Bicicleta elétrica, quem tem? São usáveis?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Kuati
Mito

Bicicleta elétrica, quem tem? São usáveis?

Mensagem por Kuati »

Na minha última ida pro Paraguai vi muitas bicicletas elétricas para comprar, as mais legais estavam na casa dos R$ 700,00.
Por aqui vez ou outra vejo cabroco andando, subindo aclive numa velocidade interessante, tipo o dobro da velocidade de um cara que pedala rápido de bike.
Tô pensando em comprar uma na próxima ida pro Paraguai, gastar em torno de R$ 500,00, pra ir pro trabalho e pra ir pra casa da muié, substituir a moto pra ir pra locais onde tenha onde guardar. A dúvida é se esses trens prestam.
No aguardo dos relatos de quem já conviveu com uma.

[ ]'s
Edit. post no local errado, não é moto, tinha de ser OT.
Imagem
haendel
Motoqueiro

Re: Bicicleta elétrica, quem tem? São usáveis?

Mensagem por haendel »

Kuati escreveu:Na minha última ida pro Paraguai vi muitas bicicletas elétricas para comprar, as mais legais estavam na casa dos R$ 700,00.
Por aqui vez ou outra vejo cabroco andando, subindo aclive numa velocidade interessante, tipo o dobro da velocidade de um cara que pedala rápido de bike.
Tô pensando em comprar uma na próxima ida pro Paraguai, gastar em torno de R$ 500,00, pra ir pro trabalho e pra ir pra casa da muié, substituir a moto pra ir pra locais onde tenha onde guardar. A dúvida é se esses trens prestam.
No aguardo dos relatos de quem já conviveu com uma.

[ ]'s
Edit. post no local errado, não é moto, tinha de ser OT.
Nas oficinas grandes e não autorizadas, já se vê algumas pra vender... não reparei se elétricas ou a combustão, mas vi como sinal dos tempos.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Andrei
Motoqueiro

Mensagem por Andrei »

umas 2 vezes por semana vou trabalhar de bike (10 km de casa), um dia um cara com uma elétrica me ultrapassou enquanto eu tava me fudendo na última marcha... era um plano, mas eu tava rapidinho, uns 35-40, o cara passou e sumiu...
Andrei
R1200GORDA
wcarlete
Motoqueiro

Mensagem por wcarlete »

Bicicleta Eletrica?? Nunca vi...deve ser bom hein
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(

Hoje: YBR 06/06
eclinck
Mito

Mensagem por eclinck »

Aqui na empresa tem uma. Também já vi outros na rua... daí vem a pergunta: e como fica a legislação? É bicicleta mas é motorizada, tá no meio da rua e não precisa de carteira?

Não tem pisca, não tem luz de freio, particularmente soy contra desses trens rodarem no meio do trânsito como se fossem motos.
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Devem ficar no meio do caminho, entre "bicicleta" e "ciclomotor", nos termos do Código de Trânsito. Acho que se se aplicar a elas a legislaçào dos ciclomotores, tá de bom tamanho (tem que mudar o CTB... mas já, já, o CONTRAN solta uma resoluçào draconiana, com pretensões de lei e manda aplicar..rs).

Abraço,
Daniel.

"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

evandro escreveu:Aqui na empresa tem uma. Também já vi outros na rua... daí vem a pergunta: e como fica a legislação? É bicicleta mas é motorizada, tá no meio da rua e não precisa de carteira?
Não tem pisca, não tem luz de freio, particularmente soy contra desses trens rodarem no meio do trânsito como se fossem motos.
Este dias tinha uma louca por aqui numa destas, sem nada, quase não dava para ver a muié, e ela andava como se fosse moto.

Agora, eu acho que sobe se for um aclive manso, porque brabo, vai ter que lembrar do pedal. :lol:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Por R$ 700 eu teria.... por R$ 3.000, NUNCA!!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Qquer veículo automotor, mesmo os elétricos, estão sujeitos à regulamentação. Supostamente essas budegas não poderiam rodar, seria necessário emplacamento, faróis, setas, carta de motorista... mas na prática as tratam como simples bicicletas, ou seja, não precisa de capacete nem nada.
Imagem
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Phoda, querem ser tratados como bicicleta, e andar como motos.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
orthanc
Roda Presa

Mensagem por orthanc »

Aqui na zona sul do Rio de Janeiro isso é uma febre. Não tem um dia que eu saia de casa que não veja uma passando. Nunca andei pra saber se vale a pena ou não, mas a idéia é interessante, não vejo tantos problemas como algumas pessoas.
Bandit 650 S (RIP)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Mas mesmo em aclive brabo, deve dar uma ajuda e tanto no pedalar, pois vi um cara subindo aclive bem rápido (não era aclive acentuado).
Por aqui não há aclive brabo, uma dessas me serviria pra caramba. Mas pra usar como bicicleta, não pra andar no meio do trânsito como moto.
O preço só é viável no Paraguai mesmo, por aqui o normal é custar acima de 2,5 mil reais.
[ ]'s
Imagem
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Kuati escreveu:Qquer veículo automotor, mesmo os elétricos, estão sujeitos à regulamentação. Supostamente essas budegas não poderiam rodar, seria necessário emplacamento, faróis, setas, carta de motorista... mas na prática as tratam como simples bicicletas, ou seja, não precisa de capacete nem nada.
Ciclomotor também não precisa. Já viu mobilete com seta e CRLV (ou Renavam)?

