A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...
Re: A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...
Luiz, do alto de sua sabedoria e vivência resumiu o núcleo da questão.Luiz Almeida escreveu:É isso que o "guverno" quer. Que se ponha a culpa no "polvo".
A verdade é que há omissão do poder público, como disse antes.
Um brasileiro na Europa ou EUA dirige ou pilota direitinho, de acordo com as leis locais. Ele sabe que será punido se desobedecê-las.
Um europeu ou americano, ao chegar ao Brasil, sabendo que não há fiscalização efetiva, dirige ou pilota do jeitinho dos deseducados brasileiros....
Todas as outras ações sejam elas no campo educativo, sejam na engenharia de trânsito, são decorrência desse pressuposto. Excelente!
Picolli, fiquei preocupado com o que disse. Quer dizer que o grande jornalista ( ao menos tenho grande estima pelo trabalho dele ) Heródoto Barbeito também andou falando bobagens!?!
-
Luiz Almeida
- Mito
Até o saudoso Artur da Távola já escreveu crônica dizendo que motociclista era egoísta... Faz tempo, mas lembro do texto. Logo o Artur que salvava as manhãs de domingo com o Quem Tem Medo da Música Clássica, na TV Senado. "Música é vida interior. E quem tem vida interior, jamais padecerá de solidão."
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Russo, o Pretti tem razão, tu traiu o movimento.
There's no second chances
There's only this moment
And the next moment
There's only this moment
And the next moment
-
Robson
Já li sobre reclamações na Inglaterra de brasileiros que trabalham como motoboys por lá e desrespeitam as regras de trânsito tanto qto aqui.Luiz Almeida escreveu: Um brasileiro na Europa ou EUA dirige ou pilota direitinho, de acordo com as leis locais. Ele sabe que será punido se desobedecê-las.
Eu concordo com o Russo, é uma invasão de motoquinhas nas ruas por gente que nunca pensou em ter uma moto, e com 100 contos por mês sai pilotando uma 125cc por aí. Usam as motos para não andar em ônibus e trem lotados. Aqui em SP o problema não é fiscalização, é transporte público.
E vão pegando gosto pela coisa, e qdo vêem já estão andando a 80 km/h em corredores, ou passando entre 2 caminhões na VIa Dutra a mais de 100 km/h.
Não tem como fiscalizar isso.
Vão colocar uma viatura de polícia a cada kilometro de rua ou estrada ?????
Tem marronzinho pra caceta nas ruas, e blitz constantemente.... mas mesmo que tivesse 10x mais não ia resolver o problema....
O ideal seria que todos tivessem consciência de andar com prudência, equipados, com espelhos retrovisores, etc...
Mas vai falar pra mocinha que virou secretária para andar de botas e jaqueta em vez da sandália de salto aberta com os delicados dedinhos de fora e a blusinha de alças monstrando a tatuagem que acabou de fazer, na Biz que ela comprou com o aumento de salário ?
Vai falar pro motomano que os retrovisores e viseiras são importantes, que é perigoso passar no meio de 2 caminhões ou nos corredores entre carros em movimento, que é importante prender o capacete que ele usa desamarrado por causa do boné que usa por baixo ?
Eu to meio desanimado de andar de moto no dia-a-dia por causa dessas coisas...... tomei 2 fechadas na Via Dutra em menos de uma semana, de 2 motomanos que estavam sem os retrovisores..... lembrei na hora daquele vídeo do cara de scooter atropelado pela carreta.....
E vou ficar disputando espaço com esse povo ??
Não mesmo... to vindo 4 dias por semana trabalhar de carro, sendo que até 6 meses atrás eu vinha de moto todo santo dia que não estivesse chovendo......
RobsonRobson escreveu:Já li sobre reclamações na Inglaterra de brasileiros que trabalham como motoboys por lá e desrespeitam as regras de trânsito tanto qto aqui.Luiz Almeida escreveu: Um brasileiro na Europa ou EUA dirige ou pilota direitinho, de acordo com as leis locais. Ele sabe que será punido se desobedecê-las.
Eu concordo com o Russo, é uma invasão de motoquinhas nas ruas por gente que nunca pensou em ter uma moto, e com 100 contos por mês sai pilotando uma 125cc por aí. Usam as motos para não andar em ônibus e trem lotados. Aqui em SP o problema não é fiscalização, é transporte público.
Não tem como fiscalizar isso.
Vão colocar uma viatura de polícia a cada kilometro de rua ou estrada ?????
