Análise de erros de pilotagem

Grupo de discussão geral sobre motos.
rods
Motoqueiro
Contato:

Análise de erros de pilotagem

Mensagem por rods »

Na esteira da boa conversa no tópico sobre a queda do cara da R6, fiquei aqui pensando se seria válido a gente fazer umas análises dos erros de pilotagem que se encontra em vídeos de quedas na internet. Penso que se pode aprender alguma coisa, técnicas e truques, erros a evitar, algo assim.

Se eu estiver viajando na maionese, deixem para lá...

Mas para começar, olhem esse vídeo. O que o cara fez de errado? Deitou demais? Deu cagaço de estar deitado demais e largou a moto?

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Russo
Mito

Re: Análise de erros de pilotagem

Mensagem por Russo »

Que tipo de ka-haga-da o cara fez eu não sei... mas que fez fezes, fez!

Aos 1:15, na passagem em camara lenta, eu tive a impressão que a roda da frente "fechou" para dentro da curva, tipo um contra esterço ao contrário... e daí foi chão...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

No caso do Vídeo 01 acho que o cara viu o carro da polícia, se assustou, e, além de oscilar a aceleração fez o que o russo fez, deu uma forçadinha no guidão pra dentro da curva, além de meio que largar a moto mesmo pelo susto.

---

Vídeo 02:

Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha).

Outro cabra porra louca diz que não usa o freio traseiro, simplesmente mete marcha pra baixo com vontade antes de entrar na curva.

Minha dúvida é que, colocando marcha pra baixo não é muito mais fácil acontecer isto que aconteceu no Vídeo 02??

Sinceramente tenho medo de meter duas, até 3 marchas abaixo para fazê-las no gaz, me dá uma puta impressão de que a moto sairá de traseira, prefiro marchas mais altas. A técnica de usar freio traseiro pra fechar em curva só faço em emergência.

[ ]'s
Imagem
Fabio Ninja
Dinossauro

Mensagem por Fabio Ninja »

bom vou dar minha opniao mesmo que nao aceita, mulholand nao pode ser considerado como aula de pilotagem
especialmente nessa curva, o que percebo que ela é inclinada pra fora, e mais o vento que leva varios pedriscos para
a estrada, tanto que mesmo experientes caem no mesmo lugar.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:
Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha)...

...Sinceramente tenho medo de meter duas, até 3 marchas abaixo para fazê-las no gaz, me dá uma puta impressão de que a moto sairá de traseira, prefiro marchas mais altas. A técnica de usar freio traseiro pra fechar em curva só faço em emergência.

[ ]'s
Ae Kamerad Kuati...

Com outras motos eu não sei, mas com as jakas custom esses dois expedientes são necessários:
- o freio traseiro é utilizado como um "leme", corrigindo a trajetória da moto quando necessário;
- entrar na curva com giro mais alto também é bom, pois você aproveita o freio motor, ou seja,por favor mais cerveja, com as marchas mais baixas e o giro mais alto, você pode usar a força da descompressão do motor (vulgo freio motor) para ajudar a desacelerar a moto , com isso, ter condições de inclinar mais a motoca, facilitanto uma eventual correção de trajetória nas curvas.

O uso dos dois expedientes (freio traseiro e giro mais alto) nas motos custom permitem brincadeiras desse tipo:
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

Que jaka é essa do vídeo? As pedaleiras dela não são baixas como nas outras?

Fábio Ninja, não é aula de pilotagem, mas analise de erros. Por mais louca que a curva seja, o normal deve ser concluir ela com sucesso, e não cair. Então, quem caiu fez alguma bobagem. Pode ter inclinado demais, de menos, freou no lugar errado ou o que for. Acho interessante analisar isso em detalhes, e os vídeos desse cara, todos nessa curva, permitem ver em câmera lenta, super detalhado.

De todo modo, pode-se propor outros vídeos também. Mas antes deixa eu colocar outro da mesma curva. Esse tem as duas versões, gravado de fora da moto e também da câmera de do capacete do cara.

