Em relação a segurança dos capacetes
Em relação a segurança dos capacetes
Desprezando as marcas, tenho uma dúvida em relação a segurança dos capacetes:
Com o capacete que uso eu só tenho uma distância de um dedo entre o meu queixo e a "queixeira" do capacete. É uma distancia confortavel, mas fico me perguntando se esse "1 dedo", num impacto maior, ao cair de queixo no chão por exemplo, seja suficiente para que não destrua o queixo no chão.
Alguém tem idéia do qual seria uma distância segura? É normal apenas essa distancia entre o queixo e a queixeira?
tks
Com o capacete que uso eu só tenho uma distância de um dedo entre o meu queixo e a "queixeira" do capacete. É uma distancia confortavel, mas fico me perguntando se esse "1 dedo", num impacto maior, ao cair de queixo no chão por exemplo, seja suficiente para que não destrua o queixo no chão.
Alguém tem idéia do qual seria uma distância segura? É normal apenas essa distancia entre o queixo e a queixeira?
tks
- rafaexpress
- Motoqueiro
Re: Em relação a segurança dos capacetes
Cara eu acabei de colocar o meu Shark S650 na cabeça, pois vc me deixou com uma dúvida !
E em mim ficam 2 dedos de distância do queixo pro capa, mas na realidade o que segura a tua cabeça no impacto seria a parte superior, ou seja, a da testa certo? Por favor, me corrijam se eu estiver errado !
Abs
E em mim ficam 2 dedos de distância do queixo pro capa, mas na realidade o que segura a tua cabeça no impacto seria a parte superior, ou seja, a da testa certo? Por favor, me corrijam se eu estiver errado !
Abs
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...
Vc verá que ele se moverá na sua cabeça e pode encostar a queixeira no seu queixo...
Ótima duvida hein Drevec???
Vc verá que ele se moverá na sua cabeça e pode encostar a queixeira no seu queixo...
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- rafaexpress
- Motoqueiro
UheUehEUHEuH qdo o meu pai foi comprar o casco dele, ele comprou um de cross e o óculos a parte!! ele deu uns 3 tapas na frente do capa até ele desencaixar da cabeça.. o atendente falou -> ah assim vai sair mesmo neh, qdo vc cai eh apenas uma pancada e não TRÊSRichard_CBBrasil escreveu:Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...
Mas eu nunca ouvi casos de pessoas que caíram e quebraram o queixo! Vcs podem ver na matéria que o Deco postou ai, que é uma porcentagem mínima de chances de vc bater parte dianteira do casco no chão, é mais as laterais !!
Let's Ride
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
- gustavogpe
- Motociclista
Cara, eu acho que não chega a quebrar o queixo no caso do impacto, o capacete deve absorver a maior parte do impacto, mas deve dar uma baita dor na mandíbula...Dreveck escreveu:Desprezando as marcas, tenho uma dúvida em relação a segurança dos capacetes:
tks
Mas já aparece alguém que manja pra responder
Eu já cai direto com o queixo no chão. Mas era com aquele sport3 bieffe, modelo cross de viseira e não deu nada.
Hoje uso um yohe e parece que se eu cair de queixo no chão eu me lasco.
Hoje uso um yohe e parece que se eu cair de queixo no chão eu me lasco.
- Fernanda-DF
- Mito
- Contato:
Dreveck, eu tb tenho essa preocupação, principalmente usando o articulável, que ficar juntinho... Eu acho que se cair batendo com o rosto vai ficar esquisito.
-oo-
O boss é meu broder.
O boss é meu broder.
- Marcio-Bsb
- Dinossauro
Ja cai de cara no chao! Eu usava um bieffe b12 (acho que é isso) alem dos ralados na viseira e no resto do capa, trincou o capacete bem no queixo, ainda bem que nao eu nao estava usando capacete aberto!!!!!!!!
Ha o capa pegou no meu queixo e ralou meu queixo tambem, mas nao fraturou...

Eu tb tive esta preocupaçao. E logo q eu comprei o meu MHR eu li aquelas etiquetas q vem junto. La dizia:
Coloque o capacete e verifique se ele nao esta pegando na parte de tras do pescoço e O SEU QUEIXO DEVE ESTAR A 3CM DE DISTANCIA DA QUEIXEIRA DO CAPACETE.
Coloque o capacete e verifique se ele nao esta pegando na parte de tras do pescoço e O SEU QUEIXO DEVE ESTAR A 3CM DE DISTANCIA DA QUEIXEIRA DO CAPACETE.
Tornado 300
É isso ae. Põe o capacete, afivela bem, e ao empurra-lo na queixeira esta não pode encostar facilmente (com força) na sua boca. Senão existe sim o risco de tu ficar banguela num choque mais forte.Richard_CBBrasil escreveu:Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.
