A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Grupo de discussão geral sobre motos.
Pretti
Dinossauro

A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Mensagem por Pretti »

A estória é velha, mas a luta continua! :x :-D Mais uma matéria no Bom Dia Brasil completamente distorcida em sua abordagem do problema. Em seguida ao vídeo leiam a carta de resposta de um Senhor de 39 anos de idade, engenheiro-mecânico, muito inteligente e perspicaz, publicada no Motonline.

Ao que parece, nós motociclistas continuaremos sendo tratados como bruxas-modernas, amaldiçoados e destruidores de lares. É pra rir não fossem trágicas as consequências desse "olhar" da sociedade sobre nós.:-|

Aqui em Belo Horizonte estão traçando metas pra melhorar o trânsito subitamente entulhado de carros nos últimos meses. Falou-se de tudo até criação de ciclovias específicas em algumas regiões, licitações de novos ramais do metrô, pista exclusiva para ônibus, ônibus com ar-condicionado e GPS, etc. Perguntem se foi mencioanda a motocicleta em sua importante contribuição alternativa. :x A discussão morre no perigo que a moto representa para seus condutores, despesas para a sociedade em atendimento nos prontos-socorros, SAMUs. Se os Centros de Formação de Condutores são um lixo não se tece uma linha de comentário; se nossa legislação é falha ao permitir que motoboys malucos rodem sem condições mínimas de trabalho nada se fala também....
É...viva o Brasil,sil,sil,sil! :-(

*http://video.globo.com/Videos/Player/No ... RA,00.html[/web]

Prezado Alexandre Garcia:
Infeliz...
Assim defino seu comentário ao final da reportagem Aumento de número de motos e de problemas no Ceará.

O senhor colocou-nos, motociclistas e motoqueiros, no "mesmo saco".

O senhor não me conhece e se conhecesse saberia que sou engenheiro mecânico, tenho 39 anos, 3 filhos e utilizo motocicleta com responsabilidade, portanto, não somos todos iguais. Aliás, iguais a mim, há muitos. Aliás, há motoqueiros em todo o lugar e eles fazem a má fama... Minha esposa, médica pediatra, também surpreendeu-se com seu comentário...

Mas o caso não é só esse...

Saiba o senhor que:
- a motocicleta foi inventada antes do automóvel;
- no Japão pós-guerra, foi a solução para transporte urbano (a tal "mobilidade urbana");
- a medida utilizada para emissões de poluentes é no mínimo, tendenciosa. Ora, se tal veículo emite x gramas de poluente por quilômetro rodado, o que dizer, ou como medir, a poluição gerada pelos automóveis parados em congestionamentos?;
- falando em Europa, na Itália, têm-se autorização para guiar ciclomotores a partir dos 14 anos. Dos 14 aos 16 anos, apenas ciclomotores e não em vias rápidas. Dos 16 aos 18 anos, até 125 cilindradas. Dos 18 para frente, pode-se guiar o que quiser. Aqui, que somos mais inteligentes, não se pode nada até os 18 anos e, no dia seguinte, pode-se tudo...

Ora, vejo que não apenas o senhor, mas a Rede Globo como um todo apenas lembra-se do assunto motocicleta quando este rende manchetes sensacionalistas. Na semana de reportagens sobre "mobilidade urbana", não vi uma única palavra sobre o assunto motocicleta. Curioso verificar que na Europa, que são ligeiramente mais desenvolvidos do que nós, o assunto é estudado como alternativa e solução para o transporte.

Voltando à matéria, veja o senhor que foram entrevistadas pessoas ignorantes (lembro que ignorante é todo aquele que não tem conhecimento sobre determinado assunto).

Eles não adquiriram o bem para "infringir a lei" e sim para ter um transporte barato, uma vez que o transporte público, conforme demonstrado na semana passada, não funciona a contento.

Se a grande maioria não têm habilitação nem usa capacete, pergunto: - onde está a fiscalização?"

