Bicicleta elétrica, quem tem? São usáveis?
Re: Bicicleta elétrica, quem tem? São usáveis?
Já tenho Hawk, tô vindo trabalhar de bike, o problema é o suadô que dá, ainda mais aqui que anda fazendo 32º a sombra direto.
[ ]'s
[ ]'s

- Tio Frei
- Mito
Atrito KuatiKuati escreveu:Putz Andrei, fiquei aqui pensando como esse trem passa a tração pra roda e até agora não matei.
Quem aqui lembra que bicicleta em SP precisava de licença e lacração?
Lembro que meu avô me contava isso.
E lembro vagamente de ter visto na primeira infância, algumas bicicletas velhas de mais de 20 anos, encostadas com placa.
Coisa da década de 50, acho.
EDIT: Tem mesmo.
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/leg ... 2.1958.htm
Lembro que meu avô me contava isso.
E lembro vagamente de ter visto na primeira infância, algumas bicicletas velhas de mais de 20 anos, encostadas com placa.
Coisa da década de 50, acho.
EDIT: Tem mesmo.
http://www.al.sp.gov.br/repositorio/leg ... 2.1958.htm
Marcelo W- São Paulo - Capital - Morumbi
BMW Sertão 2012/2012
BMW Sertão 2012/2012
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
aki tem cara q tem na cidade, ele anda com capacete de bike e no meio dos carros como se fosse moto mesmoMarceloW escreveu:Bicicleta elétrica, não conheço, nunca vi.
O que está infestado por aqui, inclusive dentro do Parque do Ibirapuera (deviam proibir lá dentro porque essa porra chega a 60 Km/h no plano), é isto aqui.
http://www.bicimoto.com.br/ecommerce_site/produto_600_4847_Bicicleta-Motorizada-80cc-2-Tempos#
Motor 2T, é uma capetinha. Passa voando pelo pessoal que anda no parque.
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
essas bikes com motor são um perigo... aqui no sul de minas começou essa ondinha também, o galho é que são bikes mesmo e nada nela foi projetada para aguentar o motorzinho de mobilete.
ontem uma senhora pilotando uma tranqueira dessas tentou freiar quando me viu juntamente com minha esposa atravessando a faixa de pedestre, tive que segurar minha esposa e deixar a senhora passar com sua bike porque o freio de bike não tava segurando e ela estava em vias de chocar-se conosco.
quando eu era pirralho, lembro que todas mobiletes tinha que ter documento e era exigido carteira de habilitação, so que agora avacalhou de vez, tem vendedor de lojas vendendo aos montes essas bikes alegando que não precisam de documentos... sei la, fiscalização devia cair em cima.
uma hora vai dar merda
ontem uma senhora pilotando uma tranqueira dessas tentou freiar quando me viu juntamente com minha esposa atravessando a faixa de pedestre, tive que segurar minha esposa e deixar a senhora passar com sua bike porque o freio de bike não tava segurando e ela estava em vias de chocar-se conosco.
quando eu era pirralho, lembro que todas mobiletes tinha que ter documento e era exigido carteira de habilitação, so que agora avacalhou de vez, tem vendedor de lojas vendendo aos montes essas bikes alegando que não precisam de documentos... sei la, fiscalização devia cair em cima.
uma hora vai dar merda
SILVANO ULTRA
HD 883R 2008
HD 883R 2008
- motociclista-sjc
- Motociclista
Tem a versão dobrável, ótima pra quem trampa em escritório, pra recarregar, sacou?

Site :http://www.ekolev.com/ListaProdutos.asp ... to=2574994

-
GoGoBoy
- Mito
eta saudade do meu patinete motorizado...
- Quem é ele?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- Ele é o mercador da morte...
qual é o negócio, he-man?
