Alguém teve problemas sérios com a Hornet antiga?
Re: Alguém teve problemas sérios com a Hornet antiga?
SPEED RACER escreveu:Deco, no caso da sua suspensão, não deu calço pq vc usou 5ml a mais e, provavelmente esses 5ml estavam dentro, digamos, da faixa de segurança da suspensão, ou então pode ate ter calçado algo minimo, tipo coisa de 1mm ou 2mm de curso (isso é chute) e vc não percebeu e provavelmente ninguem perceberia mesmo.decoh6 escreveu:Então esta bom gente, se calço hidraulico não é só em motores, me achem aí uma explicação que cite que pode ser em suspensões... hihihi, este termo é específico para o que acontece nos motores sim... e além de tudo, é como eu disse, eu fiz e a motoca melhorou e muito...
5ml é quase que desprezivel dentro de uma suspensão que deve trabalhar com uns 200ml cada uma.
E se ficou boa, foi por algum outro motivo, mais oleo num faz ficar mais dura nem mais macia, o que causa esse efeito é oleo mais viscoso ou menos viscoso, ou então a mudança de valvulas internas com maior ou menor passagem do oleo.
As bengalas da H6 devem pegar qualquer coisa em torno de uns 350 ml, acredito, portanto os 5 ml a mais colocados não chegaram nem a 2%...
Então, pensando em termos do que ocorre dentro da bengala, esta levaria mais tempo tanto na compressão como na descompressão, tempo este ínfimo como podemos imaginar pela quantidade muito pequena de óleo acrescentada...
Com este tempo ínfimo a mais eu consegui eliminar o que mais me incomodava que era o balanço em curvas de alta, que eu considerava mesmo perigoso, e agora não sei o motivo, diminuiu também o shimmy da moto, não eliminou totalmente...
E não é exatamente este mesmo efeito, o produzido por um óleo mais viscoso???
Tenha em vista que dureza da suspensão tem a ver com as molas e não com o óleo usado, pois são as molas as verdadeiras responsáveis pelo amortecimento e não o óleo, cuja função é única e exclusivamente eliminar o movimento sobe e desce feito se as suspensões fossem construídas somente de molas...
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS-
Jota
Deco, larga mão de ser teimoso, cara.decoh6 escreveu:SPEED RACER escreveu:Deco, no caso da sua suspensão, não deu calço pq vc usou 5ml a mais e, provavelmente esses 5ml estavam dentro, digamos, da faixa de segurança da suspensão, ou então pode ate ter calçado algo minimo, tipo coisa de 1mm ou 2mm de curso (isso é chute) e vc não percebeu e provavelmente ninguem perceberia mesmo.decoh6 escreveu:Então esta bom gente, se calço hidraulico não é só em motores, me achem aí uma explicação que cite que pode ser em suspensões... hihihi, este termo é específico para o que acontece nos motores sim... e além de tudo, é como eu disse, eu fiz e a motoca melhorou e muito...
5ml é quase que desprezivel dentro de uma suspensão que deve trabalhar com uns 200ml cada uma.
E se ficou boa, foi por algum outro motivo, mais oleo num faz ficar mais dura nem mais macia, o que causa esse efeito é oleo mais viscoso ou menos viscoso, ou então a mudança de valvulas internas com maior ou menor passagem do oleo.
As bengalas da H6 devem pegar qualquer coisa em torno de uns 350 ml, acredito, portanto os 5 ml a mais colocados não chegaram nem a 2%...
Então, pensando em termos do que ocorre dentro da bengala, esta levaria mais tempo tanto na compressão como na descompressão, tempo este ínfimo como podemos imaginar pela quantidade muito pequena de óleo acrescentada...
Com este tempo ínfimo a mais eu consegui eliminar o que mais me incomodava que era o balanço em curvas de alta, que eu considerava mesmo perigoso, e agora não sei o motivo, diminuiu também o shimmy da moto, não eliminou totalmente...
Tenha em vista que dureza da suspensão tem a ver com as molas e não com o óleo usado, pois são as molas as verdadeiras responsáveis pelo amortecimento e não o óleo, cuja função é única e exclusivamente eliminar o movimento sobe e desce feito se as suspensões fossem construídas somente de molas...
Eu acho que essa explicação sua vc tá é se enrolando, tá ficando pior.
Coloca óleo mais viscoso e pronto, esse troço de colocar óleo a mais só funciona se for psicologicamente e ainda corre risco de estourar o retentor.
