Quase queda - o aprendizado nunca para!

Grupo de discussão geral sobre motos.
stcowboy
Motociclista

Re: Quase queda - o aprendizado nunca para!

Mensagem por stcowboy »

Aprendi em curso prático lá na dona Honda: em curvas muito fechadas em baixa velocidade (manobrando por exemplo), moto bem inclinada e corpo ereto, usem os quadris e a força dos pés nas pedaleiras para deitar a moto. Em curvas mais abertas e de maior velocidade, inclinação mínima e corpo pra dentro da curva. Dica importante principalmente em motos com curso longo de suspensão: aproveite a suspensão em mudanças rápidas de direção! Ah, e contra esterço sempre!

E sempre bom lembrar: Manter sempre os olhos onde se quer ir! Fizemos slaloms que pareciam impossíveis com uma única mão usando essas técnicas.
Fazer 250 2008 - 2012
Bandit 650S 2012 - 2013
Tenere 250 2014 - 2016
MSM - 2016 - 2017
Traxx Joto 125 - 2017 - 2020
CB 500F 2024…
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
Por que não caí? Não foi só o pé no chão. Atribuo o fato de não ter caído ao fato de inclinar blá blá blá....

Na minha humilde opinião, vc não caiu por pura sorte mesmo...... ;-)
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Fato!
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu:
Por que não caí? Não foi só o pé no chão. Atribuo o fato de não ter caído ao fato de inclinar blá blá blá....

Com certeza tive sorte, e o mais incrível, é que quanto mais pratico mais sorte eu tenho. :roll:
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Dumbex escreveu:Foda o que aconteceu.

Aconteceu algo parecido comigo, uma carreta fez uma conversão proibida e perdi o controle da moto. Pra não cair de lado meti o pézão no chão pra equilibrar.

Resultado: Ligamento rompido. Tive que fazer cirurgia de reconstrução alguns meses depois. Foda hahahaha.

Abraço.
Pior que na hora fiquei com medo de ter acontecido algo, as vezes não se sente na hora por causa da adrenalina, mas ainda bem que não deu dor alguma depois. ;-)
Viajaire é preciso...

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu:
Robson escreveu:
MAD escreveu:

Com certeza tive sorte, e o mais incrível, é que quanto mais pratico mais sorte eu tenho. :roll:
MAD.... já aconteceu a mesma coisa comigo, eu de RD350.

Também nao cai, e olha que não tenho essa habilidade toda que vc tem.... :lol:

Eu não cai pq meti o pé no chão (instinto puro) e a moto deslizou até pegar o grip do asfalto de novo.... acredito piamente que se a mancha de óleo fosse 10 cm mais larga eu teria ido para o chão.

Um acidente bem tipico.... com óleo na pista em uma curva não tem nada a fazer senão contar com a sorte.....

Robson

Mensagem por Robson »

E esse aqui em linha reta..... pule para 1:50m

Não tem o que fazer.... é pura sorte cair ou não.
JPaulo
Dinossauro

Mensagem por JPaulo »

MAD escreveu:
Robson escreveu:
MAD escreveu:

Falou tudo ;-)

Nunca saberemos se foi exatamente isso que te salvou, mas certamente praticar não te faz mal.

Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Robson

Mensagem por Robson »

nao estou falando que praticar faz mal.

mas no caso de óleo, eu atribuo que ele não tenha caido mais por ele ter metido o pé no chão do que qualquer outra técnica de pilotagem.

e é simples de entender, se ele colocou o pé no chão é pq a moto inclinou além do esperado, e ele já tinha perdido toda a postura em cima dela.... não dá tempo para se repocionar e deixar a moto menos inclinada possivel em uma fração de segundo, como relatado..... :roll:

só olhar os videos e ver como é rápido o processo de escorregamento e queda.
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

facin de ver a manchona de óleo na pista e o cara caiu mesmo assim de cg...burro!! :pow:
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:nao estou falando que praticar faz mal.

mas no caso de óleo, eu atribuo que ele não tenha caido mais por ele ter metido o pé no chão do que qualquer outra técnica de pilotagem.

e é simples de entender, se ele colocou o pé no chão é pq a moto inclinou além do esperado, e ele já tinha perdido toda a postura em cima dela.... não dá tempo para se repocionar e deixar a moto menos inclinada possivel em uma fração de segundo, como relatado..... :roll:

só olhar os videos e ver como é rápido o processo de escorregamento e queda.

Posta o vídeo aí já que tu parece que estava lá pra ver :lol:

Robson, claro que tive sorte! O quanto de sorte que tive não tenho como precisar. Sorte é uma coisa totalmente subjetiva, quer dizer que por uma infinidade de fatores eu não caí. Dentre esses fatores tu pode elencar N relativos a coisas sobre as quais eu não tinha controle algum, como saber exatamente qual era a aderência da pista, se era óleo mesmo ou outro líquido misturado à sujeira... e podemos elencar N fatores sobre os quais eu tinha alguma capacidade de influenciar de forma objetiva.

