Scooter Yamaha NEO CVT 115 - Review [VÍDEO + FOTOS]

Grupo de discussão geral sobre motos.
Labar
Motoqueiro

Scooter Yamaha NEO CVT 115 - Review [VÍDEO + FOTOS]

Mensagem por Labar »

Então pessoal, como tenho recebido algumas MPs pedindo pra relatar minhas impressões sobre a NEOzinha, resolvi criar este tópico com os prós, os contras e algumas fotos da bichinha.

Bem, vamos aos negócios então. Estou com ela desde Fevereiro deste ano. A moto tá chegando aos 8.000km rodados. É pouco pra avaliar a confiabilidade de um motor, mas como esse motor é rigorosamente o mesmo da versão anterior, acho que estamos falando de um motor muito confiável e que já foi aprovado por muita gente.

A NEOzinha é um verdadeiro burro de carga, prova disso foi a viagem que acabei de fazer com ela de 600km, pegando estrada esburacada, estrada de terra e até umas subidinhas de cascalho! A NEO foi feita PRA CIDADE! Ela só vai ser verdadeiramente econômica e ágil de você rodar até 60km/h. Passou disso já tá chegando no limite do motorzinho e ela vai beber mais. Só viajei com ela porque tinha ganhado um feriado prolongado (sab, dom, 2ª, 3ª e 4ª) e não tinha ninguém pra ir comigo. Boto a moto de novo na estrada? Mas de jeito nenhum! :-D

Imagem

Aqui na cidade ela faz quase 40km/L comigo. Naquele esquema, acelerações fracas e velocidade máxima limitada a 60km/h. Na estrada, andando full-gas o tempo todo ela fez 33km/L na ida e 34km/L na volta. Achei excelente pras condições em que estava: piloto 85kg e carregada até o talo com barraca, colchão, roupas de cama, etc...

Imagem

Suspensão! Ah, a maldita suspensão! O que posso dizer sobre a suspensão da NEO é que ela é muito ruim! :-D Dura demais! Aqui pra cidade não chega a incomodar, aliás, nunca me incomodou. Foi na estrada que senti a dureza nas costas! Ui! }:) Fico imaginando o modelo antigo que tinha um curso traseiro menor ainda... :-(
Faço aqui uma ressalva aos pneus caloi dela. A performance deles na estrada de terra me surpreendeu positivamente! ;-) Os pneuzinhos finos porém um pouco cravejados não me deram um susto sequer! Rodei uns 100km de estrada de terra com muita segurança e tranquilidade, ora em areia fofa, ora em costelas com muito barbecue! Hehehe... O trabalho que era dificultado pela suspensão era corrigido pelos pneus. Obrigado Caloi pelos calçados excelentes. Acho que aí tá uma grande vantagem dela sobre a Burgman... A Suzuki não encara uma terra com tanta desenvoltura quanto a Yamaha, por causa dos pneus slick. O ideal seria a suspensão da Burgman (que dá de 10 a -1 na da NEO) com um pneuzinho pouco cravejado nas bordas como o da NEO.

Imagem
Imagem

Os porta objetos são muito práticos! Levei garrafinha d'água, máquina fotográfica, sacola com frutas e até um tripé pra bater algumas fotos! Estava tudo sempre a mão. O compartimento embaixo do banco também é muito generoso. Cabe um capacete fechado se não for daqueles articuláveis. Já botei um peels, um bieefe e até um shark. Mas meu Zeus 3000 não cabe nele, uma pena. O tanque tem 4L, o que te dá uma autonomia de 150km... um lixo perto de motos aí que rodam 400km sem precisar ver um posto. Mas como a moto não foi feita pra estrada, 4L é muito coerente com a proposta da scooter, até porque permite você aferir o consumo com uma certa frequência.

Imagem

Enfim, judiei bem da bichinha nesses dias em que estive na Chapada! Peguei muita estrada de chão que fazia a moto tremer até num poder mais! Na volta, nada solto, nenhum barulho, nada desalinhado, nenhum susto, nada! Só muita sujeira e belas fotos de cachoeira! O conjunto se mostrou extremamente confiável e robusto. Ponto pra tia Yamaha! (embora eu prefire Honda)

O pessoal costuma comparar a NEO com a Burgman, porque são as duas com câmbio CVT que temos aí no mercado. Eu digo as duas porque não conto Dafra, Sundown, Garinni... No máximo uma Piaggio, mas é muito cara! Então vamos lá: A Burgman é mais forte de arrancada, tem uma suspensão de dar inveja e um estilo realmente de scooter. Porém é mais gastona e não tem espaço pra capacete sob o banco. Há quem não goste das rodinhas aro "10, mas a suspensão manteiga dela faz você esquecer isso. A NEO é mais fraquinha de arrancada e tem uma suspensão que mais parece feita de pau! Heehehe... Mas é mais econômica e tem um generoso espaço underseat. Até hoje fiz 3 revisões na NEO. Todas na Concessiofaca pra não perder a garantia. As duas primeiras me custaram 15 reais e a de 6.000km me custou uns 130 reais e uma faca nas costas. :-?