- SPEED RACER
- Mito
Deco, desito
Qdo eu for à sua terra (se Deus quiser num vai demorar) vc me paga um Acarajé e fica tudo certo
Abração!
Qdo eu for à sua terra (se Deus quiser num vai demorar) vc me paga um Acarajé e fica tudo certo
Abração!
B-King Of The Urban Jungle
Jota escreveu:Deco, larga mão de ser teimoso, cara.decoh6 escreveu:SPEED RACER escreveu:Deco, no caso da sua suspensão, não deu calço pq vc usou 5ml a mais e, provavelmente esses 5ml estavam dentro, digamos, da faixa de segurança da suspensão, ou então pode ate ter calçado algo minimo, tipo coisa de 1mm ou 2mm de curso (isso é chute) e vc não percebeu e provavelmente ninguem perceberia mesmo.decoh6 escreveu:Então esta bom gente, se calço hidraulico não é só em motores, me achem aí uma explicação que cite que pode ser em suspensões... hihihi, este termo é específico para o que acontece nos motores sim... e além de tudo, é como eu disse, eu fiz e a motoca melhorou e muito...
Tenha em vista que dureza da suspensão tem a ver com as molas e não com o óleo usado, pois são as molas as verdadeiras responsáveis pelo amortecimento e não o óleo, cuja função é única e exclusivamente eliminar o movimento sobe e desce feito se as suspensões fossem construídas somente de molas...![]()
Eu acho que essa explicação sua vc tá é se enrolando, tá ficando pior.
Coloca óleo mais viscoso e pronto, esse troço de colocar óleo a mais só funciona se for psicologicamente e ainda corre risco de estourar o retentor.
Pare Jota, o caso é exatamente isto que mencionei... hihihi
E na nova H6 não precisei fazer absolutamente nada, o negócio do óleo a mais foi na amarela que tive 2006, mas voce não sabia que os amortecedores tem a função de dissipar o movimento contínuo das molas?
Molas: massa suspensa e massa não suspensa
A massa suspensa é a massa do veículo sustentada pelas molas, enquanto que a massa não-suspensa é definida como a que fica entre o solo e as molas de suspensão. A dureza das molas afeta o modo como a massa suspensa reage enquanto o carro está sendo dirigido. Os carros suspensos de uma forma mais solta, tais como os de luxo, podem absorver bastante os obstáculos e oferecer um rodar muito suave. No entanto, um carro desses é propenso a "mergulhar" e "agachar" durante a frenagem e aceleração. Tende, ainda, a rolar ou se inclinar nas curvas. Os carros de suspenão mais firme, como os esportivos, são menos agradáveis em estradas de piso mais irregular, mas eles minimizam bastante os movimentos da carroceria. Isso significa que eles podem ser dirigidos vigorosamente até mesmo nas curvas.
Então, enquanto as molas parecem dispositivos simples, projetá-las e implementá-las em um carro para conciliar conforto com a estabilidade é uma tarefa complexa. Para tornar as coisas ainda mais difíceis, as molas não oferecem sozinhas um rodar perfeitamente suave. Por quê? Porque as molas são ótimas para absorver energia, mas não tão boas para dissipá-la . Outras estruturas, conhecidas como amortecedores, são necessárias para fazer isso.
Amortecedores
A não ser que haja um dispositivo de amortecimento, a mola de um carro aumentará e dissipará a energia absorvida em um impacto de maneira descontrolada. A mola continuará oscilando na sua freqüência natural até que toda a energia originalmente aplicada a ela seja dissipada. Uma suspensão constituída apenas de molas tornaria o rodar bem balançante e, dependendo do terreno, seria impossível controlar o carro.
Para isso existe o amortecedor, um dispositivo que controla o deslocamento indesejado da mola através de um processo conhecido como amortecimento. Os amortecedores reduzem a magnitude dos deslocamentos oscilatórios. Isso ocorre quando o equipamento transforma a energia cinética do movimento da suspensão em calor, energia essa que é dissipada através do fluido hidráulico. Para entender como isso funciona, é melhor olharmos o amortecedor por dentro e conhecermos sua estrutura e função.
Um amortecedor é basicamente uma bomba de óleo localizada entre o chassi do carro e as rodas. A parte superior do amortecedor se fixa ao chassi (por exemplo, o peso suspenso), enquanto a parte inferior se fixa ao eixo, próximo à roda (por exemplo, peso não-suspenso). Em um tipo de dois tubos, um dos mais comuns, a parte de cima é fixa à uma haste, que, por sua vez, está ligada a um pistão. Ele está inserido em um tubo cheio de fluido hidráulico. O tubo interno é conhecido como tubo de pressão. Já o externo é conhecido como tubo de reserva. Este último armazena o excesso do fluido hidráulico.
