A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Grupo de discussão geral sobre motos.
MAD
Dinossauro
Contato:

Re: A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:Sim Pretti, estou em uma fase de tentar rever meus conceitos, já perdi o tesão de andar de moto todo dia.... agora só um dia ou outro na semana, pra matar os efeitos da abstinência, e em passeios e viagens.....
Mas é pra lá de compreensível alguém perder o tesão de andar de moto todo dia em Sampa. Com esse trânsito caótico e tantos roubos, nem sei se é uma questão de rever conceitos Robson, acho que está mais para uma questão de auto preservação.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Puma

Mensagem por Puma »

Robson escreveu: Já passou a muito tempo a fase que eu achava que eu sou igual a qualquer um que goste de andar em 2 rodas....
Isso, sem essa que somos todos "Irmãos".

fui................
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

MAD escreveu:
Robson escreveu:Sim Pretti, estou em uma fase de tentar rever meus conceitos, já perdi o tesão de andar de moto todo dia.... agora só um dia ou outro na semana, pra matar os efeitos da abstinência, e em passeios e viagens.....
Mas é pra lá de compreensível alguém perder o tesão de andar de moto todo dia em Sampa. Com esse trânsito caótico e tantos roubos, nem sei se é uma questão de rever conceitos Robson, acho que está mais para uma questão de auto preservação.
Eu também tenho esse sentimento. Apesar de bater uma baita vontade de vez em quando de ir ao trabalho de moto, tenho rodado de carro satisfeito a maior parte do tempo.
Só que auto-preservação para mim tem mais a ver com querer permanecer íntegro pelo resto da minha vida, tamanho o número de acidentes dentro da cidade que tenho presenciado com aumento da frota de carros e motos, somado ao fato de que já carrego muitas sequelas pelo corpo. Outras seriam totalmente desagradáveis a essa altura e com 40 anos de idade. :x
De certa forma adotei uma linha mais conservadora como o Jota. Restam apenas alguns momentos de paixão pra gastar numa pista ou numa bela viagem como a feita ao Sul pelo Jota antes do Churrastiba.
Por essas coisas meu coração ainda bate forte sobre uma moto! :D
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Ontem um taxista e eu presenciamos o completo despreparo de dois jumentos sobre duas rodas na saída de um sinal numa grande avenida. Um era motoboy, o outro estava numa Twister novinha modelo 2008.
Os caras queriam passar num espaço entre carros que não passaria uma Caloi 10. O motoboy então começou a fazer zigue-zague na frente do táxi, alucinado, procurando espaços, e o inexperiente porém "arrojado" piloto da Twister se enrolou tanto na saída do sinal e nas manobras de corredor que mal conseguiu se equilibrar, quase derrubou a Twistinha novinha.
Resultado: tanto eu quanto o taxista tivemos que esperar que os distintos pilotos cheios de técnica e coragem e muitas bombadas de acelerador resolvessem seus problemas de bração que por pouco não se tornaram problema do taxista e meu que poderia levar a pior porque estava na minha pequenina porém guerreira Intruder.
Além desses eventos não raros, é enorme a quantidade de sustos que levo de motoboys passando a meia polegada dos meus espelhos, me dando fechadas sinistras que jamais levei de um ônibus ou de um caminhão que são infinitamente maiores e mais fortes que eu e minha Intruderzinha.

Então, eu entendo e aceito muito bem aqueles que estão desistindo de andar de moto todos os dias nesse trânsito.
A vantagem de andar sem obrigação é que anda-se de moto com muito mais prazer.
Quem duvida, experimente a agradável sensação de andar de moto no momento em que der vontade, e não apenas para se ter um meio de transporte.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Robson

Mensagem por Robson »

piccoli escreveu:A vantagem de andar sem obrigação é que anda-se de moto com muito mais prazer.
Quem duvida, experimente a agradável sensação de andar de moto no momento em que der vontade, e não apenas para se ter um meio de transporte.
Piccoli, matou a pau agora !!

