Rolamento da caixa de direção
Rolamento da caixa de direção
Preciso trocar os rolamentos da caixa de direção da sahara da Paula e pintou uma dúvida.
Qual rolamento é melhor:
a) o de esferas
b) o cônico
Meu mecânico diz que o de esferas é melhor. Meu colega de trabalho colocou o cônico na moto dele faz quase 2 anos e tá sem problemas.
Qual a opinião do povo.
Qual rolamento é melhor:
a) o de esferas
b) o cônico
Meu mecânico diz que o de esferas é melhor. Meu colega de trabalho colocou o cônico na moto dele faz quase 2 anos e tá sem problemas.
Qual a opinião do povo.
- Vinicius.
- Motoqueiro
Re: Rolamento da caixa de direção
Nunca precisei trocar rolamentos de cx de direcao, mas meu pitaco eh:
Se quer durabilidade vai de conico, se quer preco bom vai de esferas (que tb dura muito, so nao tanto quanto conico).
Abraco.
Se quer durabilidade vai de conico, se quer preco bom vai de esferas (que tb dura muito, so nao tanto quanto conico).
Abraco.
- fernando_sp
- Roda Presa
Se o de esfera for selado, é melhor. Não precisa de manutenção (lubrificação) e é mais barato.
-
motoka
- Roda Presa
- Contato:
vai de ésferas msm, cara..
raramente se troca esses rolamentos.
raramente se troca esses rolamentos.
eu iria de cônico.. dependendo do preço, claro... hehe
CB 450 DX 89/90
Fazer 250 2010/11 - *2010 †2012 15.000Km
Intruder 125 2007 - *2007 †2010 30.000Km
Os dois tem o mesmo preço, 25 pilas. baratin, baratin
entao... cônico.. por causa do tipo de esforço...
CB 450 DX 89/90
- Eudy
- Motoqueiro
Troque de mecânico !Appolinário escreveu:Meu mecânico diz que o de esferas é melhor.
[ ]s
de esferas é muito bom....
pra fazer carrinho de rolimã.... hehehhe
tudo depende do tipo de esforço.. Na caixa de direção tem esforço axial.. o rolam. de esfera não aguenta esse tipo de esforço..
pra fazer carrinho de rolimã.... hehehhe
tudo depende do tipo de esforço.. Na caixa de direção tem esforço axial.. o rolam. de esfera não aguenta esse tipo de esforço..
CB 450 DX 89/90
- Vinicius.
- Motoqueiro
F.Caron escreveu:entao... cônico.. por causa do tipo de esforço...
acho que não existe rolamento de esferas selado para caixa de direção, pois eles são montados em separados, uma parte no garfo e outra no pescoço, mas de qualquer forma , vá de roletes, na caixa de direção aguenta muito mais o tranco
existe rolamentos de esferas tipo zz = blindagem de metal dos 2 lados:

existe rolamentos de esferas tipo 2rs ( = ddu) = blindagem de borracha dos 2 lados:

ambos são para aplicações de carga radial (no sentido do raio) = eixo de motores por exemplo...
suportam pouca carga axial... são vedados portanto não re-lubrificáveis...
por isso não existe engraxar rolamentos fechados de roda!!
e existe os rolamentos de rolos cônicos (vulgo cone-capa), tipo roda traseira de vw/ford antigos:

na mão ele se solta, o cone sai da capa, mas montado ele fica prensado suportando
tanto cargas axiais quanto radiais... aguenta muito mais carga pois tem muito maior área de contato
na pista doque a esfera... menor área de contato = maior rotação... mas não é a sua necessidade...
então pra caixa de direção usar rolamentos de rolos cônicos... entope de graxa e deu... nunca mais abre
vc é de onde Appolinário ? procure qualquer distribuidor que atenda balcão!!
pode comprar tranquilamente na marca NSK, TIMKEN, NACHI, SNR, SKF, FAG...
evite marcas chinesas com "z" no meio... ZWZ, GPZ, NIS e etc...
nas marcas de primeira linha preço é quase a mesma coisa... não é 2 pila que fará diferença!!
saudações

existe rolamentos de esferas tipo 2rs ( = ddu) = blindagem de borracha dos 2 lados:

ambos são para aplicações de carga radial (no sentido do raio) = eixo de motores por exemplo...
suportam pouca carga axial... são vedados portanto não re-lubrificáveis...
por isso não existe engraxar rolamentos fechados de roda!!
e existe os rolamentos de rolos cônicos (vulgo cone-capa), tipo roda traseira de vw/ford antigos:

na mão ele se solta, o cone sai da capa, mas montado ele fica prensado suportando
tanto cargas axiais quanto radiais... aguenta muito mais carga pois tem muito maior área de contato
na pista doque a esfera... menor área de contato = maior rotação... mas não é a sua necessidade...
então pra caixa de direção usar rolamentos de rolos cônicos... entope de graxa e deu... nunca mais abre
vc é de onde Appolinário ? procure qualquer distribuidor que atenda balcão!!
pode comprar tranquilamente na marca NSK, TIMKEN, NACHI, SNR, SKF, FAG...
evite marcas chinesas com "z" no meio... ZWZ, GPZ, NIS e etc...
nas marcas de primeira linha preço é quase a mesma coisa... não é 2 pila que fará diferença!!
saudações
Valeu!
Vou, quero dizer, a moto, vai de cônico.
Rauber sei que existem rolamentos de esferas blindados, trabalhei na INA / FAG por 17 anos, o que disse é que quando vc monta o rolamento na caixa de direção as partes são montadas em separado, ou seja , uma fica fixa no pescoço do chassi e outra no eixo da bengala, e dessa forma não da para por a blindagem. ok
E com rolamento de esferas não dá para apertar a caixa.
Se não me engano, o rlamento das XLXS/Sahara é o 32005x/26, o /26 é porque o 32005x tem furo de 25mm e é usinado para 26mm.
Se não me engano, o rlamento das XLXS/Sahara é o 32005x/26, o /26 é porque o 32005x tem furo de 25mm e é usinado para 26mm.
- Helryneto
- Roda Presa
2XEudy escreveu:Troque de mecânico !Appolinário escreveu:Meu mecânico diz que o de esferas é melhor.
[ ]s
Para travar é só um tapa......se prestasse já vinha de fábrica......uma coisa é certa quando fabricam um veículo são anos de estudos e testes de todos os componentes da moto até a fadiga....sou mais de manter o tipo original...
.........E a vida continua........