Se fosse óleo pra caralho provavelmente não teria o que fazer, mas não era, a questão é que em cada situação existe uma linha ou ponto que depois dele não tem volta, talvez como nos vídeos que tu postou. E se tu puder através de alguma técnica ou postura aumentar um pouco tua margem de segurança, tu pode estar reduzindo tuas chances de ultrapassar esses limites que aparecem à cada dia em pontos aleatórios.

Não tem como tu calcular esses limites, então o que te resta é elevar tuas margens de segurança, na esperança de que a cada vez que tu te depare com essas situações limite, que eles possam chegar perto mas não ultrapassem tua margem. Quanto mais margem tu criar, mais vezes tu conseguirá evitar de chegar no ponto que não tem volta. Não tem como garantir que nunca aconteça, mas é uma forma de reduzir a probabilidade.

Não tens como negar que reduzindo a inclinação se reduz as chances de perda de aderência, e não estou falando de nada que tenha lido em livros, é prática pura, nem sempre pilotei assim, e sei como essa técnica passou a me permitir fazer curvas em piso molhado muito mais rapida e facilmente que se estivesse inclinando com o corpo alinhado à moto, mesmo sentindo a traseira dando pequenas rabeadas no meio da curva consigo manter o controle, o que seria impossível da outra forma. Então sei por experiência o quão são mais controláveis as perdas de aderência desde que comecei a utilizar essa técnica.

Então, de forma objetiva, estou criando uma margem que não só diminui as chances de derrapagem, mas quando elas ocorrem, são menores ou mais fáceis de controlar por serem menos buscas, claro que até um certo limite.

Obvio que é impossível eu dizer com 100% de certeza se eu teria mesmo caído, ou se por algum milagre eu teria conseguido me safar de um movimento ainda mais brusco e com mais inclinação do que eu estava, mas ficou para mim a sensação de que as chances seriam mínimas.

Posto isso, e considerando que só eu posso dizer o quão rápida foi a coisa e o quão perto eu senti que estive de cair, que se não fosse eu estar utilizando tal postura e técnica, muito provavelmente não teria tido a mesma sorte. Nesse caso, mesmo que parcialmente (e pode ter sido decisivo), eu ainda acho que nesse caso posso ter feito a minha sorte.
Viajaire é preciso...

Robson

Mensagem por Robson »

MAD escreveu: Não tens como negar que reduzindo a inclinação se reduz as chances de perda de aderência, e não estou falando de nada que tenha lido em livros, é prática pura, nem sempre pilotei assim, e sei como essa técnica passou a me permitir fazer curvas em piso molhado muito mais rapida e facilmente que se estivesse inclinando com o corpo alinhado à moto, mesmo sentindo a traseira dando pequenas rabeadas no meio da curva consigo manter o controle, o que seria impossível da outra forma. Então sei por experiência o quão são mais controláveis as perdas de aderência desde que comecei a utilizar essa técnica.
.
.
.
Posto isso, e considerando que só eu posso dizer o quão rápida foi a coisa e o quão perto eu senti que estive de cair, que se não fosse eu estar utilizando tal postura e técnica, muito provavelmente não teria tido a mesma sorte. Nesse caso, mesmo que parcialmente (e pode ter sido decisivo), eu ainda acho que nesse caso posso ter feito a minha sorte.

o que estou dizendo é muito simples.... qdo tu meteu o pé no chão, lá se foi toda sua postura técnica, e entrou a 100% objetiva SORTE.

É isso.

postura técnica te livraria se tivesse ocorrido um "power slide" e vc com os dois pés na pedaleira controlasse a moto.

mas a partir da hora que vc colocou o pé no chão, ali já tinha perdido o controle da moto. :roll:

Abraço
kbça
Dinossauro

Mensagem por kbça »

É técnica sim... de flat track! :rof:

Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!

Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Robson

Mensagem por Robson »

isso é técnica:
Imagem

isso é depender da sorte:
Imagem
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Robson escreveu:
MAD escreveu: Não tens como negar que reduzindo a inclinação se reduz as chances de perda de aderência, e não estou falando de nada que tenha lido em livros, é prática pura, nem sempre pilotei assim, e sei como essa técnica passou a me permitir fazer curvas em piso molhado muito mais rapida e facilmente que se estivesse inclinando com o corpo alinhado à moto, mesmo sentindo a traseira dando pequenas rabeadas no meio da curva consigo manter o controle, o que seria impossível da outra forma. Então sei por experiência o quão são mais controláveis as perdas de aderência desde que comecei a utilizar essa técnica.
.
.
.

o que estou dizendo é muito simples.... qdo tu meteu o pé no chão, lá se foi toda sua postura técnica, e entrou a 100% objetiva SORTE.