Compreendo vc. Está passando por uma fase de stress semelhante a que já passei. Isso afeta a forma da gente sentir e pensar o mundo sobre duas rodas.
Mas como já dissemos lá atrás, devem vir juntas fiscalização E educação. Caso contrário, fazendo uma analogia extrema, não há governo que se sustente na base da porrada!
Mas a primeira ação, aquela que aparece aos olhos de todos é a fiscalização, multas, apreensões, etc. Educação vem a médio longo prazo.
Putz a galera aqui tem fissura numa repressão.
Pra todo problema o jeito é proibir, multar, cassar.
O dia que estes governos inúteis oferecerem infraestrutura decente no transito e transporte público de qualidade ( como na europa) aí acho que podem radicalizar na repressão como por lá.
Pra começar podiam botar aquele monte de burocratas dos detrans nas ruas sob sol quente para orientar o transito.
enquanto nada disso vem aturamos a industria da multa, as blitz caça niquel ou pior as falsas blitz...
Não vou perder tempo em mandar email pra globo...
ABrax!
PS - na zooropa delinquente é so brazuca...pow, não força ! nunca viram video do ghost rider, sera que são todos brasileiros???
O dia que estes governos inúteis oferecerem infraestrutura decente no transito e transporte público de qualidade ( como na europa) aí acho que podem radicalizar na repressão como por lá.
Pra começar podiam botar aquele monte de burocratas dos detrans nas ruas sob sol quente para orientar o transito.
enquanto nada disso vem aturamos a industria da multa, as blitz caça niquel ou pior as falsas blitz...
Não vou perder tempo em mandar email pra globo...
ABrax!
PS - na zooropa delinquente é so brazuca...pow, não força ! nunca viram video do ghost rider, sera que são todos brasileiros???
MSM by now.
" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
-
Fernando Gargantini
- Roda Presa
Infelizmente, você tem toda a razão. :(Robson escreveu:Já li sobre reclamações na Inglaterra de brasileiros que trabalham como motoboys por lá e desrespeitam as regras de trânsito tanto qto aqui.Luiz Almeida escreveu: Um brasileiro na Europa ou EUA dirige ou pilota direitinho, de acordo com as leis locais. Ele sabe que será punido se desobedecê-las.
E vão pegando gosto pela coisa, e qdo vêem já estão andando a 80 km/h em corredores, ou passando entre 2 caminhões na VIa Dutra a mais de 100 km/h.
...
E vou ficar disputando espaço com esse povo ??
Não mesmo... to vindo 4 dias por semana trabalhar de carro, sendo que até 6 meses atrás eu vinha de moto todo santo dia que não estivesse chovendo......
Mas eu ainda sou persistente. Até por que, quando levanto de manhã para trabalhar, é a moto que me tira da cama. Mesmo passando por este inferno que é o trânsito desta cidade, eu ainda consigo tirar prazer da minha moto.
O Sr. também, por isso não desista!

camaradas
primeiro que a maioria dos novos motoqueiros ou motociclistas como muitos gostão de ser chamados é alto didata ou seja aprendem a andar de motos sosinhos pois se depender das alto escolas so aprendem contornar cones (ate hoje não entendi por que contornar tantos cones). eu mesmo como acredito ser o caso de muitos deste forum só fiz duas aulas de transito, ou seja o lugar que era pra enssinar como se pilotar uma moto não funciona.
segundo (outro caso de mau funcionamento), os orgãos fiscalisadores não fiscalizão, e não fiscalizão nada: nem carro, nem moto, nem caminhão nada.
quantos casos de motoristas bebados que matam familias inteiras vemos por ai, quantos caminhões e carretas trafegando com excesso de peso tem por essas rodovias, mas a culpa é das motos.
pra tentar ocultar o descaso dos politicos com o caos que esta o transito das capitais elegeram as motos como maiores vilas
concordo que muitos que andam de moto não tem mentalidade pra andar nem de bicicleta, mas voces não concordão que uma fiscalização coerente e eficiente resolveria o problema?
mas Brasil é Brasil, a culpa vai ser sempre das motos o transito não vai melhorar nunca e nos brasileiros?! vamos comer pizza no final
primeiro que a maioria dos novos motoqueiros ou motociclistas como muitos gostão de ser chamados é alto didata ou seja aprendem a andar de motos sosinhos pois se depender das alto escolas so aprendem contornar cones (ate hoje não entendi por que contornar tantos cones). eu mesmo como acredito ser o caso de muitos deste forum só fiz duas aulas de transito, ou seja o lugar que era pra enssinar como se pilotar uma moto não funciona.