Bem, acho que é isso. No mais, podem perguntar. Ao final segue um videozinho que fiz dessa viagem. Ia postar no Álbum mas como já tá aqui, vai aqui mesmo! É meu primeiro vídeo, então não reparem na tosquisse! }:) Pelo menos tem direito até a câmera onboard estilo motogp! :lol: Ah, vale a pena clicar em "assistir em alta qualidade", pois filmei em 640x480. É isso aí, abraços a todos.

Imagem
Bira

Re: Scooter Yamaha NEO CVT 115 - Review [VÍDEO + FOTOS]

Mensagem por Bira »

essa estrada pra são jorge é uma puta sacanagem.um baita tapetão que de repente vira superfície lunar sem asfalto.

se de falcon já foi brabo (se bem que eu tava com garupa, bauleto, alforges) imagina de neo.

parabéns pelo relato e pela viagem, que realmente vale à pena, a chapada é show!

PÔ, vc precisa aparecer nos points m@dianos do DF pra conhecer a galera, meu.
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Lagal Labar!!!

Qdo não tinha a CB ficava com uma puta vontade de viajar de Neo, mas é foooda, às vezes de carro vejo uns caminhões andando a 120 km/h na descida e fico imaginando se eu tivesse de Neo ali na frente do bicho hehehe.

Outro problema é a autonomia, vc tem q levar garrafa pet cheia de gasolina (o que é proibido e perigoso) ou se sujeitar a ficar parando em postos de rodovia que metem solvente com corante laranja pra se passar por gasolina.

Como vc disse, é moto pra cidade, no máximo uma viagenzinha eventual.

Mas deve ter sido uma aventura boa.

O lugar é do carai de bonito!

[ ]'s
Imagem
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Bira, to devendo uma aparecida lá na Empada sim. Já falei com o Jabsb e quando der dou um pulo lá.

Kuati, a estrada estava praticamente deserta. Depois que saí do Distrito Federal quase não vi carros... Mas o lance é esse, encostou caminhão atrás? Joga pro acostamento! Heheheh... Até o uninhos bucólicos me ultrapassavam.
Imagem
EDU
Roda Presa

Mensagem por EDU »

con fesso q qdo vi o video no ponto da vel media e a frase "pensa num desespero" to rindo até agora kkkk mto legal a viagem, mas o pessoal de custom viaja a 80 e nao reclama nao e?
BIZ - TITAN - TWISTER - GS500 - BANDIT 650N - HAYABUSA - ZX10R
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

A suspa da Neo não é ruim, é muito boa e firme e lhe dá um comportamento em curvas excelente. O ruim é o pouco curso da suspensão traseira, que vai ser sentido nas irregularidades, coisa rara no Brasil... :-D
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
Nakayama
Motociclista

Mensagem por Nakayama »

Rapaiz... parabéns pela coragem!
Nunca mais eu reclamo de viajar de Fazer.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Massa Labar! ;-) Essa motinha é legal demais... além de ser linda!

Pelo que vc relata, o comportamento do motor (consumo, inclusive) é muito parecido com da BIZ 100! :wink:

Quanto à suspensão, tenho um amigo que reclamava uma barbaridade dela. Mesma coisa que vc disse.
MAD escreveu:A suspa da Neo não é ruim, é muito boa e firme e lhe dá um comportamento em curvas excelente. O ruim é o pouco curso da suspensão traseira, que vai ser sentido nas irregularidades, coisa rara no Brasil... :-D
Eita xiitismo danado!!!!!!! :lol: }:) :lol: }:) A suspensão é boa né MAD, na medida para o que a moto foi feita... fazer curvas! PQP! :lol: :lol:

Se fosse mole, seria boa também... feita para dar conforto nas retas! :lol:

Se fosse meia-bomba seria boa também... feita para ficar na média entre o conforto e estabilidade! :lol:

Esse é XIITA de carteirinha mesmo!
alexsandro_jean
Motoqueiro

Mensagem por alexsandro_jean »

ficou muito maneiro o video, o início com vc passando pelo tripé foi bacana pacas ...

valew pelo relato ...
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Cara, esqueceu de contar um ponto negativo dela, tem que tirar 300 parafusos, escape, balança traseira pra conseguir tirar a roda se o pneu furar hehehe
SNAKE
Roda Presa

Mensagem por SNAKE »

Parabéns Labar! muito bom relato , há tempos que não aparecia um tópico tão bom.
Juliano Assimila
Motoqueiro

Mensagem por Juliano Assimila »

Labar, vários comentários.

