Quase queda - o aprendizado nunca para!
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Quase queda - o aprendizado nunca para!
Aí gurizada, quase tomei um tombaço hoje de manhã.
Pra quem conhece PoA zona sul, curva da Icaraí sentido centro bairro. É uma curva que dá pra fazer tranquilamente a 60 e se quiser diversão dá pra fazer a 80~90 ou até um mais um pouco, aí vai da "disposição" do piloto e da moto também. Estava a uns 70 com a Neo.
Mas tá tendo obras por ali, e aquele trecho anda um pouco sujo por causa dos caminhões da obra que transitam por ali. Hoje fui fazer a curva e vi uma parte mais escura e pensei ser um trecho mais limpo de asfalto e entrei tocado, daí bem no meio dela dei gás e a traseira deu uma puta rabeada, no instinto botei o pé no chão, o que evitou a queda, e por sorte ela se ajeitou sem chacoalhar. Se caísse iria ser feio...
Aí percebi que aquilo alí não era um trecho limpo, ou era óleo ou algum produto derramado por outro veículo.
Por que não caí? Não foi só o pé no chão. Atribuo o fato de não ter caído ao fato de inclinar o tronco pra dentro das curvas evitando grandes inclinações. É meio como pendular, mas sem tirar a bunda do banco. Se estivesse reto alinhado com a moto teria inclinado mais e acho que a derrapada teria sido pior e dificilmente conseguiria evitá-la. Já havia percebido não só na Neo como em outras motos que a menor inclinação (mesmo com a mesma velocidade) reduz as desgarradas de traseira ou as tornam menos bruscas, e até acho que me permitiu ter mais espaço e um ângulo melhor para tirar o pé pra apoiar. Fica aí a dica: a cidade é cheia de surpresas e armadilhas, então usar uma técnica para reduzir a inclinação necessária para fazer as curvas sempre dá mais margem de segurança.
Lição aprendida: Em trechos sujos, desconfie de faixas escuras que aparentam estar limpas. Até porque depois fiquei pensando, se fosse uma área limpa pelos pneus dos carros, deveriam ter duas zonas mais limpas e paralelas, mas era uma faixa só.
E vamo que vamo!
Pra quem conhece PoA zona sul, curva da Icaraí sentido centro bairro. É uma curva que dá pra fazer tranquilamente a 60 e se quiser diversão dá pra fazer a 80~90 ou até um mais um pouco, aí vai da "disposição" do piloto e da moto também. Estava a uns 70 com a Neo.
Mas tá tendo obras por ali, e aquele trecho anda um pouco sujo por causa dos caminhões da obra que transitam por ali. Hoje fui fazer a curva e vi uma parte mais escura e pensei ser um trecho mais limpo de asfalto e entrei tocado, daí bem no meio dela dei gás e a traseira deu uma puta rabeada, no instinto botei o pé no chão, o que evitou a queda, e por sorte ela se ajeitou sem chacoalhar. Se caísse iria ser feio...
Aí percebi que aquilo alí não era um trecho limpo, ou era óleo ou algum produto derramado por outro veículo.
Por que não caí? Não foi só o pé no chão. Atribuo o fato de não ter caído ao fato de inclinar o tronco pra dentro das curvas evitando grandes inclinações. É meio como pendular, mas sem tirar a bunda do banco. Se estivesse reto alinhado com a moto teria inclinado mais e acho que a derrapada teria sido pior e dificilmente conseguiria evitá-la. Já havia percebido não só na Neo como em outras motos que a menor inclinação (mesmo com a mesma velocidade) reduz as desgarradas de traseira ou as tornam menos bruscas, e até acho que me permitiu ter mais espaço e um ângulo melhor para tirar o pé pra apoiar. Fica aí a dica: a cidade é cheia de surpresas e armadilhas, então usar uma técnica para reduzir a inclinação necessária para fazer as curvas sempre dá mais margem de segurança.
Lição aprendida: Em trechos sujos, desconfie de faixas escuras que aparentam estar limpas. Até porque depois fiquei pensando, se fosse uma área limpa pelos pneus dos carros, deveriam ter duas zonas mais limpas e paralelas, mas era uma faixa só.
E vamo que vamo!
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
- froesdamotta
- Motoqueiro
Re: Quase queda - o aprendizado nunca para!
Foda é a cueca perdida, e o fedô que fica no banco 
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
- kbça
- Dinossauro
E aí, já trocou a cueca?
Bah, aquele trecho tá uma merda homérica! E a tendência é piorar!