segundo (outro caso de mau funcionamento), os orgãos fiscalisadores não fiscalizão, e não fiscalizão nada: nem carro, nem moto, nem caminhão nada.
quantos casos de motoristas bebados que matam familias inteiras vemos por ai, quantos caminhões e carretas trafegando com excesso de peso tem por essas rodovias, mas a culpa é das motos.
pra tentar ocultar o descaso dos politicos com o caos que esta o transito das capitais elegeram as motos como maiores vilas
concordo que muitos que andam de moto não tem mentalidade pra andar nem de bicicleta, mas voces não concordão que uma fiscalização coerente e eficiente resolveria o problema?
mas Brasil é Brasil, a culpa vai ser sempre das motos o transito não vai melhorar nunca e nos brasileiros?! vamos comer pizza no final
Po, to arrasado duas vezes, aquela de um coroa de 39 anos....é de arrepiar, e a outra é que concordo com Russo em quase tudo, apenas eu não ando devagar em estradas... 160 km/h é cruzeirão para mim...super normal...
George, estive pensando aqui comigo, mas acho que a punição é salutar por doer no bolso ( eleger políticos e tecnocratas corruptosGeorge escreveu:Putz a galera aqui tem fissura numa repressão.
É isso.
Vou dar uma de freira de novo mas, informações tiradas desse forum:
"Um monte de gente que gosta de empinar e andar a milhão"
"Gente se gabando que anda a 100km/h em corredor"
"Gente diferenciando motoqueiro de motociclista (esse ser 'superior')"
Como vocês querem que não vejam as motos como delinqüentes em potencial? Estão fazendo sua parte para melhor o trânsito ou estão sentados confortavelmente em suas cadeiras, reclamando no forum de coisas que vocês próprios fazem nas ruas?
Pretti, você não gostou de ouvir o Alexandre Garcia dizer que quem compra moto compra para infringir a lei? Mas porque você não gostou, se é justamente o que faz? Ou vai me dizer que não sabia que andar na velocidade que você anda e fazer as "manobras radicais" que você faz são proibidas fora de lugares controlados?
Hipocrisia deveria ser considerado crime no Brasil...
"Um monte de gente que gosta de empinar e andar a milhão"
"Gente se gabando que anda a 100km/h em corredor"
"Gente diferenciando motoqueiro de motociclista (esse ser 'superior')"
Como vocês querem que não vejam as motos como delinqüentes em potencial? Estão fazendo sua parte para melhor o trânsito ou estão sentados confortavelmente em suas cadeiras, reclamando no forum de coisas que vocês próprios fazem nas ruas?
Pretti, você não gostou de ouvir o Alexandre Garcia dizer que quem compra moto compra para infringir a lei? Mas porque você não gostou, se é justamente o que faz? Ou vai me dizer que não sabia que andar na velocidade que você anda e fazer as "manobras radicais" que você faz são proibidas fora de lugares controlados?
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
-
Luiz Almeida
- Mito
Para o "analista de trânsito" Alexandre Garcia, quando a irresponsabilidade é mostrada com automóveis, o culpado é o motorista, quando é com motociclistas, a culpa é da motocicleta.
Um problema que é geral, ao meu ver, é a tal "lei de gerson", todos querem levar vantagem no trânsito. Falta urbanidade, gentileza, falta serenidade. Por alguns segundos se destroi uma vida inteira !
A impunidade é outro problema. Quando criminosos do trânsito estão presos? Conta-se nos dedos da mão direita do Apedeuta... A lei é condescendene? Juizes são condescendetes?
Sou a favor de proibição de dirigir perpétua para os criminosos do trânsito.
Inté
Um problema que é geral, ao meu ver, é a tal "lei de gerson", todos querem levar vantagem no trânsito. Falta urbanidade, gentileza, falta serenidade. Por alguns segundos se destroi uma vida inteira !
A impunidade é outro problema. Quando criminosos do trânsito estão presos? Conta-se nos dedos da mão direita do Apedeuta... A lei é condescendene? Juizes são condescendetes?
Sou a favor de proibição de dirigir perpétua para os criminosos do trânsito.
Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- Saurus
- Mito
É, Luiz! Quando o assunto é trânsito esse tal de Alexandre Garcia é muito ignorante.Luiz Almeida escreveu:Para o "analista de trânsito" Alexandre Garcia, quando a irresponsabilidade é mostrada com automóveis, o culpado é o motorista, quando é com motociclistas, a culpa é da motocicleta...
