Rodando sem a valvula termostatica.

Grupo de discussão geral sobre motos.
RMD
Dinossauro

Rodando sem a valvula termostatica.

Mensagem por RMD »

Eu estou rodando sem a minha valvula termostatica na CB500. Pra tentar descobrir se é ela q esta causando o super aquecimento do motor. O mecanico me disse q a valvula nao estava funcionando corretamente entao tirou pra ver se ia parar se aquecer.

Minha pergunta é a seguinte. Isso pode danificar o meu motor? Rodar um dia sem a valvula???
Vini
Motociclista

Re: Rodando sem a valvula termostatica.

Mensagem por Vini »

Cara, não faz isso!

A retirada na válvula pode ocasionar um acionamento reverso da ventoinha. E esse acionamento pode derrubar gasolina do tanque no motor, e como seu motor vai estar super-aquecido...sua moto pode entrar em combustão espontânea!
numero41
Roda Presa

Mensagem por numero41 »

Olha, pelo menos na Rd funciona assim:

A válvula termostática é uma válvula que se abre ou se fecha dependendo da temperatura do fluido de arrefecimento. Quando o fluido está quente, ela se abre, ou se mantém aberta. Quando frio, mas frio Mesmo, leia-se, 4 graus pra baixo, ela permanece fechada (ou quase toda fechada, sei lá), assim fazendo com que o arrefecimento seja deficiente, e ocasionando o aquecimento do motor, o que, considerando que estamos falando de uma máquina térmica que opera melhor quando aquecida, nesta situação é bom. Depois, ela vai se abrindo conforme o fluido esquenta.

Tá, o ponto disso é:
Pra quem mora num país tropical, a válvula termostática não serve pra coisa alguma, hehehehe.

...isso pelo menos na Rd. Acho que é a mesma coisa pra qualquer outra moto.
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Vini escreveu:Cara, não faz isso!

A retirada na válvula pode ocasionar um acionamento reverso da ventoinha. E esse acionamento pode derrubar gasolina do tanque no motor, e como seu motor vai estar super-aquecido...sua moto pode entrar em combustão espontânea!
:kkk:

:kkk: :kkk: :kkk: :kkk: :kkk: :kkk:
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
numero41
Roda Presa

Mensagem por numero41 »

Opa, alguém postou antes de mim.

Hmmmmm... Sem querer ser chato, e é verdade que eu não entendo pn de Cb500... Mas...
Acionamento reverso da ventoinha!? Isso é Sério mermo!?!? Por que diabos a ventoinha iria rodar ao contrário, pra tentar tirar ar do radiador!?
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

numero41 escreveu:

Hmmmmm... Sem querer ser chato, e é verdade que eu não entendo pn de Cb500... Mas...
Acionamento reverso da ventoinha!? Isso é Sério mermo!?!? Por que diabos a ventoinha iria rodar ao contrário, pra tentar tirar ar do radiador!?
Cara, depois disso nem vou fazer piadinha com relação a cidade do seu perfil. }:) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

mais um capitulo da CBomba impecavel de mil novescentos e noventa e oito, zeradaaaaaaa
numero41
Roda Presa

Mensagem por numero41 »

Felipe Ghost Rider escreveu:
numero41 escreveu:

Cara, depois disso nem vou fazer piadinha com relação a cidade do seu perfil. }:) :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Bom, agora que eu já fiz papel de trouxa (literalmente) em cadeia nacional, aproveita e faz logo.
O que é um peido pra quem já está cagado? *sorvete na testa*
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Vini, que teoria mais louca é essa? :-D :-D :-D :-D

A ventoinha é acionada por um sensor de temperatura (cebolão) que não tem nada a ver com a válvula termostática.
Muito menos com o tanque de gasolina e combustão espontanea... rs... :-D :-D :-D

A válvula faz uma mudança do fluxo que o líquido percorre.
Quando está fechada, a água não circula nos cilindros x radiador, fica apenas circulando no radiador e uma parte separada nos cilindros.
Com isso o motor aquece rapidamente.

Isso é feito para o motor aquecer rápido quando é ligado.
Quando estamos andando em um local muito frio, ela mantém o motor a uma temperatura aceitável de funcionamento, dependendo do sistema.

