Filtros K&N - um outro lado da moeda.

Grupo de discussão geral sobre motos.
Saurus
Mito

Filtros K&N - um outro lado da moeda.

Mensagem por Saurus »

A gente não tem uma seção específica para mecânica, intãum, resolvi postar no principal mesmo. Trata-se de um vídeo com uma opinião interessante acerca dos filtros K&N e similares.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=r7a-xlA7jBI[/youtube]
Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Joaquim
Mito

Re: Filtros K&N - um outro lado da moeda.

Mensagem por Joaquim »

Opinião que todo mundo discordou.
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Saurus escreveu:A gente não tem uma seção específica para mecânica, intãum, resolvi postar no principal mesmo. Trata-se de um vídeo com uma opinião interessante acerca dos filtros K&N e similares.

1. O kit dá pra limpar o filtro umas 20x sossegado.

2. Em 15 minutos o filtro seca. É o tempo de sair da garagem, buscar uma cerveja, voltar e tomar.

Tô nem aí pra opinião desse judeu barbudo virgem bunda mole. :lol:
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Vixe. Acabei de fazer minha segunda limpeza no K & N aqui. Agora só daqui a doze mil km novamente. :-D

Sou exagerado e o kit de limpeza não vai durar dez limpezas na minha mão. :lol: :lol:

Comprei meu kit todo aqui no Brasil mesmo e agora com essas duas limpezas ele já se pagou. 100% satisfeito.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

jsamuel escreveu:Vixe. Acabei de fazer minha segunda limpeza no K & N aqui. Agora só daqui a doze mil km novamente. :-D

Sou exagerado e o kit de limpeza não vai durar dez limpezas na minha mão. :lol: :lol:

Comprei meu kit todo aqui no Brasil mesmo e agora com essas duas limpezas ele já se pagou. 100% satisfeito.

Como falei no outro tópico, sexta-feira passada foi colocado o K&N na B1250, velas iridium e pastilhas EBC HH, tudo veio dos EUA.

A moto ficou diferente sim, não sei se foi mais as velas ou mais o filtro, mas ficou bem mais redondinha, até nas reduções de marcha os pipocos no escape diminuiram quase que completamente.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

A GS tem K&N e velas iridiun (vindas do antigo proprietário). Talvez eu não gastaria com isso visando performance, mas visando durabilidade, sim. Mesmo com o tópico do Rauber sobre a vela iridiun bem gasta, mesmo antes dos 50k km (como determinar a vida útil de uma vela baseado em km? 50000km rodando a 3000-4000 rpm != de 50000km rodando a 11000-12000 rpm), troquei as velas antigas por novas iridiun, achei que a diferença de preço valeria a pena.
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
minholi
Dinossauro
Contato:

Mensagem por minholi »

Medeiros Neto escreveu:os pipocos no escape diminuiram quase que completamente.

Tape a mangueira da PAIR que zera e a moto não fica dando soquinhos em baixa. ;-)
Dubito ergo cogito; cogito ergo sum
GSF-1250S Bandit & FLHTK 114 Ultra Limited & Super Meteor 650
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Aqui não muda nada em performance, só o consumo que melhora. O filtro tava sujo pra kcta após dez mil km tinha uma coleção de abelhas, borboletas e insetos em geral.

Foi um parto pra limpar, tive que desmontar a frente da DL quase toda. Era pra ter olhado as velas iridium, mas como não tinha quatro aqui pra trocar caso estivessem ruins, resolvi não mexer.
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

dl usa 4 velas? q chique
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Acompanhando agora por aqui.

Já li em alguns sites (brasileiros) que não precisa limpar antes de 80k km :shock:, dependendo se for usado somente em asfalto.

CBzão é fácil de tirar o filtro, igual a CG... :-D
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

b0fh escreveu:dl usa 4 velas? q chique

Infelizmente. $$$
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Leandro escreveu:Acompanhando agora por aqui.

Já li em alguns sites (brasileiros) que não precisa limpar antes de 80k km :shock:, dependendo se for usado somente em asfalto.

CBzão é fácil de tirar o filtro, igual a CG... :-D

Vai nessa... :lol: :lol:

O meu de doze em doze mil eu limpo e o bicho é sujo pra kcta, imagine esperar 80 mil...