Quando a roda do carro encontra um obstáculo na via, a mola se comprime e se distende. A energia dela é transferida para o amortecedor através da parte de cima e vai seguindo através da haste para dentro do pistão. Os orifícios no pistão permitem que o fluido passe através dele e ele se mova para cima e para baixo no tubo de pressão. Como os orifícios são relativamente pequenos, somente uma pequena quantidade de fluido passa sob grande pressão. Isso faz com que o pistão desacelere, o que por sua vez desacelera a mola.
Os amortecedores trabalham em dois ciclos - o de compressão e o de distensão. O ciclo da compressão ocorre quando o pistão se move para baixo, comprimindo o fluido hidráulico na câmara abaixo. Já o ciclo da extensão ocorre quando o pistão se move na direção do topo do tubo de pressão, comprimindo o fluido na câmara acima. Um carro comum ou uma picape terão maior resistência durante o ciclo da extensão do que no ciclo da compressão. Considerando isso, o ciclo da compressão controla o deslocamento do peso não-suspenso do veículo, enquanto o de distensão controla o mais pesado, o suspenso.
Todos os amortecedores modernos são sensíveis à velocidade: quanto mais rápido a suspensão se movimenta, mais resistência o amortecedor fornece. Isso permite aos amortecedores que se ajustem às condições da estrada e que controlem todos os movimentos indesejados que possam ocorrer em um veículo em marcha, incluindo balanço, oscilação, mergulho na frenagem e agachamento na aceleração.
< ANTERIOR INTRODUÇÃO PRÓXIMA > Neste artigo
1. Introdução
2. Amortecedores
3. Suspensões especiais
4. Mais informações
5. Veja todos os artigos sobre Sob o capô
Para citar corretamente este artigo do HowStuffWorks por favor copie e cole o texto abaixo:
William Harris. "HowStuffWorks - Como funcionam as suspensões dos carros". Publicado em 11 de maio de 2005 (atualizado em 23 de maio de 2007) http://carros.hsw.uol.com.br/suspensoes-dos-carros1.htm (06 de março de 2009)
FERRAMENTAS
IMPRIMIR | ENVIAR POR E-MAIL | COMO CITAR ESTE ARTIGO
AVALIE ESTE ARTIGO
FAVORITOS
Faça do HowStuffWorks a sua página inicial | digg it! (?) | del.icio.us
Editado pela última vez por decoZ em 06 Mar 2009, 10:20, em um total de 2 vezes.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Alguém teve problemas sérios com a Hornet antiga?
Ué, a mola não faz o retorno somente ? Quem amortece é o óleo!
Pelo menos é isso que eu achava!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
luigi, a maioria das pessoas imagina que é o "amortecedor" que tem a função de absorver o movimento de subida ou descida das rodas de um veículo, mas se voce der uma olhadinha no texto vair ver que não é esta a função dele...luigi escreveu:Ué, a mola não faz o retorno somente ? Quem amortece é o óleo!
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Tem gente capaz de pagar 600 reais em um jogo de pastilhas sem antes procurar na Internet???
PEÇAS DE HORNET, PREÇOS EM LIBRAS (Multiplique por 3,5)
Pastilhas dianteiras (HH), melhores que as Standards: 22.98
Pastilhas trazeiras (HH): 20.49
Setas: 25.04
Fonte: http://shop.wemoto.com/index.dyn?oid=5834383
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
minholi escreveu:Tem gente capaz de pagar 600 reais em um jogo de pastilhas sem antes procurar na Internet???
Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS- minholi
- Dinossauro
- Contato:
Então decoh6, mas também tem as "standards" que custam 8.57
Eu descobri esse site quando estava procurando retrovisores originais para a Virago. Aqui no Brasil eles custam R$ 350,00 o par. Lá você compra o par por R$ 100,00.
Eu descobri esse site quando estava procurando retrovisores originais para a Virago. Aqui no Brasil eles custam R$ 350,00 o par. Lá você compra o par por R$ 100,00.
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
Caracas, mas qual será a diferença,
, eu já acho as originais muito boas... imagine estas aí com o preço tão maior assim...