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
"Veículos de duas ou três rodas, providos de motor de propulsão elétrica com potência máxima de 4 kW dotados ou não de pedais acionados pelo condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não ultrapasse a 50 km/h foram equiparados a ciclomotores com a denominação de cicloelétricos, conforme a Resolução nº 315 do Conselho Nacional de Trânsito - CONTRAN.Kuati escreveu:Handael, esse lance de ciclomotor é complicado, parece que são as legislações municipais que regulamentam. Por aqui não é permitido e ponto. Não há mobylete rodando sem placa, tudo tem que ter capacete, carta, placa, seta...
Já as bike elétrica ainda são tratadas como bicicletas (ao menos enquanto não viram praga e não começam a acontecer os acidentes), mas são veículos automotores, afinal se movem por propulsão independente de humana ou animal.
Há vários artigos na internet, e todos concluem que veículos elétricos são veículos automotores, e devem ser regulamentados.
http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04/di ... tor-e.html
[ ]'s
Inclui-se em cicloelétricos, as bicicletas dotadas originalmente de motor elétrico, bem como as que se tornem elétricas pela instalação de kits de conversão."
http://www.abve.org.br/destaques/2009/R ... 315_09.pdf
Editado pela última vez por bkm_br em 09 Jan 2012, 02:04, em um total de 1 vez.

"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
- davizudoww
- Mito
- Contato:
nem se fosse 300 contowcarlete escreveu:Procurei alguma pra vender na brasolia é custa 2.799,00 a 3.499,00 busca de 1 minutos no google.
Uma pena eu morar a 18912389183912398 km do Paraguai
ai em cachoeiro nem biz 100cc da conta de tanto morro, quissá uma tranqueirinha eletrica dessas
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Não é por nada não, mas tem motor elétrico mexido para bicicleta que chega a ser mais forte que motor 100cc da biz.davizudoww escreveu:nem se fosse 300 contowcarlete escreveu:Procurei alguma pra vender na brasolia é custa 2.799,00 a 3.499,00 busca de 1 minutos no google.
Uma pena eu morar a 18912389183912398 km do Paraguai
ai em cachoeiro nem biz 100cc da conta de tanto morro, quissá uma tranqueirinha eletrica dessas
Esse aqui usou 2 kits em uma bike, e olha o resultado

- davizudoww
- Mito
- Contato:
bkm
vc nao conhece cachoeiro, né?!
vc nao conhece cachoeiro, né?!
- bkm_br
- Dinossauro
- Contato:
Não, mas conheço motores elétricos hehehe

Caçaralho! R$ 2.900,00!?!?!?!? Tá certo que numa dessas o projeto foi caro, mas o custo de produção desse trocinho seria quanto? Uns 300 reais?motociclista-sjc escreveu:Tem a versão dobrável, ótima pra quem trampa em escritório, pra recarregar, sacou?
Mas a ideia é boa, dá pra colocar ao lado da mesa de trabalho. Um dos grandes problemas dessas bicicletas elétricas é que não dá pra estacionar como moto, tem que meter uma corrente com cadeado monstro e mesmo assim corre-se um grande risco dela não estar mais no lugar quando voltar.
[ ]'s

Kuati, procurei foto mas não achei... bem cima do pneu tinha uma roda que parecia uma pedra de esmeril... essa roda era ligada diretamente ao virabrequim da bagaceira... ou seja, "comia" o pneu direto... não tinha embreagem, e sim uma alavanca que levantava o motor... dá pra ver a alavanquinha na foto.... então o macete era pegar um embalo e soltar a alavanca, fazendo com que o rebolo de esmeril encostasse no pneu e aí o motor começava a girar e pegava no tranco...Tio Frei escreveu:Atrito KuatiKuati escreveu:Putz Andrei, fiquei aqui pensando como esse trem passa a tração pra roda e até agora não matei.
se fosse parar, bastava levantar a alavanca e o motor continuava funcionando e a pedra girando... e assim ia embora... não tinha transmissão nem redução, nada....
era uma merda... qualquer subida e o trem começava a patinar e não ia.... tinha que pedalar junto... mas na descida e na reta dava quase 70 km/h, deixava as Agrale tchau na poeira...
