Rodando sem a valvula termostatica.
Rodando sem a valvula termostatica.
Eu estou rodando sem a minha valvula termostatica na CB500. Pra tentar descobrir se é ela q esta causando o super aquecimento do motor. O mecanico me disse q a valvula nao estava funcionando corretamente entao tirou pra ver se ia parar se aquecer.
Minha pergunta é a seguinte. Isso pode danificar o meu motor? Rodar um dia sem a valvula???
Minha pergunta é a seguinte. Isso pode danificar o meu motor? Rodar um dia sem a valvula???
Re: Rodando sem a valvula termostatica.
Cara, não faz isso!
A retirada na válvula pode ocasionar um acionamento reverso da ventoinha. E esse acionamento pode derrubar gasolina do tanque no motor, e como seu motor vai estar super-aquecido...sua moto pode entrar em combustão espontânea!
A retirada na válvula pode ocasionar um acionamento reverso da ventoinha. E esse acionamento pode derrubar gasolina do tanque no motor, e como seu motor vai estar super-aquecido...sua moto pode entrar em combustão espontânea!
- numero41
- Roda Presa
Olha, pelo menos na Rd funciona assim:
A válvula termostática é uma válvula que se abre ou se fecha dependendo da temperatura do fluido de arrefecimento. Quando o fluido está quente, ela se abre, ou se mantém aberta. Quando frio, mas frio Mesmo, leia-se, 4 graus pra baixo, ela permanece fechada (ou quase toda fechada, sei lá), assim fazendo com que o arrefecimento seja deficiente, e ocasionando o aquecimento do motor, o que, considerando que estamos falando de uma máquina térmica que opera melhor quando aquecida, nesta situação é bom. Depois, ela vai se abrindo conforme o fluido esquenta.
Tá, o ponto disso é:
Pra quem mora num país tropical, a válvula termostática não serve pra coisa alguma, hehehehe.
...isso pelo menos na Rd. Acho que é a mesma coisa pra qualquer outra moto.
A válvula termostática é uma válvula que se abre ou se fecha dependendo da temperatura do fluido de arrefecimento. Quando o fluido está quente, ela se abre, ou se mantém aberta. Quando frio, mas frio Mesmo, leia-se, 4 graus pra baixo, ela permanece fechada (ou quase toda fechada, sei lá), assim fazendo com que o arrefecimento seja deficiente, e ocasionando o aquecimento do motor, o que, considerando que estamos falando de uma máquina térmica que opera melhor quando aquecida, nesta situação é bom. Depois, ela vai se abrindo conforme o fluido esquenta.
Tá, o ponto disso é:
Pra quem mora num país tropical, a válvula termostática não serve pra coisa alguma, hehehehe.
...isso pelo menos na Rd. Acho que é a mesma coisa pra qualquer outra moto.
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Vini escreveu:Cara, não faz isso!
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
- numero41
- Roda Presa
Opa, alguém postou antes de mim.Vini escreveu:Cara, não faz isso!
Hmmmmm... Sem querer ser chato, e é verdade que eu não entendo pn de Cb500... Mas...
Acionamento reverso da ventoinha!? Isso é Sério mermo!?!? Por que diabos a ventoinha iria rodar ao contrário, pra tentar tirar ar do radiador!?
- Felipe Ghost Rider
- Mito
Cara, depois disso nem vou fazer piadinha com relação a cidade do seu perfil.numero41 escreveu:Opa, alguém postou antes de mim.Vini escreveu:Cara, não faz isso!
Hmmmmm... Sem querer ser chato, e é verdade que eu não entendo pn de Cb500... Mas...
Acionamento reverso da ventoinha!? Isso é Sério mermo!?!? Por que diabos a ventoinha iria rodar ao contrário, pra tentar tirar ar do radiador!?
mais um capitulo da CBomba impecavel de mil novescentos e noventa e oito, zeradaaaaaaa
- numero41
- Roda Presa
Bom, agora que eu já fiz papel de trouxa (literalmente) em cadeia nacional, aproveita e faz logo.Felipe Ghost Rider escreveu:Cara, depois disso nem vou fazer piadinha com relação a cidade do seu perfil.numero41 escreveu:Opa, alguém postou antes de mim.Vini escreveu:Cara, não faz isso!
Acionamento reverso da ventoinha!? Isso é Sério mermo!?!? Por que diabos a ventoinha iria rodar ao contrário, pra tentar tirar ar do radiador!?![]()
![]()
![]()
![]()
![]()
O que é um peido pra quem já está cagado? *sorvete na testa*
Vini, que teoria mais louca é essa?Vini escreveu:Cara, não faz isso!
A ventoinha é acionada por um sensor de temperatura (cebolão) que não tem nada a ver com a válvula termostática.
Muito menos com o tanque de gasolina e combustão espontanea... rs...
A válvula faz uma mudança do fluxo que o líquido percorre.
Quando está fechada, a água não circula nos cilindros x radiador, fica apenas circulando no radiador e uma parte separada nos cilindros.
Com isso o motor aquece rapidamente.
Isso é feito para o motor aquecer rápido quando é ligado.
Quando estamos andando em um local muito frio, ela mantém o motor a uma temperatura aceitável de funcionamento, dependendo do sistema.
Andar sem a válvula PODE fazer o motor trabalhar em uma temperatura abaixo da aceitável, com isso o desgaste dos cilindros é maior.
