Moto velha será sempre velha ??
- Saurus
- Mito
Re: Moto velha será sempre velha ??
Manta, observe que quando menciono manutenção adequada, bem feita ou coisa assim, quero dizer isso mesmo, ou seja, manutenção feita corretamente. Se um mexânico mete a mão, aí, véio, nem veículo zero KM resiste. Exemplo disso são os erros de montagem de motos novas e que não conseguem sequer chegar na porta de saída da loja e já estão cheias de problemas.
É a tal história, a coisa tem que ser feita corretamente, senão,

É a tal história, a coisa tem que ser feita corretamente, senão,

Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Meu ponto é que, antes de colocar que o DONO não faz manutenção adequada, tem que ver se ele não achou estar fazerndo a manutenção adequada, mas na verdade indicaram um pilantra pra ele.
A XT que foi pro Luigi por exemplo, o mecânico foi indicado por bastante gente na região (indicação mesmo, inclusive de amigos que tiveram XTs 600 e 660 e sempre levaram no cara, não só de conhecidos ou de "ouvi dizer"), mas ele fez umas gambitechs em alguns detalhes, mesmo eu falando que se estivesse com alguma peça adaptada ou comprometida, era pra falar que eu procurava a peça pra substituir.
A XT que foi pro Luigi por exemplo, o mecânico foi indicado por bastante gente na região (indicação mesmo, inclusive de amigos que tiveram XTs 600 e 660 e sempre levaram no cara, não só de conhecidos ou de "ouvi dizer"), mas ele fez umas gambitechs em alguns detalhes, mesmo eu falando que se estivesse com alguma peça adaptada ou comprometida, era pra falar que eu procurava a peça pra substituir.
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
tem um causo que vale para esse topico, eu ja tinha contado em outro antes
vendi a hornet, mas teve ou outro rapáz que debochou do preço que eu pedia por estar com a KM tao alta, eu falei e ele deu risada, disse q pegava melhor, eu dissse tudo bem boa sorte para ti, moto grande se compra procedencia e estado, e nao kilometragem.
esses tempos vejo ele com ua h6 2007, se vangloriando que pagou 500,00 a menos do que pedi, ai dei uma risada básica e disse,
parabens pato, vc comprou uma moto que ja foi ao chão 2x, e motor ja foi aberto, e me mijei dando risada, pois ja conhecia a moto que ele comprou hehehehe, cara trocava oleo a cada 6mil com o lixo do mobil e falhava porai e encontros.. qnto a minha com 45mil km so andou em br..
ou seja, se tiver que pagar um pouco a mais numa usada, pague, e tenha uma moto com procedencia de que todas as revisões e manutenções foram feitas e com antecendencia (como era meu caso).
sorte do rapaz que pegou minha h6 no brik ta com a moto nova e muito melhor do que a 2007 de km baixa
chupa essa manga !! hehehehe
vendi a hornet, mas teve ou outro rapáz que debochou do preço que eu pedia por estar com a KM tao alta, eu falei e ele deu risada, disse q pegava melhor, eu dissse tudo bem boa sorte para ti, moto grande se compra procedencia e estado, e nao kilometragem.
esses tempos vejo ele com ua h6 2007, se vangloriando que pagou 500,00 a menos do que pedi, ai dei uma risada básica e disse,
parabens pato, vc comprou uma moto que ja foi ao chão 2x, e motor ja foi aberto, e me mijei dando risada, pois ja conhecia a moto que ele comprou hehehehe, cara trocava oleo a cada 6mil com o lixo do mobil e falhava porai e encontros.. qnto a minha com 45mil km so andou em br..
ou seja, se tiver que pagar um pouco a mais numa usada, pague, e tenha uma moto com procedencia de que todas as revisões e manutenções foram feitas e com antecendencia (como era meu caso).
sorte do rapaz que pegou minha h6 no brik ta com a moto nova e muito melhor do que a 2007 de km baixa
chupa essa manga !! hehehehe
Sem Moto...
Espero aguentar até ano que vem!
