Em relação a segurança dos capacetes

Grupo de discussão geral sobre motos.
darko
Motoqueiro

Em relação a segurança dos capacetes

Mensagem por darko »

Desprezando as marcas, tenho uma dúvida em relação a segurança dos capacetes:

Com o capacete que uso eu só tenho uma distância de um dedo entre o meu queixo e a "queixeira" do capacete. É uma distancia confortavel, mas fico me perguntando se esse "1 dedo", num impacto maior, ao cair de queixo no chão por exemplo, seja suficiente para que não destrua o queixo no chão.

Alguém tem idéia do qual seria uma distância segura? É normal apenas essa distancia entre o queixo e a queixeira?

tks
rafaexpress
Motoqueiro

Re: Em relação a segurança dos capacetes

Mensagem por rafaexpress »

Cara eu acabei de colocar o meu Shark S650 na cabeça, pois vc me deixou com uma dúvida ! :pqp:

E em mim ficam 2 dedos de distância do queixo pro capa, mas na realidade o que segura a tua cabeça no impacto seria a parte superior, ou seja, a da testa certo? Por favor, me corrijam se eu estiver errado !

Abs ;-)
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...

Vc verá que ele se moverá na sua cabeça e pode encostar a queixeira no seu queixo...

Ótima duvida hein Drevec???
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Richard_CBBrasil escreveu:Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...

Vc verá que ele se moverá na sua cabeça e pode encostar a queixeira no seu queixo...
UheUehEUHEuH qdo o meu pai foi comprar o casco dele, ele comprou um de cross e o óculos a parte!! ele deu uns 3 tapas na frente do capa até ele desencaixar da cabeça.. o atendente falou -> ah assim vai sair mesmo neh, qdo vc cai eh apenas uma pancada e não TRÊS :lol: :lol: :lol:

Mas eu nunca ouvi casos de pessoas que caíram e quebraram o queixo! Vcs podem ver na matéria que o Deco postou ai, que é uma porcentagem mínima de chances de vc bater parte dianteira do casco no chão, é mais as laterais !! :wink:
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
gustavogpe
Motociclista

Mensagem por gustavogpe »

Dreveck escreveu:Desprezando as marcas, tenho uma dúvida em relação a segurança dos capacetes:

Com o capacete que uso eu só tenho uma distância de um dedo entre o meu queixo e a "queixeira" do capacete. É uma distancia confortavel, mas fico me perguntando se esse "1 dedo", num impacto maior, ao cair de queixo no chão por exemplo, seja suficiente para que não destrua o queixo no chão.

Alguém tem idéia do qual seria uma distância segura? É normal apenas essa distancia entre o queixo e a queixeira?

tks
Cara, eu acho que não chega a quebrar o queixo no caso do impacto, o capacete deve absorver a maior parte do impacto, mas deve dar uma baita dor na mandíbula...

Mas já aparece alguém que manja pra responder ;-)
darko
Motoqueiro

Mensagem por darko »

Eu já cai direto com o queixo no chão. Mas era com aquele sport3 bieffe, modelo cross de viseira e não deu nada.

Hoje uso um yohe e parece que se eu cair de queixo no chão eu me lasco.
Fernanda-DF
Mito
Contato:

Mensagem por Fernanda-DF »

Dreveck, eu tb tenho essa preocupação, principalmente usando o articulável, que ficar juntinho... Eu acho que se cair batendo com o rosto vai ficar esquisito.
-oo-

O boss é meu broder.
Marcio-Bsb
Dinossauro

Mensagem por Marcio-Bsb »

Ja cai de cara no chao! Eu usava um bieffe b12 (acho que é isso) alem dos ralados na viseira e no resto do capa, trincou o capacete bem no queixo, ainda bem que nao eu nao estava usando capacete aberto!!!!!!!!

Ha o capa pegou no meu queixo e ralou meu queixo tambem, mas nao fraturou...
Imagem
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Eu tb tive esta preocupaçao. E logo q eu comprei o meu MHR eu li aquelas etiquetas q vem junto. La dizia:

Coloque o capacete e verifique se ele nao esta pegando na parte de tras do pescoço e O SEU QUEIXO DEVE ESTAR A 3CM DE DISTANCIA DA QUEIXEIRA DO CAPACETE.
Tornado 300
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

Richard_CBBrasil escreveu:Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...