Eu participo do Sahara Maníacos, e recentemente estivemos em Iracemápolis, na Starplast, que fabrica os capacetes Bieffe, Pells e uma outra mais simples que não me recordo. Além de andar pela produção, participar de uma pequena aula, visitamos também o laboratório onde são feitos os testes dos capacetes, e por incrível que pareça, a legislação na exige que sejam feitos testes nesta área (queixo). Os testes executados são no topo do capacete, na lateral e na viseira, solamente...
Assim, pra quem pretende cair de moto, sugiro que não caia de cara e nem de queixo, pois conhecemos relatos de pessoas que caíram com o capacete tipo "robocop" e a frente não aguentou o impacto provocando "estragos" no rosto da usuária, que estava na garupa.
Penso que este é um dos motivos que ando vendo o motociclista comum nas ruas usando capacetes melhores, reparem, pois acredito que está havendo um aumento de preocupação e conscientização com relação a este assunto.
abraços
Assim, pra quem pretende cair de moto, sugiro que não caia de cara e nem de queixo, pois conhecemos relatos de pessoas que caíram com o capacete tipo "robocop" e a frente não aguentou o impacto provocando "estragos" no rosto da usuária, que estava na garupa.
Penso que este é um dos motivos que ando vendo o motociclista comum nas ruas usando capacetes melhores, reparem, pois acredito que está havendo um aumento de preocupação e conscientização com relação a este assunto.
abraços
Independente da marca/modelo do capacete, e/ou de sua qualidade, é importante que façam o seguinte teste na hora de comprar:
Coloque o capacete e peça para alguém empurrar a queixeira de encontro ao seu rosto. O capacete deve ser justo o suficiente para que nenhuma parte da "queixeira" encoste no seu queixo/nariz.
Isso é pouco divulgado, mas é um teste válido e recomendado por marcas de renome(Arai e Shoei entre outras).
Muitas pessoas acham que basta colocar o capacete e verificar que ele está "justo" e confortável, sem fazer o referido teste, conforme o colega acima já mencionou.
A queixeira de qq capacete não pode estar a menos de 1cm de seu rosto, e de forma alguma o capacete pode ficar "sambando" na cabeça. Capacete que é muito confortável não é seguro.
É importante lembrar que após um tempo de uso(principalmente os capacetes mais baratos) a forração cede, deixando o capacete mais frouxo.
Abraços!!
Coloque o capacete e peça para alguém empurrar a queixeira de encontro ao seu rosto. O capacete deve ser justo o suficiente para que nenhuma parte da "queixeira" encoste no seu queixo/nariz.
Isso é pouco divulgado, mas é um teste válido e recomendado por marcas de renome(Arai e Shoei entre outras).
Muitas pessoas acham que basta colocar o capacete e verificar que ele está "justo" e confortável, sem fazer o referido teste, conforme o colega acima já mencionou.
A queixeira de qq capacete não pode estar a menos de 1cm de seu rosto, e de forma alguma o capacete pode ficar "sambando" na cabeça. Capacete que é muito confortável não é seguro.
É importante lembrar que após um tempo de uso(principalmente os capacetes mais baratos) a forração cede, deixando o capacete mais frouxo.
Abraços!!
-
Toecutter
X2: Rachei um Arai batendo de frente com a minha 750, o capacete rachou e acordei com o queixo ralado e os dois olhos roxos por causa da desaceleração do cérebro.Marcio-Bsb escreveu:Ja cai de cara no chao! Eu usava um bieffe b12 (acho que é isso) alem dos ralados na viseira e no resto do capa, trincou o capacete bem no queixo, ainda bem que nao eu nao estava usando capacete aberto!!!!!!!!
03 acidentes com capacete articulado nolam
não abriu a queixeira em nenhum deles
no mais grave cortei o lábio, impacto muito forte
nos outros dois foi um tal de raspar no asfalto que não parava nunca
capacete destruido, viseira totalmente riscadas e o rosto que mamãe gosta sem um arralhão
na certificação dot ou CE há teste de impacto frontal no capacete
por isso a viseira deve ter pelo menos 4 mm
não abriu a queixeira em nenhum deles
no mais grave cortei o lábio, impacto muito forte
nos outros dois foi um tal de raspar no asfalto que não parava nunca
capacete destruido, viseira totalmente riscadas e o rosto que mamãe gosta sem um arralhão
na certificação dot ou CE há teste de impacto frontal no capacete
por isso a viseira deve ter pelo menos 4 mm
todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
-
Robson
a distância não importa muito, pq o capacete vai acabar encostando no seu queixo de qualquer jeito, em caso de uma queda de rosto no chão.
Se vai quebrar seu maxilar ou raspar o queixo no chão vai depender da intensidade do impacto e principalmente da qualidade do capacete...