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Alguém teve problemas sérios com a Hornet antiga?
q conta é essa velho? tu anda comendo camarao estragado é hehedecoh6 escreveu:Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
22.98 x 2 dianteiros = 45.96 + 20.5 (tras.) = 66.46 X 3.5 = ~232.00 reais
pinça é o freio de um lado, tem 2 discos, sao 2 pinças, independente de ter abs ou nao
3 pinça ... nussa, a rodinha do decho extrapola o eixo z ... rs
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Ander escreveu:q conta é essa velho? tu anda comendo camarao estragado é hehedecoh6 escreveu:Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
pinça é o freio de um lado, tem 2 discos, sao 2 pinças, independente de ter abs ou nao
Não Ander, pelo que entendi no site: Brake Pads (per Caliper) (a não ser que entendi errado) é 22,98 por pinça do freio, como o dianteiro da H6 com ABS são 3 pinças em cada lado (o freio é duplo) então seriam 6 pinças X 22,98= 137,88 X 3,5= 482,58...
Ander escreveu:q conta é essa velho? tu anda comendo camarao estragado é hehedecoh6 escreveu:Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
Agora posso estar errado nisto, eu sei que no freio com ABS são 3 pistons e o pistão do meio só é acionado quando aperta-se o pedal do freio traseiro, e no sem são dois e as pastilhas são diferentes...
Deco, não confunda alhos com bugalhos!decoh6 escreveu:Ander escreveu:q conta é essa velho? tu anda comendo camarao estragado é hehedecoh6 escreveu:Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
Não Ander, pelo que entendi no site: Brake Pads (per Caliper) (a não ser que entendi errado) é 22,98 por pinça do freio, como o dianteiro da H6 com ABS são 3 pinças em cada lado (o freio é duplo) então seriam 6 pinças X 22,98= 137,88 X 3,5= 482,58...
Pinça é uma para cada disco! No caso da H6 com ABS, são DUAS pinças com TRÊS PISTÕES cada uma, ou seja, cerveja, pastilha de freio é uma por pinça, que no caso são duas!
O meu primo teve um problema sério com uma hornet 2007, passou reto em uma curva e caiu na ribanceira. rsrsrs
hehe, o gelous teve mais paciencia pra explicar
se a pinça tem 3 6 8 20 pistoes, vai apenas 1 par de pastilhas para cada pinça/disco
2 disco dianteiro + 1 traseiro = 3 jogos x 22.xx ai
se a pinça tem 3 6 8 20 pistoes, vai apenas 1 par de pastilhas para cada pinça/disco
Por isto eu postei logo depois, hihihi, mas a pastilha da pinça são 3, depois tiro uma foto, ela é em 3 partes acho que uma para cada pistão, ela não é uma só continua, são 3 pedaços (conta mesmo como uma que na realidade é um par)...Gelous escreveu:Deco, não confunda alhos com bugalhos!decoh6 escreveu:Ander escreveu:q conta é essa velho? tu anda comendo camarao estragado é hehedecoh6 escreveu:Mas minholi, pelo que entendi são 22,98 "por pinça" no dianteiro, multiplique por 6 (no caso da minha que tem ABS, são 3 pinças de cada lado) e depois por 3,5, se não pagar impostos, aí sim vai sair mais barato, se o leão morder, vai ficar mais caro do que as originais que eu coloquei, saiu R$ 500,00 para os dois freios dianteiros...
Pinça é uma para cada disco! No caso da H6 com ABS, são DUAS pinças com TRÊS PISTÕES cada uma, ou seja, cerveja, pastilha de freio é uma por pinça, que no caso são duas!
Tindi, huahahahahaha... mas voce entendeu o cálculo errado que eu tinha feito?? hihihihi...Ander escreveu:hehe, o gelous teve mais paciencia pra explicar
Deco,
Cada disco tem 1(UMA) pinça que comporta 1(um) par de pastilhas
O numero de pistões que comprimem a pastilha contra o disco não tem NADA a ver com essa conta
A pinça é aquela peça grande onde entra a mangueira do fluido de freio, os fios do ABS e onde as pastilhas ficam dentro
Nessa sua ultima troca vc comprou 2 jogos de pastilha para a dianteira, correto ? É a mesma coisa no caso destas gringas, um par por disco, independentye de ser 1 ou 10 pistões
Cada disco tem 1(UMA) pinça que comporta 1(um) par de pastilhas
O numero de pistões que comprimem a pastilha contra o disco não tem NADA a ver com essa conta
A pinça é aquela peça grande onde entra a mangueira do fluido de freio, os fios do ABS e onde as pastilhas ficam dentro
Nessa sua ultima troca vc comprou 2 jogos de pastilha para a dianteira, correto ? É a mesma coisa no caso destas gringas, um par por disco, independentye de ser 1 ou 10 pistões
Belo - SP