Isso ocorre porque a dilatação dos cilindros é diferente da dos pistões (conforme aquecem ou esfriam), a folga entre eles é ideal na temperatura correta de funcionamento do motor, e não bem abaixo dela.
Mas não sei dizer se no caso da CB500, o motor trabalha mais frio que o normal sem a válvula.
Em ambientes muito frios com certeza irá trabalhar.
Na RD350, ela funciona normal sem válvula, pois ela abre com uma temperatura bem abaixo da normal de funcionamento.
Ela serve basicamente para o motor aquecer rápido, e se mantém aberta o tempo todo.
Para ela fechar, o motor tem que estar bem frio, e raramente isso ocorre andando com a moto.
De qualquer forma a válvula é essencial.
Abraço.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
é pegadinho do malandro, né?!Vini escreveu:Cara, não faz isso!
-
Jota
Ô Baretta seu rôia, o cabra tá zuando o KLB! 
Pelo q entendi de vc´s (MMUUIIITTOO OBRIGADO). É q rodar pouco com a moto pra confirmar se é realmente a valvula q estava causando o superaquecimento do meu motor nao tem probs. Eu so vou rodar hj a noite pra ver se vai esquentar. Assim sendo amanha de manha ja paro ela pra fazer a troca se for o caso por uma nova valvula. E caso ela continua aquecendo sera outra coisa mas nao a valvula.
VALEU MESMO GALERA PELA AJUDA!!!
Detalhe. NAO È CBOMBA 1998!!!! é CBOMBA 1999!!!
VALEU MESMO GALERA PELA AJUDA!!!
Detalhe. NAO È CBOMBA 1998!!!! é CBOMBA 1999!!!
Tornado 300
-
Jota
RMD, se o mecânico disse que pode testar, pode testar.
Ou se não confia no mecânico, troca de mecânico!
É simples, não?
É simples, não?
- Fernando - BH
- Motoqueiro
Walace brincando de professor Pardal ????Jota escreveu:RMD, se o mecânico disse que pode testar, pode testar.
É simples, não?
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
essa cb do RMD é a prova definitiva que a CB500 é A MOTO. tá fritando desde o dia que ele comprou e continua rodando.
cb500 manda, gs500 é uma merdinha de moto com motor de geladeira cheio de areia.
[]x
cb500 manda, gs500 é uma merdinha de moto com motor de geladeira cheio de areia.
[]x
-
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
"The greatest trick the Devil ever pulled was convincing the world he didn't exist."
Questionamento meio besta: não é mais facil testar apenas a valvula????, que tira-la e testar a moto?????
Abs.....
Ari

Ari
- MAD
- Dinossauro
- Contato:
Nem sempre Ari. Essa maneira de diagnosticar é muito mais usada do que você imagina, eliminar uma variável e ver o que muda no todo.Ari escreveu:Questionamento meio besta: não é mais facil testar apenas a valvula????, que tira-la e testar a moto?????
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos
"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Caraca, que viagem,
Ventoinha girar ao contrário,
, só teoria da conspiração, rs
Minha moto anda sem valvula e na minha humilde opinião(respeitem, rs) não interfere em nada, principalmente em um país quente como o nosso.
Deixo ela aquecendo antes de sair e pronto;
O desgaste no motor é grande apenas com ele frio, e principalmente na partida, nesse caso sim, o motor pode demorar a aquecer e o desgaste ser um pouco maior que o nomal, se não souber respeitar o giro em uma manhã fria;
Depois de tudo aquecido e dilatado o que manda é a pressão do óleo.
O motor superaquecendo sim é que irá sofrer um desgaste grande.
Se a válvula travar no meio de uma viagem então, vai ver como o motor frita que é uma beleza.
abraços.
Ventoinha girar ao contrário,
Minha moto anda sem valvula e na minha humilde opinião(respeitem, rs) não interfere em nada, principalmente em um país quente como o nosso.
Deixo ela aquecendo antes de sair e pronto;
O desgaste no motor é grande apenas com ele frio, e principalmente na partida, nesse caso sim, o motor pode demorar a aquecer e o desgaste ser um pouco maior que o nomal, se não souber respeitar o giro em uma manhã fria;
Depois de tudo aquecido e dilatado o que manda é a pressão do óleo.
O motor superaquecendo sim é que irá sofrer um desgaste grande.
Se a válvula travar no meio de uma viagem então, vai ver como o motor frita que é uma beleza.
abraços.
Comet GT 250
a valvula tem a unica função de manter o liquido de arrefecimento em seus compartimentos, ou seja, o liquido que esta dentro do motor permanece quente, enquanto o liquido do radiador permanece frio, quando existe a necessidade ela abre para efetuar a troca, somente isso, ou seja, no BRASIL, pais muito tropical, esse valvula não serve pra p@#$%¨&* nenhuma, em uso urbano, a motoca permanecerá em sua temperatura ideal e nas estradas, a motoca permanecerá com sua temperatura baixa, fria, somente isso..... mas é bom mante-la, o funcionamaento seria muito mais perfeito e equilibrado, como no caso é somente um teste, acho que vc teria ai +/- 1 ano para testar, esta bom???????
abraços.... e pessoal, não assustem o menino ok...
abraços.... e pessoal, não assustem o menino ok...