Muito bem observado. Já me referi a esse sentimento de respeito pela vida e o saber viver em sociedade ausentes da imensa maioria dos "cidadãos".Luiz Almeida escreveu:...Um problema que é geral, ao meu ver, é a tal "lei de gerson", todos querem levar vantagem no trânsito. Falta urbanidade, gentileza, falta serenidade. Por alguns segundos se destroi uma vida inteira!...
Também sou a favor. Mas penso que, num primeiro momento, a fim de "impor a ordem na casa", além da perda definitiva do direito de conduzir veículos automotores, uns 15 aninhos na cadeia podem servir de exemplo (nos casos de causar mortes em acidentes por excesso de velocidade, embriaguês alcoólica ou por drogas, narcóticos, remédios ou quaisquer outras elementos que sabe ter efeito entorpecente ou que causem redução de reflexos, erros de julgamento, alteração do estado de consciência, causar incapacidade total ou parcial de entendimento dos atos, fatos e suas consequências reais ou potenciais, etc).Luiz Almeida escreveu:...A impunidade é outro problema. Quando criminosos do trânsito estão presos? Conta-se nos dedos da mão direita do Apedeuta... A lei é condescendene? Juizes são condescendetes?
Sou a favor de proibição de dirigir perpétua para os criminosos do trânsito...
Num primeiro momento "hay que endurecer" (no bom sentido, é claro). No futuro, com a população já "educada" ou "adestrada" (dependendo do conceito de população), poderia-se rever sanções.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Acabei de receber esse e-mail:
RESPOSTA DA FMC-SP ÁS DECLARAÇÕES DESCABIDAS DO JORNALISTA ALEXANDRE GARCIA SOBRE MOTOCICLETAS
Prezado Alexandre Garcia
Na data de 23 de maio p.p. durante o jornal "Bom Dia Brasil", assistimos, surpresos, vossa senhoria manifestar sua opinião buscando convencer quem o assistia de que a motocicleta só existe para infringir a lei.
Todos temos por sua pessoa e seu mister, elevado respeito e consideração em razão de suas consistentes, interessantes e balizadas opiniões, especialmente, quando o assunto é política, economia e outros relacionados ao Brasil, adjetivos estes que se mostraram ausentes, ao tecer comentários sobre as motocicletas e aos motociclistas.
A Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo, não pode concordar com tal exposição negativa da motocicleta, nem do motociclista e através deste protesto manifesta total repúdio a ela, face a indignação provocada no meio, em face das expressões utilizadas por vossa senhoria a referir-se às motocicletas e conseqüentemente aos motociclistas, como infratores contumazes da lei.
Queremos lembrar a vossa senhoria que são 10 milhões os motociclistas brasileiros. Entre os quais se encontram policiais militares, policiais civís, os componentes das Guardas Civis Metropolitanas, os componentes do valoroso Corpo de Bombeiros de todos os Estados brasileiros, que inúmeros bons serviços têm prestado à população e ao País, agentes de trânsito, fiscais do Estado, entre outros.
Cabe lembrar, ainda, os conhecidos "moto-link" e os motoboys, que, certamente, são utilizados por Vossa Senhoria e sua emissora para o encaminhamento rápido de documentos, fitas e outras encomendas, sem que isto represente infração a lei, até, porque não nos parece crível que vossa senhoria e sua emissora possa ser conivente ou compartilhar qualquer infração à lei.
Que não se esqueça, também, do remédio, da pizza, da encomenda urgente, do passaporte que se esqueceu no dia da viagem, dos exames médicos e outras infinidade de utilidades que possui a motocicleta e o motociclista, sem que isto represente infração à lei.
Inúmeros são os pais de família, que utilizam a motocicleta como meio de sustentar suas famílias, correndo riscos constantes por este Brasilsão, sem infringir a lei e não merecem a pecha de infratores.
O preço do transporte público, o trânsito caótico, a facilidade do estacionamento, o baixo custo de investimento e outros fatores pessoais é que levam cada vez mais, pessoas comuns a preferirem a motocicleta como meio de transporte, sem qualquer interesse na violação da lei.
Os clubes filiados à nossa Federação, têm grande preocupação com seus componentes. Ministram aulas de educação, condução defensiva, de civilidade e realizam constantemente campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e leite, para serem doados a instituições destinadas ao trato de pessoas carentes.
