Alinhamento das bengalas! Ajudem essa anta!!!
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Alinhamento das bengalas! Ajudem essa anta!!!
Olá Pessoal,
Estava eu, ontem indo deixar umas coisas no correio quando ao reduzir para parar entrar no estacionamento (esta devagar até...) a moto escorregou e caiu, acho que escorregou em um saco plástico...
A moto embicou de lado com força, não tenha como segura-la em pé, mesmo a moto indo para o chão eu não a larguei, (O que deve ter amenizado ou aumentado dos danos...) bateu o retrovisor (que trincou), o para-lama que aranhou um pouco e a roda dianteira (que eu acho que empenou)
curiosamente ela nem aranhou, mas ao chegar em casa meu pai reparou que as bengalas estavam desalinhadas e o guidom torto. Acho que foi por que quando ela tombou eu estava com a mão no freio, e com a roda travada deve ter servido de alavanca e piorou com tudo... :(
Então faço duas perguntas para os mais experientes do que esse cabação aqui:
1- É difícil de repara?
2- Quanto será que vai me custar?
Parece bobagem mas isso me deixou puto da vida, pois achei que não tinha sido nada grave mas quando cheguei em casa vi a merda toda.
O mais engraçado é que eu nunca cai de moto, essa é a primeira vez, e a moto foi pro chão sozinha, já que eu fique de pé.
Tó zuado com isso
Qualquer dica fico muito agradecido. Obrigado.
Estava eu, ontem indo deixar umas coisas no correio quando ao reduzir para parar entrar no estacionamento (esta devagar até...) a moto escorregou e caiu, acho que escorregou em um saco plástico...
A moto embicou de lado com força, não tenha como segura-la em pé, mesmo a moto indo para o chão eu não a larguei, (O que deve ter amenizado ou aumentado dos danos...) bateu o retrovisor (que trincou), o para-lama que aranhou um pouco e a roda dianteira (que eu acho que empenou)
Então faço duas perguntas para os mais experientes do que esse cabação aqui:
1- É difícil de repara?
2- Quanto será que vai me custar?
Parece bobagem mas isso me deixou puto da vida, pois achei que não tinha sido nada grave mas quando cheguei em casa vi a merda toda.
O mais engraçado é que eu nunca cai de moto, essa é a primeira vez, e a moto foi pro chão sozinha, já que eu fique de pé.
Tó zuado com isso
Qualquer dica fico muito agradecido. Obrigado.
Re: Alinhamento das bengalas! Ajudem essa anta!!!
Afreouxe as duas mesas, apóie a roda numa guia e force o guidão para voltar ao lugar, depois reaperte tudo.
é só soltar toda a frente da moto, guidao, mesa, bengalas... alinhar e reapertar
- Eudy
- Motoqueiro
Pode não ser desalinhamento das bengalas, pode ter "apenas" empenado o guidon.
Antes de afrouxar a mesa, tente realinhar o guidon com a roda dianteira,
como se faz numa bicicleta, travando a roda da frente (encoste numa parede) e empurrando o guidon
pra a esquerda ou direita, de modo que fique perpendicular à roda dianteira.
Se esta simples operação não adianter e o guidon não estiver empenado,
aí parta pra afrouxar mesas etc, etc.
[ ]s
Antes de afrouxar a mesa, tente realinhar o guidon com a roda dianteira,
como se faz numa bicicleta, travando a roda da frente (encoste numa parede) e empurrando o guidon
pra a esquerda ou direita, de modo que fique perpendicular à roda dianteira.
Se esta simples operação não adianter e o guidon não estiver empenado,
aí parta pra afrouxar mesas etc, etc.
[ ]s
- giggio
- Roda Presa
Well escreveu:Afreouxe as duas mesas, apóie a roda numa guia e force o guidão para voltar ao lugar, depois reaperte tudo.
se for desalinhamento é isso mesmo. Se não tiver ferramentas ou jeito, leva em Gil Motos que fica aí proximo a rodoviária, na rua de trás do antigo Cesar automóvies.Ander escreveu:é só soltar toda a frente da moto, guidao, mesa, bengalas... alinhar e reapertar
O cara manja.
Nunca estimule o mercado de peças usadas, ou no futuro a sua moto poderá ser a próxima "encomenda".
-
1998 - 2004 GS500E - Sold - 2007 - 2011 Bandit 650N Sold - Tô no MSM.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Valeu pessoal, irei fazer o que dizem e ver se fica ok, se não levo para um oficina para darem uma olha.
Giggio, conheço o endereço da Gil Motos, qualquer coisa levo lá
É isso mesmo. As bengalas não empenam tão facilmente assim. Isso é empeno da mesa, que é de fácil reparo.Nando Abreu escreveu:Valeu pessoal, irei fazer o que dizem e ver se fica ok, se não levo para um oficina para darem uma olha.
1) Repare para onde o guidão está torto.
2) apoie a roda da frente em um meio fio, parede, canteiro, poste... etc, de modo que você consiga forçar o guidão para o lado contrário, buscando endireitar e alinhar o empeno.
3) faça uma força legal no guidáo, sentado normalmente sobre a moto.
Isso aconteceu comigo há uns 2 meses. Não tem trauma, basta alinhar novamente que estará nova de novo.
OBS: TENHO FORTE CONVICÇÃO QUE NÁO PRECISA DESAPERTAR NEM AFROUXAR NADA. BASTA FORÇAR O GUIDÃO PARA O LADO CONTRÁRIO AO EMPENO.
