Como evitar a pancada da 1ª marcha

Grupo de discussão geral sobre motos.
Baeta
Mito

Re: Como evitar a pancada da 1ª marcha

Mensagem por Baeta »

wardini escreveu:Eu não sou nenhum cupim. Adoro a minha moto, tudo que der pra fazer e evitar um maior desgaste nela eu faço.

Ainda mais na Bandit (muita peça cara).

Gosto de deixar a moto sempre limpa. Não gosto de bater o descanso lateral (sempre levo ele com o pé). Só CHATO mesmo. >:-P

Eu sei eu sei....vou procurar tratamento, mas até lá fico com minhas manias. :oops:
Esse aí eu agarantium. É frango pra baralho }:) . A única vez q a B6 dele passou dos 6mil rpm foi na minha mão :lol: :lol: :lol: :lol:
Robson

Mensagem por Robson »

Beleza Wardini.... entendi...

Mas tem de tomar cuidado com esses procedimentos "alternativos"...

Analisando a resposta do amigo Paraphina, por exemplo:
Paraphina escreveu:Eu dou três aceleradas e aperto a embreagem também 3 vezes, tudo ao mesmo tempo! O tal do "clank" fica bem mais suave...
O que ele ignorou é que a vida útil de muitos componentes mecânicos se mede em ciclos... com a embreagem não é diferente...

Ao apertar a embreagem 3x toda vez que liga a moto vc acaba diminuindo a vida útil de alguns componentes (espaçadores, molas, cabo, etc)...

Então, ao invés de fazer algo benéfico para o sistema, vc está aumentando o desgaste do mesmo... isso para evitar algo que é normal no funcionamento do sistema......

Abraços
CARLOS-BSB
Dinossauro
Contato:

Mensagem por CARLOS-BSB »

Me divirto. :-D E aprendo. ;-)
DEUS abeçoe a todos
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Duas soluções pro wardini evitar ou minimizar o CLANK/TEC/POFF/TÓIN/POW, embora essas soluções impliquem na herética utilização da embreagem. :-D

Antes de ligar a moto, engate a 1ª e ligue a moto debreada. NO CLANK

Nos semáforos, antes de parar vá reduzindo até a primeira e, conforme é recomendado, mantenha a moto engatada. NO CLANK

Se não usar nenhuma das anteriores: MILITEC = LESS CLUNK (não confundir com CLUNKLESS = NO CLANK) :wink:
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu: Antes de ligar a moto, engate a 1ª e ligue a moto debreada. NO CLANK
:
Eu to falando que é preciso tomar cuidado com esses procedimentos "alternativos"... :-D

MAD, qdo vc faz isso vc sobrecarrega o motor de arranque e bateria...

Isso pq, como os discos da embreagem não estão totalmente separados, o motor de arranque tem de fazer mais força pra girar o virabrequim, e consequentemente puxa mais corrente da bateria....

É facil de verificar isso... experimente empurrar sua moto com o motor desligado e desengatada... depois repita o procedimento com a moto engatada e com a embreagem apertada....

Vai ver que no segundo caso vc vai fazer mais força pra empurrar a moto. ;-)

Abraços
Editado pela última vez por Robson em 21 Fev 2008, 16:54, em um total de 1 vez.
cido
Roda Presa

Mensagem por cido »

Confesso que a primeira vez que fui sair com uma moto primeira partida do dia , nun dia fria pra caramba me assustei com o clak tranco, era meio acelerador só pra cg não morrer uhaeauhae fui lá quando engatei se não seguro no freio ia sair todo torto e talvez cometer uma gafe sem tamanhos...
motoka
Roda Presa
Contato:

Mensagem por motoka »

eu noto issu na minha soh qdo engato a prim. c/ela acelerada...

Mais qdo tah na lenta dela normal não da nada não, dah um tranquinho de nada, não chega a ser td esse clunk não.
Puma

Mensagem por Puma »

hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha

Melhor que ler Piadas e Besteirol.

Cada louco com sua mania.

fui............................
Rehbein
Motoqueiro

Mensagem por Rehbein »

ltadeu escreveu:aprenda que o que se usa para mudar marcha é o acelerador
e esse tec some
apoie o pé sobre o cambio,
embreie e desacelere ao mesmo tempo que entra sem tec
;-) Isso funciona ! E pode ficar melhor se bombear a embreagem 4 ou 5 vezes antes...

Abraços.
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

Po, eu acho mó tesão o TEC, clank, sei lá o que!!! Que se foda a moto, eu gosto de escutar ele!
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu: Antes de ligar a moto, engate a 1ª e ligue a moto debreada. NO CLANK
:
Eu to falando que é preciso tomar cuidado com esses procedimentos "alternativos"... :-D

MAD, qdo vc faz isso vc sobrecarrega o motor de arranque e bateria...
Valeu pela explicação Robson!

