Análise de erros de pilotagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
petrorroupe
Motociclista

Re: Análise de erros de pilotagem

Mensagem por petrorroupe »

Tá ai mais um video fresquinho para os "Rossis" de plantão analizarem...
:roll:
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
Sergio
Roda Presa

Mensagem por Sergio »

Kuati escreveu:Mas a questão é que falaram muito em posicionamento e tal, tangência da curva... mas a questão da escolha da marcha e saída de traseira por destracionamento ainda não ficou clara.

Em rodovia, uma curva que poderia ser feita em 5ª marcha a 120 km/h e rotação mais baixa, outros preferem fazê-la nos mesmos 120 km/h mas em 3ª marcha com rotação lá em cima, alegando que a moto assim tem mais tração e por conseguinte menos chance de sair de traseira.

Minha impressão é justamente o contrário, marcha mais baixa, mais torque, a impressão que tenho é que a moto teria uma possibilidade maior de destracionar e o cabra perder a traseira.

A pergunta que fica é, pista seca, qual o mais seguro, nos mesmos 120 km/h dentro da curva, marcha alta ou marcha baixa?

[ ]'s
Pra fazer a curva rápido o ideal é marcha baixa e rotação média-alta. Só que o segredo é reduzir a marcha ANTES da entrada da curva...se deixar pra reduzir bem na entrada da curva, se a sua moto não tiver aqueles dispositivos de embreagem deslizante que as SS modernas tem, a roda traseira vai dar uma travada, e se isso acontecer na entrada da curva fica mais difícil controlar (aí só pros profissionais de plantão).

Sugestão: venha forte, freie antes da curva e reduza a marcha logo antes de entrar. Ao entrar na curva em marcha alta, já com a roda traseira destravada (caso ela dê uma travadinha) a própria redução proporcionada pelo freio motor vai jogar o peso na roda dianteira e ajudar a sua moto a inclinar e entrar no traçado. Acelerador fechado enquanto a moto vai inclinando, acelerador abrindo (devagar...) enquanto a moto vai desinclinando.

Esse negócio de usar o freio traseiro em pilotagem esportiva eu nunca aprendi nem nunca consegui. Não uso nem em estrada nem em pista, só em uso urbano ou em modo freira para deixar a traseira mais assentada.
Sergio
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

petrorroupe escreveu:Tá ai mais um video fresquinho para os "Rossis" de plantão analizarem...
Eu não me considero um "Rossi", muito pelo contrário, sou ruim de pilotagem mesmo, pois comecei a andar de moto já velho, com 38 anos de idade e nada do que eu faça ou tente fazer, aos meus 50 anos, vai me colocar nas mesmas condições de um guri de 25 anos.

No entanto, esse é um dos poucos tópicos que me agrada nesse nosso "fórum de motociclismo", tão cheio de conversas intelectuais sobre sexualidade, economia, política etc... e também é um dos poucos tópicos, por enquanto, sem zoação, piadinha sem graça e etc... bom esta é, apenas a minha opinião sobre um tópico que acho que é para os pilotos "normais", que pegam a estrada de vez em quando, onde podemos discutir, aprender e aperfeiçoar nossa pilotagem.

Aqueles que já são bons pilotos, que andam forte e seguros na estada, tem duas opções num tópico como este:
ignorar ou colaborar!

Quanto ao vídeo:
O cara da R6 vinha "fazendo pose" em cima da moto... ele não estava em velocidade que implicasse em tirar 3/4 da bunda prá fora do banco, eheheh... basta ver o posicionamento do cara da big trail que passou ( masis rápido) segundos antes.
Editado pela última vez por Russo em 03 Mar 2013, 18:27, em um total de 1 vez.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu: Em rodovia, uma curva que poderia ser feita em 5ª marcha a 120 km/h e rotação mais baixa, outros preferem fazê-la nos mesmos 120 km/h mas em 3ª marcha com rotação lá em cima, alegando que a moto assim tem mais tração e por conseguinte menos chance de sair de traseira.

