XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Grupo de discussão geral sobre motos.
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Mensagem por Maggiolo »

Pô galera...coloquei xenon na minha moto não tem nem dois meses...

Li por aí (já faz um tempo) que foi editada uma lei proibindo Xenon a partir de janeiro de 2009. Alguém sabe dizer se a lei vingou mesmo?

Isso é um desrespeito com o consumidor...e dessa vez me pegou na veia.

Um pouquinho de bom-senso nortearia o deputado...

Se querem proibir, deveriam, primeiro, proibir a venda por um ano. Aí sim...depois de um ano proibiriam o uso.

O certo seria a venda estar proibida a partir de janeiro de 2009...e a partir de janeiro de 2010 proibido o uso. Isso protegeria o comércio...pois iriam ter um tempo para vender o restante de seus estoques...e seria justo com o consumidor...que teria um ano para aproveitar seu investimento.

Se esse país fosse sério, pelo menos eu deveria ser reembolsado pela despesa que tive...joguei fora R$ 400,00.

E aí...vocês sabem se essa lei sacana vingou mesmo...tá proibido o uso de Xenon a partir de janeiro de 2009?
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
jecastro
Motoqueiro

Re: XENON...TÁ PROIBIDO MESMO...???

Mensagem por jecastro »

Xenon já esta proibido antes desta lei, só é permitido se a luz for branca ou amarela e tem que constar nas observações no documento da moto após vistoria de orgão de homologação, oque ocorre é que em 99% dos casos a fiscalização faz vista grossa.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Parada
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Parada »

na verdade qualquer tipo de adulteração do veículo é proibido, e o xenon se encaixa nesse caso!!! Se analisarmos friamente iremos perceber que muita gente anda em desconformidade, alterando escapes, piscas, etc, etc, etc....e não pega nada....se eles forem levar tudo a risca o povo brasileiro só vai andar a pé!!! :-D Pelo que sei, eles só pegam no pé por causa do xenon na transferência do veículo, de resto pode usar normal!!!

Abs
Maggiolo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Maggiolo »

Mas galera...fiz uma vistoria na moto há duas semanas no Detran...e eles olharam o farol e não falaram nada...

Pelo contrário, eu questionei o fiscal que fez a vistoria e ele me disse que a luz não podia ser laranja (ou amarela...já não me lembro), de resto passa...
Imagem
LIBERDADE É PASSAR A MÃO NA BUNDA DO GUARDA...
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Maggiolo, se o seu Xenon for de 6.000ºk, pode sim, a luz é branca e está conforme a lei atual...
O que voce leu a respeito foi um projeto de lei...
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Maggiolo escreveu:Pô galera...coloquei xenon na minha moto não tem nem dois meses...

Li por aí (já faz um tempo) que foi editada uma lei proibindo Xenon a partir de janeiro de 2009. Alguém sabe dizer se a lei vingou mesmo?

Se querem proibir, deveriam, primeiro, proibir a venda por um ano. Aí sim...depois de um ano proibiriam o uso.

Se esse país fosse sério, pelo menos eu deveria ser reembolsado pela despesa que tive...joguei fora R$ 400,00.

Primeiro dexa só eu te lembrar...

EU AVISEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII }:)

Bricadeira, mas na boa Maggiolo, sem zoação nem nada, aco que o país não tem nada a ver com vc ter gasto 400 paus, já que vc gastou pq quis e por sua conta e risco de ser parado e a policia falar que vc adulterou seu veiculo e leva-lo para o patio e embora vc possa estar com uma luz branca, reguladinha e tudo mais, sua moto é passivel de patio, facil, facil, com o policial utilizando o simples argumento de "adulteração das caracteristicas originais do veiculo" e aí, é sem xixi minha nêga, vai pro patio mesmo...

E sobre a proibição de venda por um ano e depois proibição do uso, tb é meio incoerente, já que os caras que tão ganhando dinheiro com a venda do kit (por exemplo o cara que te vendeu por 400 paus), não vão querer largar essa teta mais nem a pau e ai o q q vai acontecer? Vão vender de forma (mais) ilícita...

Se é pra proibir, tem que proibir de uma vez e fiscalizar lojas e usuarios... Faz abtida em loja, o cara tem Xenon pra vender, apreender e multa o peão... E o cara na rua que for parado e tem o xenon no carro ou moto, apreende o veiculo, manda pro patio e tasca a multa no cara, ponto final...

Ninguem obrigou ninguem a colocar o xenon no carro ou moto, cada um fez por livre e expontanea vontade e por sua propria conta e risco, igual a uns par de anos atrás que virou moda (graças a coisas como Fast & Furious e Need for Speed), aquelas porcariazinhas de farois "ANGEL EYES", que não iluminavam bosta nenhuma, mas era um arinho colorido, verda, azul, rosa, branco e o cacete a 4 de cor e ficavam bunitinhos no farol do carro, porem era uma alteração perigosa, já que aquilo não tinha nenhuma utilização por segurança ou algo do tipo, era apenas pra chamar a atenção e dar destaque ao carro... E um monte de nêgo colocou aquilo no carro, ai quando a policia começou a ver a febre que estava virando aquilo, começou a fiscalizar e acabou a palhaçada da mesma forma que começou, de forma extremamente rapida...

Fazem cerca de 2 meses que eles estão falando que a partir de janeiro de 2009 a coisa vai mudar... Já é bastante tempo pro cara colocar de volta a iluminação normal da moto não é??? ;-) ;-) ;-)
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Puma

Mensagem por Puma »

Quando vc resolveu colocar vi muita gente avisando que era proibido assim mesmo optou por colocar por sua conta e risco, o que vc quer agora??
Uma legião de solidarios a sua opção de usar xenon??
Não se preucupe aqui é o M@D e capaz de surgir até a ideia de fazer um abaixo assinado "Pro Xenon"

Mas minha opnião é simples e direta, bem feito para quem colocou, tomara que tenha um multa bem pesada.

fui.............
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

Maggiolo se for 6k fique tranquilo

regule bem para baixo para não incomodar ninguem

e ignore as freiras
البحث عن السلام
mantabodyboarder
Dinossauro
Contato:

Mensagem por mantabodyboarder »

Tá preocupado e acha que seu Xenon é 100% funcional e não atrapalha ninguém?

Faça o procedimento de regularização, com vistoria, laudo e etc.
Assim vai constar no documento a alteração e pronto.

Mas duvido que uma dessas adaptações passe sem trocar o globo ótico por um próprio.;..
NC750x

-- no donut for you! --
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

mantabodyboarder escreveu:Tá preocupado e acha que seu Xenon é 100% funcional e não atrapalha ninguém?

Faça o procedimento de regularização, com vistoria, laudo e etc.
Assim vai constar no documento a alteração e pronto.

Mas duvido que uma dessas adaptações passe sem trocar o globo ótico por um próprio.;..

;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-) ;-)

georgesjr escreveu:Maggiolo se for 6k fique tranquilo

regule bem para baixo para não incomodar ninguem

e ignore as freiras

Vc passou sua moto por vistoria???

Tenta lá pra ver se só por ser 6000k tá bão e tudo certo...

99% dos caras que tão usando isso não passariam numa vistoria, senão 100%, já que devo conhecer (contando com vc, Luigi, Maggiolo e outros) uns 50 nêgo que instalaram isso e não tem UM, apena UM misero, que tenha instalado de forma correta mudando o bloco optico...

Bom, mas vamos lá, ficar discutindo isso com vcs é chover no molhado...

Boa sorte a partir do ano que vem ;-)
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

Maggiolo.

O seu é bi-xenon? Se não for faça que nem eu. Quando vejo um guardinha ou viatura taco na alta. Passo e volto pro xenon!!! ;-)

Tb já fui parado em blits. Foi falado um monte de coisa que estava irregular na minha moto: escape, pisca, retrovisor, pneu careca, placa aéria e doc atrasado. Não levei nem uma multa nem foi falado nada do xenon!!! ;-)
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
jabsb
Dinossauro

Mensagem por jabsb »

A moto do Carlos é a prova de que Silver Tape é um dos materiais mais resistentes a fadiga :lol:
orgulho de ser CGzeiro!
andress
Motoqueiro

Mensagem por andress »

Maggiolo escreveu:Pô galera...coloquei xenon na minha moto não tem nem dois meses...

O certo seria a venda estar proibida a partir de janeiro de 2009...e a partir de janeiro de 2010 proibido o uso. Isso protegeria o comércio...pois iriam ter um tempo para vender o restante de seus estoques...e seria justo com o consumidor...que teria um ano para aproveitar seu investimento.

E aí...vocês sabem se essa lei sacana vingou mesmo...tá proibido o uso de Xenon a partir de janeiro de 2009?
Perai, isso ai é uma baita de uma contradição ou vc se expressou mal? Falando em país serio e quer usar esse artificio de proibir a venda pra PODER VENDER O RESTANTE DO ESTOQUE sabendo que depois seria proibido tudo?!?!!?

