TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO
TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO
Essas informações são coerentes e fáceis de serem seguidas :
O autor deste texto trabalha numa refinaria faz 31 anos. Ele ensina 4 truques para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque de manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*
Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
.
O autor deste texto trabalha numa refinaria faz 31 anos. Ele ensina 4 truques para aproveitar ao máximo seu combustível e, portanto, seu dinheiro. Esperamos que lhe sejam proveitosos.
*1º.Truque: Encher o tanque de manhã cedo.*
A temperatura ambiente e do solo é mais baixa. Todas as estações de serviço têm seus depósitos debaixo terra. Ao estar mais fria a terra, a densidade da gasolina e do diesel é menor. O contrário se passa durante o dia, que a temperatura do solo sobe, e os combustíveis tendem a expandir-se. Por isto, se você enche o tanque ao médio dia, pela tarde ou ao anoitecer, o litro de combustível não será um litro exactamente. Na indústria petrolífera a gravidade específica e a temperatura de um solo tem um papel muito importante. Onde eu trabalho, cada carregamento de combustível nos caminhões é cuidadosamente controlada no que diz respeito à temperatura. Para que a cada galão vertido na cisterna do caminhão seja exato.
*2º Truque: Quando encher o tanque, não aperte a pistola ao máximo.
Segundo a pressão que se exerça sobre a pistola, a velocidade pode ser lenta, média ou alta. Prefira sempre o modo mais lento e poupará mais dinheiro. Ao surtir mais lentamente, cria-se menos vapor, e a maior parte do vertido converte-se num cheio eficaz. Todas as mangueiras surtidoras devolvem o vapor à o tanque. Se encherem o tanque apertando a pistola ao máximo uma verdadeira percentagem do precioso líquido que entra no depósito se transforma em vapor e volta pela mangueira do surtidor ao depósito da estação. Com o qual, conseguem menos combustível pelo mesmo dinheiro.
*3º. Truque: Encher o tanque antes de que este baixe da metade.*
Quanto mais combustível tenha no depósito, menos ar há no mesmo. O combustível se evapora mais rapidamente do que você pensa. Os grandes depósitos cisterna das refinarias têm tetos flutantes no interior, mantendo o ar separado do combustível, com o objectivo de manter a evaporação ao mínimo.
*4º Truque: Não encher o tanque quando o posto estiver sendo reabastecido e nem imediatamente depois.*
Se chega você ao posto de serviço e vê um caminhão cisterna que está repondo os tanques subterrâneos da mesma, ou os acaba de reabastecer, evite, se puder, abastecer em dita estação nesse momento. Ao reabastecer os tanques, remove-se o combustível restante nos mesmos e os sedimentos do fundo. Assim sendo você corre o risco de abastecer combustível sujo.
.
Tornado-02/2006 . - . Falcon-04/2008 . - . Hornet(06) - 02/2010 . - . Hornet(08) - 12/2011 . - . CB1000R(14) - 01/2017 . - . NC750X - 03/2020 (19)
Re: TRUQUES EFICIENTES PARA ABASTECER SEU CARRO OU SUA MOTO
Os ítens 1 e 2 eu acho balela...
1- A bomba não mede o combustível pelo peso e sim pela vasão
E com a temperatura menor a densidade não seria MAIOR ?
2- Depois que a gasolina é puxada do tanque do posto o único destíno possível é o tanque do seu carro. Lógico que algumas micro partyículas podem se perder, mas na sua vida inteira acho que se perder uns 100ml é muito. Aperta o gatilho e enche logo o tanque
A 3 e 4 tem lógica
3- Realmente qto menos gasolina maior a evaporação. Só que parte da gasolina que evapora se condensa e "chove"
dentro do tanque. Então vale o mesmo comentário sobre os vapores da mangueira, a perda é mínima e nem deve ser considerada.
4- Tem lógica mas que eu saiba, as bombas tem um filtro justamente para isso
Resumindo
Acertando a carburação e maneirando no acelerador você vai economizar MUITO mais do que seguindo estas regras

1- A bomba não mede o combustível pelo peso e sim pela vasão
E com a temperatura menor a densidade não seria MAIOR ?
2- Depois que a gasolina é puxada do tanque do posto o único destíno possível é o tanque do seu carro. Lógico que algumas micro partyículas podem se perder, mas na sua vida inteira acho que se perder uns 100ml é muito. Aperta o gatilho e enche logo o tanque
A 3 e 4 tem lógica
3- Realmente qto menos gasolina maior a evaporação. Só que parte da gasolina que evapora se condensa e "chove"
4- Tem lógica mas que eu saiba, as bombas tem um filtro justamente para isso
Resumindo
Acertando a carburação e maneirando no acelerador você vai economizar MUITO mais do que seguindo estas regras
Belo - SP