Se não me engano, ciclomotor tem que andar no acostamento (e/ou bordo da pista, sei lá) e não requer capacete.

Acho que essas exigências que vc falou é a partir da categoria "motoneta" (Renavam e suas consequencias)

Abraço,
Daniel.

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Handael, esse lance de ciclomotor é complicado, parece que são as legislações municipais que regulamentam. Por aqui não é permitido e ponto. Não há mobylete rodando sem placa, tudo tem que ter capacete, carta, placa, seta...

Já as bike elétrica ainda são tratadas como bicicletas (ao menos enquanto não viram praga e não começam a acontecer os acidentes), mas são veículos automotores, afinal se movem por propulsão independente de humana ou animal.
Há vários artigos na internet, e todos concluem que veículos elétricos são veículos automotores, e devem ser regulamentados.

http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04/di ... tor-e.html

[ ]'s
Imagem
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Ciclomotor precisa de tudo como nas motos sim! há cerca de uns 15 anos atrás tentaram fazer com que as 50cc não precisassem de CNH e pudessem ser conduzidas por maiores de 14....mas uma avalanche de reportagens sanguinolentas da Grobo, fez a a medida recuar e as montadoras(italianas) que estavam de malas prontinhas p vir para o Brasil recuarem... aguardem para as bikes elétricas serem "fiscalizadas"..
Em tempo, acho que bike tem que ser conduzidas como bikes, ou seja com esforço fisico e gasto de calorias....se for para ser elétrica, que seja motos mesmo.
Z900RS
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Kuati escreveu:Handael, esse lance de ciclomotor é complicado, parece que são as legislações municipais que regulamentam. Por aqui não é permitido e ponto. Não há mobylete rodando sem placa, tudo tem que ter capacete, carta, placa, seta...

Já as bike elétrica ainda são tratadas como bicicletas, mas são veículos automotores, afinal se movem por propulsão independente de humana ou animal.
Há vários artigos na internet, e todos concluem que veículos elétricos são veículos automotores, e devem ser regulamentados.

http://rumoaprf.blogspot.com/2009/04/di ... tor-e.html

[ ]'s
Pois é... eu só conheço o CTB e seus anexos. Por ele fica impossível distinguir, por exemplo, ciclomotor de motoneta.

Mas concordo com a regulamentação, com ou sem documento e etc. E capacete tem que ter até pra bicicleta comum...

É muito estranho... vão argumentar que ela também é propulsão humana, apesar de ter motor (e talvez digam que é predominantemente humana... ).

Uma certeza: vai dar rolo.
Daniel.

Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

orthanc escreveu:...não vejo tantos problemas como algumas pessoas.
Até começarem a impregnar os corredores, achando que estão em motos. Ainda mais considerando o RJ e adjacências.

B12S

Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Smoker escreveu:
orthanc escreveu:...não vejo tantos problemas como algumas pessoas.
Até começarem a impregnar os corredores, achando que estão em motos. Ainda mais considerando o RJ e adjacências.
X2!
Z900RS
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Ryu escreveu:Ciclomotor precisa de tudo como nas motos sim! há cerca de uns 15 anos atrás tentaram fazer com que as 50cc não precisassem de CNH e pudessem ser conduzidas por maiores de 14....mas uma avalanche de reportagens sanguinolentas da Grobo, fez a a medida recuar e as montadoras(italianas) que estavam de malas prontinhas p vir para o Brasil recuarem... aguardem para as bikes elétricas serem "fiscalizadas"..
Em tempo, acho que bike tem que ser conduzidas como bikes, ou seja com esforço fisico e gasto de calorias....se for para ser elétrica, que seja motos mesmo.
Se é assim, perdão. Estou confundindo com a minha época, de mobiletes com farol dianteiro e traseiro (mais para localizaçào), retrovisores e nada mais.

Abraço,
Daniel.

Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Ryu escreveu:Em tempo, acho que bike tem que ser conduzidas como bikes, ou seja com esforço fisico e gasto de calorias....se for para ser elétrica, que seja motos mesmo.
Ryu, não veria problema se as bikes elétricas fossem usadas como bicicletas, meio de transporte mesmo. Ninguém quer ir trabalhar e chegar todo suado pq foi pedalando de bike, fora que nem todo mundo tem preparo físico...além disso é uma questão de custo (uma bike elétrica sai muito mais em conta que um scooter por ex.), e até de aliviar a fumaça nos grandes centros.

[ ]'s
Imagem
Responder