Andar sem a válvula PODE fazer o motor trabalhar em uma temperatura abaixo da aceitável, com isso o desgaste dos cilindros é maior.
Isso ocorre porque a dilatação dos cilindros é diferente da dos pistões (conforme aquecem ou esfriam), a folga entre eles é ideal na temperatura correta de funcionamento do motor, e não bem abaixo dela.

Mas não sei dizer se no caso da CB500, o motor trabalha mais frio que o normal sem a válvula.
Em ambientes muito frios com certeza irá trabalhar.

Na RD350, ela funciona normal sem válvula, pois ela abre com uma temperatura bem abaixo da normal de funcionamento.
Ela serve basicamente para o motor aquecer rápido, e se mantém aberta o tempo todo.
Para ela fechar, o motor tem que estar bem frio, e raramente isso ocorre andando com a moto.

De qualquer forma a válvula é essencial.

Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Baeta
Mito

Mensagem por Baeta »

é pegadinho do malandro, né?! }:)
Jota

Mensagem por Jota »

Ô Baretta seu rôia, o cabra tá zuando o KLB! :lol:
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Pelo q entendi de vc´s (MMUUIIITTOO OBRIGADO). É q rodar pouco com a moto pra confirmar se é realmente a valvula q estava causando o superaquecimento do meu motor nao tem probs. Eu so vou rodar hj a noite pra ver se vai esquentar. Assim sendo amanha de manha ja paro ela pra fazer a troca se for o caso por uma nova valvula. E caso ela continua aquecendo sera outra coisa mas nao a valvula.

VALEU MESMO GALERA PELA AJUDA!!!

Detalhe. NAO È CBOMBA 1998!!!! é CBOMBA 1999!!!
Tornado 300
Jota

Mensagem por Jota »

RMD, se o mecânico disse que pode testar, pode testar.
Ou se não confia no mecânico, troca de mecânico!
É simples, não?
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

Imagem
Andrei
R1200GORDA
Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Jota escreveu:RMD, se o mecânico disse que pode testar, pode testar.
Ou se não confia no mecânico, troca de mecânico!
É simples, não?
Walace brincando de professor Pardal ????
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
b0fh
Bastard operat0r

Mensagem por b0fh »

essa cb do RMD é a prova definitiva que a CB500 é A MOTO. tá fritando desde o dia que ele comprou e continua rodando.

cb500 manda, gs500 é uma merdinha de moto com motor de geladeira cheio de areia.

[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Ari
Novato

Mensagem por Ari »

Questionamento meio besta: não é mais facil testar apenas a valvula????, que tira-la e testar a moto?????
Abs.....

Ari

Imagem
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Ari escreveu:Questionamento meio besta: não é mais facil testar apenas a valvula????, que tira-la e testar a moto?????
Nem sempre Ari. Essa maneira de diagnosticar é muito mais usada do que você imagina, eliminar uma variável e ver o que muda no todo.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Edil
Roda Presa

Mensagem por Edil »

Caraca, que viagem, :shock:

Ventoinha girar ao contrário, }:) , só teoria da conspiração, rs
Minha moto anda sem valvula e na minha humilde opinião(respeitem, rs) não interfere em nada, principalmente em um país quente como o nosso.
Deixo ela aquecendo antes de sair e pronto;

O desgaste no motor é grande apenas com ele frio, e principalmente na partida, nesse caso sim, o motor pode demorar a aquecer e o desgaste ser um pouco maior que o nomal, se não souber respeitar o giro em uma manhã fria;

Depois de tudo aquecido e dilatado o que manda é a pressão do óleo.
O motor superaquecendo sim é que irá sofrer um desgaste grande.

Se a válvula travar no meio de uma viagem então, vai ver como o motor frita que é uma beleza. :-D

abraços.
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

a valvula tem a unica função de manter o liquido de arrefecimento em seus compartimentos, ou seja, o liquido que esta dentro do motor permanece quente, enquanto o liquido do radiador permanece frio, quando existe a necessidade ela abre para efetuar a troca, somente isso, ou seja, no BRASIL, pais muito tropical, esse valvula não serve pra p@#$%¨&* nenhuma, em uso urbano, a motoca permanecerá em sua temperatura ideal e nas estradas, a motoca permanecerá com sua temperatura baixa, fria, somente isso..... mas é bom mante-la, o funcionamaento seria muito mais perfeito e equilibrado, como no caso é somente um teste, acho que vc teria ai +/- 1 ano para testar, esta bom???????

abraços.... e pessoal, não assustem o menino ok...
Responder