Nas descrições dos dois vídeos consta como erro de frenagem. É isso mesmo? Pelo vídeo onboard, nem parece que o cara estivesse muito rápido. Ele mesmo quando levanta da queda não faz ideia do que fez de errado. Mas nos comentários do vídeo ele fala:
danghewitt 1 week ago:
Actually I grabbed the brake subconsciously. There was a distraction with the dog walker blocking my view to the turn and my turn-in point. I must have covered the brake at that point and then when I was just starting to lean-in I grabbed the grip along with the brake by accident and it locked up as you would expect causing the front to instantly wash out. I only pieced this together after-the-fact. I just f'd up under pressure, distractions and lack of experience.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

rods escreveu:Que jaka é essa do vídeo? As pedaleiras dela não são baixas como nas outras?
Esse vídeo é velho, já postei ele aqui em porrilhão de vezes... a moto é uma HD Deuce 1450 cc... igual à minha.
A altura das pedaleiras dessa motoka é padrão custom.

Imagem

Quanto ao vídeo da yamazuki Laranja, a moto simpesmente sai de baixo do sujeito no que ele passa pelo paredão de pedra branca, no local onde inicia o guard rail. No final do filme, quando a Yamazuki Laranja está indo embora, percebe-se que a aquela curva começa suave e logo depois fecha abruptamente no ponto em que ele caiu, formando uma espécie de "gancho de anzol".
Editado pela última vez por Russo em 02 Mar 2013, 09:41, em um total de 1 vez.
Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu:No caso do Vídeo 01 acho que o cara viu o carro da polícia, se assustou, e, além de oscilar a aceleração fez o que o russo fez, deu uma forçadinha no guidão pra dentro da curva, além de meio que largar a moto mesmo pelo susto.

---

Vídeo 02:

Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha).

Outro cabra porra louca diz que não usa o freio traseiro, simplesmente mete marcha pra baixo com vontade antes de entrar na curva.

Minha dúvida é que, colocando marcha pra baixo não é muito mais fácil acontecer isto que aconteceu no Vídeo 02??

Sinceramente tenho medo de meter duas, até 3 marchas abaixo para fazê-las no gaz, me dá uma puta impressão de que a moto sairá de traseira, prefiro marchas mais altas. A técnica de usar freio traseiro pra fechar em curva só faço em emergência.

[ ]'s
Afffee, é tanto nêgo cabaço que dá até medo de iniciar qualquer comentário.

Primeiramente, Mulholand não é lugar de ficar avaliando erros de pilotagem, é uma estradinha ao lado de Los Angeles, coalhada de fotógrafos e curvas de baixa velocidade. Ali é território próprio para "posers".
Basta ver esse vídeo da R6... que curva quadrada é essa!!?? :o Sem mais comentários.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

Kuati escreveu: Aproveitando pra levantar uma dúvida, dois caras que andam forte comigo dizem que em tudo quanto é curva metem o pé no freio traseiro para a moto deitar mais e conseguir fechar a curva (haja pastilha).

[ ]'s
Na boa, Kuati, as coisas que vc fala me fazem temer pela sua segurança em motos, especialmente sabendo que já rodou em motos de alta potência.
Se tiver algum saco te recomendaria (de boa, hein!) um cursinho de pilotagem de dois dias par manter sua saúde incólume. ;-)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

pretti escreveu: Afffee, é tanto nêgo cabaço que dá até medo de iniciar qualquer comentário.

Primeiramente, Mulholand não é lugar de ficar avaliando erros de pilotagem, é uma estradinha ao lado de Los Angeles, coalhada de fotógrafos e curvas de baixa velocidade. Ali é território próprio para "posers".
Basta ver esse vídeo da R6... que curva quadrada é essa!!?? :o Sem mais comentários.

:ft:
Imagem
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Em quase todos os casos, foi excesso de fibra na alimentação dos pilotos.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
rjsdex
Motoqueiro

Mensagem por rjsdex »

Kuati escreveu: Vídeo 02:
(...)

