A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Grupo de discussão geral sobre motos.
ClaudioFJR1300
Novato
Contato:

Re: A Globo discutindo errôneamente o uso da moto no trânsito...

Mensagem por ClaudioFJR1300 »

Boas companheiros, é a herança tuga!

O problema não é só no Brasil pois cá se passa o mesmo. Enquanto países como Espanha, França e Italia apresentam propostas e tomam decisões focadas em soluções para uma melhor mobilidade urbana, Portugal ainda se mantém numa posição comodista e "lobista".

Na semana passada tanto Barcelona como Madrid reservaram espaços nas faixas pedonais para as motos, permitindo que elas arranquem primeiro que os carros.

Quem já foi a Bercelona sabe que as motos tem parques próprios reservados, não sendo necessário subir os passeios e nem atrapalhar a passagem de peões, situações comuns em Lisboa.

Penso e cada vez mais percebo que o problema original advem das atitudes daquela "tribozinha" que deu origem ao reino de Portucales e que por erro de navegação foram parar nas costas do Brasil. Mas, isto já é a má lingua a falar mais alto.

Abraços
'a emoção de pilotar pode ser tanto maior e mais legítima quanto mais clara a consciência dos seus riscos e limites'
Imagem
George
Motociclista

Mensagem por George »

Russo escreveu:Ae Kamerad Pretti:

Lembre-se que o ponto de vista que a emissora privelegiou é o ponto de vista que tem a maioria das pessoas: o que elas veêm é um "enxame" de motos cada dia maior, "tocando o terror" elas ruas e estradas.

Você não vê isso? Eu vejo todo dia...

Não é querer defender a emissora, mas é dar o braço a torcer a uma triste constatação... tem cada vez mais "manés" andando de motokinha por aí.

Aliás, na edição de hoje do jornal A Gazeta do Povo, o de maior tiragem em Curitiba, a matéria de capa é a mesma: aumento absurdamente rápido da frota de motos e aumento maior ainda dos acidentes envolvendo motos. Em um ano, a frota de motos de Curitiba aumentou 17% e o número de acidentes aumentou em 20%.

Ainda segundo o jornal, na periferia a coisa está bem pior. A frota cresceu 20% na região metropolitana de Curitiba e o número de acidentes cresceu em 50%.

A gente por aqui, tenta acabar com aquela distenção entre motoqueiro e motociclista, tenta lutar contra o preconceito, mas não adianta... a batalha está sendo perdida...
Aqui VC falow bacana.
mas pergunto, porque esse aumento tão absurdo.
Se o numero de motos subiu 17% o numero de acidentes devia ter subido o mesmo.
Quem prepara estes motoqueiros de primeira viagem?
A fabrica das auto-escolas, que recentemente tiveram o nome alterado e os preços decuplicados.
Porem o ensino...
tenho conversado com uma molecada que esta fazendo auto escola, sempre pergunto:
- Vc sabe o que é ponto cego?
te ensinaram a frear? o que é freio motor?
sabe usar o conta giro?
sabe o que é TWI?
sabe a faixa de potencia máxima do seu veiculo? ( como se fosse possivel sem conta -giros)
- sabe quando trocar fluido de freio / pastilhas?

considero estas coisas da segurança mais básica mas as auto escolas nem tocam nestes assuntos.
Mas os 200 artigos do CTB e a multa de 500 reais por transitar no acostamento eles frisam.
Mas as coisas estão melhorando, outro dia uma menina me disse que teve 4 horas de aula na auto-escola sobre o que é o catalisador... :shock: Tudo bem catalisador é ecologia mas evita acidentes????
MSM by now.

" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
George
Motociclista

Mensagem por George »

ClaudioFJR1300 escreveu:Boas companheiros, é a herança tuga!

O problema não é só no Brasil pois cá se passa o mesmo. Enquanto países como Espanha, França e Italia apresentam propostas e tomam decisões focadas em soluções para uma melhor mobilidade urbana, Portugal ainda se mantém numa posição comodista e "lobista".

Na semana passada tanto Barcelona como Madrid reservaram espaços nas faixas pedonais para as motos, permitindo que elas arranquem primeiro que os carros.

Quem já foi a Bercelona sabe que as motos tem parques próprios reservados, não sendo necessário subir os passeios e nem atrapalhar a passagem de peões, situações comuns em Lisboa.