DISCORDO!!!!Kuati escreveu:É igual carro velho, mesma coisa, sempre tem algo pra fazer, enche o saco, seu nível exigência deve baixar pra ficar satisfeito, do contrário é frustração certa.
Pra quem gosta de meter a mão na massa, ou tem chegado dono de mecânica boa, vira até hobby.
[ ]'s
A minha XR 2001 (já são 10 anos de idade) e a minha XLR 97 (fiquei com preguiça de fazer as contas) não dão dor de cabeça nenhuma, o unico problema que não resolve é que a cada 15 dias tenho qu botar gasolina e já está pesando no orçamento.
isso é verdade.Helder.soares escreveu:"A IDADE ESTÁ NOS OLHOS DE QUEM VÊ"
Editado pela última vez por BOCA em 07 Mai 2011, 18:27, em um total de 2 vezes.
- Fernando-(Beraite)
- Roda Presa
X2Helder.soares escreveu:qtos motões vc já teve????Beto escreveu:dtguga, além do que já disseram, a moto velha pode apresentar defeitos na parte elétrica que nem sempre dá pra descobrir facilmente... pois as falhas ocorrem esporadicamente.
Acho melhor uma moto básica mais nova que um motão cheio de manias...!
Abs
Beto
quem anda de motão, sofre quando anda de motinha...não se adapta nunca mais...
Motociclista, respeite a vida use capacete
- Fernando-(Beraite)
- Roda Presa
Não troco minhas "velhinhas" por muita moto nova

Uploaded with ImageShack.us

Motociclista, respeite a vida use capacete
muito conservada as motocas,gostei muito da sua DT 180.PARABENS.Fernando-(Beraite) escreveu:Não troco minhas "velhinhas" por muita moto nova
- williampk3d
- Roda Presa
essa ai é reliquia
- CARLOS-BSB
- Dinossauro
- Contato:
O Bira está acabando de reataurar uma Sahara agora: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=24754 Já são 18 páginas de novidades.
.
.
DEUS abeçoe a todos
mantabodyboarder escreveu:Saurus escreveu:É amigo, a grande maioria não quer fazer manutenção em veículo que compra. O negócio é que mesmo uma moto zero km tem que fazer manutenção, tem um monte de itens que tem que ser trocados periodicamente. Muita gente acha que moto, carro, etc, novo não dá despesa.marquinho escreveu:Moto velha é culpa do dono que não cuida e só anda.
Se você acha sua moto velha, pegue outra e logo ela ficará velha também!
A maioria compra moto zero, roda anos sem revisar nada e quando tudo começa a dar problema ao mesmo tempo vende a moto.
TODA MÁQUINA REQUER MANUTENÇÃO PERIÓDICA PREVENTIVA ORDINÁRIA e CORRETIVA EXTRAORDINÁRIA. Já vi muito carro, moto etc que com menos de um ano de uso já está um lixo, velho, todo amarrotado, sambado, cheio de gambiarra e coisas assim. Tá certo que existem aquelas máquinas que são feitas com materiais de baixa qualidade, mas a imensa maioria fica sambada por falta de manutenção ou colocação de peças de má/ruim/péssima qualidade, pois o proprietário acha que a peça mais baratinha vai dar o mesmo rendimento, compra o veículo e fica mendigando/mesquinhando na manutenção.
Se não pode fazer a manutenção como ela deve ser feita, melhor não ter o veículo.
Eu ainda não comprei meu "motão" porque a grana ainda não dá para comprar coisa boa e fazer a manutenção adequada, com peças de primeira qualidade. Então, vou me contentando com minhas monocilíndriacas mesmo até ter * para comprar e sustentar coisa boa como deve ser sustentada.
Saurus, não se esqueça que existe o problema dos mexânicos também.
às vezes o cabra até tem a grana pra manutenção, tem a disposição de levar periodicamente a moto pra revisão, mas só indicam mexânico que faz gambiarra ou é relaxado pro cara, aí a moto vai dando problema aí falam que a moto "venceu", que agora vai ser arrumar uma coisa e estragar outra (que deveria ter sido identificada junto com o primeiro problema também), etc.