Andrei
R1200GORDA
R1200GORDA
Eu lembro, já tava com a grana separada pra 50tinha da sundown e saiu a proibiçãoRyu escreveu:Ciclomotor precisa de tudo como nas motos sim! há cerca de uns 15 anos atrás tentaram fazer com que as 50cc não precisassem de CNH e pudessem ser conduzidas por maiores de 14
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 - XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM
Atual: MSM
- Valdicreidison Letisgô
- Motociclista
aki bicicleta comum nego corta a corrente pra roubar
imagina o q nao fariam pra roubar uma com motor
imagina o q nao fariam pra roubar uma com motor
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
- davizudoww
- Mito
- Contato:
vai por mim, em cachoeiro nao iria adiantar.... ou iria cair a autonoimia do motor pela metade ou ate mais......bkm_br escreveu:Não, mas conheço motores elétricos hehehe
Eu tenho uma e-bike desde dezembro de 2010. Fiz um post de impressões dela em um outro fórum faz um bom tempo. Vou copiar para cá porque lá precisa registrar para ler^:
Essa é a minha bicicleta elétrica: EBIKE-S da LEV

A idéia por trás da compra
Queria um veículo para ir e voltar ao trabalho todos os dias que fosse muito econômico. Pensava em voltar às motos, mas a falta de vaga para ela no prédio era um problema. Se deixasse na rua poderia ser roubado, se alugasse uma vaga a economia pretendida ia para o lixo.
Caminhando por perto de meu apartamento procurando por um restaurante em um sábado, encontrei uma loja com dois modelos de bicicletas elétricas da Lev (www.golev.com.br) . A princípio achei as duas esquisitas, design estranho, mas dei uma voltinha e fiquei com uma boa impressão. Umas duas semanas depois fui com minha esposa, já com a idéia de comprar. Bicicleta eu poderia guardar no bicicletário do prédio, e com essa elétrica eu teria uma porção de vantagens econômicas sobre as motos inicialmente pensadas.
Vantagens econômicas
- nada de IPVA
- nada de seguro obrigatório
- nada de licenciamento anual
- nada de troca de óleo e revisões a cada 3000km
- nada de multas
- nada de gasolina, apenas o custo ínfimo da recarga das baterias, que provavelmente eu nem perceberia na conta de luz do apartamento.
A compra
Não sou um bom comprador, daqueles que consegue preços inimagináveis. Então nem pechinchei. Comprei a bike pelo preço sugerido, R$ 2.890 reais, parcelados no cartão de crédito em 6x. Comprei junto uma cadeirinha para crianças pequenas, para levar meu filho de 4 anos em passeios. A cadeira custou menos de 100 reais, mas não lembro o preço.
Características técnicas da bike (pelo menos as que me importam)
- motor de 350w
- 3 baterias de chumbo-gel de 12v ligadas em série, 36v
- alarme eletrônico
- acelerador progressivo
- trava na roda traseira
- freios a tambor nas duas rodas
- farol e lanterna traseira de leds
- rodas de 22 polegadas
Impressões no uso
A princípio estranhei a posição de pilotagem. A bike me lembra as antigas Berlinettas e Monaretas da década de 70 (eu sou velho assim e tive delas). Para quem anda nas bikes modernas, com aquele jeito de mountain bike, a posição é bem diferente. Senta-se ereto, o guidon é alto, as pernas ficam um tanto dobradas mesmo com o banco bem ajustado. Pedais ficam um tanto mais atrás do que eu gostaria. Mas é confortável.
O motor puxa bem, vai até uns 30 km/h ou pouco mais que isso, no plano. É mais que eu conseguiria andando a pedal, e mais que todos os outros ciclistas que vejo nas ruas costumeiramente andam, pois sempre os ultrapasso. Comparando com moto é claro que a gente é uma lesma pelas ruas. E tem muito pouca força em subidas. Vitória é uma cidade plana e por isso não tenho problemas, mas ângulo máximo de 11 graus de subida é bem pouquinho. Quem mora em cidade de sobe e desce vai precisar de motores mais potentes (acima de 500W).