Minha impressão é justamente o contrário, marcha mais baixa, mais torque, a impressão que tenho é que a moto teria uma possibilidade maior de destracionar e o cabra perder a traseira.

A pergunta que fica é, pista seca, qual o mais seguro, nos mesmos 120 km/h dentro da curva, marcha alta ou marcha baixa?
Depende de suas intenções.

Se vc quer passear, ou viajar de boa mantenha marchas mais altas favorecendo consumo, menores vibrações e ruídos.

Se no entanto, vc quer dar um rolé para andar rápido, consistente, não há o que discutir: marchas mais baixas em toda e qualquer aproximação de curva, velocidade constante DENTRO da curva sempre numa única marcha já selecionada ANTES de entrar.

Se vai destracionar é porque: a) você desconhece sua moto (sua potência e torque); a primeira coisa que o condutor deve conhecer em sua moto, mas obviamente, primeiro em condições ideais, isto é acelerando no plano em linha reta; b) você jogou uma marcha mais baixa do que devia ao entrar na curva e embora o motor e o conta giros lhe avisem imediatamente sua cagada, você contorna quase estourando giro (dependendo de sua velocidade), continua acelerando na saída de curva e.... um abraço, saída de traseira e chão; c) você fez tudo bonitinho, mas... há sujeira no asfalto justo na saída de curva na hora de por acelerador; bem, ou você tem boas técnicas de controle para dar conta do início de desgoverno (vale tudo dependendo de cada circunstância/velocidade: contraesterçar, "apoiar" a moto usando seu knee-slider no chão, desacelerar, etc.), ou é chão de novo. }:)

Em tempo: simplório = simples, tolo, ignorante;
explicação simplória = explicação tola, simples;
explicação simples = explicação básica, rudimentar
}:)
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marchon escreveu:A questão de qual marcha utilizar também vai muito da sensibilidade do piloto.

Nas 1000cc, em que há torque bastante disponível nas médias eu, como piloto mediano, utilizo marchas mais altas que a galera pró, que sai das curvas quase no redline, mas estes têm suspensões muito bem ajustadas, muitos têm controle de tração para evitar as saídas de traseira e, obviamente técnicas mais apuradas para evitar não só os temidos high sides em saídas de curvas como também empinar muito a moto.

Quando eu rodava de FZ6 na pista, utilizava as altas rotações e utilizava mais o câmbio justamente pela falta de força nas saídas de curva e o menor risco de saídas de traseira, apesar de já ter tomado vários sustos por conta da falta de suspensões e pneus adequados.

Com marchas mais baixas, a moto responde mais bruscamente e, quem não tem um ótimo controle do acelerador, trabalhando-o com suavidade e adotando uma linha limpa, tende a ficar dando "cabeçadas" com a moto tentando achar a linha ideal... Marcha muito alta deixa a moto frouxa, sem resposta, como o Russo comentou. Extrapolando, é só imaginar fazer a curva com a embreagem acionada, todos sabem que é suicídio.
;-) ;-) ;-)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

MAD escreveu:Kuati, é isso mesmo que o pessoal tá respondendo, a grande maioria reduz marcha pra entrar na curva. Marcha alta como disseram, a moto entra mais solta e lançada na curva. Com mais giro tu tem mais freio motor (lembrando que o freio motor atua no pneu traseiro), e com mais freio motor fica mais fácil controlar a moto dentro da curva só usando o acelerador (desacelera fecha a tragetória, acelera abre), às vezes dispensando o uso do freio traseiro para fazer a correção de uma entrada mais quente em curva.