Eu pessoalmente não procedo assim, ligo ela desengrenada, depois ela vai esquentando e eu CLANK NELA! :-D

Só quis dar uma alternativa para a bizarra empurradinha na hora de engatar.

A dica do Tadeu é boa! ;-)
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

SPEED RACER escreveu:1ª - Ligar a moto com a primeira marcha ja engatada
Sobrecarrega a bateria e o motor de partida.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Nussa, daki a pouco aparece simpatia para evitar o glink-póink-capóim... :-D
Imagem
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Eu tive uma Agrale que o Clanc era tão violento que apagava o motor. Não havia regulagem de folga de embreagem que resolvesse isso, era crônico. Então, tinha que sempre dar uma aceleradinha ao engatar a primeira.
Ou seguir a dica de um mecânico de Agrale que na época me disse que no primeiro engate do dia, deveria engatar a segunda e depois a primeira. Pela menor reação da segunda marcha, o Clanc era menor.
Essa de engatar a segunda e depois a primeira era coisa dos Fiat 147, lembram? :-D
Interessante que nas duas Suzuki que já tive, Intruder 250, e agora a Intru-manca 125, o Clanc praticamente não existe, o primeiro engate do dia é quase suave como os demais ao longo do trajeto. Outra moto que praticamente não "clanqueava" era a Falcon, em espetáculo, talvez o câmbio mais macio e preciso de todas as Honda que tive.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

piccoli escreveu:Eu tive uma Agrale que o Clanc era tão violento que apagava o motor. Não havia regulagem de folga de embreagem que resolvesse isso, era crônico. Então, tinha que sempre dar uma aceleradinha ao engatar a primeira.
Ou seguir a dica de um mecânico de Agrale que na época me disse que no primeiro engate do dia, deveria engatar a segunda e depois a primeira. Pela menor reação da segunda marcha, o Clanc era menor.
Essa de engatar a segunda e depois a primeira era coisa dos Fiat 147, lembram? :-D
Interessante que nas duas Suzuki que já tive, Intruder 250, e agora a Intru-manca 125, o Clanc praticamente não existe, o primeiro engate do dia é quase suave como os demais ao longo do trajeto. Outra moto que praticamente não "clanqueava" era a Falcon, em espetáculo, talvez o câmbio mais macio e preciso de todas as Honda que tive.
Realmente o tranco na segunda é menor, pois é uma marcha de "menos força". E essa de engatar 2ª depois a primeira eu vejo os motoristas de ônibus fazerem isso tb. E o Del Rey do meu pai quando estava com umas buchas do cambio fudidas tb precisa deve "artifício", hehhehe
.

MSM
kleder_S.J.C
Novato

Mensagem por kleder_S.J.C »

Manowar escreveu:Po, eu acho mó tesão o TEC, clank, sei lá o que!!! Que se foda a moto, eu gosto de escutar ele!
:lol: :lol:
Essa foi boa hem....
A minha ybr quase não faz clank, mas se fizer tambem, não estou preocupado com isso.
Empurar a moto pra engatar a primeira, eu acho feinho pra kacete, parece aquelas mobil que tá com a correia gasta, aí tem que dar um empurrão pra embalar a marvada.

até mais.
YBR-125 - Azul
Euclides

Mensagem por Euclides »

A minha além do clanck ainda faz um barulho diferente quando em ponto morto e sem estar debreada. Ao acionar a embreagem o motor ronca mais suave.
Henrique Marmota
Motoqueiro

Mensagem por Henrique Marmota »

Na Fazer eu dou Tres pulinhos antes de subir, subo, faco o sinal da cruz uma vez e soh desco do lado ESQUERDO DA MOTO... :lol: :lol:

Zuera....

AGORA SERIO, meu macete pra evitar o tranco eh o mesmo que quando a primeira marcha inventa de nao querer entrar... se tah na marcha lenta, elevo rapidamente o giro uns 300-500 rpm e soltoo acelerador. Quando o giro comeca a baixar passo a marcha.... entra certinho sem o tranco!!! mas se aumentar demais o giro pra fazer isso aki q o tranco fica feio...

Mais alguem tem simpatia??? Alguem joga pipoca em volta da moto no ano novo? kkkkkkkkkk

Abs mocada!
Versys 650 S ABS
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Lembro que no forum antigo rolou um tópico sobre os "rituais" antes de sair de moto, acho que foi o Patrick que postou.
.

MSM
Parra
Motociclista

Mensagem por Parra »

A lander faz isso so na primeira engatada, depois de quente ja era ....
[]'s
Responder