Não entendi essa SERIEDADE DO PAIS!!!! :-( :-( :-(

Aproveitando o topico, conversando num boteco esses dias, um camarada amigo dum amigo meu tava reclamando dum xenon que ele colocou na srad dele, que deu pane geral na parte eletrica e um eletronico entrou na conversa e disse que o xenon possui "alta resistencia" e por isso quando da problema no xenon, nao aciona nenhum circuito de protecao para o mesmo e entao "espalha" o calor para outras partes eletricas da moto e assim vai "queimando" tudo o que tem pela frente!!! Alguem sabe se essa explicacao procede?!?!!? E pra engrossar a fila, eu acho que xenon atrapalha, e ofusca quem segue a frente ou quem vem de encontro a quem usa xenon sim!
}:)
"Uma cerveja antes do almoço é muito bom pra ficar pensando melhor"
"naquele tempo, em 1974, ele teve a visao do falcao peregrino e o desejou, e, em 2012 ele chegou, branco como uma noiva..." - andress, 13:40
Felipe Mark
Motociclista

Mensagem por Felipe Mark »

Pelo que sei nao sendo o de 8k, 10k ou 11k, pode usar sem problemas.

Tenho o de 6k que e o branco azulado e ja fui parado pela policia e nao falaram nada.
So levei uma multa por nao estar com o doc, que deixei em outra jaqueta por causa da chuva.
Mas do farol ele nem falou nada.
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

Felipe Mark escreveu:Pelo que sei nao sendo o de 8k, 10k ou 11k, pode usar sem problemas.

Tenho o de 6k que e o branco azulado e ja fui parado pela policia e nao falaram nada.
So levei uma multa por nao estar com o doc, que deixei em outra jaqueta por causa da chuva.
Mas do farol ele nem falou nada.
O fato de você não ter sido multado não significa que o farol seja legal. apenas que o policial é desinformado ou não é dos mais complicadores. Por exemplo, no RJ em algumas localidades quase ninguém usa capacete ou placa nas motos e os policiais não fazem nada.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Felipe Mark escreveu:Pelo que sei nao sendo o de 8k, 10k ou 11k, pode usar sem problemas.

X 2, e já fui parado diversas vezes, uso o xenon desde 2006 e nada de bronca...
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Eu já nem entro mais na discussão.
Como sempre, lei pra pegar riquinho não dá em nada, aqui em SC não param motor maior que 250, vou usar até me encherem o saco, coloco a lampada original pra apresentar a moto depois volto pro xenon e boa ;)
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

luigi escreveu:Eu já nem entro mais na discussão.
Como sempre, lei pra pegar riquinho não dá em nada, aqui em SC não param motor maior que 250, vou usar até me encherem o saco, coloco a lampada original pra apresentar a moto depois volto pro xenon e boa ;)
Exatamente. Já contei aq q nesse dia na blits foi parada uma bis toda original mas com espelho igual ao meu. O piá não soube conversar com o policial e a moto foi pro pátio!!! Tb o policia disse que o espelho era proibido o moleque disse que queria ver ele levar a moto pro pátio por causa do pisca :lol: :lol: :lol: RI UM MONTE
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
ewinters
Roda Presa

Mensagem por ewinters »

Caro Maggiolo,

Por incrível que pareça, o xenon passará a ser PERMITIDO no ano que vem, pois entrará em vigor uma resolução do CONTRAN disciplinando o assunto. Hoje a exigência se resume a luz ser branca.

Quem tiver interesse em fuçar segue o link com uma discussão mais técnica sobre o assunto:

http://www.ceatnet.com.br/modules/newbb ... umpost1187

[edit] Agora, pra quem tem paciência MESMO, segue o link da nova norma:

Resolução CONTRAN 227/07

Abs
Fazer 250 LE
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

ewinters escreveu:Caro Maggiolo,

Por incrível que pareça, o xenon passará a ser PERMITIDO no ano que vem, pois entrará em vigor uma resolução do CONTRAN disciplinando o assunto. Hoje a exigência se resume a luz ser branca.

Quem tiver interesse em fuçar segue o link com uma discussão mais técnica sobre o assunto:

http://www.ceatnet.com.br/modules/newbb ... umpost1187

[edit] Agora, pra quem tem paciência MESMO, segue o link da nova norma:

Resolução CONTRAN 227/07

Abs
Boa ewinters, agora as freiras vão parar de encher... CHUUUUPPPAAAAAAAAAAA... :lol: }:)
Responder