Alguém aqui compraria uma Burgman 400 ?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Rubens Melo
Motoqueiro

Re: Alguém aqui compraria uma Burgman 400 ?

Mensagem por Rubens Melo »

Bom, se vale ou não vale apena eu não sei mas ja andei nessa moto e simplesmente ADOREI! Eu que nunca tinha andado, em 5 minutos já estava passando nos corredores como se fosse uma an125.

Um belo motor, um conforto que nunca tinha visto em nenhuma moto, melhor até que as street. O câmbio automático é tudo de bom na cidade, uma maravilha mesmo, enfim...um show!! A manutenção é cara mesmo, de verdade.
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Big Scooter é tudo de bom!

Só fala mal quem nunca andou, é só reparar nos comentários...
Vai numa usada, que como disseram, dá pra chorar bastante e pegar num preço bom... pra não perder taanto na revenda! ;-)
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Euclides

Mensagem por Euclides »

Tinha tara na 650. Sentei na 400 e achei que ela perde feio em matéria de conforto para Strom.

Segundo o prróprio Bira, a garupa é desconfortável.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Aqui tem um depoimento do Bira sobre o Burg 400, postado no Scooter Clube: http://www.scooterclube.com.br/node/67
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Bira

Mensagem por Bira »

O Piccoli já postou o link do testemunho, então vamos aos fatos posteriores.

o conforto da garupa minha mulher achou ruim. O banco é bom, largo e com densidade correta de espuma, a posição de quem vai lá que é ruim. Não dá pra garupa ir abraçada no piloto, e as alças são (pelo menos eram na minha 2003) muito recuadas, a posição cansa fácil em passeios mais longos.

Imagem

aliás, falando de conforto da garupa, já tive, na ordem:

intruder 250
burgman 400
tornado
falcon
xtz 125 (nunca andei com garupa nessa) - um tempo junto com as seguintes
xt 600 (um tempo com a xtz e a b12, peguei num negócio)
bandit 1200

e a preferência de conforto da patroa foi:

bandit
falcon
xt 600
tornado
burgman 400
intruder

sendo que apesar da intruder ser menos confortável, ela se sentiu mais segura devido à posição (agarrada comigo), e que apesar do banco da tornado ser uma m*, a posição da garupa é melhor que na b400 (posição dos pés).

um outro amigo meu de brasília que também tinha uma burgman 400 (2005), trocou-a numa shadow 600 (que não é nenhum exemplo de conforto, graças à suspensão dura, ainda que a dele tivesse um puta bancão confortável) por causa das reclamações da mulher dele.

se for para passeios eventuais, sem pegar muita distância, é usável, mesmo com garupa. pra viagens maiores vai se tornar cansativo pra quem vai na carona (não sei como está o modelo novo nesse quesito, vai que arrumaram a posição das alças).

outro probleminha da b400 é o "entre-eixos" muito longo, com a baixa altura. Tem que passar em lombada meio de lado, igual se faz com carro rebaixado, senão raspa, isso sozinho, com garupa então é pior ainda. ah, isso acontece principalmente com lombada de quadra, que é feita de qualquer jeito. lombada de rodovia, que geralmente é feita de acordo com as normas de tamanho, não raspa não.

o consumo, a minha 2003 com carburador fazia entre 18 e 20 km/l dependendo da tocada (chegou a fazer 12 mas o carburador tava desregulado e sujo). Dizem que as injetadas gastam menos na estrada, mas que na cidade é a mesma coisa.

Manutenção é complicada, o pessoal das concessionárias suzuki daqui é meio (muito) incompetente, e oficinas particulares não querem mexer na burgman por terem medo de mexer por não conhecerem. Algumas peças custam os olhos da cara no Brasil (correia da transmissão custa mais de 1000 reais e só acha na suzuki), então acaba sendo melhor comprar pela internet no exterior (80 dólares).

outra coisa que enche o saco é o "efeito celebridade". todo lugar que vc parar vai vir gente querendo perguntar sobre a moto, subir na moto, isso ENCHE O SACO.

Tem espaço de sobra pra levar coisa, é uma moto muito boa pra uso urbano, o espaço sob o banco é ideal pra levar por exemplo pasta de laptop e guarda dois capacetes fechados.

As rodas pequenas atrapalham um pouco com o asfalto ruim, mas é um martírio pegar paralelepípedo (fui uma vez pra pirenópolis) , estrada de terra (mesmo que batida) então nem pensar. Pneu, quando precisa, é um parto pra encontrar. Qualquer ondulaçãozinha vai refletir bastante, por mais que a suspensão seja boa.

