.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Toecutter

.

Mensagem por Toecutter »

.
Editado pela última vez por Toecutter em 03 Mar 2010, 18:20, em um total de 3 vezes.
Cachorro

Re: DESATIVAÇÃO - Como proceder ?

Mensagem por Cachorro »

Hummmm, restauração de DT?

Vou acompanhar esse tópico de perto... um dia faço o meu!

Boa sorte!

Abs,
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Toecutter escreveu: As peças que eu guardo quando faço alguma modificação procuro sempre limpar, dar um banho de WD, empacotar com plástico bolha e etiquetar, mas não estou certo sobre o que fazer com bateria, motor, sistemas de freio, borrachas e pneus. Da última vez em que simplesmente deixei a moto encostada em um canto o carbura virou uma caverna cheia de estalactites e a torneirinha da gasosa estragou a borracha.

Dicas sobre como reverter a desativação também são bem vindas. ;-)
Toe, com exceção da bateria, que tem ficar em local com ventilação, empactotaria tudo com plástico bolha e metida WD (não esquece de esgotar a gasosa do carburador)
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Anubis escreveu:
Toecutter escreveu: As peças que eu guardo quando faço alguma modificação procuro sempre limpar, dar um banho de WD, empacotar com plástico bolha e etiquetar, mas não estou certo sobre o que fazer com bateria, motor, sistemas de freio, borrachas e pneus. Da última vez em que simplesmente deixei a moto encostada em um canto o carbura virou uma caverna cheia de estalactites e a torneirinha da gasosa estragou a borracha.

Toe, com exceção da bateria, que tem ficar em local com ventilação, empactotaria tudo com plástico bolha e metida WD (não esquece de esgotar a gasosa do carburador)

x2!!!

A bateria toe, deixa em lugar VENTILADO, e SECO, longe do chão... Mas na boa? Joga fora e compra uma nova quando for reativar a moto.

O resto é isso aí, limpa, mete WD, etiqueta e embala.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Anubis escreveu:

Mas por Tutatis, ó Ideiafx do Egito, devo secar a danada ou deixo com o ácido? Preciso dar carga de vez em nunca?
Cachorro

Mensagem por Cachorro »

Toecutter escreveu:
Anubis escreveu:

Mas por Tutatis, ó Ideiafx do Egito, devo secar a danada ou deixo com o ácido? Preciso dar carga de vez em nunca?
Acho qeu quanto a bateria o melhor é jogar fora... depois que tu tiver com a moto pronta compra uma nova que não vai te incomodar tão cedo.

Abs,
Puma

Mensagem por Puma »

Toe fiz isso com uma Vespa.
Bateria é barata se perder não vai deixar vc maluco, tire todo liquido e guarde.
Peças de ferro prefiro borrifar com oleo fino, uma bomba de flit é ideal.

Imagem

Nas peças plasticas, borrachas use silicone spray.

Imagem

Se possivel embale tudo em plastico bolha, guarde em caixa plastica de facil empilhamento.

Imagem

O que corre risco de enferrujar dou fundo de zarcão.

Como sou chato faço um inventario e catalogo tudo com etiquetas, minha memoria é uma osta, em dois anos não vou lembrar de nada.

Fui...........
Cabral
Motociclista

Mensagem por Cabral »

Puma escreveu:Bateria é barata se perder não vai deixar vc maluco, tire todo liquido e guarde.
Só discordo disso ai...
Bateria se guarda carregada, em local ventilado. Apesar que se der nhaca é mais facil comprar outra mesmo....

Componentes eletro-eletronicos (painel, YPVS, conectores e etc) taca WD e guarda.
Para reativar o painel e placa do YPVS é bom lavar com alcool isopropilico antes de energizar.
Bom, de eletrica acho que é isso.
Operação Fórum Despoluído: Você já Gerenciou seus Ignorados Hoje? in memorian
"Cara, se tem uma coisa da qual eu tenho raiva é de gente que reclama por esporte." By PriesT
Puma

Mensagem por Puma »

Cabral, fiz isso com uma já tem uns dois anos achei mais prudente do que guardar em local ventilado etc e tal, quer dizer que perdi a bateria??

Que merda.

fui.........
clauschmidt
Novato

Mensagem por clauschmidt »

caramba cara.. desistiu de vez da DT..
XRE Motard Dourada
São Paulo - SP
Robson

Mensagem por Robson »

Bateria de chumbo ácido não aguenta 1 ano guardada, com carga ou sem.

Aliás, a bateria de chumbo-ácido não pode ser totalmente descarregada.

Se quiser mantê-la viva, guarde-a carregada e de tempos em tempo dê uma carga nela.....

Abraço
Guerreiro-BA
Roda Presa

Mensagem por Guerreiro-BA »

CRIOGENIA é a solução!!!! :lol: :lol: :lol:

Imagem
----\\\\|/-------
------( @@)-------
---ooO--(_)--Ooo--
Imagem
Cid Guerreiro
Kawa Ninja Verde ZX14 2013
Kawa Ninja Preta ZX14 2010
Kawa Z750 Branca 2010
Suzi GSX750F Preta 2007
Suzi GS500E Preta 2003
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Eu só não entendi uma coisa... para que desmontar a moto toda???