E não adianta vir um espertão e falar: "ah, mas tem que aprender a mexer voce mesmo na moto"
Tem que aprender MDWG by b0th, nenhum veículo de uso deve carregar a obrigação de entender mecânica e funcionamento interno, só deve exigir bom senso e percepção pra atentar quando o veículo sai da característica normal (puxando pra um lado, freio barulhento, corrente batendo, motor fazendo mais barulho ou mais fraco, embreagem ficando dura, rendimento porco, etc). Fora isso, deveria ser trabalho do mecânico saber realmente fazer o serviço, e não tratar com o amadorismo e pilantragem que geralmente tratam.
Concordo com vocês dois!!! E faço como o saurus mencionou, sempre verifico tudo na moto até porque entendo de mecânica e gosto de desmontar, limpar, trocar... e manter a moto sempre zerada, mas a maioria não pensa assim mesmo!
Acho que se o cara não entende de mecânica, pra isso existe o manual com a época de verificação preventiva e troca de cada peça, desde zero km então faça as revisões na concessionária. Mas confiar em concessionária é outra história!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Fernando-(Beraite) escreveu:Não troco minhas "velhinhas" por muita moto nova
Putz tá de parabéns!!!!!!!!!!!!!
Coisas lindas!
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
- mantabodyboarder
- Dinossauro
- Contato:
Marquinho, se mecânico indicado faz essas cagadas, concessionária com moto velha então, tão cagando e andando, vc leva pra revisão esperando algo mínimamente parecido com o manual, os caras só trocam o oleo e olhe lá...
Por isso que eu falo, é complicado colocar a culpa nas costas só do dono...
Por isso que eu falo, é complicado colocar a culpa nas costas só do dono...
NC750x
-- no donut for you! --
-- no donut for you! --
haendel escreveu:Se fosse possível dar uma manutenção igual á de aeronaves, duraria muito mais tempo, quase uma vida.
E isso inclui "revisões" que, para os padrôes de manutenção de automóvel que conhecemos, são verdadeiras reformas, pois incluem o desmonte completo e remontagem com peças novas. Conheço alguns Cessna de 1948 a 1054 que voam perfeitamente, porque tiveram a coragem de "renovar" a aeronave.
O limite é praticamente a fadiga dos materiais (peças sob tensão na fuselagem e rebites, por exemplo, são substituídos)
A possibilidade teórica, para carros e motos, existe. E creio que motos como a Sahara e a XT600E/Z merecem o investimento (porque são verdadeiros "erros" do fabricante, em vista de sua durabilidade, confiabilidade e robustez).Abraço,
Acredito que ai tu pegou um ponto importante.... quando os produtos não tinham um tempo PROGRAMADO para serrem substituídos... uma que coloco na lista é a ténéré 600..... o troço é superdimensionado.... sempre me lembro de um mecanico uruguaio falando ... " ja troquei não sei quantos comandos de tw, mas de ténéré.. já abri mais de 10 e so precisei trocar corrente por desgaste, comando perfeito... , projeto de lubrificação com carter seco é foda....o troço não acaba...kkkk
Então há motos e motos...a shaara é um exemplo que se exitiver bem cuidada nunca que trocava numa falcon.... anda igual, consome menos e é mais barata..
eu comento que quero ver moto de hoje daqui a 20 aos rodando... é muita troca, os projetos estão mais apertados..
De supertenere 750 ano 1997
- alan-sc
- Motoqueiro
- Contato:
e é por essas e outras que to cogitando de dar uma boa arrumada na xt600e que peguei na troca da hornet e ficar com ela, ao inves de dar de entrada numa 660
gostei de mais da motoca, mais do que pensei, foda é a velocidade cruzeiro q tava acostumado a viajar agora nao da pra manter. kkkkkk
mas o bolso agradece, é tudo baratinho pra ela,
abraços
gostei de mais da motoca, mais do que pensei, foda é a velocidade cruzeiro q tava acostumado a viajar agora nao da pra manter. kkkkkk
mas o bolso agradece, é tudo baratinho pra ela,
abraços
Sem Moto...
- Narizudo
- Motociclista
Moto velha tem que ser tratada com muito zelo. E não ter dó de gastar dinheiro.
