Seguro - Tranferência de propriedade x Bônus

Grupo de discussão geral sobre motos.
cfreitas
Motociclista

Seguro - Tranferência de propriedade x Bônus

Mensagem por cfreitas »

-- texto longo ! --

Prezados,

Estou concretizando a venda de minha moto e muito provavelmente ela será transferida para o novo proprietário ainda neste mês.
A atual moto é segurada e possuo a classe máxima de bônus, o que dá um desconto significante no prêmio do seguro. Mais uma informação: acabei de renovar o seguro (em nov.) e estou pagando parcelado (já foram 2 de 6 parcelas).
Como pretendo comprar a nova moto somente por volta de março e, gostaria de não perder os bônus, o que vcs sugerem ? Pensei nas seguintes opções.:

1 -Deixar a moto segurada (seguro em meu nome) e quando comprar a próx. realizar a transferência. Neste caso, mesmo se o novo dono sofrer algum acidente o meu seguro não seria acionado. (e nem legalmente poderia pois a seguradora não se responsabiliza). Não perderia nenhum ponto de bônus nesta opção...
Vcs vêem algum problema nessa opção ? Será que a seguradora tem acesso aos dados de transferência de veículos e, pelo fato de eu transferir a propriedade e não avisá-la me penalizaria de alguma forma?

2 - Uma outra opção seria cancelar o seguro. Neste caso eu interromperia o pagamento das parcelas restantes ( e até receberia uma parte já paga de volta). Mas acho que se eu não refazer o seguro em 30 dias eu perco 1 ponto de bônus. A partir daí, a cada 30 dias sem novo seguro vai mais um ponto de bônus. E isso tem impacto no custo da realização do novo seguro.
Acho que o custo x benefício desta opção é pior que a 1a.
Alguém sabe como é a tabela de desconto dos bônus de seguro? (será que varia entre seguradoras?)

3 - Transferir o seguro para outro veículo da família não dá.. ele já é segurado pela mesma seguradora..

Agradeço as opiniões ! ;-)
--cfreitas
Paraphina
Roda Presa

Re: Seguro - Tranferência de propriedade x Bônus

Mensagem por Paraphina »

Já passei pela mesma situação e o que eu fiz foi ficar com o seguro no meu nome.

Depois de um mês e meio, quando comprei outro veículo eu ainda esperei 2 meses para o seguro caducar e transferir diretamente para o novo veículo, pois eu não estava usando-o na ocasião.

Não tive problemas, mas também não sei se o veículo que vendi teve sinistro neste meio-tempo...
Paraphina - Ex-Canyon500 Darth Vader/Ex-660R
XTzuda véia 600 Black Sister
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

o Outro carro da familia tem a mesma faixa de bonus? senão poderia parar de pagar aquele e jogar esse da moto no mesmo.

senão só sobra a opção de deixar no seu nome mesmo esse ai, acho q não vai ser penalizado não, a seguradora não tem acesso a isso não.

o Unico problema q pode ocorrer é caso o comprador for fazer seguro da sua ex-moto na mesma companhia não vai conseguir pois vão dizer a mesma já se encontra segurada. agora não sei se ele fazendo em outra companhia se isso tb ocorre.

Quando comprei o carro tive q mandar copia do recibo pra conseguir fazer o seguro na porto pois no sistema deles ainda constava q estava segurado pela ex-proprietária. dai o comprador fazendo isso a seguradora vai anular o seu seguro e aceitar o dele.

O certo é expor a situação pro seu corretor e ele lhe dá a melhor alternativa.
BANDIT
Roda Presa

Mensagem por BANDIT »

zulay escreveu: ...
senão só sobra a opção de deixar no seu nome mesmo esse ai, acho q não vai ser penalizado não, a seguradora não tem acesso a isso não.

o Unico problema q pode ocorrer é caso o comprador for fazer seguro da sua ex-moto na mesma companhia não vai conseguir pois vão dizer a mesma já se encontra segurada. agora não sei se ele fazendo em outra companhia se isso tb ocorre.

(...)
O certo é expor a situação pro seu corretor e ele lhe dá a melhor alternativa.
Concordo, acho que o grande problema é caso o comprador da sua moto faça um seguro.
Acho que há comunicação entre as seguradoras sim, e acredito que no Contrato de seguro diz algo sobre não estar segurado por outra companhia, sob pena de ... sei lá o que.
No mais, o melhor é conversar com um corretor de confiança.
Abraço,
BANDIT
Imagem Imagem Imagem Imagem
Celso_RJ

Mensagem por Celso_RJ »

Cfreitas,

Não pode haver duplicidade dentro da mesma seguradora.
Como vc tem certeza que vai comprar outra moto daqui a dois meses, o interessante é vc continuar pagando o seguro, pois o desconto de bônus é significante. Caso o novo proprietário faça o seguro na mesma seguradora, esta vai querer saber o motivo da duplicidade. Nada que não se possa resolver.
Parece que a Bradesco preserva o seu bônus até 180 dias. Consulte o seu corretor.
A Sul América vai reduzindo uma classe de bônus a cada mês até 180 dias. A partir daí perde tudo.
Responder