É isso mesmo... entendo as criticas do Alexandre Garcia pq ele queria se referir exatamente a quem anda de moto por obrigação (seja a trabalho, como meio de transporte, por economia de tempo ou de dinheiro). Assim as pessoas se estressam, fazem merda pra caramba no trânsito, caem, se aleijam, morrem e matam.

Isso não tem nada a ver com o motociclista que curte e anda de moto porque gosta.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

piccoli escreveu:
...Além desses eventos não raros, é enorme a quantidade de sustos que levo de motoboys passando a meia polegada dos meus espelhos, me dando fechadas sinistras que jamais levei de um ônibus ou de um caminhão que são infinitamente maiores e mais fortes que eu e minha Intruderzinha...
Puma escreveu:
Robson escreveu: Já passou a muito tempo a fase que eu achava que eu sou igual a qualquer um que goste de andar em 2 rodas....
Isso, sem essa que somos todos "Irmãos".

fui................
Eu tenho falado isso aqui no M@D faz um tempão, e ainda acrescentando que o fato de um cara possuir uma moto não o qualifica, automaticamente", como "gente boa"...

Infelizmente, o combate ao preconceito está se tornando uma batalha perdida. Eu sempre achei que motoqueiro e motociclista era tudo a mesma coisa, e lamento constatar que cada dia vai se tornando mais clara na minha cabeça a diferença entre ambos.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Ando de motocicleta diariamente e não perdi o tesão. Transformo em prazer meu deslocamento de casa para o trabalho. Simples.

Mas compreendo perfeitamente as argumentações contrárias. Afinal, não seríamos nada se iguais fôssemos.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Luiz Almeida escreveu:Ando de motocicleta diariamente e não perdi o tesão. Transformo em prazer meu deslocamento de casa para o trabalho. Simples.

Mas compreendo perfeitamente as argumentações contrárias. Afinal, não seríamos nada se iguais fôssemos.

Inté
Ae Kamerad Luiz Almeida:

Também procuro transformar em pequenos momentos de prazer os meus deslocamentos. Uso a moto quase que diariamente, mas aqui em Curitiba tá ficando phoda... para contornar essa situação felizmente pude mudar meus horários de deslocamento, consiguindo evitar, em 90% das vezes, os horários de "rush".
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Assim que eu pegueia a Intruder, comecei a ir diariamente ao trabalho com ela.

Mas, por conta do trânsito pesado e do calor que faz no Rio, fui voltando aos poucos a meu carrinho com ar condicionado.

Os "seres" que mais me assustam no trânsito são taxistas e outros motociclistas. Quando estou em um corredor e vejo motociclistas atrás de mim, logo entro na fila dos carros e deixo o "piloto" de duas rodas me passar: eu não confio em motociclistas, de um modo geral...

Hoje ando de moto apenas quando consigo evitar os horários de pico e tb ando todo fim de semana. Dá, mais ou menos, umas 3 a 4 vezes por semana.

Imagino que uma cidade de médio porte seja o local ideal para se andar de moto como meio de transporte diário.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Atualmente está difícil para mim, evitar horários de tráfego intenso. Mesmo assim, nos momentos em que estou preso no trânsito, fico imaginando o quanto mais não ficaria se de carro estivesse.

E ainda me divirto observando as maluquices dos motoboys.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

sobre a motocracia, já to com calo nos dedos de alertar sobre isso :-D
cada dia mais, teremos mais problemas com outras motos, que com carros.
tem sido frequente, ver a galera se esbarrando por aqui nos corredores.
todo mundo cheio de direito,,,

agora não perdi o tesão não. quanto mais se morasse ai por baixo, com o transito stressanto que existe.
ficar dentro de um carro, horas, por causa de transito,, nem pensar.

aqui é como o Luiz falou: simples.
saio cedo, passo pela orla, e venho na boa, curtindo cada momento. adora andar de moto todos os dias.

mais conheço essa história , foi assim no surf,, na década de 70/80 agente pegava onda com tranquilidade
no final de 80/90 houve o boom de surfistas, crowd. quem gostava de pegar ondas grandes agora dividia o espaço
com principiantes metendo o bico na frente, derrubando, prancha batendo em prancha,
começou a surgir o termo: surfriders, por praias escondidas.

de moto tá chegando no mesmo nível. o corredor tá crowd mais agudo em SP :(
daqui a pouco se torna uma tendencia até dos costumeiros motocilcistas, o uso só em estradas, ou vias tranquilas.

chato isso. mais acredito que sem volta.
Robson

Mensagem por Robson »

Rad escreveu: agora não perdi o tesão não. quanto mais se morasse ai por baixo, com o transito stressanto que existe.
Rad...talvez vc diga isso pq não precisa andar nesse ambiente aqui ó, todo dia:

Imagem

Isso é a Via Dutra, trecho de SJC, em um dia light.