Outro ponto a considerar é que as moto-escolas e o teste para habilitação não preparam ninguém para o trânsito. Tive amigos que recentemente tiraram carteira e não sabem como é que se freia uma motocicleta... Porque não ensinam!

Sugiro a leitura do editorial do jornalista Geraldo Simões: O Trânsito Sociopata.
http://www.motonline.com.br/default.asp ... a=2&show=1

Aliás, sugiro que navegue neste mesmo site e veja que há pessoas sérias realizando um excelente trabalho jornalístico e de conscientização junto aos motociclistas.

Uma última sugestão: - volte aos assuntos de Brasília e procure descobrir e informar-nos o porquê do aumento vertiginoso do DPVAT para motocicletas nos últimos 3 anos. Após isto, informe-nos por que é que os valores das indenizações continuam os mesmos...
Alvaro Marcelo Ehlers (39)– Curitiba,PR

A resposta da Globo (para Álvaro):
> Alvaro,
> agradecemos por nos escrever. Sua critica foi recebida e sera encaminhada aa nossa Equipe.
>
> Cordialmente,
> Central Globo de Comunicação
Pretti
Dinossauro

Re: A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Mensagem por Pretti »

À propósito, por curiosidade, no nordeste há mais motos rodando nas ruas proporcionalmente ao sudeste-sul?!? Nas capitais principalmente. :?
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

É sempre assim, quando falo para algumas pessoas que acabei de conhecer, que ando de moto, sempre é aquele susto, aquele preconceito, aquele ar de pobrezinho, ele não tem dinheiro para comprar um carro aí fica arriscando a vida rodando nessas porcarias. Somos sempre os vilões, que infrigem as leis e que quebram retrovisores, pena isso, o senhor de 39 anos aí mandou bem, é a voz de todos nós motociclistas que usa a moto como meio de transporte sim, mas principalmente como fonte inesgotável de prazer.

E mais, a Globo enche as novelas com propaganda da Dafra, e depois queima os motociclistas, coloca esse tipo de informação também nas novelas, por que não? EHEHEHEHEEHEHEHEHEHEHEEHEHHEHEHE
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerads:

Pretti: não ví nada de "errôneo" na reportagem... ou melhor, ví sim: ví um monte de motoqueiros agindo erroneamente!
Desculpe, mas não podemos comparar pessoas de elevado nível sócio-econômico-cultural que usam motos por prazer e diletantismo com a imensa maioria que usa motos de qualquer jeito e maneira.

Kamerad Pettri: você, eu e muitos outros aqui, apesar de muitos, somos uma imensa minoria dentro de uma grande maioria...

A questão é que o número de motocicletas aumentou muito rapidamente, e o que é pior, num País sem infraestrutura viária e com uma população que não é lá essas coisas em matéria de educação e civismo.

O resultado é que, em poucos anos, a frota triplicou. são quase dez milhões de motoquinhas nas ruas em menos de 4 anos. A grande maioria delas nas mãos de pessoas que, embora possam ter habilidade em conduzi-las, são basicamente "analfabetos funcionais.

A coisa vai continuar por aí e a saída, a curto prazo, poderá ser o endurecimento do código brasileiro de trànsito:

- maior rigor na obtenção da primeira habilitação
- limitação da primeira habilitação a motos pequenas (como era antigamente (A1, A2, A3, etc).
- estabelecimento de cursos e provas específicas para quem usa a moto profissionalmente
- maior rigor na aplicação de punições às infraçóes de trânsito
- e principalmente: FISCALIZAÇÃO, FISCALIZAÇÃO E MAIS FISCALIZAÇÃO!
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
vulcanico
Roda Presa

.