[ ]'s
Nesse caso, o indivíduo já entrou na curva muito fechado, quando pensou em acelerar já tava quase na faixa contrária... Acredito que ele acelerou muito, destracionando e perdendo o controle...
Ps.: Quebrou toda a parte do banco e rabeta da moto! :shock:
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
rods
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por rods »

pretti escreveu: Afffee, é tanto nêgo cabaço que dá até medo de iniciar qualquer comentário.

Mestre Pretti, conto com suas análises aqui... pode colocar outros vídeos, de outras estradas, outras quedas! O lance do tópico é analisar a pilotagem do cara, o porque do erro, da queda, sem o lance freirístico, sem aquele drama todo da dor física, da sequela e coisa e tal.

Minha ideia era dar sequencia aos debates do tópico da R6 sem ficar preso só naquele caso.
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

rods escreveu:

Mestre Pretti, conto com suas análises aqui... pode colocar outros vídeos, de outras estradas, outras quedas! O lance do tópico é analisar a pilotagem do cara, o porque do erro, da queda, sem o lance freirístico, sem aquele drama todo da dor física, da sequela e coisa e tal.

Minha ideia era dar sequencia aos debates do tópico da R6 sem ficar preso só naquele caso.
Hummm....sei não. Tem que selecionar a dedo, pois "a turma" e as motos são heterogêneas se bem me entende.
Não creio que o aproveitamento possa ser útil nessas circunstâncias.

Até para se fazer um curso de pilotagem reúne-se, preferivelmente, motos similares (somente SS, ou somente nakeds, ou somente bigtrails...).

As técnicas em uma moto, em que pesem as grandes leis da Física, passam por algumas variações importantíssimas, tais como: ângulo de rake e trail, tipo de pneu, centro de gravidade da moto (mais alto ou mais baixo), capacidade de frenagem e reaceleração, etc., etc, etc.
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

Russo escreveu:Ae Kamerad Kuati...

Com outras motos eu não sei, mas com as jakas custom esses dois expedientes são necessários:
- o freio traseiro é utilizado como um "leme", corrigindo a trajetória da moto quando necessário;
- entrar na curva com giro mais alto também é bom, pois você aproveita o freio motor, ou seja,por favor mais cerveja, com as marchas mais baixas e o giro mais alto, você pode usar a força da descompressão do motor (vulgo freio motor) para ajudar a desacelerar a moto , com isso, ter condições de inclinar mais a motoca, facilitanto uma eventual correção de trajetória nas curvas.

O uso dos dois expedientes (freio traseiro e giro mais alto) nas motos custom permitem brincadeiras desse tipo:
Issso aí é uma combinação de um jakeiro de braços curtos com sanguenoszóio, contra um jaspion bundão (ou prudente :-D :-D ), que so passou num retão na força do motor....nas curvas amarelou feio contra aquela jaka :lol: :lol: ..... mas nos 4:30 a jakona deu uma balançada de assutar :o :o ....
Me lembrou de um amigo (ex) motociclista daqui de Salvador, Gustavão, que tocava o terror com as jakas-custom... além de ser um grande companheiro de viagens.... faleceu recentemente (infarto)... :rip: :rip: meu amigo...
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Primeiro erro: Dá pra perceber q o kra começa a ralar a ponta do pé, e começa a se assustar, ae ao invés de reduzir um pouquinho, aproveitar o resto de asfalto pra abrir e levantar, ele tenta manter a aceleração e acaba alavancando a moto com o pé/pedaleira, o suficiente pra diminuir a tração dianteira. Junta isso a uma pista suja... deu no q deu.

Segundo erro: fazer essa curva no limite de qquer moto. Rua não é lugar pra sobrepor limites. Pode ter um sangue de bicho atropelado, pode ter areia, pode ter óleo, pode ter outro retardado, pode tudo. Então se vc não mantiver uma graaaande margem de erro, sefu.

Quis fazer bonito pra multidão q tava ali, acelerou demais na saída da curva. Se estivesse bem abaixo do limite de inclinação, derrepente até tentava a "sorte" num highside.