Penso e cada vez mais percebo que o problema original advem das atitudes daquela "tribozinha" que deu origem ao reino de Portucales e que por erro de navegação foram parar nas costas do Brasil. Mas, isto já é a má lingua a falar mais alto.

Abraços
Ah se o general Junot tivesse chegado um pouquinho antes a Lisboa..... :lol: :lol:
MSM by now.

" I woke up this morning, and I got myself a beer..."
Rony
Roda Presa

Mensagem por Rony »

Assisti a matéria e não gostei nada do comentário do Alexandre Garcia, uma pessoa formadora de opinião fazendo este tipo de comentário so vai dar mais voz aos que odeiam quem anda de moto (seja motoqueiro, motociclista ou o raio que o parta), e no mesmo dia ao chegar no serviço tive que ouvir de uma "vaca" ,que odeia quem anda de motos, me descriminar (ja avisei que na proxima chamo a policia por discriminação) pq ando de moto e comentando a materia e principalmente o comentário do dito cujo.

Mas hj domingo descobrir que podem fazer campanhas de concientização, pode fazer vias e mais vias para motos, pode por o Lula pelado dançando macararena, que esses cabecinhas que queimam quem anda de moto não não vão mudar. Um deles falava para um cara que comprou moto recentemente que motoqueiro bom é aquele que dá um "grau" na moto, se não der o um grauzinho é mané. Na hora dentro da garagem mexendo na minha RD, pensei que não tem jeito, quem descobriu isso faça o favor de cobrir. :-(
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

eu estava me preparando e ajeitando as coisas pra vir de Itapoa-SC, via Paranagua pra Curitiba de moto com minha espsa e a tv estava ligada e vi esse comentário infeliz que o pessoal compra moto já pra desrespeitar a lei. achei absurdo mas mostra a cara do Brasil e gente dando uma de informado e fazendo comentário sobre o que não conhece.
O grande problema e este e não é só na condução de moto, de todos os veiculos possiveis, o cara nunca leu nada, não teve informação que mostre pra ele o caminho melhor pra ele. A Tv como um veiculo de informação em massa de facil acesso deveria sim passar o errado mas mostrar o certo e bater nessa tecla, faça assim.
Eu que ando praticamente todo dia de moto e revezo entre a moto de "motociclista" e de "motoqueiro", constato que o que existe e muita gente ruim de boleia no trânsito em carro, em moto , em caminhão e em ônibus.
O que tinha que existir e materias que possibilitassem a esse povo que não lê, como andar de forma defensiva como evitar acidentes. tipo mantendo distância, velocidade adequada ao transito no momento, olhar o trânsito la na frente e se adequar ao momento, como deve ser feita uma curva, pensar na melhor pista pra andar dependendo do seu trajeto, tipo se vc sabe que tem um ponto de ônibus ou que muitos carros vão virar a direita o que ta fazendo nessa pista se vai reto, ou pelo menos se bobeou e não pensou nisso na hora que o fluxo diminuir ou parar, pare e não toque seta e tire e o outro que se vire pra não bater.
Nos aqui lemos, e tentamos na pratica usar a informação que temos, e o que eu sempre digo, se uma dia eu me envolver num acidente tem 99% de eu não ser o que deu causa a isto, pois pra mim o bom senso, a prudência, a responsabilidade são coisas importantes. Não é que eu seja anjo que não bebo, não corro, mas procuro sempre andar da forma a não causar um acidente. Não quero isso pra mim, nem pra ninguem e procuro usar pra isso toda a informação que tenho e sou humilde suficiente pra reconher o que não tenho informação e capacidade pra realizar, ninguem é dez em tudo.
Pra mim é babaca o cara da globo que tá expressando opinão do que não conhece bem e o cara que já vem pondo que ele é Engenheiro e Motociclista, pra mim grande bosta. Gosto muito de uma frase que meu pai diz que meu vô falava - O titulo não encurta a orelha.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
Gustavo
Novato

Mensagem por Gustavo »

Querem andar de moto? Sem disputar espaço com ônibus, carros e outros riscos a mais e ainda assim pilotar de verdade uma moto????

Façam como eu... esqueçam o asfalto!!!! Comprem uma moto de trilha e divirtam-se!!!

nunca mais deixo de ter uma.

Imagem
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

Motociclistas compram motos pra desrespeitar a lei?

E quem compra carro pra usar no dia a dia é santo, né?

Quem não conhece um motorista que não dá seta, estaciona em lugar proibido, excede o limite de velocidade, cola na traseira do outro pra ultrapassar, fecha os outros carros...?

