R1200GS - recall chegou na banânia - 2003/2011 (p.93)

Grupo de discussão geral sobre motos.
mamm777
Dinossauro

Re: R1200GS

Mensagem por mamm777 »

Luiz Almeida escreveu:A troca deste óleo - tipo 80/90 hipóide, ou algo assim - é a cada 25 mil km e é feita juntamente com o óleo do câmbio.
Luiz, tua fonte está enganada. Temos que ter cuidado para divulgar informações "chutadas" num fórum público. Eis as recomendações oficiais (retirei agora diretamente do RepROM, que é o DVD da BMW que contém o manual de serviço dos boxers):

- check list da revisão inicial (1.000Km):
Imagem

- check list das revisões posteriores (a cada 10.000Km):
Imagem

Perceba que na revisão dos 1.000Km deve ser trocado o óleo do final drive e que a troca do óleo do câmbio é a cada 2 anos ou 40.000Km.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

...aproveitando que eu estava com o RepROM aberto, eis as informações sobre os óleos/quantidades do final drive e do câmbio:

Imagem

Final drive: 220ml de SAF-XO
Cãmbio: 900ml de SAE 90 API GL 5

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Quem me deu essas informações tem uma 1200 premium há 4 anos...

É, é sempre bom checar.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Beleza, atualiza o homem lá que ele tá trocando o óleo de câmbio com mais frequência do que necessário. ;-)

Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

mamm2 escreveu:Beleza, atualiza o homem lá que ele tá trocando o óleo de câmbio com mais frequência do que necessário. ;-)

E colocando óleo errado.
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Mamm2, onde consigo esse RepROM ? Tem tudo que precisa ser feito a cada km? Tem algum manual de serviço explicando como fazer?
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Marcus, o RepROM é justamente o manual de serviços dos alemón. Diagramas, instruções, cronogramas, capacidades, especificações, torque de tudo quanto é parafuso, etc - está tudo lá. A única diferença dos manuais de serviço tradicionais das outras marcas é que ele é em formato hiper-texto e vem gravado num DVD.

Fora do brasil-sil-sil os RepROM são vendidos nas concessionárias. Eu encontrei o ISO do DVD no torrent, procura "RepROM" que tu encontra. Não tem muitas seeds, mas com paciência ele vem.

Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Show Mamm2, obrigado por mais essa "aula" ;-) !

Só mais uma dúvidas antes de eu baixar esse RepROM:
- É cara essa "belt for generator" (correria do alternador ?)? Fácil de trocar?
- Até os 100.000 kms, além das peças de desgaste normal, troca mais alguma peça além dessa correia? Quais?

Na boa, dependendo dessas respostas acima, minha vontade de pegar uma GS no futuro só aumenta. Com 80.000 kms a GSA do Lacraia só trocou peças de desgaste normal e o suporte do paralama do cardan (já tem uma feita pela motorspoint, pq "todas" quebram).
Kokimoto
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Kokimoto »

Excelente Mamm, já estou baixando também!! Obrigado pela dica.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Marcus DT escreveu: Só mais uma dúvidas antes de eu baixar esse RepROM:
- É cara essa "belt for generator" (correria do alternador ?)? Fácil de trocar?
- Até os 100.000 kms, além das peças de desgaste normal, troca mais alguma peça além dessa correia? Quais?
.
Marcus, a correia do alternador (que é bem fortinho, gera 720W a 4.000rpm - por isto é que dá para pendurar trocentas coisas na parte elétrica - luzes auxiliares, aquecedores de manopla e de roupa, GPS, inversores, etc - e mesmo assim a bateria não arria nunca) está logo atrás daquela capa preta de plástico que fica bem na frente do motor (entre as duas orelhas, logo abaixo do braço do Telelever). Tira aquela capa ali (uns 10 parafusos) e aparece o alternador.

E manutenção preventiva é só aquilo que aparece no segundo check list acima mesmo (óleo de câmbio a cada 40mil, velas a cada 40mil também, etc) - check list que deve ser feito a cada 10mil. O resto (pastilhas, etc) não tem Km certa - só troca quando necessário.

Luiz Almeida
Mito

Muito o que aprender, Mamm2. Fiz apenas uma leitura rápida no manual. Vou ler com mais atenção.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

esse aqui é fã de BMW... só pode...

