Gasolina Argentina: A oitava maravilha :-D

Grupo de discussão geral sobre motos.
logoff
Roda Presa

Gasolina Argentina: A oitava maravilha :-D

Mensagem por logoff »

Pessoal, tive que dar umas esticadas nos ultimos tempos, e sempre pros lados da Argentina (que fica a 70km daqui), aproveitava e abastecia lá com a Fazer 250cc, e pude constatar algumas coisas revoltantes para nos....

Fiz algumas medias, e é absurdo o rendimento da gasolina SUPER da argentina, comparado com a que abasteço no brasil, texaco aditivada com techron.

Vamos aos Fatos:

Media na estrada, garupado e mais bagagem com gasolina texaco brasileira: 18 km/l
Media na estrada, garupado e mais bagagem com super argentina: 25 km/l

Media na cidade, gasolina texaco brasileira: 21 km/l
Media na cidade, gasolina super argentina: 29 km/l

Preço da texaco brasileira: R$ 2.63
Preço da Super Argentina: R$ 1.80 (sem falar que tem a gasolina normal, que é R$ 1.45 e é mto boa tbm)

Faço uma média de 1000 km por mês, logo, abastecendo com gasolina brasileira gasto em média a bagatela de R$ 125.00 mensais. Se abastecer com a argentina, gasto em media R$ 62 mensais. É 50% de economia com uma gasolina superior... é SÓDA.

Alguns comentam o fato da gasolina argentina ser mais forte e que da problema, mas isso é boato de dono de posto na fronteira desesperado. Sei de mille fire flex com 80 mil km que nunca sentiu gostinho de alcool mto menos de gasolina brasileira, só argentina, e tá perfeito. Motos tbm, cg 150 com 40 mil km na mesma situação. Por aqui todo mundo abastece na argentina, e n tem problema não.

O unico problema é que preciso fazer 140 km pra ir e voltar até lá, entao nao compensa mto ficar indo abastecer lá, só qdo to de passagem pela região mesmo. Tão prolongando a BR 282 aqui em São Miguel do Oeste, passando por Paraíso e indo até a ponte sobre o peperi-guaçu que faz divisa com a argentina, agora é estrada de chão, estão asfaltando, e ai vai dar apenas 30 km daqui até lá, ida e volta 60 km, ai vai ficar bom.

Bom, então é isso, pago 30% a mais pela gasolina brasileira, pra fazer 7 ou 8 km a menos por litro, pra ter um rendimento 28% pior. E o melhor de tudo é que a gasolina argentina tem esse rendimento todo com vc sentindo que parece que a moto tem mais gás doque com gasolina brasileira.

Beleza pura Brasil!
:-( :-( :-( :-( :-(
elio_filho
Roda Presa

Re: Gasolina Argentina: A oitava maravilha :-D

Mensagem por elio_filho »

O consumo menor é por causa da ausência de alcool... aqui não temos gasolina, mas GASOHOL como é o nome dessa mistureba.

Agora conta mais da Fazer com essa gasolina super argentina, funciona normal? Mesmo desempenho ou fica mais xoxa?

Abraços curiosos,
* Elio Filho
* Suzuki Boulevard M800 Phoebe®
* Praia Grande - SP
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

Não tem como despachar 20 litros dessa gasolina via sedex não??? }:) }:) :-D
leosampaio
Novato

Mensagem por leosampaio »

Nao rola comprar aqueles tanques plasticos de 40l e encher lá toda semana?
Aproveita e revende ai no seu bairro :D

abraços
olavo
Novato

Mensagem por olavo »

Estou colocando a da texaco do Brasil e constatei que a minha hornet melhorou bastante, a Texaco p mim é a melhor gasolina. abrç.
Olavo Maia Jr - HORNET VERMELHA 2008
Nakayama
Motociclista

Mensagem por Nakayama »