Sobre deitar mais o corpo que a moto... Acho que sempre fiz isso, mas de qualquer jeito não arrisco muito em curvas, principalmente dentro de cidade... É, sou cagão sim, mas prefiro que meu couro continue onde ele está
E mesmo assim já me safei de várias frias (leia-se derrapagens)
Feito!
Sobre deitar mais o corpo que a moto... Acho que sempre fiz isso, mas de qualquer jeito não arrisco muito em curvas, principalmente dentro de cidade... É, sou cagão sim, mas prefiro que meu couro continue onde ele está
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014
E a CBérre virou história, lenda... lá vem a CBéFe!
Tudo perdeu pelo menos metade da graça em 30/03/2015...
Pra dentro da curva você quer dizer para o lado em que a moto está inclinando?
orgulho de ser CGzeiro!
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Yeap!jabsb escreveu:Pra dentro da curva você quer dizer para o lado em que a moto está inclinando?
Viajaire é preciso...
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Salvei a cueca e o courokbça escreveu:E aí, já trocou a cueca?![]()
![]()
![]()
Sobre deitar mais o corpo que a moto... Acho que sempre fiz isso, mas de qualquer jeito não arrisco muito em curvas, principalmente dentro de cidade... É, sou cagão sim, mas prefiro que meu couro continue onde ele está![]()
E mesmo assim já me safei de várias frias (leia-se derrapagens)
![]()
Feito!
Mas pois é véi, sofro do mal de adorar fazer curvas, sem isso pra mim andar de moto perde boa parte da graça. Procuro manter uma margem de segurança na qual eu consiga conciliar diversão com segurança, sem que eu me sinta como se estivesse arriscando minha vida à toa, e o uso dessa técnica para inclinar menos faz parte da preocupação que tenho com essa questão de trabalhar com essas margens.
Mas sempre é bom compartilhar experiências, sempre pode ser útil pra alguém. Outro dia falando com um motoqueiro lá do prédio ensinei pra ele o contra-esterço, ele nunca tinha ouvido falar. Disse pro cara que era especialmente útil para desviar rapidamente de buracos e tampas de bueiro. Outro dia o cara veio me agradecer porque testou e ficou impressionado, isso que o cara tinha anos de uso de moto, trabalha com ela até.
Viajaire é preciso...
Passei por uma situação bastante parecida com a Hunter uma vez, e tive a mesma reação. E a cueca se foi.
orgulho de ser CGzeiro!
- kbça
- Dinossauro
Contraesterço se faço nem notei
Derrapagem em curva já tive pelo menos 2 vezes (que me lembro agora, pelo menos): de CBéRre indo pra Bento (quase estampei um paredão de pedras
) e outra de CBéFe, naquele ponto onde a Borges fica em mão única as 2 pistas sentido bairro, vinha ali da Procergs e peguei a pista da esquerda, ela deu uma escorregada bacana com as 2 (provavelmente areia na pista), mas deixei ela espalhar e cortei um pouquinho o acelerador para ela "sentar" de novo e fiz a curva
Ah, nas 2 sem PT, apesar que na da CBéRre andou bem perto
Feito!
Feito!
Gentalha's Squad - Fudendo a paciência de meio mundo desde 29/8/2010 - Milão Club em 23/04/2014

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
- wcarlete
- Motoqueiro
Russo essa imagem que voce coloco em todo o caso estar com o corpo ou a moto mais inclinado está errado? ou em alguma situação é o correto?
Pergunto isso pq raramente dependendo da situação jogo a moto e fico ereto.
to fazendo burrada?
to fazendo burrada?
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Você pode curvar de três formas:wcarlete escreveu:Russo essa imagem que voce coloco em todo o caso estar com o corpo ou a moto mais inclinado está errado? ou em alguma situação é o correto?
to fazendo burrada?
1. com o corpo acompanhando a inclinação da moto;
2. com o corpo inclinando mais que a moto;
3. com o corpo inclinando menos que a moto.
Cada uma dessas formas de curvar tem a sua função.

Veja mais detalhes nesse link: http://www.vias-seguras.com/layout/set/ ... ndo_curvas

Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Rapaiz.. já passei por algo parecido só que era uma faixa de pedestre na chuva, e foi o pneu dianteiro que escorregou de lado até chegar um trecho não pintado do asfalto, daí ele agarrou de novo. Me peidei todo, tava indo pro trabalho.
- wcarlete
- Motoqueiro
Estou fazendo certo, uso mais a moto em curvas de menor raio.
Valeu russo
Valeu russo
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Tenho uns vicios que luto sempre contra, mais ainda aparecem.