Fora quem tira racha, desrespeitando as leis e arriscando a vida dos outros!

Não entra na minha cabeça como alguém acha correto ou lógico usar 950 kg de aço e borracha pra deslocar 70 kg (peso médio de uma pessoa)! Imaginem o custo de se produzir um carro, a quantidade de gasolina, energia e poluentes desperdiçados, tanto pra locomoção pessoal quanto na fabricação do veículo!

Cara, as cidades são o caos que são por causa do carro! Ao invés de árvores, só tem asfalto no chão pra todo mundo ter seu carrinho e andar tranquilo! Isso ninguém fala!

E quando se fala em rodízio, logo aquele tiozão fica louco da vida porque está sendo tolhido do seu direito de ir e vir e de seu direito à propriedade porque não pode tirar seu Ford "barca" fusion da garagem uma vez por semana!!!

E depois o culpado é quem?

Faça-me o favor, viu.... O brasil é um país de gente muito mal educada!

E bom pra vocês que não são de brasília! A gente tem que aguentar esse mala do Alexandre Garcia todos os dias no DF-TV!

Também enviei uma mensagem pelo site a respeito do comentário. Segue abaixo a cópia dela.
Quem tiver ânimo de fazer o mesmo, é fácil e rápido.

"Quero expressar repúdio ao comentário do Sr. Alexandre Garcia feito no programa do dia 23/05 de que "quem compra moto o faz para desrespeitar a leis".

Creio, com o devido respeito, que os telespectadores do Bom Dia Brasil buscam assistir a um programa de caráter jornalístico, e não ouvir as opiniões pessoais do Sr. Alexandre, que frequentemente costuma deixar suas "lições de moral" também quando atua como âncora no DF-TV e no Jornal Nacional, prática esta de extremo mau gosto e de baixo nível do ponto de vista jornalístico.

Sou advogado recém-formado e motociclista. Assim, como jurista, quero lembrar ao Sr. Alexandre que possuir motos NÃO é fato que constitui crime perante o ordenamento jurídico brasileiro.

Como motociclista, afirmo que, assim como há os que dirigem carros de maneira irresponsável e os que dirigem prudentemente, há motociclistas que se esforçam para cumprir as leis e pilotar prudentemente, e estes ficaram extremamente ofendidos com o comentário do Sr. Alexandre."
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

A solução pra esse e outros problemas é uma só: EDUCAÇÃO.
Se o povo tivesse educação, não faria cagadas como as mostradas. Se o povo tivesse educação, não daria ouvidos a comentários preconceituosos como os do Alexandre Garcia. Aliás, se ELE tivesse educação, não faria um comentário destes. E, finalmente, se o povo tivesse educação, não elegeria esses tranqueiras desses políticos. O pior é que quem tem educação nem pode fazer uma revolução, afinal, os caras foram eleitos, não dá pra chegar e falar "tem que ser do meu jeito, senão eu não brinco mais".
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
Rony
Roda Presa

Mensagem por Rony »

PriesT escreveu:Motociclistas compram motos pra desrespeitar a lei?

E quem compra carro pra usar no dia a dia é santo, né?

Quem não conhece um motorista que não dá seta, estaciona em lugar proibido, excede o limite de velocidade, cola na traseira do outro pra ultrapassar, fecha os outros carros...?

Fora quem tira racha, desrespeitando as leis e arriscando a vida dos outros!

Não entra na minha cabeça como alguém acha correto ou lógico usar 950 kg de aço e borracha pra deslocar 70 kg (peso médio de uma pessoa)! Imaginem o custo de se produzir um carro, a quantidade de gasolina, energia e poluentes desperdiçados, tanto pra locomoção pessoal quanto na fabricação do veículo!

Cara, as cidades são o caos que são por causa do carro! Ao invés de árvores, só tem asfalto no chão pra todo mundo ter seu carrinho e andar tranquilo! Isso ninguém fala!

E quando se fala em rodízio, logo aquele tiozão fica louco da vida porque está sendo tolhido do seu direito de ir e vir e de seu direito à propriedade porque não pode tirar seu Ford "barca" fusion da garagem uma vez por semana!!!

E depois o culpado é quem?

Faça-me o favor, viu.... O brasil é um país de gente muito mal educada!

E bom pra vocês que não são de brasília! A gente tem que aguentar esse mala do Alexandre Garcia todos os dias no DF-TV!