Aqui em Vitória levo perto de 20 minutos para fazer os 5 km do trajeto ao trabalho, e de ônibus não chegaria antes já que tem que esperar o ônibus certo passar. De carro dependeria do trânsito estar engarrafado ou não, mas de moto seria um trajeto de menos de 10 minutos.
Freios
Nunca gostei de freios à tambor, e os dessa bike não fazem nada para melhorar essa impressão. Borrachudos mesmo bem regulados. Preferiria a disco ou v-brakes mesmo. Só que o tambor traseiro embute a trava com chave, então não vou trocar.
Peso
A Ebike-S da LEV é bem mais pesada que eu gostaria, com mais de 40 kg pronta para o uso. Muito disso é culpa das baterias de chumbo, realmente pesadas. Quando esse pack de baterias tiver ido para o saco, o ideal seria colocar outras de lítio nessa bike, para melhorar o peso. A bike é tão pesada que só no pedal eu não consigo subir lombas com ela.
Durabilidade da bateria
CAutonomia gira em torno de 30 km, dependendo do uso. Não tenho odometro para medir com precisão, mas como o trajeto de minha casa ao trabalho tem 5 km medidos do Google Maps, dá para ter uma idéia. Eu já consegui 40 km de durabilidade com facilidade quando as baterias eram novas, hoje faço uns 20km. Sempre que saio da imobilidade pedalo junto com o motor. Quando tá embalado deixo só o motor.
Vida no trânsito
Precisa tomar muito cuidado. Andar de bike no meio dos carros é ainda mais perigoso que de moto, pois não se tem velocidade para andar junto, não há piscas para sinalizar as manobras, e se é visto pelos motoristas (especialmente pelos de ônibus) como um estorvo.
No começo eu andava por calçadas, mas nesse caso eu me tornava um perigo para os pedestres. Fui me acostumando com o andar pelas ruas, na faixa direita. Evito todas as avenidas que posso, mesmo que para isso tenha que rodar mais. Fico de olho o tempo todo nos ônibus. Retrovisores são essenciais nessa vida. É uma pilotagem mais estressante que de moto.
Ainda cometo uma porrada de infrações de trânsito (considerando as regulamentações atuais, que tornaram as bikes elétricas quase motos), mas são conscientes. Ando alguns pequenos trechos na contramão, atravesso junto com pedestres na faixa de segurança, avanço sinais. Trato como se estivesse andando em uma bicicleta, faço com ela o que faria com qualquer outra. (Talvez com o tempo essa idéia mude, como foi com o andar nas calçadas).
Passo e paro em frente a vários agentes de trânsito, em nenhuma vez qualquer um deles me advertiu. Eles também consideram a e-bike como uma bicicleta, ao que parece.
Família na bike
Todos aqui em casa adoraram a bicicleta, e passamos a fazer passeios com ela nos finais de semana pela orla de Vitória. Minha mulher vai na elétrica com meu filho de 5 anos na garupa, eu vou junto numa convencional. Meu outro filho de 14 anos vai também em outra convencional. Vale dizer que a bike leva sem dificuldades eu e mais o garoto com seus 20 kg na garupa.
Avaliação final (atualizada para hoje. Está bem diferente da original, passado mais tempo desde a compra)
Eu gosto da minha e-bike, mas não compraria de novo como meio de transporte. Depois que comprei outra moto quase parei de usar a e-bike, e quando preciso utilizá-la para o trajeto de ir e voltar para o trabalho, percebo que a sensação de insegurança aumenta muito. As cidades não estão preparados para esse tipo de veículo, não há respeito, é muito perigoso. Se anda em meio aos carros quem fica em perigo é o ciclista, se está nas calçadas é ele que provoca perigo aos outros. É complicado.