Bom... o problema da gasolina da Argentina é que ela é boa demais para os nossos veículos.
Talvez a Fazer por ter injeção sem sonda se saia melhor, sei lá. Mas motores pequenos em geral não se dão muito bem com a gasolina de lá.
Eu não abasteço meu carro lá (Corsa 1.0 MPFI), mas tenho vários amigos que abastecem por lá.
O corsa quando tentei abastecer lá (com a super) o carro fica mais esperto e mais econômico, mas em algumas situações apresenta sintomas de detonação (batida de pino), se abastecer com a comum fica pior.
Eu não sei se a longo prazo isso pode prejudicar o motor, mas não vou arriscar.
Carros carburados o pessoal "regula" pra rodar com gasolina de lá.
Tem muito brasileiros que abastecem por lá e muita gente não tem problema, mas se você der uma volta a pé aqui em Foz é aquela sinfonia de batidas de pino.
Bom, esse é meu relato, tenho certeza que existem várias pessoas que irão dizer que não tem problema nenhum, mas......
Manowar
Roda Presa

Mensagem por Manowar »

olavo escreveu:Estou colocando a da texaco do Brasil e constatei que a minha hornet melhorou bastante, a Texaco p mim é a melhor gasolina. abrç.
Meu mecânico também me disse isso, acho que vou começar a tentar a gasolina da família Bush...
Imagem
XLX250R 87
Fazer 2007
logoff
Roda Presa

Mensagem por logoff »

Então gurizada, vinha testando td que eh tipo de gasol brasileira desde o tempo de TDM 225cc, e a que se sai melhor é realmente a texaco. Só ñ testei podium pq aqui na minha cidade ñ tem.

elio_filho: Com a gasolina argentina, vc fica com a impressão que a moto tem mais gás. Definitivamente ñ perde desempenho!

Felipe e Leo sampaio: Na aduana, qdo vc entra de volta pro brasil o carro é revistado, vc ñ poder ter nada de origem animal ou vegetal e mto menos combustivel em galão. Podes comprar só cerveja e cereal, higiene pessoal essas coisas. O pessoal andava malandro, ia pra lah, enchia o tanque e vinha pro brasil e esvaziava, ai voltava lá encher de novo. O resultado é que passaram a monitorar os veiculos agora, se te pegarem indo 2 ou 3 vez e voltando tu tá fu fu....
Mau/Santos
Mito

Mensagem por Mau/Santos »

Estive na região da fronteira agora no Reveillon, e numa das vezes q fui até Puerto Yguaçu acabei aproveitando e abastecendo por lá. Segundo me aconselharam, só não devia usar a gasolina comum lá deles, pq ela tem um aditivo q detonaria o motor do carro.......talvez enxofre, não lembro direito agora.....
Abasteci com uma acima da comum, portanto, e apesar de ter tido de andar devagarinho por "imposição" dos demais ocupantes do meu carro (qta falta de confiança! hehehe) oq posso falar de positivo é q nao notei nada q desabonasse o combustivel deles...
Agora....a gasolina paraguaia, nem de graça!
hehehehehe!
Since 03/03/2006
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

descobriram a américa... rssss

não tem nem comparação com esse lixo que chamam de gasolina aqui.

pena que é pra poucos (brasileirotários) essa mamata fronteiriça.

sobre bater o pino... realmente existe o risco em carros mais novos, as fábricas daqui começaram a abusar nas taxas de compressão a partir do começo da década, por conta do álcool obrigatório (álcool misturado aumenta a 'octanagem virtual' da gasosa). Mas minha moto ultramoderna com tecnologia dos anos 60 com certeza ia adorar beber gasosa purinha.