Essas fotos ficaram bem legais. a primeira, segunda e terceira. Bom enquadramento e tb qualidade de imagem. Que câmera é? E que proporção é essa? Widescreen padrão? 1.77? A terceira está com um pouco de zoom, né?

Vc esqueceu de falar o mais importante. Como é a Neo na cidade. Sobre isso vc nem falou nada.

Colaborando com alguns dos pontos que vc disse:
A Neo tem a qualidade de construção que quem tem Yamaha conhece. Ela não bate, não sacode, não range, não cai parafusos. Quem tem Yamaha não esquenta com essas coisas. A minha é 2005 e tem 17000 km. Continua sem ranger.

A suspensão é fogo mesmo. Já quase cheguei a vender a minha por causa disso. Mas pus na cabeça que é assim mesmo, é uma moto estritamente urbana. Rua de terra ou de antipó todo remendado, não dá mesmo pra pegar. Mas moto urbana é pra andar na cidade, então tudo bem.

Não consigo me imaginar sem ter uma scooter hoje em dia. Pra pegar trânsito travado, pra ir do ponto A ao B dentro da cidade, principalmente no centro, é de longe o melhor meio de transporte que tem. Muito melhor que um carro ou uma moto.

Tem gente que não entende isso e fica questionando como vc pode comprar uma scooter automática sem marchas ao invés de uma moto padrão. Esses não entendem que motos e scooters são coisas diferentes com finalidades diferentes, assim como carros e caminhões. São parecidos mas não são a mesma coisa.
Elviro
Roda Presa
Contato:

Mensagem por Elviro »

Show de bola, relato muito bom e por fim o vídeo :) quem sabe um dia não faço uma esticada dessas na Bugman!
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Vendo NEO 05 filé, tá nos classificados! :D
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Carvalho Rodrigo, até hoje? Por curiosidade, tem quanto tempo a venda?
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Juliano, tirei as fotos e filmei com uma Sony T-50. O mais foda foi que acabou a bateria no meio da viagem e eu tinha esquecido de levar o carregador da bateria! Ô raiva.
Senão teriam mais fotos, inclusive duma mini-trilha que eu fiz pra chegar perto duma cachoeira lá. Bem legal!
O tamanho é widescreen normal: 16x9. Só que aí as fotos estão reduzidas, acho que 1024x576.

E realmente, uma scooter na cidade é tudo de bom. Só tem como entender a praticidade quando pilotar uma. Aqui dentro de Brasília ela é uma maravilha. A suspensão não incomoda tanto, o tanque pequeno também não, o porta malas quebra um ganho do cacete e os porta objetos idem. A motinho é 10 aqui dentro.

Não sei como virá o modelo 2009, se com mais potência ou apenas injetada. (Ou nenhum dos dois se a Yamaha conseguir mais uma vez). Mas sei que se houver melhorias substantivas no modelo 09 eu sou um grande canditado a fazer um UP! Isso se não vier scooter da Honda, claro! }:) :lol: Aí a gente tem que analisar tudo de novo... hehehe
Imagem
Rodrigo - Ctba
Motoqueiro

Mensagem por Rodrigo - Ctba »

Gelous escreveu:Carvalho Rodrigo, até hoje? Por curiosidade, tem quanto tempo a venda?
Acho que vai completar 1 ano... :-D

Anúncios no jornal, internet, na rua, 2 lojas, nada.........

O mercado aqui em Ctba pelo menos tá muito fraco...

Flws
Locke
Motoqueiro

Mensagem por Locke »

Show!!!

o vídeo então tá excelente!! Vc colocou o tripé com a câmera no meio da estrada pra fazer a cena inicial sem mais ninguém? Não cruzou nenhum carro ou caminhão nesse meio tempo??
fabriziofa

Mensagem por fabriziofa »

Bacana o video Labar, corajoso hein! tenho uma biz 100, fiz bate volta pra São Paulo uma vez, umas 4 hr direto em cima da bixinha tb, parando apenas 2 vezes pra abastecer.. affff.. cheguei em casa destruído. Tenho vontade de pega uma scooter, vc disse td, podia vir uma da honda neh.. já fui ve a burgman, mas por td q já li, consumo, porta capá ridículo, comércio...... não me cativou não.
abrx
Labar
Motoqueiro

Mensagem por Labar »

Locke escreveu:Show!!!

o vídeo então tá excelente!! Vc colocou o tripé com a câmera no meio da estrada pra fazer a cena inicial sem mais ninguém? Não cruzou nenhum carro ou caminhão nesse meio tempo??
Foi assim mesmo. Deixei o tripé, fui lá no fim e dei a volta! :lol: Depois cortei o início do filme na edição. Hehe
Passaram dois carros, mas não derrubaram o máquina. :-D A estrada tava praticamente deserta.
Imagem
Responder