" na frente aumentou, a julgar pelo curso da suspensão dianteira (está "afundando" mais do que antes). Talvez precise mexer novamente no óleo, dar uma endurecida. Mas, como você disse, preciso rodar uns 1000 kms antes de testes... vou pegar leve mesmo, pois foi uma alteração relativamente drástica. Tomarei o devido cuidado ;-) !!!

Puma escreveu: 22 Mai 2023, 13:31Agora se deseja conforto para garupa, troque o banco e coloque um encosto.
Mais fácil eu botar fogo na moto antes :lol: !! Sempre falo e repito: custom é moto bosta, bosta por bosta, que seja pelo menos bonita :-D !!!

Já troquei o banco, agora no máximo vou emprestar minha almofada de gel... se reclamar, volto o banco solo }:) !!!

Robson, foram feitos diversos testes de bancada antes de realizar o serviço :roll: ... só alegria!!!
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

o farol vc tira a lâmpada e aquele corta-luz, coloca água, arroz cru e detergente de louça... sacode bem e enxágua até sair todo o arroz. fica zerado.

o sensor é só ajeitar a posição certa e prender direito no lugar.
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

b0fh escreveu: 22 Mai 2023, 14:41 o farol vc tira a lâmpada e aquele corta-luz, coloca água, arroz cru e detergente de louça... sacode bem e enxágua até sair todo o arroz. fica zerado.

o sensor é só ajeitar a posição certa e prender direito no lugar.
Boa b0th, não sabia desse bizu... testarei ;-) !!!

Porra, me dá mais dica do sensor aí, te juro.... testei de tudo cara. Diversas posições, tinha vezes que ficava bom (testando com chave de fenda), mas quem disse que eu consegui posicionar "pra sempre" ali? Não é possível cara...
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Marcus DT escreveu: 22 Mai 2023, 14:57 Porra, me dá mais dica do sensor aí, te juro.... testei de tudo cara. Diversas posições, tinha vezes que ficava bom (testando com chave de fenda), mas quem disse que eu consegui posicionar "pra sempre" ali? Não é possível cara...
Não sei se essa dica vai servir para o teu caso, mas a minha Softail estava com um probleminha desses e o que resolveu foi colar um pedacinho de borracha na pontinha do manete que aciona o botão do sensor do freio dianteiro.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Puma

Mensagem por Puma »

veja se ajuda.

fui..........
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Russo e Puma, tentei ambas as coisas, tanto calço na manete quanto dentro do punho. Na real, é o que o b0th falou, tem algo a ver com a posição do sensor. To querendo desmontar a porra toda (não cheguei a tirar ele fora) e estudar a fixação dele (parece que é preso por um micro parafuso). Se alguém tiver uma dica, agradeço ;-) !

Na Gumps conheci o cabra do vídeo, é o marido da Missi (a mulher mais rápida do Brasil, que corre com uma 48), o Wesley (gente finíssima). Dono da WS e preparador da 48 da Missi, diz ele é apenas stage 1 com 85 pocotó de roda :roll: ... Mas quando vi a 48 estourando a correia numa puxada e o temporal que a moto tava virando, tenho lá minhas dúvidas do que tem ali dentro. Mas sem tirar o mérito da Missi, a mulher é foda, largada impecável, anda muito. Além dessa Sportster "original", ele levou uma Sportster turbo que eles estão preparando, coisa fina.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

isso aí de calçar por trás que o cururu mostrou no vídeo deveria resolver se a manete não estiver fudida / com folga.
esse interruptor é uma merda, o das antigas era menos pior.
-
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

A única dúvida ficou por conta da correia. Achei que não mudou a tensão (os amortecedores são mais cumpridos que os originais), ou se mudou, ela ficou menos tensionada (pensei que iria ocorrer ao contrário, pelo maior curso). Alguém tem alguma opinião? Já li no manual mas esqueci, como mede a folga correta?

Marcus, não sei se a sportster é diferente. Acho que não. Mas normalmente o ponto mais esticado da corrente/Correia é quando o eixo da roda traseira, o ponto de fixação da balança no quadro e o centro do pinhão ficam alinhados, que é quando a suspensão está bem socada.

Por isso é normal estourar corrente em viagem, pois o pessoal estica ela sem bagagem nem piloto montados, daí depois saem com malas e garupa.

Se a moto ficou mais alta com os amortecedores novos, a balança está mais longe daquele “alinhamento” e por isso é normal a Correia ficar mais folgada.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

b0th, ate que a manete está sem folga. Realmente estou cabreiro com o sensor em sí... vou precisar desmontar tudo, para tentar reposicionar ou prender melhor. Alguma dica?

Koki, obrigado!
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

a dica é:

no final tudo dá certo, se ainda não deu é porque ainda não chegou no final.

suerte.
-
Responder