Esse pra mim é o mais estranho. Acho q foi em ondulação na pista, junto com calibragem errada, tanto dos pneus qto das suspas. :lala:
Editado pela última vez por dbsmsx em 02 Mar 2013, 13:08, em um total de 2 vezes.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
froesdamotta
Motoqueiro

Mensagem por froesdamotta »

dbsmsx escreveu: Rua não é lugar pra sobrepor limites.
X1000 ;-) ;-) ;-) .....acrescento: algumas estradas também não!!
Agostinho
Suzuki GSX 8S
ex-DL 650 ABS, ex-Xmax 250
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Deixa eu fazer uma pergunta besta: alguém aqui regula a suspensão de sua moto para seu biotipo ou pilotagem?

Vejo muito cara de moto grande/potente que nem mexe ou nem sabe como regula o trem.

Aqui tinha um rachão de motos e vi muito nego que nem sabia o que era pré-carga, sag, compressão e retorno...
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Ratão escreveu:Deixa eu fazer uma pergunta besta: alguém aqui regula a suspensão de sua moto para seu biotipo ou pilotagem?
Ano passado eu tinha importado uma suspa de R6 antiga (não invertida) pra botar na FZ6S. Tinha visto em uma revista americana esse "mod" e descobri que é muito comum fazerem isso lá fora. O garfo dianteiro original da FZ6 gera uma certa imprecisão no início da inclinação, isso já vi escrito em vários testes e eu concordo. Com o óleo original ela é bem ágil e curva fácil, mas também afunda muito nas frenagens. Então pra minimizar o problema do mergulho, normalmente troca-se o óleo por um mais viscoso, mas os efeitos colaterais são que ela fica um pouco mais dura pra entrar nas curvas, e fica mais desconfortável, com as irregularidades passando de forma mais seca para os braços.

Do jeito que os garfos da R6 vieram estavam mal configurados, e tava uma merda na entrada das curvas, só saída da vertical depois que liberasse os freios, durante a frenagem parecia engessada. As regulagens eram eficazes e tem que estudar um pouco sobre o assunto pra não se atrapalhar. Descobri que tava com muita compressão e diminuí também a pré-carga. Depois de mais alguns ajustes ficou show, entrava nas curvas com uma naturalidade, firmeza e precisão que nunca tinha sentido na Fazer, quase tão natural quanto uma NH6, mas com mais firmeza e feedback. Outra qualidade que me surpreendeu nessa suspa é que as irregularidades da pista eram absorvidas com muita eficiência, gerando mais conforto.

Vou dizer, dá vontade de nunca mais comprar uma moto sem regulagens!!!
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Muito difícil a análise dessas quedas, o ângulo da filmagem não ajuda a perceber como é a curva. Dá pra ver que os caras parecem inexperientes, pela expressão corporal, parecem tensos sobre a moto.

É estranho pois parece que ela engana muita gente mesmo. Tenho uma teoria sobre essa curva, baseado em algumas situações que passei em Brasília. Lá tem certos acessos e rótulas que te enganam, você entra nelas achando que vai fazê-las contornando um certo raio, mas de repente a moto parece que perdia a sustentação e subitamente tombava pra dentro da curva, e só não fui pro chão porque a inclinação não era grande e deu tempo de apoiar o pé. Da primeira vez que fui pra lá de moto, com uma Fazer 250, por duas vezes me aconteceu isso, depois nunca mais.

Então parece que nessa curva, para contornar aquele cotovelo mais fechado o pessoal deita bem a moto em baixa velocidade, e talvez alguma percepção visual errada causada pela geografia do local, dê uma impressão errada do raio de saída. Talvez fosse necessário levantar mais rápido a moto para ela não perder a sustentação dada pela força centrífuga, ainda mais pela baixa velocidade no local. No vídeo da Ducati a impressão é justamente essa, de que subitamente a moto tomba.

Em alguns vídeos parece que bem na hora em que eles caem, estavam tentando dar tração, e talvez seja justamente uma tentativa de aumentar a velocidade para ganhar sustentação.

Já no vídeo da R6, notei um detalhe também. A pista tem uns sinalizadores tipo olho de gato junto à linha no centro da pista. Parece que o pneu traseiro um pouco antes de desgarrar passa por cima de um desses sinalizadores, mas não sei se isso contribuiu.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Responder