É isso.

postura técnica te livraria se tivesse ocorrido um "power slide" e vc com os dois pés na pedaleira controlasse a moto.

mas a partir da hora que vc colocou o pé no chão, ali já tinha perdido o controle da moto. :roll:

Abraço
Porra tche, não cansa minha beleza! :lol: Power slide tu tá indo pra o extremo do controle da derrapagem, o cara tá lá tendo o tempo todo o controle da coisa, capice? Quem me dera eu! Em nenhum momento disse que nesse caso eu tinha o controle total da derrapagem, só disse que era um jeito de tornar as DESGARRADAS menos bruscas, e essa também deve ter sido menos brusca do que seria da outra forma de pilotar.

Ela saiu do controle, mas podia ter sido pior, deu tempo de botar o pé sem grande dificuldade, do outro jeito podia ter botado o pé e mesmo assim não ter adiantado.

Na boa véi, fica firme nas tuas convicções e nas tuas próprias técnicas, tá funcionando pra ti, que continuem funcionando. ;-)

Eu desde que comecei a pilotar eu sabendo que nada sabia humildemente busquei aprender técnicas e dicas de caras que sabiam o que estavam dizendo, e tentei na medida do possível colocar em prática essas coisas e incorporá-las à pilotagem. Continuo aprendendo e tenho muito que aprender ainda desse prazer que traz essa relação homem/máquina. Acho do caralho! Tenho lido ultimamente revistas estrangeiras e vejo um monte de textos onde os caras ainda falam disso, coisa que não costumo ver muito por aqui, seja nas nossas revistas, seja no m@d.

Alguns entenderam o que eu quis dizer, outros nunca entenderão. Vlw!
Viajaire é preciso...

Jota

Mensagem por Jota »

a única certeza é...

perdeu a cueca. nem adianta tentar negar.
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Jota escreveu:a única certeza é...

perdeu a cueca. nem adianta tentar negar.
Derrapada total!!! :lol:
Viajaire é preciso...

Saurus
Mito

Mensagem por Saurus »

MAD, desculpe concordar com o Tio Róbis.

O fato é que a coisa foi repentina, uma "surpresa" e você, certamente, não estava esperando por essa derrapagem. Mesmo pilotos PRO quando não caem nessas situações, é por pura SORTE.

Não se culpe. Qualquer um está sujeito a esse tipo de coisa. Eu mesmo sofri um acidente esse ano que me custou uma placa e 11 parafusos no tornozelo. E olha que eu estava @ menos de 10 Km/h, mas tinha um bueiro despejando aquela água de esgoto gordurosa, que mesmo para caminhar é difícil se manter em pé, justamente em baixo de um semáforo em frente a um hospital. Quando apertei o freio dianteiro para parar, chão, moto caiu sobre o tornozelo e tornozelo quebrado (fíbula e tíbia quebrados causando luxação de todo o conjunto do pé).

Então, não se envergonhe de ter dado uma phuttta de uma cagada por não ter ido ao chão e nem arrebentado a perna e o pé ao colocar o pé no chão. ;-)
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Eu não poderia ter me expressado melhor... (tirado do tópico da MotoGP)
Belo escreveu:
MAD escreveu: Concordo parcialmente com toda a questão da experiência do Rossi, com certeza ela tem um papel crucial no seu jogo, mas em Misano, a sorte foi uma aliada mais efetiva que a experiência.
Bagé escreveu:Rossi aprendeu direitin com Hayden :lala: A tática infalível: Seja meia boca, conte com um pouco de suerte e será campeom :roll:
.
Acreditar em sorte ou azar é ignorar que o universo é regido por leis imutáveis que não reconhecem cada ser humano individualmente.
Na verdade acho que acreditar na sorte é premissa para minimizar os erros atribuindo-os ao azar.
Duvido que qualquer piloto monte em um monte de caninhos soldados (by Bagé) com um motor gigante no meio das pernas contando com a sorte para terminar o dia vivo

"Quanto mais eu treino mais sorte eu tenho" - ACHO ser do Tiger Woods

"A Sorte não existe; no máximo, existem circunstâncias favoráveis ou desfavoráveis. A sorte é resultado de tudo que fomos capazes de semear, enquanto a má sorte é o resultado de tudo que não fomos capazes de prever" - Enzo Ferrari

A sorte não existe. Aquilo a que chamais sorte é o cuidado com os pormenores. - Winston Churchill

Tive um professor de química na faculdade que sempre após entregar as provas falava "Para quem estudou, boa prova. Para quem não estudou... Boa sorte"
A desgraça é que a prova era sempre dissertativa e eu raramente encontrava essa tal de sorte :lol: (na verdade quando eu estudava muuuuito, eu encontrava)
Viajaire é preciso...

Responder