Entrando mais solto e lançado com marcha alta, não é tão crítico como entrar com a embreagem acionada como o exemplo do Marchon, mas vai entrar com bem menos freio motor, então já haverá uma tendência a fazer a curva com tragetória mais aberta, e se tiver que corrigir, aí vai ter que apelar pro freio traseiro e um bom controle esfincteriano :lol:
Sergio escreveu:Pra fazer a curva rápido o ideal é marcha baixa e rotação média-alta. Só que o segredo é reduzir a marcha ANTES da entrada da curva...se deixar pra reduzir bem na entrada da curva, se a sua moto não tiver aqueles dispositivos de embreagem deslizante que as SS modernas tem, a roda traseira vai dar uma travada, e se isso acontecer na entrada da curva fica mais difícil controlar (aí só pros profissionais de plantão).

Sugestão: venha forte, freie antes da curva e reduza a marcha logo antes de entrar. Ao entrar na curva em marcha alta, já com a roda traseira destravada (caso ela dê uma travadinha) a própria redução proporcionada pelo freio motor vai jogar o peso na roda dianteira e ajudar a sua moto a inclinar e entrar no traçado. Acelerador fechado enquanto a moto vai inclinando, acelerador abrindo (devagar...) enquanto a moto vai desinclinando.

Esse negócio de usar o freio traseiro em pilotagem esportiva eu nunca aprendi nem nunca consegui. Não uso nem em estrada nem em pista, só em uso urbano ou em modo freira para deixar a traseira mais assentada.
;-)

É isso aí que sempre faço, lembrando que estou falando em segurança e não técnica para tirar tempo. Não me sinto confortável usando as duas coisas que me falaram, um baixar várias marchas, outros sempre o usar o freio traseiro.

Logo, em matéria de segurança, podemos concluir que em rodovia, principalmente aquelas desconhecidas sendo curva cega, é sempre bom antes frear e reduzir marcha.

Reduzir várias ou subir marcha com medo da moto destracionar não é o mais prudente.

O lance do controle no freio traseiro não vou questionar, os dois que andam comigo e só fazem curvas assim as fazem muito rápido deste jeito, deve funcionar, mas acho um pé no saco ficar dosando a força no pedal e a aceleração para contornar a curva, além de gastar pastilha pra dedéu. Tem gente que domina a técnica, eu já desisti, acho melhor reduzir marcha mesmo.

[ ]'s
Imagem
petrorroupe
Motociclista

Mensagem por petrorroupe »

Russo escreveu:
petrorroupe escreveu:Tá ai mais um video fresquinho para os "Rossis" de plantão analizarem...
Eu não me considero um "Rossi", muito pelo contrário, sou ruim de pilotagem mesmo, pois comecei a andar de moto já velho, com 38 anos de idade e nada do que eu faça ou tente fazer, aos meus 50 anos, vai me colocar nas mesmas condições de um guri de 25 anos.

No entanto, esse é um dos poucos tópicos que me agrada nesse nosso "fórum de motociclismo", tão cheio de conversas intelectuais sobre sexualidade, economia, política etc... e também é um dos poucos tópicos, por enquanto, sem zoação, piadinha sem graça e etc... bom esta é, apenas a minha opinião sobre um tópico que acho que é para os pilotos "normais", que pegam a estrada de vez em quando, onde podemos discutir, aprender e aperfeiçoar nossa pilotagem.

Aqueles que já são bons pilotos, que andam forte e seguros na estada, tem duas opções num tópico como este:
ignorar ou colaborar!

Quanto ao vídeo:
O cara da R6 vinha "fazendo pose" em cima da moto... ele não estava em velocidade que implicasse em tirar 3/4 da bunda prá fora do banco, eheheh... basta ver o posicionamento do cara da big trail que passou ( masis rápido) segundos antes.
Camarada Russo , quando disse "Rossis" me referia justamente aos pilotos com pretenções jaspinianas e não a nós( pois incluo-me nestes) que como um amigo meu fala, "pilotos de estrada". Do mas, concordo com sua análise do video e sobre o tópico!!! ;-)
"Never compromise yourself. Not even in the face of Armageddon." 😎 👻🏍️💨✊🏻
revit
Roda Presa

Mensagem por revit »

Sobre esse da R6 preta:

(Nenhum comentário sobre a pilotagem em si).