Agora, é uma tendência, vamos ver como a coisa evolui. Talvez sobrevenha uma regulamentação mais rigorosa, e aí uma porção de vantagens vão sumir. Pode surgir mais ciclovias, e ficar mais fácil de rodar. Eu hoje penso que um scooter pequeno é melhor que as e-bikes. Ou por outro lado, se é para economizar fica nas bicicletas convencionais mesmo.
Essa é a minha bicicleta elétrica: EBIKE-S da LEV

A idéia por trás da compra
Queria um veículo para ir e voltar ao trabalho todos os dias que fosse muito econômico. Pensava em voltar às motos, mas a falta de vaga para ela no prédio era um problema. Se deixasse na rua poderia ser roubado, se alugasse uma vaga a economia pretendida ia para o lixo.
Caminhando por perto de meu apartamento procurando por um restaurante em um sábado, encontrei uma loja com dois modelos de bicicletas elétricas da Lev (www.golev.com.br) . A princípio achei as duas esquisitas, design estranho, mas dei uma voltinha e fiquei com uma boa impressão. Umas duas semanas depois fui com minha esposa, já com a idéia de comprar. Bicicleta eu poderia guardar no bicicletário do prédio, e com essa elétrica eu teria uma porção de vantagens econômicas sobre as motos inicialmente pensadas.
Vantagens econômicas
- nada de IPVA
- nada de seguro obrigatório
- nada de licenciamento anual
- nada de troca de óleo e revisões a cada 3000km
- nada de multas
- nada de gasolina, apenas o custo ínfimo da recarga das baterias, que provavelmente eu nem perceberia na conta de luz do apartamento.
A compra
Não sou um bom comprador, daqueles que consegue preços inimagináveis. Então nem pechinchei. Comprei a bike pelo preço sugerido, R$ 2.890 reais, parcelados no cartão de crédito em 6x. Comprei junto uma cadeirinha para crianças pequenas, para levar meu filho de 4 anos em passeios. A cadeira custou menos de 100 reais, mas não lembro o preço.
Características técnicas da bike (pelo menos as que me importam)
- motor de 350w
- 3 baterias de chumbo-gel de 12v ligadas em série, 36v
- alarme eletrônico
- acelerador progressivo
- trava na roda traseira
- freios a tambor nas duas rodas
- farol e lanterna traseira de leds
- rodas de 22 polegadas
Impressões no uso
A princípio estranhei a posição de pilotagem. A bike me lembra as antigas Berlinettas e Monaretas da década de 70 (eu sou velho assim e tive delas). Para quem anda nas bikes modernas, com aquele jeito de mountain bike, a posição é bem diferente. Senta-se ereto, o guidon é alto, as pernas ficam um tanto dobradas mesmo com o banco bem ajustado. Pedais ficam um tanto mais atrás do que eu gostaria. Mas é confortável.
O motor puxa bem, vai até uns 30 km/h ou pouco mais que isso, no plano. É mais que eu conseguiria andando a pedal, e mais que todos os outros ciclistas que vejo nas ruas costumeiramente andam, pois sempre os ultrapasso. Comparando com moto é claro que a gente é uma lesma pelas ruas. E tem muito pouca força em subidas. Vitória é uma cidade plana e por isso não tenho problemas, mas ângulo máximo de 11 graus de subida é bem pouquinho. Quem mora em cidade de sobe e desce vai precisar de motores mais potentes (acima de 500W).
Aqui em Vitória levo perto de 20 minutos para fazer os 5 km do trajeto ao trabalho, e de ônibus não chegaria antes já que tem que esperar o ônibus certo passar. De carro dependeria do trânsito estar engarrafado ou não, mas de moto seria um trajeto de menos de 10 minutos.
Freios
Nunca gostei de freios à tambor, e os dessa bike não fazem nada para melhorar essa impressão. Borrachudos mesmo bem regulados. Preferiria a disco ou v-brakes mesmo. Só que o tambor traseiro embute a trava com chave, então não vou trocar.
