Oráculo do M@D
Re: Oráculo do M@D
Robson escreveu:Nunca usei os dois dedos em cima do freio, pq se precisar mesmo, só os dois dedos não dão conta de alicatar o freio.
Isso vai variar muito do tipo de freio e tipo de moto.
Numa esportiva, garanto q para na boa, usando 2 dedos.
Alf escreveu:nina escreveu:Robson escreveu:Nunca usei os dois dedos em cima do freio, pq se precisar mesmo, só os dois dedos não dão conta de alicatar o freio.
como vi no curso, uma das razões para usar todos os dedos é não alicatá-los no caso de uma colisão ou queda.
Nos mííínimos detalhes... no improvável caso de não ter ficado claro.![]()
O alicatar do Robson é apertar rápida e fortemente o freio. Pouco tem a ver com a proteção dos pobres dedos.
vc achou MESMO que eu não entendi?
achou mesmo que eu não conheço o que significa alicatar o freio? por quem me tomas?
o que eu tentei explicar - e parece que fui sucinta demais - é que, além da pressão, da força, da precisão, do grip, do conforto, da sensibilidade e do que mais for para o que faça diferença usar dois ou três ou quatro dedos, a pilotagem defensiva diz que é uma posição de segurança para os dedos do piloto. portanto, inclusive, deve ser usada nas duas mãos, freio e embreagem.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
Por meio de suas palavras eu tento imaginar. Nada posso fazer quanto ao que você quis dizer mas não escreveu. Faz parte das imperfeições de ser eu mesmo.
Quanto aos 4 dedos, acho improvável que fiquem sob este risco específico. Acho melhor adotar práticas que os mantenham o máximo e mais flexivelmente possível no comando e a moto longe de problemas.
Paz eterna!
Quanto aos 4 dedos, acho improvável que fiquem sob este risco específico. Acho melhor adotar práticas que os mantenham o máximo e mais flexivelmente possível no comando e a moto longe de problemas.
Paz eterna!
Alf escreveu:Por meio de suas palavras eu tento imaginar. Nada posso fazer quanto ao que você quis dizer mas não escreveu. Faz parte das imperfeições de ser eu mesmo.
Paz eterna!
eu fui sucinta pq repeti apenas, já havia dito antes.
dentre essas práticas não estaria mantê-los por cima? eu até hoje não me acostumei, é uma coisa que fica martelando na minha cabeça mas o hábito é muito forte, quando dou por mim tou só com dois dedos por cima.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
José Saramago
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Qual melhor caminho, desde São Paulo, pra SRR, 101 ou 116? Vou ficar em Urubici.
Ulisses Barros escreveu:Qual melhor caminho, desde São Paulo, pra SRR, 101 ou 116? Vou ficar em Urubici.
Tá com tempo, ou vai com horas contadas??? Se tem horas contadas, vai pela 101 que é mais rápido mesmo.
São passeios distintos.
Eu, como gosto muito, também colocaria a opção de ir pela 101 até Palhoça (pouco depois de Florianópolis), e subiria a BR 282.
A 116 está boa de rodar, mas é pista simples, e tem um bom movimento de caminhões, mas nada que estrague o passeio. O visual é bem legal também. Lá tu quebra para Lages, anda um pouco na BR 282 e pega a quebrada para Urubici. Adianto que passei por lá em Setembro do ano passado (de carro), e tinham acabado de recapear a pista toda (da 282 a Urubici).
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"
B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Smoker escreveu:Eu, como gosto muito, também colocaria a opção de ir pela 101 até Palhoça (pouco depois de Florianópolis), e subiria a BR 282.
A 116 está boa de rodar, mas é pista simples, e tem um bom movimento de caminhões, mas nada que estrague o passeio. O visual é bem legal também. Lá tu quebra para Lages, anda um pouco na BR 282 e pega a quebrada para Urubici. Adianto que passei por lá em Setembro do ano passado (de carro), e tinham acabado de recapear a pista toda (da 282 a Urubici).
É isso aí
Pela 101 é tranquilo, (quase) tudo duplicado e longas retas cheias de caminhões.
Pela 282 o passeio é muito mais divertido e bonito, principalmente se for de moto
Abs,
RD350R - Nunca serão!!!
Eu estou com uns 500 km de vídeos para editar do ano passado.
Saímos de Imbituba, Tubarão, SRR, Urubici, BR 282, BR 101, Imbituba. O dia estava um espetáculo.
Agradecido ao Tio Frei por ter me colocado na porta da 282 em 2011, depois que voltamos do churrasco do Nerso.

Saímos de Imbituba, Tubarão, SRR, Urubici, BR 282, BR 101, Imbituba. O dia estava um espetáculo.
Agradecido ao Tio Frei por ter me colocado na porta da 282 em 2011, depois que voltamos do churrasco do Nerso.

B12S
B12S
Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
-
Luiz Almeida
- Mito
Como cruzar o Rio de Janeiro partindo de Guarapari rumo a Parati?
Este trecho faz parte do roteiro que estou esboçando para a viagem de Setembro deste ano.
Saio de Fortaleza, rodo até Floripa e de lá parto para as Serras di Sul.
Este trecho faz parte do roteiro que estou esboçando para a viagem de Setembro deste ano.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
http://www.historiasdemotocicleta.com.br
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Luiz Almeida escreveu:Como cruzar o Rio de Janeiro partindo de Guarapari rumo a Parati?