- EDUARDO GUIM
- Roda Presa
Gostei das dicas!!!!!!!
Concordo com belo, menor temperatura maior densidade. O resto, vale a 5 regra que ele não mencionou e é muito mais importante, sempre abasteça em postos idôneos, por que se não, a temperatura quer dizer nada, tem posto por aí em que 1 l são 750 ml, hihihi...
Isso já é quase beirar paranóia, coisa de mão de vaca extremado.
Faltou colocarem qto se economiza com isso tudo.
Se eu:
-Ao invés de encher o tanque de manhã cedo, encher o tanque ao meio dia com a temperatura lá em cima
-Ao invés de apertar a pistola no mínimo, apertar a pistola ao máximo
-Ao invés de encher o tanque qdo estiver na metade, encher o tanque qdo ele estiver só no "cheiro"
Qtos ml de gasolina economizarei por litro? Será que economizo uns 5 ml?
Ah, e tem outra, ainda mais com motos, o ítem 3, se deixo pra abastecer o tanque qdo estiver sempre mais cheio, terei de ir mais vezes ao posto. Indo mais vezes ao posto terei de abrir mais vezes o bocal do tanque. Cada vez que abro o bocal do tanque mais gasolina se evapora e vai embora. Ou seja, paranóia eheheh.
[ ]'s
Faltou colocarem qto se economiza com isso tudo.
Se eu:
-Ao invés de encher o tanque de manhã cedo, encher o tanque ao meio dia com a temperatura lá em cima
-Ao invés de apertar a pistola no mínimo, apertar a pistola ao máximo
-Ao invés de encher o tanque qdo estiver na metade, encher o tanque qdo ele estiver só no "cheiro"
Qtos ml de gasolina economizarei por litro? Será que economizo uns 5 ml?
Ah, e tem outra, ainda mais com motos, o ítem 3, se deixo pra abastecer o tanque qdo estiver sempre mais cheio, terei de ir mais vezes ao posto. Indo mais vezes ao posto terei de abrir mais vezes o bocal do tanque. Cada vez que abro o bocal do tanque mais gasolina se evapora e vai embora. Ou seja, paranóia eheheh.
[ ]'s

e vai gastar mais gasolina pra ir abastecerKuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
E + gasolina = + peso = + consumoAnder escreveu:e vai gastar mais gasolina pra ir abastecerKuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
Chiii ferrou, melhor deixar a moto na garagem (sem gasolina)
Belo - SP

Huahaua, sim! E vou ter que ligar e desligar o motor mais vezes, e ligar sempre é um momento de desgaste pro motor e seus componentes, além do ato de ligar a moto exigir bastante combustível.Ander escreveu:e vai gastar mais gasolina pra ir abastecerKuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
[ ]'s

