MV Agusta F4 RR

Grupo de discussão geral sobre motos.
FuSoYa
Motoqueiro

MV Agusta F4 RR

Mensagem por FuSoYa »

Nova MV Agusta F4 RR traz motor de 201 cv

Máximo desempenho. Esse foi o objetivo dos engenheiros da MV Agusta ao projetar a nova versão da F4. Chamada de RR Corsacorta, a superesportiva da casa de Varese foi apresentada em 10 de maio com o que há de mais moderno no mercado de motocicletas. Conta com um novo propulsor mais potente construído em materiais nobres, suspensões de última geração e muita tecnologia embarcada.

Apesar da mesma arquitetura – quatro cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, 16 válvulas e refrigeração líquida -, o motor é completamente diferente do utilizado em outras versões da F4. Com exceção do bloco, o propulsor foi completamente redesenhado com o objetivo de se extrair o máximo dele. O virabrequim é novo e mais leve com menor massa inercial.

Mas a grande mudança mesmo está no diâmetro e curso dos pistões. Eles estão com um curso menor, como denuncia o nome (corsacorta significa curso curto em italiano), e um diâmetro maior. Agora são 50,9 mm de curso e 79 mm de diâmetro – contra 55 mm e 76 mm do motor anterior. O grande benefício na prática é que o motor pode atingir rotações mais altas e “girar” até estratosféricos 13.700 rpm. Mas a potência máxima de 201 cavalos chega a 13.400 rpm! A capacidade cúbica é praticamente a mesma, ou seja, 998 cm³.

Mas essa não é a única novidade deste quatro cilindros em linha. Para garantir a alimentação adequada em altos giros, a MV Agusta também alterou o diâmetro dos dutos de admissão e exaustão, além de equipar a nova F4 RR com válvulas de titânio. Um acelerador eletrônico ainda comanda um sistema de dutos de ar variáveis (já utilizado em modelos com a nova Yamaha R1), para alimentar essa potente superesportiva.

A eletrônica ainda aparece no controle de tração, agora com comando no punho, e dois mapas de gerenciamento do motor.

Ciclística

O quadro e o monobraço traseiro são exatamente os mesmo da versão anterior da MV Agusta F4. Porém para melhorar ainda mais seu desempenho nas pistas, a RR conta infinitas possibilidades de regulagens. Desde a suspensão, essencial para uma moto de corrida, até a possibilidade de se ajustar o ângulo da coluna de direção e até mesmo do ponto de fixação do monobraço traseiro.

No conjunto de suspensões, a MV Agusta empregou o que há de melhor da marca Öhlins. Garfo telescópico invertido com tubos de 43 mm de diâmetro e revestimento de titânio nitrido para garantir progressividade – uma combinação que proporciona agilidade, porém sem comprometer a estabilidade do conjunto. Oferece ainda múltiplas possibilidades de regulagem.

Na traseira, o amortecedor Öhlins Racing TTX 36 que, segundo a fábrica italiana, é o melhor do mundo. Permite, além das regulagens de compressão, retorno e précarga da mola, ajustar a altura da posição de pilotagem.

Completam o conjunto aros de alumínio forjado que, de acordo com a MV Agusta, pesam 1 kg a menos do que os anteriores feitos em liga de alumínio.

Jóia rara

Equipada com o que há de mais moderno no mercado, a nova MV Agusta F4 RR tem o preço de uma verdadeira jóia: 22.900 Euros na Itália, cerca de R$ 53 mil. Só para comparar, a BMW S 1000RR sai por 16.500 Euros naquele país. A nova MV Agusta F4 RR chega às concessionárias italianas no final de maio em duas novas cores: vermelha e branca e branca perolizada.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

FLWs
Imagem
broki
Novato
Contato:

Re: MV Agusta F4 RR

Mensagem por broki »

MEU SONHO DE COMSUMO.... MOTO ITALIANA!!!!

Alguns vão querer me matar depois desse comentario, mas as motos italianas deixam as japonesas no chinelo.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Essa moto é linda, show!!! ;-)
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

broki escreveu:MEU SONHO DE COMSUMO.... MOTO ITALIANA!!!!

Alguns vão querer me matar depois desse comentario, mas as motos italianas deixam as japonesas no chinelo.
Ahan....
B-King Of The Urban Jungle
Richard.
Dinossauro

Mensagem por Richard. »

Conseguiram deixar mais bonita uma das motos que eu achava que não teria como melhorar, desde a epoca da série do Senna.

A vermelha ficou com muita cara de Ducati, mas mesmo assim está linda demais.