E disputando espaço com essa galera:

Imagem

Imagem

Imagem

Essas fotos eu tirei de dentro do conforto do meu carro com ar condicionado, música ambiente e câmbio automático... :-D

Vou ficar me arriscando pra quê ?????

Já foi o tempo...... 8)

Fiquei sabendo que naquele trecho da primeira foto teve um acidente hoje com um motoqueiro, ele foi passar entre 2 caminhões em movimento e deve ter batido em um deles, caiu e ficou prensado... não sei de detalhes, mas a essa hora deve estar batendo um papo com São Pedro.

Essa foto exemplifica bem a motocracia em SP... nem tem placas a CGzinha, mas já tem espelhos minúsculos, guidão estreito, e as famosas mangueirinhas de respiro... mais um pouco e somem os paralamas, os piscas, etc....

Imagem

Abraços
Fernando-(Beraite)
Roda Presa

Mensagem por Fernando-(Beraite) »

Confesso que como alguns aqui relataram, eu já tentei me afastar das motos, principalmente por causa dos acidentes e tb pelo risco enorme de ser roubado, já estou pra fazer 39 anos e amo minhas filhas
Acho que pelo grande número de veículos de um modo geral e principalmente muita gente sem nenhuma orientação, experência e responsabilidade comprando motocicleta que por si só já é um veículo perigoso a coisa chegou a esse quadro alarmante de acidentes
Levando para o meu lado pessoal, sou um apaixonado por motos. e quando tento me afastar parece que falta alguma coisa na minha vida, realmente é um sentimento muito forte adoro viajar, ler as revistas, as corridas na tv e até no meu trabalho pois tenho uma moto peças, diariamente ando com a minha GT380 de casa para a minha loja e no final de semana sempre que posso dou um rolé com a minha race, ando sempre de capacete e me policio mais do que antes na questão da velocidade
O triste é saber de tantas pessoas morrendo alguns conhecidos e isso me impresiona, as vezes a vontade de parar de uma vez é grande, no meu caso terá que saber na base de afastar de vez, igual quando larguei de fumar :-D , por enquanto a paixão está vencendo, só não sei até quando
Motociclista, respeite a vida use capacete
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Rad escreveu:sobre a motocracia, já to com calo nos dedos de alertar sobre isso :-D
cada dia mais, teremos mais problemas com outras motos, que com carros.
tem sido frequente, ver a galera se esbarrando por aqui nos corredores.
todo mundo cheio de direito,,,

agora não perdi o tesão não. quanto mais se morasse ai por baixo, com o transito stressanto que existe.
ficar dentro de um carro, horas, por causa de transito,, nem pensar.

aqui é como o Luiz falou: simples.
saio cedo, passo pela orla, e venho na boa, curtindo cada momento. adora andar de moto todos os dias.

mais conheço essa história , foi assim no surf,, na década de 70/80 agente pegava onda com tranquilidade
no final de 80/90 houve o boom de surfistas, crowd. quem gostava de pegar ondas grandes agora dividia o espaço
com principiantes metendo o bico na frente, derrubando, prancha batendo em prancha,
começou a surgir o termo: surfriders, por praias escondidas.

de moto tá chegando no mesmo nível. o corredor tá crowd mais agudo em SP :(
daqui a pouco se torna uma tendencia até dos costumeiros motocilcistas, o uso só em estradas, ou vias tranquilas.

chato isso. mais acredito que sem volta.
Rad, muito legal essa analogia com o surf anos atrás e o alerta que vc faz sobre a disputa de direitos cada vez mais feroz.