Essa distância pode ser até saudável, pq até o capa encostar no seu queixo ele pode absorver uma boa parte do impacto.
Se vai quebrar seu maxilar ou raspar o queixo no chão vai depender da intensidade do impacto e principalmente da qualidade do capacete...
Essa distância pode ser até saudável, pq até o capa encostar no seu queixo ele pode absorver uma boa parte do impacto.
não é sobre moto mas reforça a importancia do uso e de se discutir sobre equipamento de proteção
do http://diversao.terra.com.br/gente/inte ... 19,00.html
Atriz morta em acidente teria se negado a alugar capacete
21 de março de 2009
A atriz Natasha Richardson se negou a alugar um capacete por R$ 20, segundo o site do tablóide britânico The Sun. A atriz morreu após bater a cabeça enquanto esquiava.
Antes de ir para suas aulas de esqui, Natasha passou em uma loja de equipamentos e o atendente lhe ofereceu um capacete, mas ela não quis levar o equipamento.
"Ela disse que não era boa esquiadora e que estava um pouco nervosa. Ela pediu alguns equipamentos e eles lhe ofereceram uma proteção para a cabeça", contou uma fonte ao jornal.
Depois do ocorrido, os empregados do local ficaram magoados por não terem tentado forçar mais a compra.
"Ficamos com o coração partido por não termos feito mais para convencer Natasha a usar um. Um capacete iria lhe custar só US$ 10", disse.
Todo o esportista inexperiente é encorajado a usar um capacete, mas como não são obrigados por lei, podem negar.

do http://diversao.terra.com.br/gente/inte ... 19,00.html
Atriz morta em acidente teria se negado a alugar capacete
21 de março de 2009
A atriz Natasha Richardson se negou a alugar um capacete por R$ 20, segundo o site do tablóide britânico The Sun. A atriz morreu após bater a cabeça enquanto esquiava.
Antes de ir para suas aulas de esqui, Natasha passou em uma loja de equipamentos e o atendente lhe ofereceu um capacete, mas ela não quis levar o equipamento.
"Ela disse que não era boa esquiadora e que estava um pouco nervosa. Ela pediu alguns equipamentos e eles lhe ofereceram uma proteção para a cabeça", contou uma fonte ao jornal.
Depois do ocorrido, os empregados do local ficaram magoados por não terem tentado forçar mais a compra.
"Ficamos com o coração partido por não termos feito mais para convencer Natasha a usar um. Um capacete iria lhe custar só US$ 10", disse.
Todo o esportista inexperiente é encorajado a usar um capacete, mas como não são obrigados por lei, podem negar.

todo cuidado é pouco, a aventura pode ser louca, o aventureiro não.
vai qui ô vô tá lá. by fernanda
1 2 3 e agora vô
- Mazaaaar
- Motociclista
- Contato:
Na verdade o objetivo principal do capacete é proteger a caixa craneana, que por fim é o que acaba causando a morte num impacto com a cabeça! É por isso que se pode usar até capacetes abertos embaixo, desde que protejam o crâneo! Claro que qto melhor for o capacete e mais adequado em tamanho, melhor vai proteger a face como um todo!!!!

- Henrique Xaropiño
- Roda Presa
rafaexpress escreveu:UheUehEUHEuH qdo o meu pai foi comprar o casco dele, ele comprou um de cross e o óculos a parte!! ele deu uns 3 tapas na frente do capa até ele desencaixar da cabeça.. o atendente falou -> ah assim vai sair mesmo neh, qdo vc cai eh apenas uma pancada e não TRÊSRichard_CBBrasil escreveu:Rafael... Seu pensamento não está errado, mas coloque o capacete de novo e de um empurrão na parte do queixo...
Vc verá que ele se moverá na sua cabeça e pode encostar a queixeira no seu queixo...![]()
![]()
![]()
Mas eu nunca ouvi casos de pessoas que caíram e quebraram o queixo! Vcs podem ver na matéria que o Deco postou ai, que é uma porcentagem mínima de chances de vc bater parte dianteira do casco no chão, é mais as laterais !!
Somente para esclarecer.
Capacete de cross/trilha é desaconselhado para uso street, pois pela distância da queixeira, longa e fina e proeminente, ela serve como alavanca para a torção do pescoço ou para levantar e forçar a cinta na região da traquéia.
Ocorre que nas quedas em pista, independente do piso, o capacete indicado é o padrão street pois por ser redondo auxilia na função de rolamento, (pois em queda deve-se rolar para evitar impactos e fraturas).
Tente rolar um capacete de trilha lateralmente sobre uma mesa, ele para na queixeira e óbvio o corpo continuaria a rolar podendo causar uma torção/lesão.