Somente no ano de 2007, caro senhor Alexandre Garcia, nós, motociclistas brasileiros, através dos nossos clubes, arrecadamos e distribuímos perto de 200 toneladas de alimentos, sem que a mídia noticiasse sequer um dos eventos destes valorosos clubes.
Insta salientar, caro senhor Alexandre Garcia, que como em todas as classes sociais, a dos motociclistas possui suas exceções e, infelizmente nestas mesmas exceções é que, equivocadamente, a imprensa se baseia para tecer opiniões, também equivocadas, como a manifestada por vossa senhoria.
Todos os brasileiros, motociclistas ou não, tenho certeza, gostariam que este jornalista procurasse mostrar, por exemplo, quais seriam as causas da irresponsabilidade e da violação das leis de trânsito, perpetradas por uma minoria que contamina a todos nós.
Gostaríamos, também, que a reportagem investigativa de sua emissora, buscasse demonstrar as falhas na forma de educar e formar condutores para o trânsito brasileiro, mostrando a verdade, nua e crua, da incompetência e da falência do atual sistema de formação de condutores no Brasil.
Poderiam tecer comentários a favor da sociedade, demonstrando o desrespeito da lei pelo poder público.
Veja, ainda, caríssimo repórter, já que é do conhecimento público, que todos os dias morrem e se acidentam, conduzindo motocicletas, uma quantidade absurda de jovens entre 18 e 25 anos.
Se o Código de Trânsito Brasileiro (que já tem mais de 10 anos), especialmente o Art. 74 e 76 da Lei 9.503/97 fosse respeitado pelas autoridades constituídas, estes mesmos jovens teriam recebido educação para o trânsito e muito provavelmente, não se envolveriam em acidentes tão corriqueira como vemos. A ignorância é total, entre esta camada da sociedade.
Se os jovens motociclistas aprendessem a frear uma motocicleta, usando freio dianteiro e traseiro em proporções adequadas e desviar de um obstáculo ao mesmo tempo; se soubessem efetuar curvas com técnicas de contra-direção, aprendessem a treinar o olhar, treinassem o posicionamento das pernas, dos pés, da coluna, a flexão de braços durante a pilotagem e as vantagens técnicas do uso dos equipamentos de segurança, certamente não teríamos uma multidão de vítimas fatais, de jovens mutilados e aleijados.
Tudo isto, caríssimo Alexandre Garcia, é dever do Estado que não é cumprido e não há a quem recorrer.
Já estivemos no Denatran e em simpósio promovido pelo órgão, expusemos todos estes fatores e, até eles, equivocadamente, em face de tudo impuseram um selo para o capacete, enquanto buscávamos uma mudança da lei, para os fabricantes de motos, de capacetes, de equipamentos para motociclistas e outras coisas, cuja visão não é a do motociclista.
Os órgãos de trânsito não têm motociclistas para criar leis para motociclistas, o que faz nascer leis maculadas pelo desconhecimento e comprometidas em seus resultados.
De toda a forma, em nome dos 82 clubes legalmente constituídos e integrantes de nossa entidade e dos 548 clubes paulistas simpatizantes e cadastrados à FMC, eis que informais, gostaríamos que vossa senhoria se retratasse em relação à suas assertivas que foram levadas a público na data de 23 de maio e, se possível, observasse as questões dos motociclistas sob o ângulo proposto, visando chamar a atenção dos interessados em trânsito e dos próprios motociclistas e de mostrar que embora a maioria deles possua habilidade, não possuem técnica, que são fatores absolutamente diferentes, na forma de conduzir quaisquer veículos e de evitar acidentes.
Colocando-nos à disposição de vossa senhoria para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários ou úteis ao assunto em questão, subscrevemo-nos.
Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo
Reinaldo de CARVALHO Bueno
Presidente
RESPOSTA DA FMC-SP ÁS DECLARAÇÕES DESCABIDAS DO JORNALISTA ALEXANDRE GARCIA SOBRE MOTOCICLETAS
Prezado Alexandre Garcia
Na data de 23 de maio p.p. durante o jornal "Bom Dia Brasil", assistimos, surpresos, vossa senhoria manifestar sua opinião buscando convencer quem o assistia de que a motocicleta só existe para infringir a lei.
Todos temos por sua pessoa e seu mister, elevado respeito e consideração em razão de suas consistentes, interessantes e balizadas opiniões, especialmente, quando o assunto é política, economia e outros relacionados ao Brasil, adjetivos estes que se mostraram ausentes, ao tecer comentários sobre as motocicletas e aos motociclistas.
