Shimi na Bandit 600.

Grupo de discussão geral sobre motos.
GFLL
Roda Presa

Shimi na Bandit 600.

Mensagem por GFLL »

Bem galera, tenho um amigo que comprou uma Bandit 600 2005, esta adorando a moto, só que ela está estranhando um shimi quando passa em alguma ondulação em velocidades acima de 70km/h.
Ele era dono de uma TW e pulou pra essa Bandit, ou seja, não tinha o costume de andar em 600, é normal ela apresentar isso? Tem como fazer alguma coisa pra melhorar?

Abraços!
-------------------------------------------------
MSM - NF250 VENDIDA com bolha, capacete e alarme! kkkkkkkkkkk
Optimus Leo
Mito

Re: Shimi na Bandit 600.

Mensagem por Optimus Leo »

Comeca pelo mais barato e facil: revisar bem a pressao de ar dos pneus.

Minha moto estava apresentando head-shake, eu revisei e a pressao estava 4 psi por abaixo da que eu sempre uso.
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

Verifique o nível de óleo das bengalas.........se tiver diferente pode acontecer isso.

a moto de 1 amigo tinha óleo demais numa e nenhum na outra.
Jota

Mensagem por Jota »

já tive uma b6 2003.
o pneu dianteiro ainda tinha quase meia vida mas começou a dar uns headshake ao passar em algumas ondulações.
troquei o pneu e pronto, acabou o problema.

mas pode ser tb torque de aperto do rolamento de direção ou, como gaucho disse, óleo vencido ou desigual nas bengalas. Pode ser ainda roda desbalanceada.
luis
Roda Presa

Mensagem por luis »

Nossa essa moto esta horrivel !! a 70 k ja shimma !! quando esta assim ja duvido de tudo na moto , tem q rever alinhamento de tudo, rodas, bengalas, suspenção trazeira, pneu, da até impressão q essa moto foi batida pois simmar a 70 é fogo!
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Dá uma rebaixada na dianteira... na bengala mesmo... um dois dedos deve resolver...
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

Optimus Leo escreveu:Comeca pelo mais barato e facil: revisar bem a pressao de ar dos pneus.

Minha moto estava apresentando head-shake, eu revisei e a pressao estava 4 psi por abaixo da que eu sempre uso.
A pressão foi a primeira coisa que olhamos e estava ok!

Valeu!
Jota

Mensagem por Jota »

spidi, a b6 não shimma, não é como a twister que precisa modificar.
deixa o cabra descobrir o problema, alterar a geometria da suspensão pode mascarar algum problema real como pneu, óleo de bengala, rolamento de direção...
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

luis escreveu:Nossa essa moto esta horrivel !! a 70 k ja shimma !! quando esta assim ja duvido de tudo na moto , tem q rever alinhamento de tudo, rodas, bengalas, suspenção trazeira, pneu, da até impressão q essa moto foi batida pois simmar a 70 é fogo!
Batida ela não foi! Ele comprou de outro amigo nosso com 8.000km!

Ele colocou pneu 180 na traseira! Isto pode ajudar no shimi?
georgesjr
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por georgesjr »

nossa nunca tinha visto uma bandit shimmar em 80 por hora :-?

Bom pode ser uma torrada de coisas ... precisa de um mecânico de confiança nessas horas cara andar nela , sentir o shimmy e identificar ...
البحث عن السلام
Pedro
Roda Presa

Mensagem por Pedro »

Jota escreveu:spidi, a b6 não shimma, não é como a twister que precisa modificar.
deixa o cabra descobrir o problema, alterar a geometria da suspensão pode mascarar algum problema real como pneu, óleo de bengala, rolamento de direção...

É isso mesmo, já tive duas 600 e uma 650 e não tem shimmy ;-)
Se fosse a B12, aí sim }:) Tive uma e era sinistro!
Revisão geral na moto com certeza.
There's NO PLACE like FOUR -
“A prayer for the wild at heart, kept in cages.”
Virago 250, Shadow 600, Magna 750, CBR600F, Bandit 600, Bandit 1200, Bandit 650, Hornet, Falcon, XTZ250X, XT660R, HD883R, Freewind 650, Kawasaki ER6-N, Kawasaki Z1000 The Best !
Spidi RT
Mito

Mensagem por Spidi RT »

Pedro escreveu:
Jota escreveu:spidi, a b6 não shimma, não é como a twister que precisa modificar.
Bah então tá pior que Twister... hahahaha

}:)
Spidiiii
De Biz na Patagônia 2013
GFLL
Roda Presa

Mensagem por GFLL »

Pedro escreveu:

Opa, então vc teve duas e nunca viu "shimmy"(sabia que estava faltando alguma coisa).
Vou falar pra ele fazer a revisão geral mesmo.
Estou apostando no que o Gaucho falou, "óleo das bengalas".

Postarei o resultado.