Ja tive uma CB500 2003 e vendi agora em 2011. Peguei ela com 10.000km, 2° dono. Só andava 2 vezes por semana, e coisa muito pouca. Depois de 4 anos com ela só tinha andado + 10.000km.
Moto estava impecavel, tudo original, selos e adesivos e parafusos. Foi um sonho que realizei, pois quando tinha 13/14 anos eu era apaixonado por CBs. E só pude comprar com meus 22 anos.
Paguei na epoca R$18 com muito choro pro dono. Pintei as rodas e deixei com visual mais bonita. Era minha vontade desde muleque. Na hora que quiz vender, meu irmão comprou ela. As vezes ando nela e mato a saudade. Mas só vendi por necessidade, se pudesse estaria com ela até hj.
Então pra mim moto antiga vale, mas tem que ser uma raridade.

Ja tive uma CB500 2003 e vendi agora em 2011. Peguei ela com 10.000km, 2° dono. Só andava 2 vezes por semana, e coisa muito pouca. Depois de 4 anos com ela só tinha andado + 10.000km.
Moto estava impecavel, tudo original, selos e adesivos e parafusos. Foi um sonho que realizei, pois quando tinha 13/14 anos eu era apaixonado por CBs. E só pude comprar com meus 22 anos.
Paguei na epoca R$18 com muito choro pro dono. Pintei as rodas e deixei com visual mais bonita. Era minha vontade desde muleque. Na hora que quiz vender, meu irmão comprou ela. As vezes ando nela e mato a saudade. Mas só vendi por necessidade, se pudesse estaria com ela até hj.
Então pra mim moto antiga vale, mas tem que ser uma raridade.

Bonita demais essa CB ! Adoraria ter uma ....
Bom, acredito que o dinheiro é que vai decidir essa peleja ... Se viere grana suficiente, e se a concessionário aceitar a Sahara na troca, eu pego uma XT600, senão vo é dar uma boa revisada, trocar as rodas, e ficar com a sahara mesmo ....
Bom, acredito que o dinheiro é que vai decidir essa peleja ... Se viere grana suficiente, e se a concessionário aceitar a Sahara na troca, eu pego uma XT600, senão vo é dar uma boa revisada, trocar as rodas, e ficar com a sahara mesmo ....
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Atualmente: Falcon 2008
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
-
Bira
Acabando mesmo.CARLOS-BSB escreveu:O Bira está acabando de reataurar uma Sahara agora: http://www.debatemotos.com/phpBB3/viewt ... =1&t=24754 Já são 18 páginas de novidades.
.
No final vou ter pago o valor de duas saharas "marromenos" do mesmo ano, mas vou estar com ela "nova em folha" e espero rodar bastante com a "tranqueirinha" como a estou carinhosamente chamando.
as gambiarras foram desfeitas, falta bem pouco pra fase final da restauração que será a pintura e adesivagem. e o mais legal é que como desfiz as gambis todas e dei uma geralzona na moto,vou saber exatamente tudo (ou quase) o que foi feito na motoca.
dtguga, tu comentou lá no meu tópico, se ainda não leu ele todo, dá uma lida.a "saga" da restauração tá interessante.
peguei uma moto VELHA, ou no estágio mais brabo que dizem, "ACABADA", e levantei. Saiu caro? Saiu. Mas tô me divertindo com isso? Prá caramba.
No seu caso é mais fácil ainda, pois a moto é sua há tempos e tu conhece o histórico. Se a idéia é vestir de XTZ então sai ainda mais barato que um restauro completo como estou fazendo.
agora, sobre a questão da manutenção, vou contar um "causo" pra vocês também:
em 2003 eu vendi um honda civic 93 que eu tinha e comprei um omega 2.0 92/3 de único dono: o único dono do carro é uma pessoa de estrita confiança, amicíssimo e sócio do meu pai (é um cara BEM enjoado que eu conheço bem, inclusive ele anda de moto e tem uma CB 400 de farol redondo que não lembro o ano e uma ZX11 94,ambas ele comprou ZERO KM) . O carro tinha lá seus cento e poucos mil km (era menos rodado que meu civic que tinha 200 mil) mas estava inteiro. Sabia que o carro tinha sido repintado (a pintura queima fácil em brasília por causa do sol forte) e junto com o carro me foi entregue toda a documentação de histórico de manutenção do carro.