Mas continuo impressionado cada vez com o quê essas esportivas carenadas estragam em uma quedinha ridícula.

Dá até medo de ter uma e pensar no preju que uma cagadinha básica dessas poderia proporcionar.
Marchon
Roda Presa

Mensagem por Marchon »

Kuati, não dá pra dissociar a segurança com a técnica de baixar tempo... Os tempos bons de volta só vêm quando vc está seguro e confortável sobre a moto. Obviamente de tempos em tempos vc tem que arriscar aquele pouco a mais a fim de tentar algo novo e isso dá um certo medo, mas aprendendo a controlá-lo e com consciência do que se vai tentar, é até um medo bom de se sentir.

Outro ponto que eu não concordo com a utilzação do freio traseiro como recurso de pilotagem é o seguinte: é sabido que o correto posicionamento dos pés durante uma curva é com o interno apoiado com a ponta da pedaleira com boa parte do peso do corpo sobre ele. Em curvas para a direita, caso o piloto esteja com a distribuição correta de peso na moto, ou seja, a maior parte concentrada na pedaleira interna da curva e não sobre a bunda, fica muuuuito difícil ter mobilidade e sensibilidade no pé direito para acionar o freio traseiro.
Honda CB 500 de pista

BMW F 800GS

Suzuki GSX-R 1000
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Dois ótimos vídeos mostrando a curva de vários ângulos.

Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Bela resposta, mestre Russo. Penso da mesma forma. E fico feliz que esse tópico tenha "dado certo", com as conversas se mantendo na medida do possível na técnica. Tô aprendendo aqui.

Olhando uma porção de vídeos de neguinho fazendo curva, me impressiona a quantidade daqueles que tiram o bundão pra fora do banco, mas mantém o torso e a cabeça bem no meio dos retrovisores. Me parece além de feio, errado, coisa de quem tá com medo de se jogar na cuva. Procede?
Russo escreveu:

ignorar ou colaborar!

Quanto ao vídeo:
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

abrindo um parêntesis:

Eita que estradinha furreba é essa tal de Mullholland. É uma daquelas estradinhas que sobem um morro, tipo uma serrinha, que se tiver mais do que uns 6 ou 7 km de extensão e umas 50 curvas é muito. Em uma das extremidades há uma sequência de 6 curvas fechadas e emendadas, culminando com o que me pareceu ser essa famosa curva dos vídeos, em formato de anzol, onde ocorrem essas cabaçadas.

Outro detalhe é que a estradinha é cercada por dezenas de casas bacanas e, como o Pretti citou, parece mesmo ser "playground" de PPP bração metido à jaspion.

http://maps.google.com.br/maps?q=Mulholland+Drive,+Los+Angeles,+CA,+Estados+Unidos&hl=pt-BR&ll=34.119124,-118.351765&spn=0.034747,0.077162&sll=-25.495249,-49.288399&sspn=0.303073,0.617294&oq=mulholland&hq=Mulholland+Drive,+Los+Angeles,+CA,+Estados+Unidos&t=h&z=14
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Achou qual é a curva no mapa? A porra da estradinha me pareceu ter mais de 6 ou 7 km de extensão. Tem uns trechos que nem parece estrada, parece mais rua entre condomínios.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Rômulo
Motoqueiro

Mensagem por Rômulo »

Ao meu ver, as jaspions e motards pedem um compromisso maior com a adrenalina, ainda mais quando em seus habitats (talvez, para as jaspions, nesse caso nem seja).
já nas jacas, nakeds e big trails pode-se conter a emoção num nivel mais civil.