Luiz, BR 101 quase que o tempo todo, senão o tempo todo rsrs.
Tu vai descer a BR 101 até Niterói (vai passar por Campos dos Goytacazes, Macaé, Casemiro de Abreu, Silva Jardim, Itaboraí, dentre outras cidades), atravessar a Ponte Rio Niterói, seguir pela Avenida Brasil até quase o final dela, de lá tu vai pegar a Rio Santos e vai continuar nela até Paraty. De Paraty em diante nunca fui, mas sei que seguindo a 101, tu vai chegar no litoral paulista, de lá tu já vai sair na Regis Bittencourt, depois da Serra do Cafezal.
Este é um esboço inicial, mas vai perguntando que vou tentando ajudar ao máximo.
B12S
B12S
-
Luiz Almeida
- Mito
Beleza, Fumaçento!
Tenho um certo temor em pilotar no Rio, a gente fica assustado quando não faz isso há muito tempo. Quer dizer que pela Av Brasil encontro facilmente a BR101 para Santos? Pensava em fazer via Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Acho que pernoitarei em Niteroi e sigo viagem pela Rio-Santos no dia seguinte, para curtir bem a estrada.
Até Floripa serão 10 pernadas, provavelmente em 15 dias de viagem.
Depois encontro os amigos que irão de avião e retornaremos juntos pelas serras e parques.
Tenho um certo temor em pilotar no Rio, a gente fica assustado quando não faz isso há muito tempo. Quer dizer que pela Av Brasil encontro facilmente a BR101 para Santos? Pensava em fazer via Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes.
Acho que pernoitarei em Niteroi e sigo viagem pela Rio-Santos no dia seguinte, para curtir bem a estrada.
Depois encontro os amigos que irão de avião e retornaremos juntos pelas serras e parques.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Por Campo Grande, via zona sul, Barra, Recreio, não é mais perto? Valeu pelas dicas entre Br 101 e 116, vou fazer esse caminho por Palhoça.
-
Ulisses Barros
- Motoqueiro
Luiz, pode seguir a Rio-Santos até o final, saia em direçao a Praia Grande, Itanhaem, Peruibe, Pedro de Toledo e finalmente Regis depois da Serra do Cafezal. Podendo, pare em Camburi-SP para almoço eu descanço.
-
Luiz Almeida
- Mito
Ulisses Barros escreveu:Luiz, pode seguir a Rio-Santos até o final, saia em direçao a Praia Grande, Itanhaem, Peruibe, Pedro de Toledo e finalmente Regis depois da Serra do Cafezal. Podendo, pare em Camburi-SP para almoço eu descanço.
Passarei uns dois dias em Santos e Praia Grande. Visita sentimental.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- wcarlete
- Motoqueiro
Luiz Almeida escreveu:Como cruzar o Rio de Janeiro partindo de Guarapari rumo a Parati?
Luiz bem proximo de guarapari é Cachoeiro de Itapemirim.
Se precisar de alguma ajuda informação, é só avisar.
Se for passar no fds por aqui posso subir ate a capital e te escoltar até a divisa com o RJ.
Qualquer coisa estar as ordens, manda MP pq até lá eu nem vou lembra desse toxico
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
- Saurus
- Mito
O Google University facilita.
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ulisses Barros escreveu:Por Campo Grande, via zona sul, Barra, Recreio, não é mais perto? Valeu pelas dicas entre Br 101 e 116, vou fazer esse caminho por Palhoça.
Não, além de mais longe, é pior, pois é cheio de quebradas, e acredito que em termos de segurança, seja pior também (se isso for possível rsrsrs).
Beleza, Ulisses, se precisar de mais alguma dica, ajudo. Mas garanto que tu não vai se arrepender subindo a 282, é um visual muito bonito, quase europeu, rsrs.
Luiz, avise quando estiver por Niterói, vamos nos encontrar. Se for fim de semana, e eu estiver pela área, te ajudo a chegar na 101 (Rio Santos), se bobear, vou até Angra contigo, depois volto pela 116 e tu segue a 101.
Ah, sim, é fácil de chegar na Rio Santos, Avenida Brasil até Santa Cruz, de lá, tem uma placa indicando a Rio Santos, ou Mangaratiba, ou Angra, ou algum lugar daqueles cantos, mas não tem mistérios.
B12S
B12S
-
Luiz Almeida
- Mito
Bom demais, Wcarlete e Smoker. Estejam certos, entrarei em contato. E se der para tomar umas cervas melhar ainda! E ainda tem o Davizzzzdowww no caminho.
Depois vou postar o roteiro completo com as datas previstas. Será em setembro.
Abração
Abração
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré
- wcarlete
- Motoqueiro
Luiz Almeida escreveu:Bom demais, Wcarlete e Smoker. Estejam certos, entrarei em contato. E se der para tomar umas cervas melhar ainda! E ainda tem o Davizzzzdowww no caminho.
![]()
![]()
Abração
Tenta programar para passar no ES sabado e no RJ domingo, se for possivel
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
- gui dantas
- Motoqueiro
- Contato:
Luiz Almeida escreveu:Beleza, Fumaçento!
Luiz, sugiro descer Paraty-Cunha. Se quiser se divertir mesmo, vai até Magaratiba, pega a Serra do Piloto, vai até São Luis do Barreiro, Cunha e desce até Paraty.