Imagem
Andrei
R1200GORDA
Jota

Mensagem por Jota »

masoquista com certeza.
imagine o esforço do cabra pra pedalar com esse sistema de transmissão, rs.
chalbuque
Dinossauro

Mensagem por chalbuque »

Esse óleo uso no diferencial da minha Pick-up :yeahrite:

Abs
CBR 450sr-século passado
NX400 Falcon-07/08, B65S-08/09
Já é passado.......Zoiúda: F800gs 12/13.
Atual........ V-Strom 1000, 2015
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Beleza, então já sabe onde comprar... eheh

josmar
Novato

Mensagem por josmar »

mamm2 escreveu:...aproveitando que eu estava com o RepROM aberto, eis as informações sobre os óleos/quantidades do final drive e do câmbio:

Imagem

Final drive: 220ml de SAF-XO

blz, mamm2

sobre a informação no reprom citado, a quantidade de oleo que o pessoal do forum ADVrider recomenda é colocar até a borda da rosca do bujão (com a moto no cavalete), na minha (r1200gs ano 2009) fiz isso e entrou 800ml, e o restante 200ml vc usa para o diferencial. Acredito que as especificação do manual se refere quando vc lava a caixa e cardã ou quando é a 1 vez que se coloca oleo.
recentemente fiz a troca com o seguinte oleo:-
Motul gear 300 - 75w 90 100% sintetico (foto), melhor que o Motyl gear mineral que o pessoal usa nas concessionarias. preço do litro R$ 80 a 90. a moto esta com 22.000km esta foi a 2 troca.

Imagem

lá fora já estão usando a especificação 75w 140 Motul FF no diferencial, custa R$ 150,00 o litro.

Imagem

fui.........
Editado pela última vez por josmar em 05 Abr 2013, 08:42, em um total de 2 vezes.
Josmar
BMW r1200gsa -2009 - HARLEY Ultra Limited - 2014
Piracicaba - SP
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

chalbuque escreveu:
Esse óleo uso no diferencial da minha Pick-up :yeahrite:

Abs
Eu uso esse óleo no câmbio da Harley 1450 e o que sobra fo frasco uso prá lubrificar as correntes da CB400CR e da Mirage 250.
Não é tão eficiente quanto o sebo de vaca para lubrificar as correntes, contudo eu uso porque "tá na mão".
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Luiz Almeida
Mito

josmar escreveu:blz, mamm2

Sobre a informação no reprom citado, a quantidade de oleo que o pessoal do forum ADVrider recomenda é colocar até a borda da rosca do bujão (com a moto no cavalete), na minha (r1200gs ano 2009) fiz isso e entrou 800ml, e o restante 200ml vc usa para o diferencial. Acredito que as especificação do manual se refere quando vc lava a caixa e cardã ou quando é a 1 vez que se coloca oleo.
Semelhante à orientação que tenho ouvido por aqui.

(prestando atenção e querendo aprender...)
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

Luiz Almeida
Mito

A propósito, sem trolagem, e a respeito de duas GS800 que dois amigos acabaram de trazer, rodando, de Floripa.

Vi uma, azul belíssima, ontem num boteco onde um porvo bom se reune. A outra, ficou em casa porque deu pane no manicoto esquerdo, não funciona buzina nem comutador de luz. A azul também está apresentando problema no mesmo manicoto, mas ainda não pifou de vez.

Eles compraram as motos, fizeram passeios na região para completar os 1000km para a revisão e picaram mula para Fortaleza. Nestes passeios o manicoto deu problema e foi trocado na revisão. Chegando em Fortaleza pifou novamente...

Fiquei a perguntar-me, que tipo de fornecedor a BMW está contratando?

Abraços
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Luiz Almeida escreveu:
josmar escreveu:blz, mamm2

Sobre a informação no reprom citado, a quantidade de oleo que o pessoal do forum ADVrider recomenda é colocar até a borda da rosca do bujão (com a moto no cavalete), na minha (r1200gs ano 2009) fiz isso e entrou 800ml, e o restante 200ml vc usa para o diferencial. Acredito que as especificação do manual se refere quando vc lava a caixa e cardã ou quando é a 1 vez que se coloca oleo.
Semelhante à orientação que tenho ouvido por aqui.

(prestando atenção e querendo aprender...)
Ratificando o que já ficou explícito acima: segundo o manual de serviço, os óleos recomendados para câmbio e final drive NÃO são os mesmos. O povo que tem feito isto está sob sua própria conta e risco.

Responder