Show de bola.
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
EDU
Roda Presa

Mensagem por EDU »

essa vai dar canseira até na hayabusa em velocidade final, os trens tao ficando forte d+
BIZ - TITAN - TWISTER - GS500 - BANDIT 650N - HAYABUSA - ZX10R
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Engracado que nesta vez mudaram de Marzocchi a Ohlins...sera que pularam no trem como o resto das marcas top? Ou a Marzocchi nao tinha uma suspensao nos specs que a MV Agusta requeria?
SPEED RACER escreveu:

Ahan....
Em design, deixam sim ;-)

As japas sao "genericas".
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

FuSoYa escreveu: O virabrequim é novo e mais leve com menor massa inercial.

Mas a grande mudança mesmo está no diâmetro e curso dos pistões. Eles estão com um curso menor, como denuncia o nome (corsacorta significa curso curto em italiano), e um diâmetro maior. Agora são 50,9 mm de curso e 79 mm de diâmetro – contra 55 mm e 76 mm do motor anterior. O grande benefício na prática é que o motor pode atingir rotações mais altas e “girar” até estratosféricos 13.700 rpm. Mas a potência máxima de 201 cavalos chega a 13.400 rpm! A capacidade cúbica é praticamente a mesma, ou seja, 998 cm³.

FLWs
baixaram de 55mm p 50mm de curso

na BMW é 49.......igual a SRAD 750

enquanto as Japas não abaixarem o curso dos motores 1000, continuarão tomando coro :-(

pois potência = giro alto :-D
SPEED RACER
Mito

Optimus Leo escreveu:Engracado que nesta vez mudaram de Marzocchi a Ohlins...sera que pularam no trem como o resto das marcas top? Ou a Marzocchi nao tinha uma suspensao nos specs que a MV Agusta requeria?
SPEED RACER escreveu:

Ahan....
Em design, deixam sim ;-)

As japas sao "genericas".
Aí eu concordo ;-)
Helder.soares
Dinossauro

Mensagem por Helder.soares »

muito linda... que pena que está fora dos padrões brasileiros $$$$, se tivesse um preço justo e viesse pro brasil era de se pensar :roll:
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Marcus Vinicius
Motociclista

Mensagem por Marcus Vinicius »

Ja divulgaram o peso?
Dipt
Motociclista

Mensagem por Dipt »

Realmente a moto é bonita.
Não é meu estilo de moto mas 201 cavalos impressionam, isso deve andar que nem notícia ruim, ou mais!!!
INTRUDER LC 1500 2000 La GoRdA
"Bebo, fumo, ando de Opala e de moto, não gosto de covardia e futilidade, sou reacionário pra caralho e meu ídolo de infância é Charles Bronson!!!
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Gaucho escreveu:

FLWs

enquanto as Japas não abaixarem o curso dos motores 1000, continuarão tomando coro :-(

A dificuldade está nisso aí mesmo. Fazer uma moto "quadrada"(diametro x curso) com muita potência em alta, sem perder muito torque em baixa.
Geralmente motores "quadrados" so falam em alta.
Pra pista, show de bola.
Como jaspion curte andar devagar no transito, não sei se é uma boa moto. :lol:
Gaucho

Mensagem por Gaucho »

JAL escreveu:
Gaucho escreveu:

FLWs

A dificuldade está nisso aí mesmo. Fazer uma moto "quadrada"(diametro x curso) com muita potência em alta, sem perder muito torque em baixa.
Geralmente motores "quadrados" so falam em alta.
Pra pista, show de bola.
Como jaspion curte andar devagar no transito, não sei se é uma boa moto. :lol:
Eu mesmo ME ENGANEI c a BMW.........pelos dados divulgados, achei q ela seria muito XOXA em baixa/média

mas Eu não sabia q tinha comandos variáveis (VVT)

só falta as outras Japas se renderem a isso, pois a Kawa nem fez cócegas :-(

já estou torcendo p Honda colocar V4 na CBR 1000 e aparecer uns 220 cvs...........e SEM FUMAÇA :-D
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

A fofoca é sobre um V4 mesmo.
Sem fumaça não é Honda :lol:
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Do lado da minha casa tem uma f4 banca a venda. PQP q moto linda!
Tornado 300
FuSoYa
Motoqueiro

Mensagem por FuSoYa »

JAL escreveu:Sem fumaça não é Honda :lol:
:rof: :rof: :rof:

FLWs
Imagem
broki
Novato
Contato:

Mensagem por broki »

Curiosidade... quanto vai custa um brinquedo desses aqui no BRASIL???
Criamangostas
Mito

Mensagem por Criamangostas »

JAL escreveu:Essa moto é linda, show!!! ;-)
X2, quero ver uma ao vivo ;-)
Imagem
SPEED RACER
Mito

broki escreveu:Curiosidade... quanto vai custa um brinquedo desses aqui no BRASIL???
Uma Ducati Desmosedici custa R$200.000,00
Por ai vc tira uma bsae de qto essa custaria.
Responder