O que não ocorre em cross ou trilha, pois as quedas normalmente não são em grandes espaços como no asfalto, não se escorrega e sai rolando, geralente e projetao para frente ou derrapa-se lateralmente pois os espaços são diferentes, dificilmente se cai em rolamento em trilhas, por isso a diferença dos cascos.
A distância da queixeira não é tão imprescindível no capacete street, mas varia de queixo para queixo, não excedendo 3 dedos. O importante é a qualidade do capacete, pois em impactos frontais contra o solo a queixeira pode partir e sim lesionar a face, apesar de raro, mas acidente não é lógico e objetivo.
Aqui em aracaju, no Hospital de Urgências encontrei um motociclista que caiu no interior da bahia, vinha ele em velocidade com uma twister à noite, quando foi surpreendido por um buraco na pista, "buraco que cabia a dianteira da moto dentro".
A moto entrou e ele foi arremessado de cara sobre o asfalto, por azar usava um capacete de trilha: a queixeira partiu e lesionou sua traquéia/esôfago, causando um grande hematoma na região, com a juda da cinta jugular que partiu pela violência do choque. A pancada criou um coágulo na cabeça pela pancada que deu no solo e fratura da tíbia. Bom, ele estava consciente aguardando ser operado para tratar o coágulo/hemorragia e não falava pela lesão no pescoço, mas estava bem e vivo principalmente por usar capacete, mesmo o modelo errado e talvez de qualidade duvidosa.
Moral da história, para as ruas e estradas o capacete tem de ser modelo street e não off road, a cinta jugular deve estar o mais ajustada possível, sem incomodar, evitando que ela tenha espaço para se deslocar e lesionar a traquéia e principalmente o capacete deve ser justo, bem ajustado à cabeça (faça o teste tentando girar ele na sua cabeça, se conseguir girar, mesmo pouco, troque-o por uma na medida certa) impedindo maiores deslocamentos e possíveis lesões cervicais e inclusive no queixo e face.
Espero ter ajudado.
Aqui na Australia andar de moto é assunto levado a sério pelo governo. Capacetes são testados pra valer e o governo proibu algumas coisas e modelos de capacetes.
Marcas de capacetes são poucas, pois os demais não passaram nos testes (isso segndo a maioria das lojas de equipamentos) mas as que tem são excelentes. Os capacetes escamoteaveis são apenas 6 marcas autorizadas, Shoei, Nolan, HJC, KBC, Zeus e Rjays.
Nenhum capacete usa a cinta jugular com feicho rapido, nehum mesmo, todos são como antigamente no Brasil, usando esquemas de fivelas (enche o saco usar este sistema antigo).
Fato interessante é que todas as rodovias tiveram os guard rails (acho que se escreve assim) rebaixados para evitgar o efeito faca, as faixas de ruas são de material aderente e o melhor, vias excelentes e sem quase pedágios.
CArta de moto somente depois de um ano e meio que se dirige carro, e mesmo assim qdo você pega a de moto, so pode pilotar motos de até 250cc e depois de um ano partir para motos maiores (isso se não fizer cagada antes)
Marcas de capacetes são poucas, pois os demais não passaram nos testes (isso segndo a maioria das lojas de equipamentos) mas as que tem são excelentes. Os capacetes escamoteaveis são apenas 6 marcas autorizadas, Shoei, Nolan, HJC, KBC, Zeus e Rjays.
Nenhum capacete usa a cinta jugular com feicho rapido, nehum mesmo, todos são como antigamente no Brasil, usando esquemas de fivelas (enche o saco usar este sistema antigo).
Fato interessante é que todas as rodovias tiveram os guard rails (acho que se escreve assim) rebaixados para evitgar o efeito faca, as faixas de ruas são de material aderente e o melhor, vias excelentes e sem quase pedágios.
CArta de moto somente depois de um ano e meio que se dirige carro, e mesmo assim qdo você pega a de moto, so pode pilotar motos de até 250cc e depois de um ano partir para motos maiores (isso se não fizer cagada antes)
G day Mate !
RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650
Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
RD350 - kenny
Hunter 125
RX 125 - Do maninho
TDR180 - azul M1
Ténéré 600 89
Pegaso 650
Bandit 1200 02
Atual - Versys 650
Use Crivo das Três Peneiras - Verdade, Bondade e Utilidade
[/i]
Essa é uma idéia que tenho faz tempo: somente apos um tempo de B é que se poderá se habilitar pra A. Não sei como as autoridades aqui ainda não perceberam isso. Mesmo fugindo do tema do tópico, achei importante ressaltar a informação passada pelo kamerad.Rony escreveu:Aqui na Australia andar de moto é assunto levado a sério pelo governo...
Ex Strada 2002, ex Tw 2005, ex XREabs 2010, ex ER6abs. Agora, coxinha.