Os primeiros 40 dias com o carro foram pura alegria. Depois começou a tristeza. O motor começou a falhar,tava um saco.
Levei no mecânico, em uma oficina tradicionalíssima daqui de Brasília (que me foi indicado pelo ex-proprietário do carro,que sempre levou os carros dele - na época ele tinha quatro - nessa oficina por indicação). Procurei especificamente pelo Paulo, que segundo o ex-proprietário do carro era o único que ele deixava botar a mão no carro dele.
Fuça aqui, fuça ali... achou o problema:um sensor da injeção(não lembro qual), com a "perna" quebrada e colada por silicone. Nisso o tal Paulo me chama e disse: "olha, seguinte, alguém andou fazendo alguma gambiarra aqui e colou essa peça com silicone". No que eu disse: é mesmo?
"Não, eu não faço isso,de jeito nenhum..."
"Não faz é? Você sabe de quem eu comprei esse carro?"
"Não sei não..."
"Comprei de(fulano). Ele me disse que só deixava VOCÊ mexer nesse carro e nos outros carros dele, inclusive tenho aqui uma nota de dois meses atrás(uma revisão geral feita quinze dias antes de eu comprar o carro) onde consta a troca desse mesmo sensor desse mesmo carro, e você como responsável pelo serviço.".
O cara NA HORA empalideceu, tossiu, desconversou... viu que tinha sido desmascarado e arrumou na hora um sensor novo e instalou ali.
Comentei com o amigo do meu pai, que ficou espantado com a situação, não acreditou que o mecânico em que ele confiava há mais de dez anos tinha feito gambiarra no carro... Resultado, a oficina perdeu DOIS clientes,sendo que um deles tinha quatro carros (o dele, da mulher e dos dois filhos) e só fazia manutenção lá.
Moral da história: é o que disseram, muitas vezes o dono simplesmente acredita que a manutenção é feita rigorosamente mas não faz a menor idéia do que os mexânicos filhos da puta estão fazendo no seu carro/moto.
Sobre o carro, não aguentei...as gambiarras feitas pelo tal Paulo durante os dez anos que o amigo do meu velho ficou com o carro começaram a estourar na minha mão, e três meses depois vendi a balsa.
Caraca, que história sinistra... hehe. Mas é foda mesmo, as vezes eu tenho vontade de fazer algum curso de mecanica, só pra não depender dessa raça ... Eu mesmo não tenho nenhum mecanico de confiança, não consigo confiar em nenhum ...
Mas assim, minha sahara é mais velha que a sua, 97, mas não é tão detonada, com certeza, hehe.
Mas teve um Causo com ela também....
Ela era da minha namorada, na época eu tinha uma Lander, a uns 3 anos atrás. Agente levou num mecanico que eu sempre levava, só pra trocar o oleo das duas. Bom, a oficina tava meio cheia, então o cara deixou as duas vazando o óleo e foi atender outros clientes.
Depois de um tempo ele voltou e botou óleo, fechou e mandou agente embora.
Ai a sahara ficou parada mais ou menos uma semana e depois rodou mais ou menos uns 4 dias, e começou a bater o motor, cada vez mais, ai numa inspeção em casa, pra ver se achava o que era, vimos que o carter estava SECO, sem nenhum pingo de óleo..... Ou seja, a moto andou uma semana sem NADA de óleo.
Na época ja estavamos indo pros EUA passar uma temporada lá, e não deu pra arrumar ela, então ela ficou parada mais uns 6 meses depois. Dai levamos em outro Mexanico que abriu o motor e não arrumou nada, e ainda queria cobrar uma fortuna por ter aberto e pra fechar. Bom, levamos o motor aberto mesmo a outro mecanico, que nos avisou que nem precisava ter aberto o motor.....
Resultado que agora o motor ja foi aberto, o que acredito que nunca seja uma boa coisa ..... Mas ja faz uns 6 meses que estou com ela, e fora uns problemas básicos ja mencionados, ela está bem boa, bem confiavel....