Em retas com asfalto perfeito é uma maravilha. Não faz curva muito bem, tem que "planejar" a curva antes pois geralmente o cavalete central raspa se inclinar demais.

Imagem

o câmbio cvt ajuda bastante, ela não perde velocidade fácil em subidas. na estrada dá pra manter 130/140 de cruzeiro numa boa dependendo do seu peso (se você for mais magrinho eu não recomendo, pois ela tende a balançar demais em velocidades mais altas, no meu caso meu sobrepeso ajudou }:) ) mas o ideal é manter 120. A final é de 160 km/h reais (medidos em GPS). Ah, o tanque é pequeno, então dificilmente anda-se mais de 200km sem abastecer. Pelo fato de ela ser toda "fechadona", é praticamente uma "vela", sendo muito (mesmo) sensível a ventos laterais.

mercado é ruim pra qualquer moto grande, no caso da burgman 400 então é mais complicado ainda, por ser uma moto de nicho. Pode dar sorte de aparecer um interessado logo que anunciar (como aconteceu com o cara que me vendeu a moto, eu estava monitorando anúncios no moto.com.br e apareci no dia que ele anunciou) ou levar alguns meses pra passar pra frente (como aconteceu comigo). A minha eu vendi pro Laércio Biscaia aqui do fórum, pegando a Tornado dele na troca, ele ficou menos tempo com a b400 do que eu levei pra vender... :lol: se considerar o tempo que ele usou a moto, isso significa que ele deve ter achado um comprador bem rápido.

coisa boa é que você pode estacionar em qualquer lugar que ninguém rouba. seguro também deve ser bem barato (eu não tinha na minha).

te pergunto: vai ser a sua primeira moto?! se for, vale à pena mesmo com os problemas acima citados: é uma boa moto para aprendizado, pra aprender as manhas de andar no trânsito e na estrada, pelo fato de não ter as marchas pra se preocupar.

se vc tiver mais de 1,80m, recomendo instalar uma bolha mais alta, a Givi fabrica (foto da minha com a bolha abaixo) e tem no site da Prover Motos.
Imagem

Alongadores de mesa (pra elevar o guidão) também são fundamentais pra quem tem acima de 1,75 (eu precisei colocar na minha tb).

fiquei com a minha 2 anos, hoje não compraria outra, exceto se fosse para ser segunda moto (só pra usar pra ir e voltar do trabalho), como não posso me dar a esse luxo fico só com a bandit mesmo. Mas eu acredito que vale ter uma como experiência, vai que você se adapta melhor que eu e sua esposa se adapta melhor que a minha. Como produto é um scooter pra lá de bom, tem algumas praticidades que não existem em outras motos... :lol:

tem um cara aqui de Brasília (o Adams, muito conhecido no meio motociclístico) que tem uma, colocou até um sonzinho básico pra ouvir em viagens.

http://www.lavamoto.com.br/burgman01.htm

boa sorte!
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Realmente as rodinhas pequenas do burgmann só servem para andar em tapete, conforme as fotos do Omega comprovam.

Não andei no B400, mas ando muito no filhote dele o B125 e digo, as rodinhas não param em buraco algum, sobe meio fio, deita até rapá, as do B400 são até maiores, então...

Eu acho um Scooter 10x mais prático do que uma moto, racionalmente falando, é muito melhor.

Imagem
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Robson

Mensagem por Robson »

Ticano escreveu:Realmente as rodinhas pequenas do burgmann só servem para andar em tapete, conforme as fotos do Omega comprovam.
Ticano, não use a experiência do Omega pra provar nada.

O que ele fazia com a Burgman dele é coisa que ninguém faz no uso normal da moto. Mais poser impossível.

Essas rodinhas de scooter são escrotas mesmo, em pavimento esburacado no nego sofre mesmo.

E tenho um conhecido que a irmã dele morreu por causa de um acidente com uma scooter.

Ela pegou um buraco, perdeu o controle da motoquinha, e caiu.

Eu vi o tal buraco.

Se fosse uma CG tinha passado batido, no máximo tinha entortado o aro.

Abraço
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Robson escreveu:
Ticano escreveu:Realmente as rodinhas pequenas do burgmann só servem para andar em tapete, conforme as fotos do Omega comprovam.
Ticano, não use a experiência do Omega pra provar nada.