A Federação dos Motoclubes do Estado de São Paulo, não pode concordar com tal exposição negativa da motocicleta, nem do motociclista e através deste protesto manifesta total repúdio a ela, face a indignação provocada no meio, em face das expressões utilizadas por vossa senhoria a referir-se às motocicletas e conseqüentemente aos motociclistas, como infratores contumazes da lei.
Queremos lembrar a vossa senhoria que são 10 milhões os motociclistas brasileiros. Entre os quais se encontram policiais militares, policiais civís, os componentes das Guardas Civis Metropolitanas, os componentes do valoroso Corpo de Bombeiros de todos os Estados brasileiros, que inúmeros bons serviços têm prestado à população e ao País, agentes de trânsito, fiscais do Estado, entre outros.
Cabe lembrar, ainda, os conhecidos "moto-link" e os motoboys, que, certamente, são utilizados por Vossa Senhoria e sua emissora para o encaminhamento rápido de documentos, fitas e outras encomendas, sem que isto represente infração a lei, até, porque não nos parece crível que vossa senhoria e sua emissora possa ser conivente ou compartilhar qualquer infração à lei.
Que não se esqueça, também, do remédio, da pizza, da encomenda urgente, do passaporte que se esqueceu no dia da viagem, dos exames médicos e outras infinidade de utilidades que possui a motocicleta e o motociclista, sem que isto represente infração à lei.
Inúmeros são os pais de família, que utilizam a motocicleta como meio de sustentar suas famílias, correndo riscos constantes por este Brasilsão, sem infringir a lei e não merecem a pecha de infratores.
O preço do transporte público, o trânsito caótico, a facilidade do estacionamento, o baixo custo de investimento e outros fatores pessoais é que levam cada vez mais, pessoas comuns a preferirem a motocicleta como meio de transporte, sem qualquer interesse na violação da lei.
Os clubes filiados à nossa Federação, têm grande preocupação com seus componentes. Ministram aulas de educação, condução defensiva, de civilidade e realizam constantemente campanhas de arrecadação de alimentos, roupas e leite, para serem doados a instituições destinadas ao trato de pessoas carentes.
Somente no ano de 2007, caro senhor Alexandre Garcia, nós, motociclistas brasileiros, através dos nossos clubes, arrecadamos e distribuímos perto de 200 toneladas de alimentos, sem que a mídia noticiasse sequer um dos eventos destes valorosos clubes.
Insta salientar, caro senhor Alexandre Garcia, que como em todas as classes sociais, a dos motociclistas possui suas exceções e, infelizmente nestas mesmas exceções é que, equivocadamente, a imprensa se baseia para tecer opiniões, também equivocadas, como a manifestada por vossa senhoria.
Todos os brasileiros, motociclistas ou não, tenho certeza, gostariam que este jornalista procurasse mostrar, por exemplo, quais seriam as causas da irresponsabilidade e da violação das leis de trânsito, perpetradas por uma minoria que contamina a todos nós.
Gostaríamos, também, que a reportagem investigativa de sua emissora, buscasse demonstrar as falhas na forma de educar e formar condutores para o trânsito brasileiro, mostrando a verdade, nua e crua, da incompetência e da falência do atual sistema de formação de condutores no Brasil.
Poderiam tecer comentários a favor da sociedade, demonstrando o desrespeito da lei pelo poder público.
Veja, ainda, caríssimo repórter, já que é do conhecimento público, que todos os dias morrem e se acidentam, conduzindo motocicletas, uma quantidade absurda de jovens entre 18 e 25 anos.
Se o Código de Trânsito Brasileiro (que já tem mais de 10 anos), especialmente o Art. 74 e 76 da Lei 9.503/97 fosse respeitado pelas autoridades constituídas, estes mesmos jovens teriam recebido educação para o trânsito e muito provavelmente, não se envolveriam em acidentes tão corriqueira como vemos. A ignorância é total, entre esta camada da sociedade.
Se os jovens motociclistas aprendessem a frear uma motocicleta, usando freio dianteiro e traseiro em proporções adequadas e desviar de um obstáculo ao mesmo tempo; se soubessem efetuar curvas com técnicas de contra-direção, aprendessem a treinar o olhar, treinassem o posicionamento das pernas, dos pés, da coluna, a flexão de braços durante a pilotagem e as vantagens técnicas do uso dos equipamentos de segurança, certamente não teríamos uma multidão de vítimas fatais, de jovens mutilados e aleijados.
