Shimi na Bandit 600.

Grupo de discussão geral sobre motos.
ArDiZZoN
Motoqueiro

Re: Shimi na Bandit 600.

Mensagem por ArDiZZoN »

shimmar em baixa velocidade...

Chuto no pneu!!!

Primeiro verifique a calibragem, se continuar pode trocar o pneu.
O mesmo ja deve ter desagragado a estrutura toda.
Imagem
Beat the machine that works in your head...
Denilson
Motoqueiro

Mensagem por Denilson »

Bom...

Aposto uns 0,58 cents que o problema é o pneu.

E você, não postou como acontece esse shimy...eu julgo acontecer quando solta-se as mãos, não é?

O pneu dianteiro é muito mais sensível que o traseiro.

Todas minhas motos, TODAS, quando o pneu passa da meia vida pra baixo, acontece este lance...geralmente, nunca queremos acreditar que é o pneu, pois olha-se para ele, e vê o bichinho alí...praticamento novinho...e já não dando conta do recado devidamente.

Não adianta balancear, se quiser que a moto pare com isso, tem que trocar o pneu.

Ao trocar o pneu, fale para seu amigo para notar como a moto muda totalmente a ciclística. Até virar a direção da moto, parada...muda.

Eu falo de verdade, raras coisas numa moto é tão boa quanto um bom pneu grandando na frente (novo).

Fuis
Não sou um completo inútil
Ao menos sirvo de mau exemplo
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Fazendo coro ao povo: pneu, pode averiguar que é isso.

180? Que que acham de bom em botar 180 numa moto que não foi projetada para esse pneu? :roll:

Fica pior pra curva, botar 180 em moto cujo original é 160 é coisa de Poser. }:)
Denilson
Motoqueiro

Mensagem por Denilson »

Mas Evandro...

Não tem nada haver com o pneu 180, e sim com o dianteiro.

A traseira com pneu 180 só acarreta em vezes, depois que o pneu também passar de meia vida, criar um trilho quando for usar as bandas deles....

Um abraço, Evandro.

Fuis
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Sabonete, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa. Minha primeira frase refere-se ao problema em si.

Na segunda abordo unicamente o fato de botar o 180 na traseira da moto, não considerei que poderia influenciar no problema. ;-)

Abraço!

Confessa: foi tu que pegou a B12 do Jota. :-D
Denilson
Motoqueiro

Mensagem por Denilson »

Não cara, sinceramente, não fui eu.

Eu não tenho competência pra pilotar um trem daquele.

Entendi sua explanação...foi mal...

Fuis
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

evandro escreveu:
Confessa: foi tu que pegou a B12 do Jota. :-D
Evandro, o dedé é Doutorado em Gereatria mecânica.

Ele idolatra as máquinas velhas, descadeiradas e molezas de curva.

Então, ele não foi o tal comprador da B12 do xota.
Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

B12 shimmar??? Para né. Taí uma moto que nunca me deu susto. Cansei de pegar irregularidade de asfalto com ela e a bicha segue numa boa. Certamente é alguma coisa errada nos pneus ou suspensão. Minha CB 500 deu isso uma vez, mas só quando se soltava as mãos. Era o pneu deslocado. Troquei e acabou o problema.
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Baeta escreveu:B12 shimmar???
É B6 Baeta..., B6. :-D
Imagem
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

ArDiZZoN escreveu:

Eu sei Ardizzon. É q vi o povo aí pra trás falando q é comun na B12. Sem chance disso acontecer. A frente das bandit´s é muito pesada. Acho q isso ajuda a dar uma estabilidade na moto, seja a 6 65 ou 12.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Denilson escreveu:Bom...
Aposto uns 0,58 cents que o problema é o pneu.

E você, não postou como acontece esse shimy...eu julgo acontecer quando solta-se as mãos, não é?
O pneu dianteiro é muito mais sensível que o traseiro.
Todas minhas motos, TODAS, quando o pneu passa da meia vida pra baixo, acontece este lance...geralmente, nunca queremos acreditar que é o pneu, pois olha-se para ele, e vê o bichinho alí...praticamento novinho...e já não dando conta do recado devidamente.
Não adianta balancear, se quiser que a moto pare com isso, tem que trocar o pneu.

Ao trocar o pneu, fale para seu amigo para notar como a moto muda totalmente a ciclística. Até virar a direção da moto, parada...muda.

Eu falo de verdade, raras coisas numa moto é tão boa quanto um bom pneu grandando na frente (novo).

Fuis
E eu acrescentaria Denilson: apesar de aparência de pneu mais sensível, pelo fato de ter dimensões menores, é o responsável por suportar as maiores cargas em frenagens e curvas, enquanto o traseiro vai suportar enormes cargas na reaceleração saindo de curva.