Ótima duvida hein Drevec???
É isso ae. Põe o capacete, afivela bem, e ao empurra-lo na queixeira esta não pode encostar facilmente (com força) na sua boca. Senão existe sim o risco de tu ficar banguela num choque mais forte.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
edcintra
Novato

Mensagem por edcintra »

Eu participo do Sahara Maníacos, e recentemente estivemos em Iracemápolis, na Starplast, que fabrica os capacetes Bieffe, Pells e uma outra mais simples que não me recordo. Além de andar pela produção, participar de uma pequena aula, visitamos também o laboratório onde são feitos os testes dos capacetes, e por incrível que pareça, a legislação na exige que sejam feitos testes nesta área (queixo). Os testes executados são no topo do capacete, na lateral e na viseira, solamente...
Assim, pra quem pretende cair de moto, sugiro que não caia de cara e nem de queixo, pois conhecemos relatos de pessoas que caíram com o capacete tipo "robocop" e a frente não aguentou o impacto provocando "estragos" no rosto da usuária, que estava na garupa.
Penso que este é um dos motivos que ando vendo o motociclista comum nas ruas usando capacetes melhores, reparem, pois acredito que está havendo um aumento de preocupação e conscientização com relação a este assunto.
abraços
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Independente da marca/modelo do capacete, e/ou de sua qualidade, é importante que façam o seguinte teste na hora de comprar:
Coloque o capacete e peça para alguém empurrar a queixeira de encontro ao seu rosto. O capacete deve ser justo o suficiente para que nenhuma parte da "queixeira" encoste no seu queixo/nariz.
Isso é pouco divulgado, mas é um teste válido e recomendado por marcas de renome(Arai e Shoei entre outras).
Muitas pessoas acham que basta colocar o capacete e verificar que ele está "justo" e confortável, sem fazer o referido teste, conforme o colega acima já mencionou.
A queixeira de qq capacete não pode estar a menos de 1cm de seu rosto, e de forma alguma o capacete pode ficar "sambando" na cabeça. Capacete que é muito confortável não é seguro.
É importante lembrar que após um tempo de uso(principalmente os capacetes mais baratos) a forração cede, deixando o capacete mais frouxo.
Abraços!! ;-)
Toecutter

Mensagem por Toecutter »

Marcio-Bsb escreveu:Ja cai de cara no chao! Eu usava um bieffe b12 (acho que é isso) alem dos ralados na viseira e no resto do capa, trincou o capacete bem no queixo, ainda bem que nao eu nao estava usando capacete aberto!!!!!!!!

Ha o capa pegou no meu queixo e ralou meu queixo tambem, mas nao fraturou...
X2: Rachei um Arai batendo de frente com a minha 750, o capacete rachou e acordei com o queixo ralado e os dois olhos roxos por causa da desaceleração do cérebro.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

03 acidentes com capacete articulado nolam
não abriu a queixeira em nenhum deles
no mais grave cortei o lábio, impacto muito forte
nos outros dois foi um tal de raspar no asfalto que não parava nunca
capacete destruido, viseira totalmente riscadas e o rosto que mamãe gosta sem um arralhão
na certificação dot ou CE há teste de impacto frontal no capacete
por isso a viseira deve ter pelo menos 4 mm

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Robson

Mensagem por Robson »

a distância não importa muito, pq o capacete vai acabar encostando no seu queixo de qualquer jeito, em caso de uma queda de rosto no chão.

Se vai quebrar seu maxilar ou raspar o queixo no chão vai depender da intensidade do impacto e principalmente da qualidade do capacete...

Essa distância pode ser até saudável, pq até o capa encostar no seu queixo ele pode absorver uma boa parte do impacto.
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

não é sobre moto mas reforça a importancia do uso e de se discutir sobre equipamento de proteção

do http://diversao.terra.com.br/gente/inte ... 19,00.html

Atriz morta em acidente teria se negado a alugar capacete
21 de março de 2009

A atriz Natasha Richardson se negou a alugar um capacete por R$ 20, segundo o site do tablóide britânico The Sun. A atriz morreu após bater a cabeça enquanto esquiava.
Antes de ir para suas aulas de esqui, Natasha passou em uma loja de equipamentos e o atendente lhe ofereceu um capacete, mas ela não quis levar o equipamento.
"Ela disse que não era boa esquiadora e que estava um pouco nervosa. Ela pediu alguns equipamentos e eles lhe ofereceram uma proteção para a cabeça", contou uma fonte ao jornal.
Depois do ocorrido, os empregados do local ficaram magoados por não terem tentado forçar mais a compra.
"Ficamos com o coração partido por não termos feito mais para convencer Natasha a usar um. Um capacete iria lhe custar só US$ 10", disse.
Todo o esportista inexperiente é encorajado a usar um capacete, mas como não são obrigados por lei, podem negar.

Imagem

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Mazaaaar
Motociclista
Contato:

Mensagem por Mazaaaar »

Na verdade o objetivo principal do capacete é proteger a caixa craneana, que por fim é o que acaba causando a morte num impacto com a cabeça! É por isso que se pode usar até capacetes abertos embaixo, desde que protejam o crâneo! Claro que qto melhor for o capacete e mais adequado em tamanho, melhor vai proteger a face como um todo!!!!
Imagem
Henrique Xaropiño
Roda Presa

Mensagem por Henrique Xaropiño »

rafaexpress escreveu:

UheUehEUHEuH qdo o meu pai foi comprar o casco dele, ele comprou um de cross e o óculos a parte!! ele deu uns 3 tapas na frente do capa até ele desencaixar da cabeça.. o atendente falou -> ah assim vai sair mesmo neh, qdo vc cai eh apenas uma pancada e não TRÊS :lol: :lol: :lol:

Mas eu nunca ouvi casos de pessoas que caíram e quebraram o queixo! Vcs podem ver na matéria que o Deco postou ai, que é uma porcentagem mínima de chances de vc bater parte dianteira do casco no chão, é mais as laterais !! :wink:

Somente para esclarecer.