Mensagem por vulcanico »

Olha , não vamos ser ingênuos pois no nosso país o endurecimento das leis de trânsito só resultam mesmo em queda temporária de estatisticas de ocorências e depois volta tudo ao "normal" com apenas aumento do faturamento das propinas cobradas pelas "autoridades fiscalizadoras ". Fazer leis genéricas para reagir a matérias como essa é que resultam naquelas propostas tipo proibição de garupa para evitar assaltos usando moto . Se há publicos distintos usando veículos distintos então que se façam leis levando tais distinções em conta . E não me vanham com as manjadas alegações de preconceito pois até em estradas você tem limites de velocidade distintas para tipos de veículos distintos .
Fabao
Roda Presa

Mensagem por Fabao »

O problema existe a vai piorar, ao meu ver não tem volta, pelo menos por umas duas ou três gerações de brasileiros, e mesmo assim, só vai melhorar quando tivermos uma melhor distribição de renda e de CULTURA...

1 - De um lado estão os fabricantes, se lixando pra esses problemas, e que só vêem dinheiro na frente....

2 - De outro, uma massa de gente com crédito suficiente pra comprar uma moto pequena (E AS VEZES UMA GRANDE)....e sem cultura pra entender o que é aquilo que ele tem nas mãos, e que o direito dele termina onde começa o do outro... É o Ego do Ego do Ego do Ego.....

3 - E no meio um governo imbecíl que acha que isso é desenvolvimento....
Em pouco tempo estaremos apinhocados de motos pequenas, semelhante àquelas loucuras de países asiáticos......

A reportagem da Globo mostra a realidade, só deveria separar Motociclista de Motoqueiro, mais é dificil isso.... Como que vc consegue convencer um capiau daqueles que capacete é importante.....? Que, muitas vezes ainda diz ter orgulho de ser motoqueiro, na verdade é um completo alienado......

A solução existe, mais pra muuuuuuito longo prazo......
Imagem[/url]
- 100% 14 ? - É caveira meu Capitão !!!
- Então senta o dedo nessa p*&#a !!!

Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo escreveu:Ae Kamerads:

Pretti: não ví nada de "errôneo" na reportagem... ou melhor, ví sim: ví um monte de motoqueiros agindo erroneamente!
Desculpe, mas não podemos comparar pessoas de elevado nível sócio-econômico-cultural que usam motos por prazer e diletantismo com a imensa maioria que usa motos de qualquer jeito e maneira.

Kamerad Pettri: você, eu e muitos outros aqui, apesar de muitos, somos uma imensa minoria dentro de uma grande maioria...

A questão é que o número de motocicletas aumentou muito rapidamente, e o que é pior, num País sem infraestrutura viária e com uma população que não é lá essas coisas em matéria de educação e civismo.

O resultado é que, em poucos anos, a frota triplicou. são quase dez milhões de motoquinhas nas ruas em menos de 4 anos. A grande maioria delas nas mãos de pessoas que, embora possam ter habilidade em conduzi-las, são basicamente "analfabetos funcionais.

A coisa vai continuar por aí e a saída, a curto prazo, poderá ser o endurecimento do código brasileiro de trànsito:

- limitação da primeira habilitação a motos pequenas (como era antigamente (A1, A2, A3, etc).
- estabelecimento de cursos e provas específicas para quem usa a moto profissionalmente
Kamerad

A abordagem da emissora é errônea no sentido de privilegiar um único ponto de vista. Ora, faria melhor seguindo as consideracões que eu, o engenheiro mecânico e você faz. :x

Como em tudo o mais são dois Brasis como destaca, aliás, a revista VEJA desta semana. Vamos escolher qual deles!?! :?
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Pretti:

Lembre-se que o ponto de vista que a emissora privelegiou é o ponto de vista que tem a maioria das pessoas: o que elas veêm é um "enxame" de motos cada dia maior, "tocando o terror" elas ruas e estradas.

Você não vê isso? Eu vejo todo dia...

Não é querer defender a emissora, mas é dar o braço a torcer a uma triste constatação... tem cada vez mais "manés" andando de motokinha por aí.

Aliás, na edição de hoje do jornal A Gazeta do Povo, o de maior tiragem em Curitiba, a matéria de capa é a mesma: aumento absurdamente rápido da frota de motos e aumento maior ainda dos acidentes envolvendo motos. Em um ano, a frota de motos de Curitiba aumentou 17% e o número de acidentes aumentou em 20%.