Tudo isto, caríssimo Alexandre Garcia, é dever do Estado que não é cumprido e não há a quem recorrer.
Já estivemos no Denatran e em simpósio promovido pelo órgão, expusemos todos estes fatores e, até eles, equivocadamente, em face de tudo impuseram um selo para o capacete, enquanto buscávamos uma mudança da lei, para os fabricantes de motos, de capacetes, de equipamentos para motociclistas e outras coisas, cuja visão não é a do motociclista.
Os órgãos de trânsito não têm motociclistas para criar leis para motociclistas, o que faz nascer leis maculadas pelo desconhecimento e comprometidas em seus resultados.
De toda a forma, em nome dos 82 clubes legalmente constituídos e integrantes de nossa entidade e dos 548 clubes paulistas simpatizantes e cadastrados à FMC, eis que informais, gostaríamos que vossa senhoria se retratasse em relação à suas assertivas que foram levadas a público na data de 23 de maio e, se possível, observasse as questões dos motociclistas sob o ângulo proposto, visando chamar a atenção dos interessados em trânsito e dos próprios motociclistas e de mostrar que embora a maioria deles possua habilidade, não possuem técnica, que são fatores absolutamente diferentes, na forma de conduzir quaisquer veículos e de evitar acidentes.
Colocando-nos à disposição de vossa senhoria para quaisquer outros esclarecimentos que se fizerem necessários ou úteis ao assunto em questão, subscrevemo-nos.
Federação dos Moto Clubes do Estado de São Paulo
Reinaldo de CARVALHO Bueno
Presidente
Juca, não tem nada de hipocrisia. Isso já foi exaustivamente discutido no M@D nos últimos anos. Não há ser humano que ande na linha o tempo todo, especialmente no trânsito. O que não nos torna criminosos.Juca escreveu: Pretti, você não gostou de ouvir o Alexandre Garcia dizer que quem compra moto compra para infringir a lei? Mas porque você não gostou, se é justamente o que faz? Ou vai me dizer que não sabia que andar na velocidade que você anda e fazer as "manobras radicais" que você faz são proibidas fora de lugares controlados?
Sobre minha pessoa queria apenas lembrar que já estou sem moto desde outubro do ano passado e larguei de lado as maluquices desde junho de 2005.
Voltando ao foco da questão, deixemos a sabedoria do Luiz Almeida reinar novamente: Para o "analista de trânsito" Alexandre Garcia, quando a irresponsabilidade é mostrada com automóveis, o culpado é o motorista, quando é com motociclistas, a culpa é da motocicleta.
Gostei muito disso aqui: Os órgãos de trânsito não têm motociclistas para criar leis para motociclistas, o que faz nascer leis maculadas pelo desconhecimento e comprometidas em seus resultados.
Pretti,pretti escreveu:George, estive pensando aqui comigo, mas acho que a punição é salutar por doer no bolso ( eleger políticos e tecnocratas corruptosGeorge escreveu:Putz a galera aqui tem fissura numa repressão.
O dia que estes governos inúteis oferecerem infraestrutura decente no transito e transporte público de qualidade ( como na europa) aí acho que podem radicalizar na repressão como por lá.) e ter uma ação pedagógica. Ela também traz destaque ao assunto e torna a questão digna de maior atenção pela sociedade organizada.
É isso.
Eu vejo esse problema da violencia no transito como oproblema da violencia na sociedade.
não adianta encher as ruas de policiais se não tiver empregos (decentes) pra neguinho se sustentar.
a mesma filosofia fica válida para o transito.
Acho que ninguem dirige, enfrenta e se arrisca no transito por prazer.
Tive a sorte de morar no centro de curitiba, por um breve periodo. e o carro tava sempre no estacionamento a moto eu usava de teimoso. pq o transporte público era ( não sei se ainda é )confiável.
Agora Vc é jogado numa situação de ser obrigado a comprar um veículo a um preço absurdo pagando taxas exorbitantes, para cair nas mãos de uma mafia braba e incompetente ( máfia sim - já reparou que nenhum candidato promete mexer nos detrans?) que não consegue resolver os problemas dos crescimentos das cidades e acha que tudo se resolve metendo multa e jogando a culpa dos problemas de transito nos motoristas... Aí fica fácil pra eles...