São dois pneus de estrutura bem distintas.by Voigt

Outra informação curiosa: na Alemanha ( país de primeiríssimo mundo, né :roll: ) troca-se os pneus bem antes do TWI, pois fica evidente em motos as diferenças de dirigibilidade geradas pelo pneu "meia-vida".
ArDiZZoN
Motoqueiro

Mensagem por ArDiZZoN »

Baeta escreveu:
ArDiZZoN escreveu:

Eu sei Ardizzon. É q vi o povo aí pra trás falando q é comun na B12. Sem chance disso acontecer. A frente das bandit´s é muito pesada. Acho q isso ajuda a dar uma estabilidade na moto, seja a 6 65 ou 12.
Sim, sim...
A frente dessas motos é bem colada no chão.
Sem dúvida alguma.
Imagem
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Aí Pretti, essa conduta eu também mantenho, nunca deixo chegar no TWI.

Meu couro vale mais que um pneu.
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Baeta escreveu:B12 shimmar??? Para né. Taí uma moto que nunca me deu susto. Cansei de pegar irregularidade de asfalto com ela e a bicha segue numa boa. Certamente é alguma coisa errada nos pneus ou suspensão. Minha CB 500 deu isso uma vez, mas só quando se soltava as mãos. Era o pneu deslocado. Troquei e acabou o problema.
2! problema q os caras tiveram uma 12 de 1997 q tava caindo os pedaços e adoram encher a boca pra falar "da shimmy, é beberrona" hahahaha
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

Manda seu amigo precionar mais os joelhos no tanque...

Acontece isso com a gs carregada...

Solta mão ou sempre q ela esta com a frente tremendo... Basta apertar mais os joelhos no tanque e isso some!!!
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

com 8 k e o pneu trazeiro já se foi
o dianteiro tb não deve estar bom
a opção de pneu é minha tb e ver o aperto da mesa
há um tópico sobre isso

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
tu-barao
Roda Presa

Mensagem por tu-barao »

Ander escreveu:
Baeta escreveu:B12 shimmar??? Para né. Taí uma moto que nunca me deu susto. Cansei de pegar irregularidade de asfalto com ela e a bicha segue numa boa. Certamente é alguma coisa errada nos pneus ou suspensão. Minha CB 500 deu isso uma vez, mas só quando se soltava as mãos. Era o pneu deslocado. Troquei e acabou o problema.
2! problema q os caras tiveram uma 12 de 1997 q tava caindo os pedaços e adoram encher a boca pra falar "da shimmy, é beberrona" hahahaha
Shima sim, mas apenas em curvas velozes , quando pega asfalto irregular , ou em saídas fortes de curva , quando a frente fica meio leve....

A 2005 shimava (e empinava) bem mais que a 2007.

Abrax!
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

NERO escreveu:Corroboro tudo que os amigos que tiveram Bandit aí em cima disseram.
Não rebaixe as bengalas. A B6 não tem a tendencia de shimar que a B12 tem. E rebaixar a frente não é garantia de solução do problema.
Da minha experiência com bandit, tenho duas explicações pra o mesmo problema
A curta: o problema é o Pneu Deformado.
A longa: Como um pneu se "deforma"? Bom...vou dar o relato do que aconteceu comigo
Tive uma B6 2003, que num dado momento da vida, por coincidência, notei que quando tirava as mãos do guidão, por volta de 85 km/h (e sempre nessa velocidade) o guidão oscilava. Não era nenhuma coisa absurda. Acho que nem poderia se considerar shimmy, mas o interessante é que sempre acontecia naquela velocidade.
O Pneu, ainda na metade. Porém, após conversar com vários aqui do M@D, cheguei à seguinte conclusão: Pneu Deformado por uso da pressão incorreta durante muito tempo.
Como aqui na cidade as ruas são de paralelepípedos de pedra, eu optava por usar uma pressão sempre 3 a 5 libras mais baixa do que a recomendada.
Após um tempo, começou a aparecer fissuras no pneu, apenas do lado direito da banda de rodagem (acredito eu que pela inclinação das ruas e estradas).
Após muito debater e relutar em trocar o pneu, pois ainda se encontrava na metade da vida, resolvi trocar o mesmo e colocar a pressão correta.
Pronto!. Nunca mais a moto oscilou naquela velocidade nem em nenhuma.
Com relação ao óleo de bengala, numa moto ano 2005 não acredito que seja esse o problema...
Dá uma olhada se não tá parecido o pneu. Outra coisa...o pneu é original ainda (pneu "velho")?

Imagem

T+
Nero, o pneu realmente é velho (original). Deve ser isso mesmo!
Valeu!

Abraços.
-------------------------------------------------
MSM - NF250 VENDIDA com bolha, capacete e alarme! kkkkkkkkkkk
NETO NEW HORNET
Roda Presa

Mensagem por NETO NEW HORNET »

Pedro escreveu:
Jota escreveu:spidi, a b6 não shimma, não é como a twister que precisa modificar.
deixa o cabra descobrir o problema, alterar a geometria da suspensão pode mascarar algum problema real como pneu, óleo de bengala, rolamento de direção...

É isso mesmo, já tive duas 600 e uma 650 e não tem shimmy ;-)
Se fosse a B12, aí sim }:) Tive uma e era sinistro!
Revisão geral na moto com certeza.

Já tive B6 e B12 , não ví shimmy em nenhuma das duas.
Essa aí tá bichada,manda olhar.

Neto ex B12
Responder