Peso
A Ebike-S da LEV é bem mais pesada que eu gostaria, com mais de 40 kg pronta para o uso. Muito disso é culpa das baterias de chumbo, realmente pesadas. Quando esse pack de baterias tiver ido para o saco, o ideal seria colocar outras de lítio nessa bike, para melhorar o peso. A bike é tão pesada que só no pedal eu não consigo subir lombas com ela.
Durabilidade da bateria
CAutonomia gira em torno de 30 km, dependendo do uso. Não tenho odometro para medir com precisão, mas como o trajeto de minha casa ao trabalho tem 5 km medidos do Google Maps, dá para ter uma idéia. Eu já consegui 40 km de durabilidade com facilidade quando as baterias eram novas, hoje faço uns 20km. Sempre que saio da imobilidade pedalo junto com o motor. Quando tá embalado deixo só o motor.
Vida no trânsito
Precisa tomar muito cuidado. Andar de bike no meio dos carros é ainda mais perigoso que de moto, pois não se tem velocidade para andar junto, não há piscas para sinalizar as manobras, e se é visto pelos motoristas (especialmente pelos de ônibus) como um estorvo.
No começo eu andava por calçadas, mas nesse caso eu me tornava um perigo para os pedestres. Fui me acostumando com o andar pelas ruas, na faixa direita. Evito todas as avenidas que posso, mesmo que para isso tenha que rodar mais. Fico de olho o tempo todo nos ônibus. Retrovisores são essenciais nessa vida. É uma pilotagem mais estressante que de moto.
Ainda cometo uma porrada de infrações de trânsito (considerando as regulamentações atuais, que tornaram as bikes elétricas quase motos), mas são conscientes. Ando alguns pequenos trechos na contramão, atravesso junto com pedestres na faixa de segurança, avanço sinais. Trato como se estivesse andando em uma bicicleta, faço com ela o que faria com qualquer outra. (Talvez com o tempo essa idéia mude, como foi com o andar nas calçadas).
Passo e paro em frente a vários agentes de trânsito, em nenhuma vez qualquer um deles me advertiu. Eles também consideram a e-bike como uma bicicleta, ao que parece.
Família na bike
Todos aqui em casa adoraram a bicicleta, e passamos a fazer passeios com ela nos finais de semana pela orla de Vitória. Minha mulher vai na elétrica com meu filho de 5 anos na garupa, eu vou junto numa convencional. Meu outro filho de 14 anos vai também em outra convencional. Vale dizer que a bike leva sem dificuldades eu e mais o garoto com seus 20 kg na garupa.
Avaliação final (atualizada para hoje. Está bem diferente da original, passado mais tempo desde a compra)
Eu gosto da minha e-bike, mas não compraria de novo como meio de transporte. Depois que comprei outra moto quase parei de usar a e-bike, e quando preciso utilizá-la para o trajeto de ir e voltar para o trabalho, percebo que a sensação de insegurança aumenta muito. As cidades não estão preparados para esse tipo de veículo, não há respeito, é muito perigoso. Se anda em meio aos carros quem fica em perigo é o ciclista, se está nas calçadas é ele que provoca perigo aos outros. É complicado.
Agora, é uma tendência, vamos ver como a coisa evolui. Talvez sobrevenha uma regulamentação mais rigorosa, e aí uma porção de vantagens vão sumir. Pode surgir mais ciclovias, e ficar mais fácil de rodar. Eu hoje penso que um scooter pequeno é melhor que as e-bikes. Ou por outro lado, se é para economizar fica nas bicicletas convencionais mesmo.
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
Inscreva-se no Canal Rods na Garagem no Youtube
Tutoriais de manutenção, reviews, dicas e muito mais!
www.youtube.com/c/RodsnaGaragem
-
Puma
Sou a favor das Bicicletas Eletricas deste que regulamentadas, para habilitados e proibidas de rodar na ciclovia.
fui.........
fui.........
Aqui tem um malukévski que tem um daqueles Skate gigante, motorizado, passa de terninho com controle remoto na mão
.
.

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah
Bagé@tchê.rs
Se Deus é grande, O MATO É MAIOR
Selamun Aleykun to all friends