A primeira coisa que faço assim que pego uma moto, é trocar tudo nela, se bem que a sua o Andrei pode informar a saúde da mesma, por isso é bom quando o cara compra moto de procedencia.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Se passa mais ar, passa mais sujeira junto. Não existe almoço grátis.

Deixando o gordo barbudo de lado e injetando um pouco de ciência na questão:

--------------------
This report presents the results of an ISO 5011 test of several air filters designed for the GM Duramax Diesel. The test was independently performed under controlled conditions using a $285,000 machine at Testand Corp of Rhode Island (manufacturer of the machine).

(...)

The ISO 5011 Standard (formerly SAE J726) defines a precise filter test using precision measurements under controlled conditions. Temperature & humidity of the test dust and air used in the test are strictly monitored and controlled.

(...)

"Filtering efficiency" is a measure of the filter’s overall ability to capture dirt:
Imagem

(...)

"Accumulative Gain” is the total amount of dirt that passed through the filter during the test:

Imagem
--------------------

Cópia do relatório completo: http://www.nicoclub.com/archives/kn-vs-oem-filter.html
Editado pela última vez por mamm777 em 23 Dez 2013, 15:56, em um total de 1 vez.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Robson

Mensagem por Robson »

Belo artigo mamm, mas seria bom se ele tivesse uma conclusão do quanto essa quantidade a mais de pó que passa no filtro KN é prejudicial ao motor, genericamente falando.

Números são foda, 7,0gms é 17,5x mais que 0,4gms, mas será que isso é muito mais prejudicial ?
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

A ciência não funciona assim, né Tio Robs? eheh...

O escopo deste estudo era só determinar qual filtra melhor a sujeira. Saber se a quantidade X prejudica mais que a quantidade Y é coisa para outro estudo.

O senso comum nos diz que, quanto mais sujeira passar pelo filtro, pior para as entranhas do motor - afinal, se sujeira não fizesse mal, nem precisaríamos de filtro, certo?

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Robson

Mensagem por Robson »

pois é, mas o motor é projetado funcionar normalmente para uma quantidade "X" de sujeira, se o filtro filtra "Z" e deixa passar "Y" e "Y"<"X", tá valendo, entende ?

as vezes o senso comum engana.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Concordo plenamente, estando dentro das especificações estabelecidas pelos projetistas tá valendo.

Mas, como as especificações de "sujeira aceitável" de cada motor não são divulgadas ao público, não temos como saber se o filtro X ou Y é suficiente. Aliás, podemos sim! Podemos ter certeza que pelo menos um filtro cumpre as especificações: o original.

Agora a pulga atrás da orelha pergunta: foi coincidência, no estudo, que o filtro que "mais filtra" é justamente o original?

Não tenho a resposta, a intenção em reproduzir aqui o estudo é justamente estimular a discussão.

Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

no site da K&N existe o teste, feito por um laboratório independente, informando que ele atende as normas SAE.
Robson

Mensagem por Robson »

O que me impressionou mesmo nesse teste foi isso:

Imagem

In the chart above it’s important to note the different test durations for each filter. The AC Delco filter test ran for 60 minutes before exceeding the restriction limit while the AMSOIL and K&N tests each ran for 20 and 24 minutes respectively before reaching max restriction.

In 60 minutes the AC Filter accumulated 574gms of dirt and passed only 0.4gms. After only 24 minutes the K&N had accumulated 221gms of dirt but passed 7.0gms.

Compared to the AC, the K&N “plugged up” nearly 3 times faster, passed 18 times more dirt and captured 37% less dirt.

:md:
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Joaquim, a indústria tabagista também produziu/financiou, durante muito tempo, diversos estudos "independentes" que provavam por A + B que o cigarro não fazia mal (dica: "Thank You For Smoking"). Não dá para ignorar o bias de algo publicado no site da própria K&N.

Tio Róbs, daria pra juntar este tóxico com o do Militec, hein? Os dois falam praticamente da mesma coisa... eheh

Em tempo: já usei filtros K&N em alguns carros meus - num deles, cheguei a usar todo o cold air intake. Em todos, aumentou o consumo (lógico: mais ar, mais gasolina) e o ruído de admissão. Dava para sentir os 3 ou 4hp a mais que eles prometem? Mas nem fudendo. Não uso mais.

Responder