Se não vai usar por um bom tempo, tem outras formas de encostar a moto "montada"...
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Puma escreveu:Toe fiz isso com uma Vespa.
Bateria é barata se perder não vai deixar vc maluco, tire todo liquido e guarde.
Peças de ferro prefiro borrifar com oleo fino, uma bomba de flit é ideal.

Nas peças plasticas, borrachas use silicone spray.

Se possivel embale tudo em plastico bolha, guarde em caixa plastica de facil empilhamento.

O que corre risco de enferrujar dou fundo de zarcão.

Como sou chato faço um inventario e catalogo tudo com etiquetas, minha memoria é uma osta, em dois anos não vou lembrar de nada.

Fui...........
Eu não sou chato como você, mas também tenho falhas sérias de memória....

O silicone eu uso também, até porque na umidade do quartinho tudo que não tá protegido vira cultura de fungo. :-(
Cabral escreveu: Bateria se guarda carregada, em local ventilado. Apesar que se der nhaca é mais facil comprar outra mesmo....

Componentes eletro-eletronicos (painel, YPVS, conectores e etc) taca WD e guarda.
Para reativar o painel e placa do YPVS é bom lavar com alcool isopropilico antes de energizar.
Bom, de eletrica acho que é isso.
Boa a dica do álcool, essa vai pra lista !!!
clauschmidt escreveu:caramba cara.. desistiu de vez da DT..
Muito antes pelo contrário !!!! Se fosse pra desisitir passava pra frente, vou é renovar a bichinha. Fiquei com inveja da sua que até em revista vai sair.... :lol:

Guerreiro-BA escreveu:CRIOGENIA é a solução!!!! :lol: :lol: :lol:

Imagem
No mercado aqui de casa tem mas acabou, serve Cremogema? :jmi:
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Toe,

Aceito doações...

}:) }:)
NC750x

-- no donut for you! --
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Se precisar de alguém que use, deixa aqui em casa!! Aliás, vou até aí buscá-la...
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Marcus DT escreveu:Se precisar de alguém que use, deixa aqui em casa!! Aliás, vou até aí buscá-la...

Sai fora seu fura zoio!
NC750x

-- no donut for you! --
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Calma crionças !!!

O Marcus não sabe o que quer, se vier aqui em casa vai ficar entre a DT e a HD :lol:
Anubis
Motoqueiro

Mensagem por Anubis »

Toecutter escreveu:
Anubis escreveu:

Se secar a bateria ,as placas vão colar e bau bau. Eu deixaria com água e mediria sua carga a cada mês, carregando-a se necessário. O máximo que pode acontecer é a vc perder a bateria por falta de uso, mas, pelo menos, tvc entou.
Cabral
Motociclista

Mensagem por Cabral »

Puma escreveu:Cabral, fiz isso com uma já tem uns dois anos achei mais prudente do que guardar em local ventilado etc e tal, quer dizer que perdi a bateria??
fui.........
Cara, passei a noite pensando nesse lance.
Saca o raciocinio:
As placas da bateria são chumbo (-) e oxido de chumbo(+) imersos em solução de acido sulfurico.
Quando a bateria se descarrega se forma uma camada de sulfato de chumbo, diluindo o acido.
Quando se carrega é revertido o sulfato de chumbo em chumbo, oxido de chumbo e acido concentrado.

Se voce tem uma bateria carregada voce tem as placas de chumbo e oxido de chumbo puros. se voce retirar o acido não haveria a formação de sulfato de chumbo e portanto não haveria a deterioração da bateria, bastando adicionar posteriomente acido para ter uma bateria funcional.
Acredito que algumas baterias são vendidas assim pois é necessário ativa-las.

Por outro lado ao se retirar o acido voce expõe a placa de chumbo ao ar o que pode provocar a formação de oxido de chumbo e ai voce teria 2 placas positivas o que detonaria a bateria. Eu não curto muito quimica para estimar quanto tempo é necessário para haver essa oxidação ou se é possivel haver essa oxidação nas condições normais. Para os que levantarem a bola sobre as baterias vendidas sem eletrolito, eu não faço a minima ideia se as placas não recebem um tratamento (uma cobertura) para não se oxidarem antes de receber o ácido.

Resumindo:
Eu não tenho a minima ideia se voce vai perder a bateria. Se voce carregou ela e depois tirou o acido, há uma possibilidade da bateria voltar a vida somente com a adição de acido.
Da mesma maneira há a possibilidade da placa de chumbo oxidar e voce ter um grande peso de papel.....

Mas pessoalmente,eu apostaria 1 real que voce ainda terá uma bateria quando reativa-la.
Operação Fórum Despoluído: Você já Gerenciou seus Ignorados Hoje? in memorian
"Cara, se tem uma coisa da qual eu tenho raiva é de gente que reclama por esporte." By PriesT
Responder