belo escreveu:E + gasolina = + peso = + consumoAnder escreveu:e vai gastar mais gasolina pra ir abastecerKuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
Chiii ferrou, melhor deixar a moto na garagem (sem gasolina)![]()
![]()
![]()
Valeu pelas dicas. Sem desmerecer, apresento alguns contrapontos.
1. Se eu encher o tanque pela manhã, mas não andar com o veículo abastecido, há o perigo de, com a expansão volumétrica proporcionada pelo aumento da temperatura explodir o meu tanque em razão da pressão exercida? Afinal, o volume da gasolina pode subir de, por exemplo, 15 litros para 15,00134961 litros.
2. Não apertando ao máximo a pistola, o tanque ficará mais tempo aberto e, por conseguinte, haverá maior evaporação de combustível, meu caro Watson. Perderei os 0,00134961 litros que ganhei por estar enchendo o tanque às 05h20min da manhã.
3. Este é mais sério. Andar com o tanque só do meio pra cima de combustível faz com que a motocicleta/carro esteja sempre mais pesado e gaste mais. Não acho que compensa. Numa motocicleta, mormente as pequenas, 5 kg já faz alguma diferença no consumo. Fora a questão já colocada de que terei de ir mais vezes ao posto para reabastecer, consumindo tempo, distância percorrida para entrar no posto e amendoim.
4. Acho perigoso encher o tanque quando um caminhão estiver reabastecendo o posto. O risco é maior.
1. Se eu encher o tanque pela manhã, mas não andar com o veículo abastecido, há o perigo de, com a expansão volumétrica proporcionada pelo aumento da temperatura explodir o meu tanque em razão da pressão exercida? Afinal, o volume da gasolina pode subir de, por exemplo, 15 litros para 15,00134961 litros.
2. Não apertando ao máximo a pistola, o tanque ficará mais tempo aberto e, por conseguinte, haverá maior evaporação de combustível, meu caro Watson. Perderei os 0,00134961 litros que ganhei por estar enchendo o tanque às 05h20min da manhã.
3. Este é mais sério. Andar com o tanque só do meio pra cima de combustível faz com que a motocicleta/carro esteja sempre mais pesado e gaste mais. Não acho que compensa. Numa motocicleta, mormente as pequenas, 5 kg já faz alguma diferença no consumo. Fora a questão já colocada de que terei de ir mais vezes ao posto para reabastecer, consumindo tempo, distância percorrida para entrar no posto e amendoim.
4. Acho perigoso encher o tanque quando um caminhão estiver reabastecendo o posto. O risco é maior.
- Felipe Ghost Rider
- Mito
vixxxxiiiiiii!!!!!!!!é verdade, e pensando assim, é melhor usar logo o mercedão, com um amigo cobrando uma pequena taxa para ajudar somente não é??? KKKKKKKKKKAnder escreveu:e vai gastar mais gasolina pra ir abastecerKuati escreveu:(...)terei de ir mais vezes ao posto.(...)
- alexsandro_jean
- Motoqueiro
Nem vou entrar no mérito de temperatura e densidade.
Mas falar que não faz diferença é mostrar total desconhecimento do
produto que é extremamente volatíl e sensivel as interpéries do tempo.
Acompanhando as medições da minha ex-cb500 reparei o seguinte:
Em dias realmente frios, menos de 10 graus chego a ganhar 1,7 litros;
Nos dias mais normais 10 a 18 graus pela manhã normalmente a diferença é de 1,2 litros;
Em dias com mais de 30 a 35 graus deixo de ganhar e perco cerca de 0,700 l.
Eu acho bastante, no final de um ano dá uma grande diferença, principalmente pra quem roda bastante.
Para os coxinhas isso pouco importa
afinal só usam a moto pra passear, quem usa no dia-a-dia sentirá a diferença.
E outra , é tão simples é só abastecer pela manhã simples e prático.
Vou ver se pego a tabela de conversão de Gasolina pra poder demonstrar em cálculos pra vcs.
Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o
volume real será maior e vice-versa.
Aqui na empresa essa besteirinha que vcs dizem se quantificar em reais dá mais de 450 mil por mês
mas o volume é grande tb 
Nos dias mais normais 10 a 18 graus pela manhã normalmente a diferença é de 1,2 litros;
Eu acho bastante, no final de um ano dá uma grande diferença, principalmente pra quem roda bastante.
Para os coxinhas isso pouco importa
Vou ver se pego a tabela de conversão de Gasolina pra poder demonstrar em cálculos pra vcs.
Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o
Aqui na empresa essa besteirinha que vcs dizem se quantificar em reais dá mais de 450 mil por mês
Lindo escreveu:Valeu pelas dicas. Sem desmerecer, apresento alguns contrapontos.
item 3: amendoim, braja, outra breja, + amendoim, vixxxxiii, já ficou muito caro...
no meu caso, a motoca só usa podium, então o posto mais perto da minha casa esta a 11 km, num bairro que só tem butecos, amigos etc, então fica assim:
amendoim a rodo + brejas demais = muito caro,, to fora...
eu acho que não chega a tudo isso não, lembrando que a gasolina tem seu poder de explosão a -43º, é um produto sim muito volatíl mas, a quantidade que se abastece em uma motocicleta, não acredito chegar a esses numeros não......alexsandro_jean escreveu:Nem vou entrar no mérito de temperatura e densidade.
Para os coxinhas isso pouco importaafinal só usam a moto pra passear, quem usa no dia-a-dia sentirá a diferença.
Aqui na empresa essa besteirinha que vcs dizem se quantificar em reais dá mais de 450 mil por mêsmas o volume é grande tb
outra coisa, para quem trabalha com a motoca, seria legal observar mesmo, mas quem usa a motoca somente a lazer, que é meu caso, não daria tanta diferença...
no meu caso, o tempo que eu gastaria para abastecer e retonar a minha casa, por exemplo, seria mais caro que a perda mesmo que atingisse esses numeros.....
[]'s
Pois não foi isso que eu e o belo falamos? menor temperatura, maior dênsidade que significa maior volume?alexsandro_jean escreveu:Mas é bem simples, qto menor a temperatura do produto vc receberá o mesmo volume ambiente, porém o
- jecastro
- Motoqueiro
Nossa! Isto deve dar uma economia de 0,000000000...1%
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
- SPEED RACER
- Mito
P A R A N Ó I A 
B-King Of The Urban Jungle
Fogo são os coitados dos nordestinos (inverno com 30ºC) Será que vale a pena eles abastecerem em Santa Catarina ?
Kakakakakkakaka
Kakakakakkakaka
Belo - SP

-
Robson
Ô loco...alexsandro_jean escreveu: Em dias realmente frios, menos de 10 graus chego a ganhar 1,7 litros;
Vc está dizendo que em uma variação de temperatura ambiente de 25 graus vc tem uma variação de mais de 10% na capacidade do tanque ????????????