Nessa, alguns acabam se deixando levar pelas características da moto e quando se dão conta já perderam a curva.
Abs,
Toda Sorte!
------------------------------------------------------------------------------------
.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Marchon escreveu:Kuati, não dá pra dissociar a segurança com a técnica de baixar tempo... Os tempos bons de volta só vêm quando vc está seguro e confortável sobre a moto. Obviamente de tempos em tempos vc tem que arriscar aquele pouco a mais a fim de tentar algo novo e isso dá um certo medo, mas aprendendo a controlá-lo e com consciência do que se vai tentar, é até um medo bom de se sentir.

Outro ponto que eu não concordo com a utilzação do freio traseiro como recurso de pilotagem é o seguinte: é sabido que o correto posicionamento dos pés durante uma curva é com o interno apoiado com a ponta da pedaleira com boa parte do peso do corpo sobre ele. Em curvas para a direita, caso o piloto esteja com a distribuição correta de peso na moto, ou seja, a maior parte concentrada na pedaleira interna da curva e não sobre a bunda, fica muuuuito difícil ter mobilidade e sensibilidade no pé direito para acionar o freio traseiro.
Marchon
Suas contribuições são muito valiosas e pertinentes, próprias de quem acelera em pista.
Mas para facilitar a discussão (ou a tentativa dela :lol: ) talvez fosse melhor fechar o foco em pilotagem nas estradas, como reiterou o Rods. Sabemos que os universos são bem distintos e as nossas soluções em pista não alcançam, em muitos casos, aqueles andando nem tão rápido assim em estradas. ;-)

No caso em questão, das curvas para direita, você tem razão e o recurso de utilização do freio traseiro fica praticamente inviabilizado (se quiser fazer a curva redondo), mas como lhe disse, falando em estradas, onde há uma infinidade de situações, raios de curva e possíveis trajetórias, ainda que para o lado direito, o freio traseiro continuará prestando seus serviços. Basta imaginar um curvão de média da Rio-Juiz de Fora, onde a distribuição de peso do piloto pode se dividir entre os pivots pedaleira, assento, tanque e guidon para perceber que o pedal de freio ainda estará ao alcance para utilização.
Eu em particular, nessa mesma rodovia, ou na Fernão Dias, ou seja, rodovias com muitas curvas, mas com velocidades médias altas acho desnecessária a utilização do freio traseiro. Já, em Moeda, estrada simples sem acostamento e curvas da raio fechando, às vezes em off-camber, eu achava um recurso interessante para voltar para casa inteiro. :lol:

De novo, don´t try this at home. Eu não recomendo essas bobagens para ninguém, caso desejem se preservar incólumes. :-D
Tio
Dinossauro

Mensagem por Tio »

MAD escreveu:Dois ótimos vídeos mostrando a curva de vários ângulos.

Ahhhh... não tem como ver essa estradinha de Mulholland e não lembrar de Murungaba-Serra Negra. É igualzinho (alguns trechos).
Masss... e não usaria esses vídeos de queda em Mulholland como exemplo para análise. Tem alguma coisa com a estrada, talvez tenha alguma ventania de vez em quando que espalha esse pedrisco/poeira do acostamento na pista... os caras perdem a frente do nada, sem inclinação exagerada ou velocidade incompatível. Já vi alguns vídeos de carrões se perdendo nas curvas dessa estrada em velocidades até baixas.
"O socialismo dura até acabar o dinheiro dos outros"
M. Thatcher
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

É estranho mesmo Tio, se for assistir aos tombos nessa rodovia o cabra vai ficar com receio de deitar em qquer curva.

O vídeo 2 que postei, não consigo entender o que o cabra fez de errado, fosse uma Hayabusa cheia de torque normal, mas uma R6 em rotação baixa?!?!?!?!

O vídeo 3 foi cabaçada do cara, parece que aconteceu algo com a roda traseira, talvez uma levíssima desgarrada, o cabaço ficou com medo e abriu a curva, ou viu que curva era mais longa, achou que não ia conseguir terminá-la e abortou. Mas foi cabaçada.