Abraços
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Spidi XX escreveu:Dá uma rebaixada na dianteira... na bengala mesmo... um dois dedos deve resolver...
Spidi, fazer isso reduz o ângulo de caster e o "trail", pode até piorar. Melhor revisar tudo antes de "mexer".
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
NERO
Dinossauro

Mensagem por NERO »

Corroboro tudo que os amigos que tiveram Bandit aí em cima disseram.
Não rebaixe as bengalas. A B6 não tem a tendencia de shimar que a B12 tem. E rebaixar a frente não é garantia de solução do problema.
Da minha experiência com bandit, tenho duas explicações pra o mesmo problema
A curta: o problema é o Pneu Deformado.
A longa: Como um pneu se "deforma"? Bom...vou dar o relato do que aconteceu comigo
Tive uma B6 2003, que num dado momento da vida, por coincidência, notei que quando tirava as mãos do guidão, por volta de 85 km/h (e sempre nessa velocidade) o guidão oscilava. Não era nenhuma coisa absurda. Acho que nem poderia se considerar shimmy, mas o interessante é que sempre acontecia naquela velocidade.
O Pneu, ainda na metade. Porém, após conversar com vários aqui do M@D, cheguei à seguinte conclusão: Pneu Deformado por uso da pressão incorreta durante muito tempo.
Como aqui na cidade as ruas são de paralelepípedos de pedra, eu optava por usar uma pressão sempre 3 a 5 libras mais baixa do que a recomendada.
Após um tempo, começou a aparecer fissuras no pneu, apenas do lado direito da banda de rodagem (acredito eu que pela inclinação das ruas e estradas).
Após muito debater e relutar em trocar o pneu, pois ainda se encontrava na metade da vida, resolvi trocar o mesmo e colocar a pressão correta.
Pronto!. Nunca mais a moto oscilou naquela velocidade nem em nenhuma.
Com relação ao óleo de bengala, numa moto ano 2005 não acredito que seja esse o problema...
Dá uma olhada se não tá parecido o pneu. Outra coisa...o pneu é original ainda (pneu "velho")?

Imagem

T+
Não tem mais assinatura porque o Photobucket é uma bosta
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

luis escreveu:Nossa essa moto esta horrivel !! a 70 k ja shimma !! quando esta assim ja duvido de tudo na moto , tem q rever alinhamento de tudo, rodas, bengalas, suspenção trazeira, pneu, da até impressão q essa moto foi batida pois simmar a 70 é fogo!
aaahhhhhh!!!!!!!!!!! eu mandava ver tb o eixo da roda traseira :-D
Jurassik
Roda Presa

Mensagem por Jurassik »

Minha moto(B12) com a pressão recomendada(36 psi) fica muito dura; assim rodo sempre com 33 ou 34.
Nunca percebi problema algum relacionado a desgaste irregular de pneus.
Minha moto está com a suspensão dianteira rebaixada dois dedos, ficou muito estável.
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Nem li o resto, mas um trem pesadão e fraquinho deste, não pode shimar mesmo, vai aí nas dicas da galera, com certeza acha o problema... :-D
Vinicius.
Motoqueiro

Mensagem por Vinicius. »

NERO escreveu:Corroboro tudo que os amigos que tiveram Bandit aí em cima disseram.
Não rebaixe as bengalas. A B6 não tem a tendencia de shimar que a B12 tem. E rebaixar a frente não é garantia de solução do problema.
Da minha experiência com bandit, tenho duas explicações pra o mesmo problema
A curta: o problema é o Pneu Deformado.
A longa: Como um pneu se "deforma"? Bom...vou dar o relato do que aconteceu comigo
Tive uma B6 2003, que num dado momento da vida, por coincidência, notei que quando tirava as mãos do guidão, por volta de 85 km/h (e sempre nessa velocidade) o guidão oscilava. Não era nenhuma coisa absurda. Acho que nem poderia se considerar shimmy, mas o interessante é que sempre acontecia naquela velocidade.
O Pneu, ainda na metade. Porém, após conversar com vários aqui do M@D, cheguei à seguinte conclusão: Pneu Deformado por uso da pressão incorreta durante muito tempo.
Como aqui na cidade as ruas são de paralelepípedos de pedra, eu optava por usar uma pressão sempre 3 a 5 libras mais baixa do que a recomendada.
Após um tempo, começou a aparecer fissuras no pneu, apenas do lado direito da banda de rodagem (acredito eu que pela inclinação das ruas e estradas).
Após muito debater e relutar em trocar o pneu, pois ainda se encontrava na metade da vida, resolvi trocar o mesmo e colocar a pressão correta.
Pronto!. Nunca mais a moto oscilou naquela velocidade nem em nenhuma.
Com relação ao óleo de bengala, numa moto ano 2005 não acredito que seja esse o problema...
Dá uma olhada se não tá parecido o pneu. Outra coisa...o pneu é original ainda (pneu "velho")?

Imagem

T+
Tive exatamente a mesma experiencia com a minha. Se a moto ta mesmo com 8.000km desencana de problema mecanico.

Atravessando o topico.. quem aqui balanceia roda quando troca pneu? Eu nunca balanciei roda de moto pois meu mecanico diz nao ser necessario e nunca senti vibracao.

Abraco.
Jota

Mensagem por Jota »

Vininiuscruz, eu sempre balanceio roda.

E nem a B12n que eu tive nem a B12s que viajei na Rio-BH tinham qualquer tendência a shimmar ou dar headshake. O único shimmy que passei foi com a B6, era o pneu estragado, troquei e acabou.
Responder