Bateria. Quando trocar?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Luigi
Mito
Contato:

Re: Bateria. Quando trocar?

Mensagem por Luigi »

Fernando escreveu:
Smoker escreveu:Minha moto nem tem opção para desligar o farol, nem chave tem, girou a chave, antes mesmo de tocar no start, o farol acende, mas tocou o start, desliga até a moto pegar.

Sabe o que de fato acontece, JH??? ;-)
A corrente elétrica é como a água, sempre quer o melhor caminho, nesse caso o de maior corrente, como o motor de arranque consume bem mais corrente que os faróis quando acionado, ele "rouba" a corrente das lampadas e manda pro arranque, por isso as lampadas parecem apagar momentaneamente,
Nas motos existe um rele que faz isso.

Pode testar, aperta o botão de partida DE LEVE, e vê que a lampada do farol apaga ANTES mesmo de começar a girar o motor de partida.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
Fernando
Motociclista

Mensagem por Fernando »

Luigi escreveu:
Fernando escreveu:
Smoker escreveu:Minha moto nem tem opção para desligar o farol, nem chave tem, girou a chave, antes mesmo de tocar no start, o farol acende, mas tocou o start, desliga até a moto pegar.

Sabe o que de fato acontece, JH??? ;-)
A corrente elétrica é como a água, sempre quer o melhor caminho, nesse caso o de maior corrente, como o motor de arranque consume bem mais corrente que os faróis quando acionado, ele "rouba" a corrente das lampadas e manda pro arranque, por isso as lampadas parecem apagar momentaneamente,
Nas motos existe um rele que faz isso.

Pode testar, aperta o botão de partida DE LEVE, e vê que a lampada do farol apaga ANTES mesmo de começar a girar o motor de partida.
Luigi, no caso da Vstrom650 (que posso dizer) no diagrama elétrico não tem nenhum relê que comande os faróis (acredito que muitas outras motos também não tem, vai do projeto, quanto mais coisas mais caro produzir em série e mais pode proporcionar problema) quem faz isso direto a chave da luz baixa/alta.... com relação a isso que você disse, sempre que for dar a partida não existe "pressionar de leve" o botão da partida, pq para acionar o motor de arranque tem o rele de partida que é acionado independente da força no botão, o que muda é quanto tempo vc mantem a partida pressionada. Acionou o botão de start, liga o motor de arranque que drena corrente que chega a apagar o farol. Ah já ia esquecendo, o motor de arranque não gira instantaneamente, pelas leis da física ele está parado e quer ficar assim, então assim sendo ecxiste um tempo entre o pressionar o botão de partida e o motor começar a girar, sair da inércia, é preciso considerar isso :-D , exatamente por isso que as lampadas apagam antes do motor girar, ele drena a correnta da lampada, que pra 55Watts em 12V tem um consumo de corrente perto de 6A.

Curiosidade: a corrente de partida de um motor em corrente contínua (como o motor de arranque) pode chegar a até 30 vezes a corrente normal de operação, por exemplo, se o motor tem um consumo normalmente 2A, para a partida e com a carga do motor essa corrente iria para 60A (quanto maior a carga maior a corrente de partida, por isso nos dias frios a bateria vai pras trevas mais fácil...), mas daí vem a pergunta, a bateria não é somente para 7Ah, 10Ah ou 12Ah como está escrito? Como consome tudo isso? A 1ª resposta é sim, a 2ª é que a bateria automotiva aguenta este ciclo de descarga e carga, até mesmo pq o motor de arranque consume esses 60A numa fração de segundo o que não compromete a carga da bateria nem os outros sistemas elétricos pendurados.... o maior "desgaste" se posso chamar assim, de uma bateria ocorre para quem roda na cidade e fica a todo instante acionando a partida da moto como os motoboys, por exemplo.

[]s
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode Começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Marven vc pode importar mas se eles.quiserem apreender por considerar nocivo aquele líquido que vai na bateria acho que podem. O spyder.importou uma bateria pra uma cbr1000 e.chegou.mas.tudo.e questão de sorte e do fiscal que pegar pra avaliar.

Enviado da minha maquina de escrever.
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Sobre o farol desligar quando se dá a partida, é simples e nem precisa de relê.
Uma chave tipo campainha com três terminais sendo um um de alimentação, outro NF (normalmente fechada) para o farol e e outro NA (normalmente aberta) para o relê do motor de arranque.
Quando se aciona o botão (ooops!) ele interrompe a corrente para o farol e desvia para o relê do motor de arranque.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Tanto no carro quanto na moto eu consigo perceber a "preguiça" do motor de arranque e já fico de sobreaviso. Até confiro a data de compra da bateria na nota fiscal e vejo que já se passou pelo menos dois anos. Ou seja, hora de começar a juntar as moedinhas.
Quando essa preguiça começa, entre 7 e 15 dias é decretado o PT na bateria.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Buell 2006 com bateria original
Outro dia deu uma "rateada" na hora de ligar e eu achei que ia ter que comprar uma nova
Hoje, depois de 1 mês parada...
Ligou na primeira :lol: :bnnd:
Belo - SP
Imagem
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

Fernando, moto que fica parada, por exemplo, na semana fica parada e no final de semana roda um pouquinho, é pior para a bateria do que por exemplo motoboy que passa o dia ligando e desligando a moto?

Pergunto isso porque na época que estava com a XTZ 125 XE e a XT 660, eu deixava a XT por longos períodos parada, e quando ia usar ela no final de semana para curtir, a moto sempre pegava de primeira (bendita I.E)., mas eu tinha medo de descarregar a bateria por não usar muito a moto.
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

Fernando, eu estou falando do caso da FALCON em específico.

Se você pressionar o botão de partida de leve, ANTES de começar a girar o motor de partida, o farol é apagado, eu falei de rele porque achava que era um que controlava isso.

E o de leve eu não quis dizer de força e sim de o quão pressionado será o botão, não sei se me diz entender.
Você consegue apagar o farol sem fazer o motor girar.
Editado pela última vez por Luigi em 22 Ago 2012, 10:24, em um total de 1 vez.
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Pelo que vi aqui no diagrama elétrica da XRE, ao pressionar o botão de partida ocorre uma comutação e segue pro relê de partida. Nesse mesmo momento ocorre a abertura de um circulo, demonstrando o que o Joaquim falou.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

valeu as explicações aí, galera. :wsh:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Luigi escreveu:Fernando, eu estou falando do caso da FALCON em específico.

Se você pressionar o botão de partida de leve, ANTES de começar a girar o motor de partida, o farol é apagado, eu falei de rele porque achava que era um que controlava isso.

E o de leve eu não quis dizer de força e sim de o quão pressionado será o botão, não sei se me diz entender.
A NH6 tem rele com certeza, porque com o corta-corrente desligado (ou seja, não gira o motor de arranque), pressionou o botão da partida o farol apaga!

No mais, excelentes as explicações do Fernando! :bnnd:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Hum, vou ver isso na 12 hoje, Gelous, mas tenho a impressão que não tem.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Gelous escreveu:
Luigi escreveu:Fernando, eu estou falando do caso da FALCON em específico.

A NH6 tem rele com certeza, porque com o corta-corrente desligado (ou seja, não gira o motor de arranque), pressionou o botão da partida o farol apaga!

No mais, excelentes as explicações do Fernando! :bnnd:
Não é relê, é o próprio botão de partida.
Fernando
Motociclista

Mensagem por Fernando »

Medeiros Neto escreveu:Fernando, moto que fica parada, por exemplo, na semana fica parada e no final de semana roda um pouquinho, é pior para a bateria do que por exemplo motoboy que passa o dia ligando e desligando a moto?

Pergunto isso porque na época que estava com a XTZ 125 XE e a XT 660, eu deixava a XT por longos períodos parada, e quando ia usar ela no final de semana para curtir, a moto sempre pegava de primeira (bendita I.E)., mas eu tinha medo de descarregar a bateria por não usar muito a moto.
Medeiros desculpa a demora em responder...

Não é pior.... a bateria, segundo os fabricantes tem uma curva de descarga de cerca de 5% por mes (quando parada/desligada), como a moto funciona sempre nos fins de semana, ela sofre o ciclo de descarga e carga normal... o que pode comprometer a bateria é algum equipamento ligado direto na moto consumindo corrente, como por exemplo o alarme (na CB5 que tive tinha o alarme positron de 1 geração e consumia muita corrente da bateria quando ligado) fora isso, se não houver esse "furto" de corrente pode ficar tranquilo.

Luigi, ;-) sucegado.... sei que existem muitas diferenças entre as motos....

[]s
"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode Começar agora e fazer um novo fim" (Chico Xavier)
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

E guardar bateria? É q já comprei a bateria nova (de nobreak) e vou deixar ela guardada até a atual pifar.
É aconselhável colocar ela no meu nobreak em casa e usar ela normalmente? Pq assim pelo menos ela ficaria sendo recarregada toda madrugada no nobreak, né?

É a mesma coisa pra bateria "normal"? Tem q dar umas cargas nela de vez em qdo pra ela não ficar ruim sem uso?
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

É aconselhável colocar ela no meu nobreak em casa e usar ela normalmente? Pq assim pelo menos ela ficaria sendo recarregada toda madrugada no nobreak, né?
Sim
É a mesma coisa pra bateria "normal"? Tem q dar umas cargas nela de vez em qdo pra ela não ficar ruim sem uso?
Sim
speed
Roda Presa

Mensagem por speed »

Troque quando estiver ruim.
Se estiver boa,não troque.

KKKKKK Hj eu to hilario hein...
Metal Command
Motociclista

Mensagem por Metal Command »

Alguem ja esta' usando bateria de Lithium-Iron?
Joaquim
Mito

Mensagem por Joaquim »

Nunca ví esse treco.
speed
Roda Presa

Mensagem por speed »

Íons de litio,não seria isso?Bateria usada em aparelho eletronico.Usa em moto é?
Responder