Tenho também um exemplo semelhante vindo do nascimento do "trail" em Minas Gerais na década de 80. A coisa veio passando por mudanças tão grandes que pouco resta do que foi. :-| Hoje as principais trilhas estão fechadas, há acidentes em muitas delas, a idade dos praticantes é muito baixa. Mas o tempo passa, a sociedade se enriquece, se massifica e é irreversível.
Eu que era treieiro apaixonado, já desde o início dos anos 90 percebia pela leitura das revistas especializadas americanas ( Dirt Bike ) que o "tempo ia fechar" aqui no Brasil. Regulação ambiental rigorosa, emissão de ruídos e poluentes controlada, a classe média fazendo dinheiro e colocando jipes, quadriciclos, off-roads pra disputar espaço com as motos. O sonho acabou. Foi bom enquanto durou. :(

Mudando pro cenário urbano, hoje BH tem umas vias que se assemelham a essa que o Róbson postou no horário de rush - um completo desprazer, fora o risco de ser engavetado!

Imagem

A minha opção foi pegar o anel rodoviário com a Haya em horários alternativos. Passei a ir para o trabalho meia hora depois e retornar uma hora depois. Deu certo, mas haviam os dias famigerados com acidentes em que a vontade era de gritar de raiva! :pqp:
Hoje pego avenidas movimentadas, mas mantenho o esquema dos horários alternativos e sigo com o Peugeot no ar-condicionado e CD. 8)
Caboclo_Nails
Motociclista

Mensagem por Caboclo_Nails »

E no brasil, como nada se resolve, vao aumentar os preços de documentos, multas e motos ainda mais, como desculpa para mostrarem que estão fazendo alguma coisa. O problema no transito, os "vida loka" que tem por ai é reflexo do caos social, todos nós sabemos. Isso é muito dificil resolver, então para que tentar?

Quem vai pagar o pato no final somos nós, que temos nossas motos regulamentadas, manutenção em dia. Quem anda com moto sem placa, toda fudida, sem habilitação, compram moto "np", estes estao pouco cagando.
Gung Ho!
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Eu também uso a moto diáriamente no trajeto casa-trabalho-casa. Meu trajeto matinal tem um certo tráfego, mas ainda dá para encarar. O trajeto vespertino é que é phoddda (com "ph" e três "d"s mesmo, sendo que um é mudo). Passo por uma avenida de trânsito caótico (Av. Presidente Vargas, Praça da Bandeira e trecho da Radial Oeste). Tenho observado que motos e demais veículos motorizados estão disputando espaço de forma mais acirrada a cada dia que passa. Tenho observado que venho usando mais adrenalina a cada dia. Tenho chegado em casa mais cansado por causa disso.

O que antes era uma solução, vem se tornando um problema. Observei que, ao chegar em casa sem ter tido nenhum "susto" maior ou acidente, fico com a sensação de ter tido a sorte de conseguir "atravessar o campo de batalha", o "campo de fogo cruzado" incólume.

Minha primeira idéia é voltar para as 125cc ou uma Burgman 125, por serem menores, mais leves, mais ágeis em trânsito urbano e muito fáceis de conduzir e manobrar. Mas não nego que também me passa pela cabeça a idéia de vender a moto do Rio de Janeiro e voltar a frequentar metrô, ônibus ou outro meio qualquer, desde que não seja carro ou moto.

Nos FDS, em geral, vou para Nova Friburgo, saio com a XT600 para pequenos passeios e tiro um prostituta prazer disso, mas mesmo assim, tenho usado muito pouco a XTzona.

Venho ficando cada vez mais apreensivo quanto a minha exposição a acidentes de moto, principalmente no trânsito caótico do Rio de Janeiro.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Juliano Assimila
Motoqueiro

Mensagem por Juliano Assimila »

A batalha contra o preconceito está perdida. Não há chance. São muitíssimos porra-loka para cada motoqueirociclista consciente.

Mas ainda podemos e devemos lutar contra a generalização, de dizer que TODOS são porra-loka, que foi o que o Alexandre Garcia disse.