Também enviei uma mensagem pelo site a respeito do comentário. Segue abaixo a cópia dela.
Quem tiver ânimo de fazer o mesmo, é fácil e rápido.

"Quero expressar repúdio ao comentário do Sr. Alexandre Garcia feito no programa do dia 23/05 de que "quem compra moto o faz para desrespeitar a leis".

Creio, com o devido respeito, que os telespectadores do Bom Dia Brasil buscam assistir a um programa de caráter jornalístico, e não ouvir as opiniões pessoais do Sr. Alexandre, que frequentemente costuma deixar suas "lições de moral" também quando atua como âncora no DF-TV e no Jornal Nacional, prática esta de extremo mau gosto e de baixo nível do ponto de vista jornalístico.

Sou advogado recém-formado e motociclista. Assim, como jurista, quero lembrar ao Sr. Alexandre que possuir motos NÃO é fato que constitui crime perante o ordenamento jurídico brasileiro.

Como motociclista, afirmo que, assim como há os que dirigem carros de maneira irresponsável e os que dirigem prudentemente, há motociclistas que se esforçam para cumprir as leis e pilotar prudentemente, e estes ficaram extremamente ofendidos com o comentário do Sr. Alexandre."
Feito, pela 10º vez.
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
Felipe Mark
Motociclista

Mensagem por Felipe Mark »

Acho que aqui a coisa nao vai ser mais parecida com a Europa nao...

Acho que vai ser cada vez mais parecido com aqueles videos quea gente ve no youtube da China, aquele monte de scoterzinha, motos xing ling e por ai vai.
Augusto Intruder
Roda Presa

Re: .

Mensagem por Augusto Intruder »

vulcanico escreveu:Discussão acadêmica é muito boa mas quando passamos para a realidade o quadro muda bastante de figura . Quando a mídia foca em algo negativo e generaliza dando margem a que politicos proponham leis equivocadas o negocio pega para todo mundo . A questão colocada foi que a materia é tendenciosa e mal colocada dando margem a distorções . A finalização do âncora dizendo que se moto não puder ultrapassar pela direita e tiver que ocupar o lugar de um carro no transito não terá razão de existir é no minimo digna de pena . O cara devia dizer isso usando um manto e um capuz branco tendo por tras uma cruz invertida em chamas ...
Resolvi não perder meu tempo vendo a reportagem, mas com relação a frase que você discorda eu devo dizer que concordo parcialmente com ela.
O dia que proibirem moto de andar em corredor eu paro de andar de moto na cidade. É impossível você ficar numa moto parado atrás dos carros num congestionamento. Não ando como um louco entre os carros, chutando espelhos ou coisa parecida, mas como disse, o dia que eu tiver que ficar parado atrás dos carros enfrentando um engarrafamento neste nosso clima tropical, com jaqueta, calça, capacete e luva, eu desisto. Largo moto pra lá e vou preferir ficar enlatado com um arcondicionado, ouvindo uma música tranquila esperando o trânsito fluir e pensando no maluco atrás de mim sofrendo em cima da moto.

Abraços, Augusto
Wagner
Roda Presa

Mensagem por Wagner »

1° A educação é a melhor saída, porém de looongo prazo. Não adianta a pessoa ter um tipo educação familiar e esperar que aos 18 anos vai entrar no curso de formação de condutor e sairá outra pessoa.

2° A única saída é fiscalizar. Multar por qualquer motivo que o CTB permita. Só que infelizmente a maioria aqui luta pela fiscalização do OUTRO, pois quando é fiscalizado vai procurar uma forma de recorrer.

Sobre o Alexendre Garcia a única coisa que eu posso comentar é que tenho uma leve suspeita que algum moto-boy andou "papando" a sua patroa.
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Pra mim, a reportagem foi excelente, achei até que pegaram leve.

Se houve algum comentário infeliz do Alexandre Garcia, não foi colocado nesse vídeo.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Caros, tirando o erro, não sei se proposital, pois falou-se de Fortaleza quando na verdade mostraram imagens do interior do Estado, considerei a repostagem, de certa forma correta.

O que me indignou foi o comentário do Alexandre Garcia: - "Quem compra moto o faz para desrespeitar a lei, se assim não fosse, compraria um carro". Impressionante!

O que acontece nas cidades do interior do Ceará, e certamente de muito outros Estados, é a total omissão do poder público. Muito trocaram o jumento pela motinha e pilotam como se no jumentinho estivessem.