O que ele fazia com a Burgman dele é coisa que ninguém faz no uso normal da moto. Mais poser impossível.

Essas rodinhas de scooter são escrotas mesmo, em pavimento esburacado no nego sofre mesmo.

E tenho um conhecido que a irmã dele morreu por causa de um acidente com uma scooter.

Ela pegou um buraco, perdeu o controle da motoquinha, e caiu.

Eu vi o tal buraco.

Se fosse uma CG tinha passado batido, no máximo tinha entortado o aro.

Abraço

sinceramente, só a diferença entre um aro 21" prum 17" SM ja piora muito o comportamento em piso ruim... rs.
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Euclides

Mensagem por Euclides »

Engraçado é que quem tem diz que as rodinhas não são ruins, que não tem diz que são.
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Não, não compraria.
Versys 650 S ABS
Robson

Mensagem por Robson »

Euclides escreveu:Engraçado é que quem tem diz que as rodinhas não são ruins, que não tem diz que são.

Euclides, não precisa ser muito esperto pra entender pq as rodinhas são ruins.

Quem tem não fala mal mesmo, pra não denegrir o veículo... vai que precisa se desfazer dele em curto espaço de tempo ?? :-D

Abraço
Bira

Mensagem por Bira »

fato: omegared é doido.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Se roda pequena fosse boa pra passar em buracos, uma trail teria uma roda aro 10 na dianteira.
RAlves
Motoqueiro

Mensagem por RAlves »

Euclides escreveu:Engraçado é que quem tem diz que as rodinhas não são ruins, que não tem diz que são.

tudo é questão de referencial :-D
Yamaha XTZ250 Lander 2008

http://rodasebotas.blogspot.com.br/
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Meu sonho é vir pro Brasil algumas Maxi Scooter´s...

Yamaha T-Max 500
Imagem

Yamaha Majesty 400
Imagem

Gilera Nexus 500
Imagem
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Quando testei o Burgman 125 achei o conjunto rodas + suspensões muito bem casado, tive uma sensação de estabilidade em determinados momentos melhor que na Intruder 125 com seu pneu dianteiro bem dimensionado e largo pneu traseiro, mas com uma frente alta e leve.
Reafirmo tudo que falei sobre o Burgman 125, menos das rodas pequenas: infelizmente, a cada dia a pavimentação fica mais comprometida. Se não é o descaso das autorizades, é o clima chuvoso que prejudica a conservação das ruas e estradas. Muitas vezes há uma combinação desses dois fatores.
Apesar disso, o Burgman 125 vende bem. E a Honda lança o Lead. E a Dafra lança o Smart.
Tudo aro 10.
Vai entender essas montadoras...
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

WELL COME Diniz DF!!! Esse teu nick ainda vai dar mherddda e confusão com o nick do outro Diniz.

Eu entendo que esse negócio de roda pequena x roda grande é muito perigoso (por favor, não levem para outra interpretação :lol:), mas eu não compraria uma Burgman 400, pelos mesmos motivos já apresentados aqui pelos "contra" (dificuldade para revender e para encontrar manutenção, entre-eixos muito longo com rodas muito pequenas, vão livre do solo muito pequeno (mesmo para tráfego urbano).

Acho que o único ponto à favor, em minha opinião, é o espaço para guardar bugingangas (capacetes, roupa de chuva, etc).

Mas eu acho o Burgman 400 bonito, mas é só.

Eu tentaria convencer a "patroa" pela aquisição de uma motocicleta, em vez de um scooter.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Robson escreveu:

qta frescura pra andar de moto, para com isso :lol: :lol: :lol: :lol:
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Ticano
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Ticano »

Poxa Robson, a experiência do Omega conta alguma coisa, nem que seja para falar que ele é doido suicída hehehehe.

Da para encarar sim rua ruim com as rodinhas, não para passar pelos buracos, mas usando a agilidade maior do scooter para desviar deles e encontrar o melhor caminho.

Meu irmão tem um Burga125 que ele usa no dia a dia no Rio, o bicho ta todo detonado, metade por desleixo, metade pelas ruas horríveis do Rio, até arame segurando o escapamento o bicho tem, mas já ta com 45.000km rodados com a rodinha...

Para ilustrar o tópico, foto do burgmão.

Imagem

Um tunado

Imagem

O branco é chique

Imagem
Honda CB 450 preta café, a beiçuda arrojada.
BMW F800R, a zoiuda nervosa.
Responder