O problema dessa generalização é que logo logo acabam proibindo de vez o uso de motocicletas. Afinal, se a moto é um instrumento de crime como a maconha ou a arma, deve ser banida.
Puma

Mensagem por Puma »

Bem só trafego de duas formas de Moto ou de Bike de carro não dirijo a muito tempo, adoro sentir o vento no rosto seja de moto, bike ou velejando sou apaixonado pelo vento.

Fui..................
Rad
Motoqueiro

Mensagem por Rad »

Sou igual ao Puma neste aspecto. :cool:

Mais é dificil agente quantificar as dificuldades de SP daqui

semana passada no Globo passou uma série bem interessante sobre o transito das cidades.
Era sobre os problemas e soluções (quase que só Paraná agindo certo)
A previsão dos engenheiros de transito em Sampa, mantendo-se os niveis hoje de vendas, é que a cidade pára completamente em 06 anos.

Vai restar corredores e loucos a 100 por hora neles. acredito que vão mudar os horários de trabalho....

Róbson, me lembro uma vez que tinha mandado essas fotos. ;-)

Ali é fróids mais vc tem um escape por morar off-bigcity, saindo pela BR ( salvo engano tem um pedágio no caminho) , não pega tanto transito congestionado, pega um transito violento sim mais tem fluxo.!!

no seu caso, credito a conforto ( ar, som) e bolha de proteção como sua opção. se estivesse no seu lugar talvez fizesse como vc, uso misto, até pela economia.

vi o quão caótico está o transito seja entrando pela marginal ou saindo pela Régis.

Fiquei 4 dias, 2 meses atras no Ibis da Paulista. Dali até a Empresa em Jabaquara é uma reta
Nunca demorei menos de 1 hr para percorrer uns 30 Km´s no máximo de táxi. para mim isso é uma loucura... fazer por exemplo essa rota de moto gastaria 15/20 min. aqui em salvador tem a paralela uma freeway, faço em menos tempo andando no tó tó tó...

Smoker que riu dessa minha expressão, mais adoro andar no tó tó tó :-D

É foi nesta linha que expressei minha idéia ;-)

Pretti, amigo to com 49 anos, imagine eu com 19 anos ( 30 anos atrás) tinha já feito a tranzamazônica e ido até Cuzco sózinho. Não encontrei um motociclista no caminho heheheheheh andei Barra de Garça, 324 MS/RO), Chap Guimarães, sem asfalto nenhum.

hoje vejo holofotes, patrocinadores, para uma trilhinha básica na Serra da Canastra, ou seja entendo bem o que está falando amigo.

sou da época em que vc passava na prudente de morais-rj e quando parava no sinal e tinha um motociclista agente se cumprimentava :cool:

estou sinceramente assustado. me canso mais dirigindo um carro que uma moto. como disse sou igual nesse aspecto ao Puma. gosto da sensação e estou acustumado a andar de moto.
quando ela quebra, fico acelerando liquidificador de saudade hahahahahahahah

Eu e a Ireninha compramos um carro, um ano depois vendemos, pois tava enferrujando na garagem }:)

Participo hoje do recém fundado forum do motosegurança, tenho ido a algumas palestras do denatran, com intuito de somar e aprender. é o que posso fazer. mais estou asssutado

e meu filho com 17 anos, querendo a moto dele :cry: :-?
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Rad escreveu: Participo hoje do recém fundado forum do motosegurança, tenho ido a algumas palestras do denatran, com intuito de somar e aprender. é o que posso fazer. mais estou asssutado
Rad

Dei uma olhada muito rápida nesse fórum. Estou pensando se me integro a ele também pois já li demais a respeito do tema segurança, pilotagem defensiva e trânsito em sites estrangeiros; mas às vezes penso que o alcance do M@D ou do Motonline é maior.

Mas e essa participação no Denatran pareceu-lhe positiva, quero dizer, sentiu ali um espaço pra atuar e influenciar de alguma forma? Como advogado gostaria de saber, pois conhecço bem o CTB e as resoluções do CONTRAN.

Abs!

P.S: meu filho está com 9 mas aos 16 vai ser phoda, tenho certeza!
Responder