Usava muito isso quando fazia trilhas. A mesa empenava direto. Parece que foi feito para isso mesmo.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Resolvido pessoal!
Ufa!... estou aliviado agora...
Ficou muito bom mesmo!
Well, Ander, Eudy, Giggio, Lelis, Obrigado!!! Vocês foram meus salva pátria
Well, Ander, Eudy, Giggio, Lelis, Obrigado!!! Vocês foram meus salva pátria
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Mais uma dúvida, o guidom está ligeiramente torcido (tombo do antigo dono pelo geito..)
tem como desempenar sem avariar, aranhar, etc?
Derrubaram a minha twister e desalinhou as bengalas, foi só alinhar mesmo, o meu guidão também entortou pouca coisa, mas acho que não da pra desempenar o guidão, eu to andando com ele assim mesmo até hoje, é quase imperceptível.
- Eudy
- Motoqueiro
Guidon torto? A não ser que seja muito pouco empenado, compre outro.
Às vezes dá pra usar um pedaço de cano como alavanca, na manopla, e desempenar.
Imagino que, pra não arranhar nem avariar nada, talzez seja preciso retirar
(ou acolchoar) a manopla esquerda ou remover o conjunto do acelerador, se for o lado direito.
[ ]s
(ou acolchoar) a manopla esquerda ou remover o conjunto do acelerador, se for o lado direito.
[ ]s
Se você forçar muito para acertar com ele no lugar, o prejú pode ser maior.
Que moto é? se for guidão normal, compre um Caramori o boa, sai mais barato e dá menos dor de cabeça.
Que moto é? se for guidão normal, compre um Caramori o boa, sai mais barato e dá menos dor de cabeça.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Entendo, mas no meu caso o desalinhamento é perceptível e influencia na direção.Lelo escreveu:Derrubaram a minha twister e desalinhou as bengalas, foi só alinhar mesmo, o meu guidão também entortou pouca coisa, mas acho que não da pra desempenar o guidão, eu to andando com ele assim mesmo até hoje, é quase imperceptível.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Well, é uma XR 250 Tornado.Well escreveu:Se você forçar muito para acertar com ele no lugar, o prejú pode ser maior.
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Eudy escreveu:Guidon torto? A não ser que seja muito pouco empenado, compre outro.
a diferença deve ser de 0,8cm de uma ponta a outra, o que acha?
Comprei um Caramori de Falcon para minha Lander e paguei, se não me engano, 30 merréis.Nando Abreu escreveu:Well, é uma XR 250 Tornado.Well escreveu:Se você forçar muito para acertar com ele no lugar, o prejú pode ser maior.
Desenpenar guidão é difícil, as vezes o resultado é pior do que deixar um pouco torto.
Olho ninja esse seu, reparar em 8mm num guidão largo como o da Tornado...
- Eudy
- Motoqueiro
Se a moto fosse minha, eu trocaria.Nando Abreu escreveu:Eudy escreveu:Guidon torto? A não ser que seja muito pouco empenado, compre outro.
a diferença deve ser de 0,8cm de uma ponta a outra, o que acha?
Nada compensa a certeza de estar com guidon zerado e alinhado.
[ ]s
- Nando Abreu
- Motoqueiro
- Contato:
Well escreveu:Comprei um Caramori de Falcon para minha Lander e paguei, se não me engano, 30 merréis.Nando Abreu escreveu:Well, é uma XR 250 Tornado.Well escreveu:Se você forçar muito para acertar com ele no lugar, o prejú pode ser maior.
Desenpenar guidão é difícil, as vezes o resultado é pior do que deixar um pouco torto.
Olho ninja esse seu, reparar em 8mm num guidão largo como o da Tornado...![]()
E olha que eu estou sendo exagerado, de ver menos... uns 6mm por ai...
Dei uma olhada no Caramori da Falcon, mas se for colocar eu prefiro o modelo original da Tornado, por causa da barra central que evita as torções, mesmo que a moto só trafegue em centro urbano, aqui é pior do que muita trilha :(
Em relação ao preço, realmente é muito fino mesmo
OK Eudy! tem rasão! Irei trocar o mais breve o possívelEudy escreveu: Se a moto fosse minha, eu trocaria.
Nada compensa a certeza de estar com guidon zerado e alinhado.
[ ]s
Nando Abreu escreveu:Mais uma dúvida, o guidom está ligeiramente torcido (tombo do antigo dono pelo geito..)
Se for o original, tem jeito sim. Mais aí vai dar um pouco mais de trabalho. Tem que tirar o guidão e colocar em uma prensa hidráulica, com os apoios corretos.
Tenta achar uma oficina especializada em trilha ou motocross que os caras desempenam prá você, tranquilo e a baixo custo. Náo aconselho trocar seu guidão original por nenhum outro, a não ser por um wirtz, Rentall ou Pró-Taper. Vai sair de uns R$ 250,00 até uns R$ 500,00. Qualquer coisa diferente disso é inferior ao original.
Tenta desempenar mesmo, que fica bom.
Guidãos de alumínio ou liga de magnésio (como o pró-taper) não aceitam desempeno, OK? Mas prá entortar um Rentall ou Pró-Taper, tem que jogar a magrela do abismo.
Editado pela última vez por lelis em 21 Mar 2010, 20:46, em um total de 1 vez.
Caramori é 1a. linha, vái com fé.