Logo no início do segundo vídeo que o MAD postou dá pra ver um pequeno redemoinho levantando sujeira pra caramba. Essa estrada realmente tem uns tombos sem noção, provavelmente é o vento mesmo, seja levando poeira para a pista, seja atuando sobre motos.

Já atravessei um pequeno redemoinho contornando um viaduto (campo mourão - pitanga), e eu tava com a leve Ninjinha ainda, o troço é tenso.

Imagem

[ ]'s
Editado pela última vez por Kuati em 04 Mar 2013, 11:22, em um total de 1 vez.
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Mulholland é isso que eu e Diniz já dizíamos lá atrás (empoeirada e eventualmente cheia de pedriscos). Leiam abaixo:

"While most of Mulholland is well-maintained, some sections have a tattered surface or a layer of dirt and fallen rocks. For riders it is critical to be hypervigilant around every curve and be aware of road conditions. Numerous accidents make Mulholland one of the most dangerous highways in L.A. for bikers, followed by Angeles Crest Highway. Racers also risk getting tagged for speeding or reckless driving."

Site excelente à respeito: http://www.dailyventure.com/travel/Moto ... nd-Highway
Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

Esse negócio de usar o freio traseiro em pilotagem esportiva eu nunca aprendi nem nunca consegui. Não uso nem em estrada nem em pista, só em uso urbano ou em modo freira para deixar a traseira mais assentada.[/quote]

É basicamente isso aí em cima e o que o marchon falou no post anterior... Em estrada muitas vezes só em estar com o giro alto e dependendo da velocidade, com uma 1000, não precisa nem frear e reduzir, só em fechar o acelerador e pendular corretamente já produz a contra-tração e inclinação sificiente para fazer uma curva limpa e segura... Mas para ficar mais gostoso, chegar um pouco mais rápido, freiar (com o dianteiro), reduzir uma marcha e entrar na curva deixando o freio-motor empurrar a moto até o ponto de menor velocidade e sair acelerando suavemente, é uma delicia!!! Não precisa estar voando muito pra fazer isso...
Valber Lessa
Roda Presa

Mensagem por Valber Lessa »

Sergio escreveu:
Kuati escreveu:Mas a questão é que falaram muito em posicionamento e tal, tangência da curva... mas a questão da escolha da marcha e saída de traseira por destracionamento ainda não ficou clara.

Em rodovia, uma curva que poderia ser feita em 5ª marcha a 120 km/h e rotação mais baixa, outros preferem fazê-la nos mesmos 120 km/h mas em 3ª marcha com rotação lá em cima, alegando que a moto assim tem mais tração e por conseguinte menos chance de sair de traseira.

[ ]'s
Pra fazer a curva rápido o ideal é marcha baixa e rotação média-alta. Só que o segredo é reduzir a marcha ANTES da entrada da curva...se deixar pra reduzir bem na entrada da curva, se a sua moto não tiver aqueles dispositivos de embreagem deslizante que as SS modernas tem, a roda traseira vai dar uma travada, e se isso acontecer na entrada da curva fica mais difícil controlar (aí só pros profissionais de plantão).

É basicamente isso aí em cima e o que o marchon falou no post anterior... Em estrada muitas vezes só em estar com o giro alto e dependendo da velocidade, com uma 1000, não precisa nem frear e reduzir, só em fechar o acelerador e pendular corretamente já produz a contra-tração e inclinação sificiente para fazer uma curva limpa e segura... Mas para ficar mais gostoso, chegar um pouco mais rápido, freiar (com o dianteiro), reduzir uma marcha e entrar na curva deixando o freio-motor empurrar a moto até o ponto de menor velocidade e sair acelerando suavemente, é uma delicia!!! Não precisa estar voando muito pra fazer isso...
Responder