Inspeção Veicular FAIL

Grupo de discussão geral sobre motos.
jduarte
Roda Presa

Re: Inspeção Veicular FAIL

Mensagem por jduarte »

epa!!!... olha, te digo que com essa abertura você vai raspar perto demais do limite!!!...

sério, volte-o para 1,75 ou no máximo máximo máximo mesmo 2!!!...

E, adiantando, esse óleo é para motores díesel e de frota mista (veículos gasolina e alcool). É encontrado facilmente em postos BR e em casas de óleo...

(não, não me xinga nãaao!... heheheheheh)
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Vou procurar esse oleo.....

Mas eu to encucado com o parafuso de ar, pq a moto ficou redonda (pelo menos a lenta, ficou perfeita) com 2,5 voltas.....

Ah eu troquei a vela também, pq a que estava na moto, estava visivelmente desgastada, apesar de estar em boas condições....
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

não lembro se comentei isso, mas o que importa é conseguir que a marcha-lenta fique estável com a abertura do parafuso de mistura de acordo com o que o fabricante do carburador determinou... a técnica de "ir pela melhor rotação" foge do resultado das emissões... (e invariavelmente, essa técnica deixa a vela mais suja).

Se a marcha-lenta não fica estável com no máximo 1/3 volta a mais, é um indício de que alguma coisa está interferindo no funcionamento desse circuito da baixa do carburador... e quanto mais ele for aberto, maior é a porcentagem de gasolina que acaba entrando na mistura, levando ao excesso que é acusado pelo equipamento de medição.
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Fala jDuarte, me explica uma coisa que eu ainda tenho duvida mesmo após mais de 20 anos com motos...

Se eu abrir mais o parafuso de ar, de alguma maneira o carburador força a entrada de combustivel maior também ??? É isso ???

Pq pensando logicamente eu imaginei que o gigleur de lenta determinasse a quantidade de gasolina na mistura.....

Vale !!!
Linha do Tempo :
RX-75 / RS-125/ RX-125/ RDZ-125/ RDZ-135 3x/ TDR-180 3x/ RD-350 3x/ CBX-750F/ TDM-850/ GS-500E 3x/ ZX-9/ GSX-1100RW/ GSX-750F/ XTZ-125/ TDM-225 / Twister / GS650 ... Continua...
jduarte
Roda Presa

Mensagem por jduarte »

cmurari escreveu:Fala jDuarte, me explica uma coisa que eu ainda tenho duvida mesmo após mais de 20 anos com motos...

Se eu abrir mais o parafuso de ar, de alguma maneira o carburador força a entrada de combustivel maior também ??? É isso ???

Pq pensando logicamente eu imaginei que o gigleur de lenta determinasse a quantidade de gasolina na mistura.....

Vale !!!
ótima pergunta.

esse parafuso em questão, só será DE AR se ele estiver ANTES DO GICLÊ PILOTO (nome dado ao giclê "da baixa").

Na imensa maioria dos carburadores, esse parafuso fica após o giclê piloto, no sentido de deslocamento do fluxo de ar, e é ele o tal parafuso de mistura!.

Quando o acelerador está solto, a borboleta do carburador (ou o pistonete, nos carburadores "mecânicos") está bem fechada, sobra uma fresta pequena, restringindo muito a capacidade de entrada de ar...

Lembrando que o motor é um "aspirador" por excelência, por onde é que ele consegue obter ar, e a gasolina (no nosso caso) em proporção certa para funcionar em lenta?
A maior parte do ar é por essa fresta... o volume de ar que consegue ser sugado através dela é controlado pelo o parafuso de marcha-lenta (esse sim é que pode ser chamado de parafuso do ar!)... mas como se trata de um volume muito pequeno, o volume de gasolina tem que ser proporcional, e então é muito menor ainda! (a proporção é determinada em peso, não em volume)... e é esse parafuso de mistura, que tem uma ponta bem fina e cônica, que permite passagem de um "praticamente vapor de gasolina" (digamos assim), que controla essa minúscula quantidade.

Bom, quando esse parafuso está mais aberto do que deveria, ele libera mais mistura previamente feita pelo giclê piloto, que durante a marcha-lenta não é realmente aproveitada (e na realidade vai devagarinho sujando a vela com carbonização)... e durante as desacelerações, quando se usa o freio motor, ele continua deixando passar mais ainda, já que o motor estará tentando sugar mais ainda, piorando a situação dessas carbonizações!...

Legal?
cmurari
Roda Presa

Mensagem por cmurari »

Excelente explicação !!!

Entendi e é como eu pensei, na TDM, o carburador tem um gicleur de ar que fica bem na boca do motor, antes dos gigleus de alta e de baixa...

Por isso que eu tava encucado.... O parafuso de ar no caso da TDM, direciona o ar para o gigleur piloto de ar, que tem na boca do escapamento, que quando acoplado ao motor fica paralelo a entrada da mistura pelos outros gigleurs....

No manual de serviço da TDM/XT225 ele é chamado de gigleur piloto de ar ...

Muito obrigado....
Linha do Tempo :
Responder