O principal deles é freiar com o traseiro em pânico.
Dias atrás a traseira da CG150 deu uma escapada quando o carro da frente parou de repente e a roda traseira travou, pneuzinho Levorin parecia que estava em cima de sabão, freio zero. Sorte que achei um espaço pra enfiar a moto e soltei o freio em seguida e ela alinhou.
Mas mesmo assim o vício persiste, e é mais perigoso nessas merdas de freio a tambor.
O principal deles é freiar com o traseiro em pânico.
Dias atrás a traseira da CG150 deu uma escapada quando o carro da frente parou de repente e a roda traseira travou, pneuzinho Levorin parecia que estava em cima de sabão, freio zero. Sorte que achei um espaço pra enfiar a moto e soltei o freio em seguida e ela alinhou.
Mas mesmo assim o vício persiste, e é mais perigoso nessas merdas de freio a tambor.
-
Robson
MAD escreveu:
Por que não caí? Não foi só o pé no chão. Atribuo o fato de não ter caído ao fato de inclinar blá blá blá....
Na minha humilde opinião, vc não caiu por pura sorte mesmo......
Foda o que aconteceu.
Aconteceu algo parecido comigo, uma carreta fez uma conversão proibida e perdi o controle da moto. Pra não cair de lado meti o pézão no chão pra equilibrar.
Resultado: Ligamento rompido. Tive que fazer cirurgia de reconstrução alguns meses depois. Foda hahahaha.
Abraço.
Aconteceu algo parecido comigo, uma carreta fez uma conversão proibida e perdi o controle da moto. Pra não cair de lado meti o pézão no chão pra equilibrar.
Resultado: Ligamento rompido. Tive que fazer cirurgia de reconstrução alguns meses depois. Foda hahahaha.
Abraço.
Yamaha FZ6-N 2009 - 2015-...
EX:
CB 300R 2010 - 2010-2015
BIZ 125 ES 2009 - 2009-2014
CG Titan 150 ESD 2008 2008-2010
EX:
CB 300R 2010 - 2010-2015
BIZ 125 ES 2009 - 2009-2014
CG Titan 150 ESD 2008 2008-2010
- kbça
- Dinossauro
Meter o pé no chão pra equilibrar lembra aquela "travessia traumática" Sinimbu-Herveiras na volta da Uruguai Expedition... A diferença lá é que era uma curva estilo SRR sem asfalto, e eu subi por dentro de uma erosão com a CBéRre mais uns bons kg de bagagem em cima
Mas também não caí...
Feito!
Feito!
- jucie
- Motociclista
Bom que você não se machucou, cara.
Eu sempre evito colocar o pé no chão quando estou andando na moto, depois de uma lição que tive. Estava na pista local da marginal pinheiros, quando vi uma pedra. Sei lá, ela devia ter uns 15 cm de altura. Eu não estava muito rápido e resolvi esticar a perna direita e chutar a pedra. Má ideia. Uma coisa é você estar andando e chutar uma pedra. Outra é você estar a uns 50 ou 60 por hora e chutar uma pedra. A lei da reação, entende?
Se eu não estivesse de botas, tinha quebrado meu pé. Bom pra este jumento aqui aprender.
Eu sempre evito colocar o pé no chão quando estou andando na moto, depois de uma lição que tive. Estava na pista local da marginal pinheiros, quando vi uma pedra. Sei lá, ela devia ter uns 15 cm de altura. Eu não estava muito rápido e resolvi esticar a perna direita e chutar a pedra. Má ideia. Uma coisa é você estar andando e chutar uma pedra. Outra é você estar a uns 50 ou 60 por hora e chutar uma pedra. A lei da reação, entende?
Se eu não estivesse de botas, tinha quebrado meu pé. Bom pra este jumento aqui aprender.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
- Saurus
- Mito
Se a roda que desgarrou tivesse sido a dianteira vc estaria postando ou do hospital ou do cemitério.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- georgesjr
- Motoqueiro
- Contato:
epoca que tinha falcon motard me ocorreu de estar garoando e o burro aqui não notou
entrei na curva saiu a traseira fiz um slide corrigi levemente com pé. lembrando das manobras que pessoal faz de motard.
me caguei todo , acho que nem acidente senti tanta adrenalina e cagaço.
entrei na curva saiu a traseira fiz um slide corrigi levemente com pé. lembrando das manobras que pessoal faz de motard.
me caguei todo , acho que nem acidente senti tanta adrenalina e cagaço.
البحث عن السلام