E ainda tem os Delegados de Polícia que proibem o uso de capacetes pelos garupeiros.

Inté
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Luiz Almeida
Mito

ClaudioFJR1300 escreveu:Boas companheiros, é a herança tuga!

Abraços
Isso é que dá ser Província Autônoma... Sem autonomia, a leis espanholas seriam melhor seguidas.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

Bem, vou meter o meu pitaco.

Concordo com o Pretti quando ele se refere ao preconceito contra quem está sobre uma motocicleta. Porém, não vejo o termo "motoqueiro" mais ou menos "pejorativo" do que "motociclista". Acho que o termo "motoqueiro" vem de tempos antigos e caiu no senso comum. Um motorista de carro que nunca teve ou andou de moto não fica pensando em como definir aquele indivíduo montado numa motocicleta. Ele simplesmente usa o termo "motoqueiro" por ser comum, ordinário, vulgar. É só uma questão de linguagem.

Concordo com o tio Russovski quando ele fala daqueles que usam moto por puro diletantismo, prazer, etc e aqueles que compram uma moto para substituir o ônibus, a bicicleta ou o jegue. Também que o número de motocicletas aumentou "assustadoramente" num país com estrutura viária precária, povo mal-educado, formação de condutores precária, ineficiente e corrupta. Concordo que o que foi mostrado é apenas a triste constatação do lado "feio" do conjunto de usuários de motocicletas.

Também concordo com o vulcânico quando ele diz que a reportagem tem um tom "tendencioso" que pode levar à conclusões distorcidas. Ainda quando ele fala que não adianta aumentar o número de fiscais e de "blitzes" se essas ações forem executadas por agentes corruptos que cedem por uns trocados.

Concordo ainda com o Manowar, quando diz que a causa do problema é falta de educação e a solução é educar.

Em fim, vejo a coisa toda como um conjunto de preconceitos, falta de educação e de esclarecimento, falta de respeito à lei e seu cumprimento, falta de honestidade, visões tendenciosas e parciais de certos "jornalistas".

Há como solucionar o problema? Sim, claro! Mas a solução requer mudanças cujo processo é bastante doloroso, pois muito poucos estão dispostos a mudar seus valores, seus conceitos e, principalmente, suas atitudes.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Luiz Almeida
Mito

É isso que o "guverno" quer. Que se ponha a culpa no "polvo".

A verdade é que há omissão do poder público, como disse antes.

Um brasileiro na Europa ou EUA dirige ou pilota direitinho, de acordo com as leis locais. Ele sabe que será punido se desobedecê-las.

Um europeu ou americano, ao chegar ao Brasil, sabendo que não há fiscalização efetiva, dirige ou pilota do jeitinho dos deseducados brasileiros....
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Luiz Almeida escreveu:[...]

O que me indignou foi o comentário do Alexandre Garcia: - "Quem compra moto o faz para desrespeitar a lei, se assim não fosse, compraria um carro". Impressionante!

[...]
Inté
Isso não é comentário, não é opinião. É orientação. É assim na Globo, jornalista não deve informar no sentido jornalístico da palavra, deve apenas se limitar a mostrar ou dizer coisas que atendem o interesse da Globo.
Jornalista que tem opinião? Então não é na Globo.

Quem deveria cair de pau em cima do Alexandre Garcia que nesse caso representou a opinião do jornalismo da Globo, seriam duas entidades:
- A Abraciclo, por razões óbvias
- A Dafra, pois ela está ajudando a sustentar o Faustão e outros programetas globais.
Essas entidades se manifestaram? Acho que não, como é que eles vão entrar em atrito com o Império dos descendentes do Roberto Marinho? A depender do interesse delas, ficam bem quietinhas, enquanto nós ficamos à beira de um ataque de fúria.

Nem esquentem com esse Alexandre Garcia, ele é do mesmo balaio de jornalistas como o Heródoto Barbeiro e tantos outros que rechaçam moto por não terem coragem de andar numa.

Se ele, Alexandre Garcia, fosse uma empresa jornalística, eu diria que o comentário foi matéria paga. Só não sei a mando de quem.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
b1rdie
Motoqueiro

Mensagem por b1rdie »

ae galera
bom, pra resolver o problema do transito eh dificil mas pra nao ter que ouvir as merdas do alexandre gracinha e so mudar o canal existe vida inteligente na tv ou mesmo fora dela
Responder