Por isso que se não conseguir uma XT, vo acabar ficando com ela mesmo, e vou dar uma olhada geral no que o Bira fez na dele, já li o diário, mas o tópico inteiro ta osso !! hehe, 18 paginas tem que se ler com calma ....
No mais, vlw pela ajuda
Mas assim, minha sahara é mais velha que a sua, 97, mas não é tão detonada, com certeza, hehe.
Mas teve um Causo com ela também....
Ela era da minha namorada, na época eu tinha uma Lander, a uns 3 anos atrás. Agente levou num mecanico que eu sempre levava, só pra trocar o oleo das duas. Bom, a oficina tava meio cheia, então o cara deixou as duas vazando o óleo e foi atender outros clientes.
Depois de um tempo ele voltou e botou óleo, fechou e mandou agente embora.
Ai a sahara ficou parada mais ou menos uma semana e depois rodou mais ou menos uns 4 dias, e começou a bater o motor, cada vez mais, ai numa inspeção em casa, pra ver se achava o que era, vimos que o carter estava SECO, sem nenhum pingo de óleo..... Ou seja, a moto andou uma semana sem NADA de óleo.
Na época ja estavamos indo pros EUA passar uma temporada lá, e não deu pra arrumar ela, então ela ficou parada mais uns 6 meses depois. Dai levamos em outro Mexanico que abriu o motor e não arrumou nada, e ainda queria cobrar uma fortuna por ter aberto e pra fechar. Bom, levamos o motor aberto mesmo a outro mecanico, que nos avisou que nem precisava ter aberto o motor.....
Resultado que agora o motor ja foi aberto, o que acredito que nunca seja uma boa coisa ..... Mas ja faz uns 6 meses que estou com ela, e fora uns problemas básicos ja mencionados, ela está bem boa, bem confiavel....
Por isso que se não conseguir uma XT, vo acabar ficando com ela mesmo, e vou dar uma olhada geral no que o Bira fez na dele, já li o diário, mas o tópico inteiro ta osso !! hehe, 18 paginas tem que se ler com calma ....
No mais, vlw pela ajuda
Ex - Bros 2003
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Ex - Bros 2008
Ex - XTZ 250 Lander
Ex - Sahara 97
Ex - fazer 250 2006 !
Ford Focus 2007
Acho que depende do cuidado dono.
Tive duas Saharas, uma 94 que reformei inteira e outra 91 que comprei do único dono, que era relativamente cuidadoso.
O cara que comprou a 94 continua com ela, faz a manutenão em dia e não diz que ela não lhe deu dor de cabeça.
A 91 está com o cú-nhado (que havia tomado em belo tombo com ela quando ainda era da patroa e aproveitamos os reparos para fazer uma manutenção mais completa). Ele é cupim de ferro, até hoje não trocou o óleo (só completa) mete qualquer gasosa e ela ainda não deu problema. Questão de tempo para começarem os problemas e ele começar a dizer que a moto tá uma merda, que tá velha etc.
Ai, vou ter dó próximo dono (e da motoca).
Tanto faz se é nova ou velha. Sem manutenção básica, te deixa na mão, seja moto, carro, avião, barco, mulher....
Tive duas Saharas, uma 94 que reformei inteira e outra 91 que comprei do único dono, que era relativamente cuidadoso.
O cara que comprou a 94 continua com ela, faz a manutenão em dia e não diz que ela não lhe deu dor de cabeça.
A 91 está com o cú-nhado (que havia tomado em belo tombo com ela quando ainda era da patroa e aproveitamos os reparos para fazer uma manutenção mais completa). Ele é cupim de ferro, até hoje não trocou o óleo (só completa) mete qualquer gasosa e ela ainda não deu problema. Questão de tempo para começarem os problemas e ele começar a dizer que a moto tá uma merda, que tá velha etc.
Ai, vou ter dó próximo dono (e da motoca).
Tanto faz se é nova ou velha. Sem manutenção básica, te deixa na mão, seja moto, carro, avião, barco, mulher....