Ainda segundo o jornal, na periferia a coisa está bem pior. A frota cresceu 20% na região metropolitana de Curitiba e o número de acidentes cresceu em 50%.

A gente por aqui, tenta acabar com aquela distenção entre motoqueiro e motociclista, tenta lutar contra o preconceito, mas não adianta... a batalha está sendo perdida...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo escreveu: Não é querer defender a emissora, mas é dar o braço a torcer a uma triste constatação... tem cada vez mais "manés" andando de motokinha por aí.
Kamerad

Vc traiu a causa! }:) É justamente o que estou lhe dizendo. Tá cheio de constatações, mas a sociedade organizada, incluindo vc e eu através de espaços comuns como essa lista de discussão temos a obrigação de lutar por fazer diferente. Nós - esclarecidos - temos acesso privilegiado à informação e por isso mesmo devemos liderar a discussão por processos alternativos.

Não sei de você, que se não me engano é professor universitário, mas eu participo de discussões em uma ONG que se ocupa atualmente das questões de cidadania e urbanidade no século XXI e nas cidades e tento contribuir na medida do possível para tornar nossa sociedade melhor.

Não quero apenas colher os frutos podres. Gente aos montes mortas pelas ruas, ambulâncias disparadas pelas avenidas, preconceito crescente contra as motos, etc.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Pretti:

Não trai causa alguma, eheheh...

Mas não é "atacando" emissoras de TV que você vai conseguir mudar as coisas, eheheheh... a emissora só constatou e divulgou aquilo que nós todos vemos diariamente.

Será que, alertando para "motoqueiros sem habilitação, excesso de passageiros e sem uso de capacete", a Rede Globo estaria apresentando uma impressão "erronea" do uso da moto no trânsito?

Ao meu ver não, pois o uso da moto no trânsito é isso e coisa muito pior...

Cara, eu não vou perder o meu tempo dizendo que não é por aí, que a maioria dos motociclistas anda certinho, respeita a lei e os limites, porque não é verdade! São poucos, pouquissimos mesmo os que andam certinho... eu próprio apronto uma ou outra "cagadinha" lá de vez em quando...

A Mídia (TV, Jornais, etc), está cumprindo o papel dela, alertando para o fato.

O motociclismo no Brasil é isso: de um lado, milhões de pessoas ignorantes e sem qualificação, na sua maioria, comprando motoka prá se livrar do ônibus ou para ganhar a vida e de outro lado, umas poucas centenas de Jaspions abonados, andando "a mil" pelas estradas, como se fossem suas pistas particulares, servindo de "exemplo" para os primeiros.

E, no meio deles, aqueles que tentam fazer a coisa certo... você já pensou a coisa sob esse ponto de vista?
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo escreveu: Cara, eu não vou perder o meu tempo dizendo que não é por aí, que a maioria dos motociclistas anda certinho, respeita a lei e os limites, porque não é verdade! São poucos, pouquissimos mesmo os que andam certinho... eu próprio apronto uma ou outra "cagadinha" lá de vez em quando...

A Mídia (TV, Jornais, etc), está cumprindo o papel dela, alertando para o fato.

O motociclismo no Brasil é isso: de um lado, milhões de pessoas ignorantes e sem qualificação, na sua maioria, comprando motoka prá se livrar do ônibus ou para ganhar a vida e de outro lado, umas poucas centenas de Jaspions abonados, andando "a mil" pelas estradas, como se fossem suas pistas particulares, servindo de "exemplo" para os primeiros.

E, no meio deles, aqueles que tentam fazer a coisa certo... você já pensou a coisa sob esse ponto de vista?

Ponto para você Russovicks! Tem razão quanto a esse aspecto. Vou ver um filme e depois volto à discussão. :wink:
George
Motociclista

Mensagem por George »

O problema não são as motos, o problema é a globo !!!!
Tem de fechar aquilo pro Brasil evoluir.
MSM by now.

" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

George escreveu:O problema não são as motos, o problema é a globo !!!!
Ae Kamerad George...

tú entrou na área errada véi... aqui é o "Tudo Sobre Motos"... o "Off Topic" fica mais abaixo :lol:
Imagem
George
Motociclista

Mensagem por George »

Russo escreveu:
George escreveu:O problema não são as motos, o problema é a globo !!!!
Ae Kamerad George...

tú entrou na área errada véi... aqui é o "Tudo Sobre Motos"... o "Off Topic" fica mais abaixo :lol:
Don Russovics...
os carras fazem esta barbeirada, culpam os motoqueiros por todos os males do transito , pixam direto as duas rodas e eu to errado!!! KKkkkkkkk :lol: :lol: :lol:
Por favor, fechem a globo!!!!
MSM by now.

" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
vulcanico
Roda Presa

.

Mensagem por vulcanico »

Discussão acadêmica é muito boa mas quando passamos para a realidade o quadro muda bastante de figura . Quando a mídia foca em algo negativo e generaliza dando margem a que politicos proponham leis equivocadas o negocio pega para todo mundo . A questão colocada foi que a materia é tendenciosa e mal colocada dando margem a distorções . A finalização do âncora dizendo que se moto não puder ultrapassar pela direita e tiver que ocupar o lugar de um carro no transito não terá razão de existir é no minimo digna de pena . O cara devia dizer isso usando um manto e um capuz branco tendo por tras uma cruz invertida em chamas ...
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Russo, voltando à discussão não posso deixar barato.
Acredito que o engenheiro mecânicio resume com felicidade incrível o ponto que devemos focar:

"Saiba o senhor que:
- a motocicleta foi inventada antes do automóvel;
- no Japão pós-guerra, foi a solução para transporte urbano (a tal "mobilidade urbana");
- a medida utilizada para emissões de poluentes é no mínimo, tendenciosa. Ora, se tal veículo emite x gramas de poluente por quilômetro rodado, o que dizer, ou como medir, a poluição gerada pelos automóveis parados em congestionamentos?;
- falando em Europa, na Itália, têm-se autorização para guiar ciclomotores a partir dos 14 anos. Dos 14 aos 16 anos, apenas ciclomotores e não em vias rápidas. Dos 16 aos 18 anos, até 125 cilindradas. Dos 18 para frente, pode-se guiar o que quiser. Aqui, que somos mais inteligentes, não se pode nada até os 18 anos e, no dia seguinte, pode-se tudo...

Ora, vejo que não apenas o senhor, mas a Rede Globo como um todo apenas lembra-se do assunto motocicleta quando este rende manchetes sensacionalistas. Na semana de reportagens sobre "mobilidade urbana", não vi uma única palavra sobre o assunto motocicleta. Curioso verificar que na Europa, que são ligeiramente mais desenvolvidos do que nós, o assunto é estudado como alternativa e solução para o transporte.

Voltando à matéria, veja o senhor que foram entrevistadas pessoas ignorantes (lembro que ignorante é todo aquele que não tem conhecimento sobre determinado assunto).

Eles não adquiriram o bem para "infringir a lei" e sim para ter um transporte barato, uma vez que o transporte público, conforme demonstrado na semana passada, não funciona a contento.

Se a grande maioria não têm habilitação nem usa capacete, pergunto: - onde está a fiscalização?"

Outro ponto a considerar é que as moto-escolas e o teste para habilitação não preparam ninguém para o trânsito. Tive amigos que recentemente tiraram carteira e não sabem como é que se freia uma motocicleta... Porque não ensinam!"

Resumindo kamerad, não deixemos que se escondam por trás da ignorância ou do despreparo. Ficalização neles!
Essa máxima é amplamente conhecida no mundo dos negócios: onde não há controle e fiscalização, a corrupção, a fraude e a sem-vergonhice tomam conta!
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Pretti:

Você deu voltas e acabou caindo no que eu escrevi mais acima:
Russo escreveu:

Imagem
Edil
Roda Presa

Mensagem por Edil »

Uma coisa é certa, a própria moto se encarrega de selecionar seus ocupantes.