Capacete de cross/trilha é desaconselhado para uso street, pois pela distância da queixeira, longa e fina e proeminente, ela serve como alavanca para a torção do pescoço ou para levantar e forçar a cinta na região da traquéia.
Ocorre que nas quedas em pista, independente do piso, o capacete indicado é o padrão street pois por ser redondo auxilia na função de rolamento, (pois em queda deve-se rolar para evitar impactos e fraturas).
Tente rolar um capacete de trilha lateralmente sobre uma mesa, ele para na queixeira e óbvio o corpo continuaria a rolar podendo causar uma torção/lesão.
O que não ocorre em cross ou trilha, pois as quedas normalmente não são em grandes espaços como no asfalto, não se escorrega e sai rolando, geralente e projetao para frente ou derrapa-se lateralmente pois os espaços são diferentes, dificilmente se cai em rolamento em trilhas, por isso a diferença dos cascos.

A distância da queixeira não é tão imprescindível no capacete street, mas varia de queixo para queixo, não excedendo 3 dedos. O importante é a qualidade do capacete, pois em impactos frontais contra o solo a queixeira pode partir e sim lesionar a face, apesar de raro, mas acidente não é lógico e objetivo.

Aqui em aracaju, no Hospital de Urgências encontrei um motociclista que caiu no interior da bahia, vinha ele em velocidade com uma twister à noite, quando foi surpreendido por um buraco na pista, "buraco que cabia a dianteira da moto dentro".
A moto entrou e ele foi arremessado de cara sobre o asfalto, por azar usava um capacete de trilha: a queixeira partiu e lesionou sua traquéia/esôfago, causando um grande hematoma na região, com a juda da cinta jugular que partiu pela violência do choque. A pancada criou um coágulo na cabeça pela pancada que deu no solo e fratura da tíbia. Bom, ele estava consciente aguardando ser operado para tratar o coágulo/hemorragia e não falava pela lesão no pescoço, mas estava bem e vivo principalmente por usar capacete, mesmo o modelo errado e talvez de qualidade duvidosa.

Moral da história, para as ruas e estradas o capacete tem de ser modelo street e não off road, a cinta jugular deve estar o mais ajustada possível, sem incomodar, evitando que ela tenha espaço para se deslocar e lesionar a traquéia e principalmente o capacete deve ser justo, bem ajustado à cabeça (faça o teste tentando girar ele na sua cabeça, se conseguir girar, mesmo pouco, troque-o por uma na medida certa) impedindo maiores deslocamentos e possíveis lesões cervicais e inclusive no queixo e face.

Espero ter ajudado.
Rony
Roda Presa

Mensagem por Rony »

Aqui na Australia andar de moto é assunto levado a sério pelo governo. Capacetes são testados pra valer e o governo proibu algumas coisas e modelos de capacetes.

Marcas de capacetes são poucas, pois os demais não passaram nos testes (isso segndo a maioria das lojas de equipamentos) mas as que tem são excelentes. Os capacetes escamoteaveis são apenas 6 marcas autorizadas, Shoei, Nolan, HJC, KBC, Zeus e Rjays.
Nenhum capacete usa a cinta jugular com feicho rapido, nehum mesmo, todos são como antigamente no Brasil, usando esquemas de fivelas (enche o saco usar este sistema antigo).

Fato interessante é que todas as rodovias tiveram os guard rails (acho que se escreve assim) rebaixados para evitgar o efeito faca, as faixas de ruas são de material aderente e o melhor, vias excelentes e sem quase pedágios.

CArta de moto somente depois de um ano e meio que se dirige carro, e mesmo assim qdo você pega a de moto, so pode pilotar motos de até 250cc e depois de um ano partir para motos maiores (isso se não fizer cagada antes)
G day Mate !

RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650

Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
juraX
Motoqueiro

Mensagem por juraX »

Rony escreveu:Aqui na Australia andar de moto é assunto levado a sério pelo governo...
CArta de moto somente depois de um ano e meio que se dirige carro, e mesmo assim qdo você pega a de moto, so pode pilotar motos de até 250cc e depois de um ano partir para motos maiores (isso se não fizer cagada antes)
Essa é uma idéia que tenho faz tempo: somente apos um tempo de B é que se poderá se habilitar pra A. Não sei como as autoridades aqui ainda não perceberam isso. Mesmo fugindo do tema do tópico, achei importante ressaltar a informação passada pelo kamerad.
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Responder