Só fazem coisa besta tipo: adesivos, kit 1° socorro, selo, radar com 2 velocidades distintas na mesma rua e por ai vai...
Como Vc disse antes ninguem consegue andar na linha o tempo todo muito menos sendo presionado por este transito e seus burocratas.
Abrax!
MSM by now.
Mais bem resumido impossível!pretti escreveu:Gostei muito disso aqui: Os órgãos de trânsito não têm motociclistas para criar leis para motociclistas, o que faz nascer leis maculadas pelo desconhecimento e comprometidas em seus resultados.
MSM by now.
Primeiramente, desculpa pelo jeito ofensivo de falar, Pretti. Desculpa mesmo, isso é um forum de discussão e eu tenho que parar de falar atacando os outros.pretti escreveu: Juca, não tem nada de hipocrisia. Isso já foi exaustivamente discutido no M@D nos últimos anos. Não há ser humano que ande na linha o tempo todo, especialmente no trânsito. O que não nos torna criminosos.
Sobre minha pessoa queria apenas lembrar que já estou sem moto desde outubro do ano passado e larguei de lado as maluquices desde junho de 2005.
Voltando ao foco da questão, deixemos a sabedoria do Luiz Almeida reinar novamente: Para o "analista de trânsito" Alexandre Garcia, quando a irresponsabilidade é mostrada com automóveis, o culpado é o motorista, quando é com motociclistas, a culpa é da motocicleta.
O que eu quis dizer com essa minha colocação é que, querendo ou não, concordando ou não com as leis, ao andar acima do limite de velocidade ou ao fazer "manobras radicais", você (ou qualquer outra pessoa, só te usei de exemplo pois sei que você faz, ou fazia) acaba dando lenha para comentários como o que o Alexandre Garcia fez na reportagem. Além disso, usar essa de que não há ser humano que ande na linha o tempo todo como desculpa para ter tal comportamento, além de ser falso, é uma falácia.
Falso porque, acredite ou não, eu ando na linha o tempo todo, a ponto de andar a 60km/h numa pista de 3 vias aqui em Brasília simplesmente porque é a velocidade estipulada para ela (ou esqueceu que eu sou "uma freira" e "um santinho"?) e conheço outras pessoas que também são assim.
Falacioso porque, usando seu mesmo argumento, posso passar a sonegar imposto, afinal, "não há ser humano que, ao menos uma vez na vida, não tenha sonegado" (mais uma vez me incluo fora desse grupo).
Então, reclame o quanto quiser da reportagem, ela continua verdadeira.
-
Robson
Eu acho que motoqueiro tem de parar de posar de vítima da sociedade.
Tem de parar com a mania de perseguição, seja pelos motoristas de 4 patas, seja por jornalistas, seja pelos Detrans.....
Qualquer criticazinha e já vem uma enxurrada de críticas ao crítico, nem sempre embasadas na realidade.
E a realidade é que nunca se morreu tanta gente (proporcionalmente falando) em cima das duas rodas... nem qdo o capacete não era ítem obrigatório se morria tanta gente.
Tem muito maluco em cima de duas rodas (e tanto faz se ela anda no máximo a 100 ou 300 km/h), e pondo a vida própria e de terceiros em risco.
Já passou a muito tempo a fase que eu achava que eu sou igual a qualquer um que goste de andar em 2 rodas....
Sim Pretti, estou em uma fase de tentar rever meus conceitos, já perdi o tesão de andar de moto todo dia.... agora só um dia ou outro na semana, pra matar os efeitos da abstinência, e em passeios e viagens.....
Abraços
Tem de parar com a mania de perseguição, seja pelos motoristas de 4 patas, seja por jornalistas, seja pelos Detrans.....
Qualquer criticazinha e já vem uma enxurrada de críticas ao crítico, nem sempre embasadas na realidade.
E a realidade é que nunca se morreu tanta gente (proporcionalmente falando) em cima das duas rodas... nem qdo o capacete não era ítem obrigatório se morria tanta gente.
Tem muito maluco em cima de duas rodas (e tanto faz se ela anda no máximo a 100 ou 300 km/h), e pondo a vida própria e de terceiros em risco.
Já passou a muito tempo a fase que eu achava que eu sou igual a qualquer um que goste de andar em 2 rodas....
Sim Pretti, estou em uma fase de tentar rever meus conceitos, já perdi o tesão de andar de moto todo dia.... agora só um dia ou outro na semana, pra matar os efeitos da abstinência, e em passeios e viagens.....
Abraços