[]x
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Eu ouvi o pessoal falar que a gasolina da argentina acaba com o motor dos carros e motos brasileiros, mas com certeza é conversa fiada, dizem para não ver aquela frota imensa indo abastecer com uma gasolina muito boa e barata.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

só de olhar aquela coisa azul linda entrando no tanque os olhos chegam a brilhar, dá vontade de beber hahaha
ano passado qndo voltamos do Motocao ai de S.M.O enchi o tanque da B12, a media piorou pq a ogra gosta de alcool, coisa pura é desperdicio kkkk, na ida fez 19.8 a 120/130 com gás. do brasil e na volta acompanhando umas pepsis com garupa (110 no pau da viola) fez 18.5 com a azul argentina
logoff
Roda Presa

Mensagem por logoff »

como ela andou pouco e demorou a chegar, bebeu um pouco pra passar o tempo :-D
logoff
Roda Presa

Mensagem por logoff »

Motocão vai ser entre os dias 8,9 e 10/03, creio eu, vem pra ca de novo alemao?

Assim que sair a data certa e a programação posto no encontros e viagens
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

A gasolina Argentina só é vantagem para veículos com IE que ajustam a mistura, numa moto carburada a tendência vai ser aumentar o consumo, a não ser que se ajuste a mistura para reduzir a entrada de gasolina. Em 2005 quando fui até o Chile com uma pálio Weekend 1.0 16V a média ficava em 16km/l na Argentina mantendo velocidade em torno de 120km/h.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Joel
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Joel »

jecastro escreveu:A gasolina Argentina só é vantagem para veículos com IE que ajustam a mistura, numa moto carburada a tendência vai ser aumentar o consumo, a não ser que se ajuste a mistura para reduzir a entrada de gasolina.
É isto ai... sem injeção não tem a "auto-regulagem" e fica pior, ta ai a grande vantagem de
ter injeção eletronica. Inclusive para o esquema de altitude.
Tudo que me desejares, que recebas em dobro...
O homem só envelhece quando os lamentos substituem seus sonhos. Provérbio chinês
http://eDeMoto.blogspot.com
#NETTO#
Motociclista

Mensagem por #NETTO# »

O pior de tudo e que lá na argentina a gasolina vendida nas bombas e gasolina Brasileira sem adição de álcool ...

E, pois e minha gente lá a gasolina e pura, sem adição de álcool, e pode sim danificar o motor por que os motores
Brasileiros são taxados para compressão de gasolina misturada, então a I.E. envia muito mais combustível do que seria necessário se a gasolina fosse pura...

Por isso alguns carros batem saia de pistão, pino de biela, e faz muito barulho no motor quando se coloca a gasolina pura...

Mais e só vc antes de encher o tanque colocar uns 10 litros de álcool que já vai dar uma mistura parecida com a daqui ai não tem problema algum andar com a gasolina pura do Paraguai , Argentina , como disse a gasolina e Brasileira , simplesmente não contem álcool ...

Pensar que e produzida aqui , vai pra lá de caminhões , isso se da despesas com frete , impostos de exportação , chega lá na Argentina , vai pra distribuidora , novamente paga frete para ir de caminhão ao posto , margem de lucro do posto , impostos da argentina , e ainda assim consegue ser mais pura e mais barata que a vendida aqui ...

E muita sacanagem ...

Vlw :)
Neto > GSX 650 F :)

Imagem
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

todo castigo pra corno é pouco.

antes de usar gasolinha argentinha, conheça o seu motor... se a taxa de compressão for até 11:1 deve dar pra usar sem susto, se for bizarrice tipo vhc (12.5:1) ou esse ztec flex (13:1) não arrisque... eu mesmo só uso álcool nesse ztec do KA.

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Usei na XTE e a moto ficou redonda. A única coisa que tive que mexer foi na lenta, tive que baixar.

De resto, só alegria, o motor funciona melhor, o barulho muda (pode ser o tal efeito placebo), a lenta bate certinho, sem oscilação, o ponteiro do contagiros fica ali, paradinho na regulagem que tu coloca, a moto responde melhor, ou seja, tudo de bom mesmo. E não reparei bateção nenhuma no motor.

Lá eles vendem por octanagem, 93, 95 e 98. Usava a de 95.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder