TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO

Grupo de discussão geral sobre motos.
Neto_DF
Motociclista

TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO

Mensagem por Neto_DF »

Essas informações são coerentes e fáceis de serem seguidas :

O autor deste texto trabalha numa refinaria faz 31 anos. Ele ensina 4 truques para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.

*1º.Truque: Encher o tanque de manhã cedo.*

A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.

*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.

Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.

*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*

Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.

*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*

Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.

.
Tornado-02/2006 . - . Falcon-04/2008 . - . Hornet(06) - 02/2010 . - . Hornet(08) - 12/2011 . - . CB1000R(14) - 01/2017 . - . NC750X - 03/2020 (19)
Belo
Dinossauro
Contato:

Re: TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO

Mensagem por Belo »

Os ítens 1 e 2 eu acho balela...

1- A bomba não mede o combustível pelo peso e sim pela vasão
E com a temperatura menor a densidade não seria MAIOR ?

2- Depois que a gasolina é puxada do tanque do posto o único destíno possível é o tanque do seu carro. Lógico que algumas micro partyículas podem se perder, mas na sua vida inteira acho que se perder uns 100ml é muito. Aperta o gatilho e enche logo o tanque :-D :-D :-D

A 3 e 4 tem lógica

3- Realmente qto menos gasolina maior a evaporação. Só que parte da gasolina que evapora se condensa e "chove" :-D dentro do tanque. Então vale o mesmo comentário sobre os vapores da mangueira, a perda é mínima e nem deve ser considerada.

4- Tem lógica mas que eu saiba, as bombas tem um filtro justamente para isso

Resumindo
Acertando a carburação e maneirando no acelerador você vai economizar MUITO mais do que seguindo estas regras }:) :-D }:) :-D
Belo - SP
Imagem
EDUARDO GUIM
Roda Presa

Mensagem por EDUARDO GUIM »

Gostei das dicas!!!!!!!
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

Concordo com belo, menor temperatura maior densidade. O resto, vale a 5 regra que ele não mencionou e é muito mais importante, sempre abasteça em postos idôneos, por que se não, a temperatura quer dizer nada, tem posto por aí em que 1 l são 750 ml, hihihi...
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Isso já é quase beirar paranóia, coisa de mão de vaca extremado.

Faltou colocarem qto se economiza com isso tudo.
Se eu:
-Ao invés de encher o tanque de manhã cedo, encher o tanque ao meio dia com a temperatura lá em cima
-Ao invés de apertar a pistola no mínimo, apertar a pistola ao máximo
-Ao invés de encher o tanque qdo estiver na metade, encher o tanque qdo ele estiver só no "cheiro"

Qtos ml de gasolina economizarei por litro? Será que economizo uns 5 ml?

Ah, e tem outra, ainda mais com motos, o ítem 3, se deixo pra abastecer o tanque qdo estiver sempre mais cheio, terei de ir mais vezes ao posto. Indo mais vezes ao posto terei de abrir mais vezes o bocal do tanque. Cada vez que abro o bocal do tanque mais gasolina se evapora e vai embora. Ou seja, paranóia eheheh.

[ ]'s
Imagem
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Kuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
e vai gastar mais gasolina pra ir abastecer
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Ander escreveu:
E + gasolina = + peso = + consumo

Chiii ferrou, melhor deixar a moto na garagem (sem gasolina) :crazy: :lol: :lol: :lol:
Belo - SP
Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ander escreveu:
Huahaua, sim! E vou ter que ligar e desligar o motor mais vezes, e ligar sempre é um momento de desgaste pro motor e seus componentes, além do ato de ligar a moto exigir bastante combustível.

[ ]'s
Imagem
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

belo escreveu:
Ander escreveu:
E + gasolina = + peso = + consumo

Chiii ferrou, melhor deixar a moto na garagem (sem gasolina) :crazy: :lol: :lol: :lol:
:kkk: :kkk: :kkk: :kkk: :kkk: :kkk:
Lindo
Novato

Mensagem por Lindo »

Valeu pelas dicas. Sem desmerecer, apresento alguns contrapontos.
1. Se eu encher o tanque pela manhã, mas não andar com o veículo abastecido, há o perigo de, com a expansão volumétrica proporcionada pelo aumento da temperatura explodir o meu tanque em razão da pressão exercida? Afinal, o volume da gasolina pode subir de, por exemplo, 15 litros para 15,00134961 litros.
2. Não apertando ao máximo a pistola, o tanque ficará mais tempo aberto e, por conseguinte, haverá maior evaporação de combustível, meu caro Watson. Perderei os 0,00134961 litros que ganhei por estar enchendo o tanque às 05h20min da manhã.
3. Este é mais sério. Andar com o tanque só do meio pra cima de combustível faz com que a motocicleta/carro esteja sempre mais pesado e gaste mais. Não acho que compensa. Numa motocicleta, mormente as pequenas, 5 kg já faz alguma diferença no consumo. Fora a questão já colocada de que terei de ir mais vezes ao posto para reabastecer, consumindo tempo, distância percorrida para entrar no posto e amendoim.
4. Acho perigoso encher o tanque quando um caminhão estiver reabastecendo o posto. O risco é maior.
Felipe Ghost Rider
Mito

Mensagem por Felipe Ghost Rider »

:rof::rof::rof::rof::rof::rof::rof:
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

Ander escreveu:
vixxxxiiiiiii!!!!!!!!é verdade, e pensando assim, é melhor usar logo o mercedão, com um amigo cobrando uma pequena taxa para ajudar somente não é??? KKKKKKKKKK
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

Nem vou entrar no mérito de temperatura e densidade.

Mas falar que não faz diferença é mostrar total desconhecimento do
produto que é extremamente volatíl e sensivel as interpéries do tempo.

Acompanhando as medições da minha ex-cb500 reparei o seguinte:

Em dias realmente frios, menos de 10 graus chego a ganhar 1,7 litros;
Nos dias mais normais 10 a 18 graus pela manhã normalmente a diferença é de 1,2 litros;
Em dias com mais de 30 a 35 graus deixo de ganhar e perco cerca de 0,700 l.

Eu acho bastante, no final de um ano dá uma grande diferença, principalmente pra quem roda bastante.

Para os coxinhas isso pouco importa }:) afinal só usam a moto pra passear, quem usa no dia-a-dia sentirá a diferença.

E outra , é tão simples é só abastecer pela manhã simples e prático.

Vou ver se pego a tabela de conversão de Gasolina pra poder demonstrar em cálculos pra vcs.
Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o
volume real será maior e vice-versa.

Aqui na empresa essa besteirinha que vcs dizem se quantificar em reais dá mais de 450 mil por mês :lol: mas o volume é grande tb ;-)
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

Lindo escreveu:Valeu pelas dicas. Sem desmerecer, apresento alguns contrapontos.
1. Se eu encher o tanque pela manhã, mas não andar com o veículo abastecido, há o perigo de, com a expansão volumétrica proporcionada pelo aumento da temperatura explodir o meu tanque em razão da pressão exercida? Afinal, o volume da gasolina pode subir de, por exemplo, 15 litros para 15,00134961 litros.
2. Não apertando ao máximo a pistola, o tanque ficará mais tempo aberto e, por conseguinte, haverá maior evaporação de combustível, meu caro Watson. Perderei os 0,00134961 litros que ganhei por estar enchendo o tanque às 05h20min da manhã.
3. Este é mais sério. Andar com o tanque só do meio pra cima de combustível faz com que a motocicleta/carro esteja sempre mais pesado e gaste mais. Não acho que compensa. Numa motocicleta, mormente as pequenas, 5 kg já faz alguma diferença no consumo. Fora a questão já colocada de que terei de ir mais vezes ao posto para reabastecer, consumindo tempo, distância percorrida para entrar no posto e amendoim.
4. Acho perigoso encher o tanque quando um caminhão estiver reabastecendo o posto. O risco é maior.
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

item 3: amendoim, braja, outra breja, + amendoim, vixxxxiii, já ficou muito caro...
no meu caso, a motoca só usa podium, então o posto mais perto da minha casa esta a 11 km, num bairro que só tem butecos, amigos etc, então fica assim:

amendoim a rodo + brejas demais = muito caro,, to fora...
wfescolar
Roda Presa

Mensagem por wfescolar »

alexsandro_jean escreveu:Nem vou entrar no mérito de temperatura e densidade.

Mas falar que não faz diferença é mostrar total desconhecimento do
produto que é extremamente volatíl e sensivel as interpéries do tempo.

Acompanhando as medições da minha ex-cb500 reparei o seguinte:

Em dias realmente frios, menos de 10 graus chego a ganhar 1,7 litros;
Nos dias mais normais 10 a 18 graus pela manhã normalmente a diferença é de 1,2 litros;

Eu acho bastante, no final de um ano dá uma grande diferença, principalmente pra quem roda bastante.

Para os coxinhas isso pouco importa }:) afinal só usam a moto pra passear, quem usa no dia-a-dia sentirá a diferença.

E outra , é tão simples é só abastecer pela manhã simples e prático.

Vou ver se pego a tabela de conversão de Gasolina pra poder demonstrar em cálculos pra vcs.
Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o

Aqui na empresa essa besteirinha que vcs dizem se quantificar em reais dá mais de 450 mil por mês :lol: mas o volume é grande tb ;-)
eu acho que não chega a tudo isso não, lembrando que a gasolina tem seu poder de explosão a -43º, é um produto sim muito volatíl mas, a quantidade que se abastece em uma motocicleta, não acredito chegar a esses numeros não......

outra coisa, para quem trabalha com a motoca, seria legal observar mesmo, mas quem usa a motoca somente a lazer, que é meu caso, não daria tanta diferença...

no meu caso, o tempo que eu gastaria para abastecer e retonar a minha casa, por exemplo, seria mais caro que a perda mesmo que atingisse esses numeros.....

[]'s
decoZ
Mito

Mensagem por decoZ »

alexsandro_jean escreveu:Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o
Pois não foi isso que eu e o belo falamos? menor temperatura, maior dênsidade que significa maior volume?
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

Nossa! Isto deve dar uma economia de 0,000000000...1%
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

P A R A N Ó I A :-?
B-King Of The Urban Jungle
Belo
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Belo »

Fogo são os coitados dos nordestinos (inverno com 30ºC) Será que vale a pena eles abastecerem em Santa Catarina ?
Kakakakakkakaka
Belo - SP
Imagem
Robson

Mensagem por Robson »

alexsandro_jean escreveu: Em dias realmente frios, menos de 10 graus chego a ganhar 1,7 litros;
Ô loco...

Vc está dizendo que em uma variação de temperatura ambiente de 25 graus vc tem uma variação de mais de 10% na capacidade do tanque ????????????
Responder