Dica de moto!!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
mathcas
Novato

Dica de moto!!!

Mensagem por mathcas »

Pessoal tenho carta de carro faz tempo e agora vou tirar a carta de moto. Estou querendo uma moto para viagens basicamente mas muito me interessa as trilhas e estradas de terra. Eu tenho um orçamento que fica entre 15k e 20k, não entendo absolutamente nada de moto e queria saber as opções possíveis que tenho para depois buscar algo mais direcionado. Conseguem me indicar algumas motos e o porque de indicar elas ... (sou alto então pode ser moto alta tbm kk sei la pareceu importante)
Harley Davrison
Roda Presa

Re: Dica de moto!!!

Mensagem por Harley Davrison »

mathcas escreveu: 13 Jun 2024, 23:21 Pessoal tenho carta de carro faz tempo e agora vou tirar a carta de moto. Estou querendo uma moto para viagens basicamente mas muito me interessa as trilhas e estradas de terra. Eu tenho um orçamento que fica entre 15k e 20k, não entendo absolutamente nada de moto e queria saber as opções possíveis que tenho para depois buscar algo mais direcionado. Conseguem me indicar algumas motos e o porque de indicar elas ... (sou alto então pode ser moto alta tbm kk sei la pareceu importante)
Entre 15 e 20k vc pode encontrar uma teneré 250 ou quem sabe até mesmo uma XRE 300, mas no caso da XRE cuidado com as mais antigas, pois, tem o problema crônico de trinca no cabeçote, chicote elétrico e pode ter passado na mão de algum xaieira (by OL). Essas duas opções dá pra rodar na estrada e fazer trailsinho leve de boas, apenas tenha em mente que são motos na faixa dos 20cv de potencia, então, na hora de pegar estrada saiba que a velocidade de cruzeiro vai ser lá pelos 110/120 no máximo.

Tem a nova lander também, mas o preço médio delas geralmente é maior que 20k, ou seja, se achar uma por menos pode ser uma boa opção também, mas, avalie bem que pode ser cilada bino.

Se queres algo mais potente, fatalmente terá que procurar algo mais "velho", tipo uma XT/teneré 600, Suzuki DR800, etc., mas são motos raras e de difícil liquidez, logo, se um dia precisar vender será mais dificil.

Por fim, outra opção seria as Himarea...digo...Himalayan que também costumam custar um pouco mais que 20k, mas, achei uns anúncios por menos e tem também as BMW G650GS mas, de novo, essa moto já está ficando um tanto escassa no mercado e se achar uma num precinho bom avalie bem a qualidade, pois, se tiver xabu o custo para arrumar é alto.

Por ventura, se conseguir subir seu orçamento para uns 30k, ai o leque de opções destes mesmos modelos que citei pode aumentar (anos mais novos e menos km)
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
mathcas
Novato

Mensagem por mathcas »

Opa estava olhando uma outra opção que achei interessante NK 150 ..17.000,00? Oque acha? outra opção tbm foi a tenere 250 que indicou gostei bastante porem por ter que comprar usada e no ano de 2018 para ser abaixo de 20k. A himalayan achei linda mas parece que o problema não foi de fato resolvido (então prefiro não arriscar)... se puder dar sua opinião das duas eu agradeceria.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Compre a moto mais nova e mais inteira (o que é meio difícil no caso das trail kkkk) que o seu dinheiro puder comprar. Pode ser uma Honda Brosss, uma XTZ 125 por exemplo. Essa moto será, na prática, a sua "moto-escola".
Depois, mais prá frente, na medida ue for ganhando prática e experiência, você vai trocando de moto.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
rcf2
Roda Presa

Mensagem por rcf2 »

Russo escreveu: 15 Jun 2024, 08:59 Compre a moto mais nova e mais inteira (o que é meio difícil no caso das trail kkkk) que o seu dinheiro puder comprar. Pode ser uma Honda Brosss, uma XTZ 125 por exemplo. Essa moto será, na prática, a sua "moto-escola".
Depois, mais prá frente, na medida ue for ganhando prática e experiência, você vai trocando de moto.
Bem posto Russo!
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Tem que definir bem o que vc quer dizer com "trilha".

Maioria das trail nacionais aguentam uma estrada de terra, talvez um terreno um pouco mais acidente. Mas trilha, trilha mesmo é dificil. Até podem aguentar uma, mas ficam muito surradas, dichavadas. Embreagem pode ir embora rápido. Quadro pode trincar. Suspensões originais não são as melhores. Além da moto ser mais pesada, então sofre um pouco.

E aquilo...se a moto for para viajar, dificilmente vai ser boa na trilha e viceversa.

Se quiser zero, tem a Crosser 150 na faixa dos 20k, porém é uma moto mais urbana do que trail, pelo aro 19 na frente e paralama baixo. Mas encara de boa as estradinhas de terra, mas vai sofrer na rodovia. Mas é super economica e confiavel.

Minha sugestão é procurar uma Lander do modelo antigo, são menos caras que as Tenere e talvez consegue achar uma abaixo dos 50 mil kms em bom estado geral. Mecânica da Lander/Tenere 250 é a prova de balas, muito confiavel e de não dar problema.

Acha alguma na faixa dos 16-18k e depois gasta uns 1k numa revisão para deixar pelo. Vai ser uma ótima escola e te servir bem para vc entender o que vc gosta de fazer. Não recomendo XTZ125, péssimo custo beneficio. As baratas estão surradas demais, as que estão impecáveis é preço de uma 250 meio usadinha.

Aliás, se teu intuito mesmo é botar na terra, nem me preocuparia tanto por uma com visual detonado, bem provavel vc vai cair e ralar tudo...
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
Ryu
Motociclista

Mensagem por Ryu »

Vai de Lander usada....
Z900RS
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Tive 4 Teneré 250, simplesmente porque não tem nada melhor na categoria. 2011, 2014, 2017 e a última 2018. Só um detalhe, para quem tá começando é uma moto relativamente pesada e bastante alta. Dependendo da sua altura pode complicar. Eu tenho 1,78m e se for muito mais baixo que isso vale apena olha com cuidado essa situação.
Harley Davrison
Roda Presa

Mensagem por Harley Davrison »

Eu recomendei as motos que ACHO que podem ser razoavelmente boas nos dois usos propostos e pelo teto do orçamento.

Veja, na minha opinião uma moto de 250cc já não é o melhor dos mundos para pegar longos trechos de estrada, principalmente se for viajar com garupa e/ou bagagem. Mas elas vão. O que te leva não é o porte da sua moto, mas, sua vontade.

Logo, uma NH150 pode ser uma opção por ser uma moto mais nova, mas, é mais fraca ainda que uma tenere/lander.
E o problema da himarea, digo, Himalayan foi feito um recall. O @RMD teve uma e usou e abusou dela. @RMD, suas considerações.

Agora, na boa. Até 20K zero Km ou seminovo você só vai encontrar motos até 150cc. Não vai achar nada mais potente que isso.
Eu voto com o relator (OL). Procure uma Lander ou Teneré 250, faça uma boa revisão e se realmente for enfiar elas no mato e a grana sobrar, colocar uns protetores de carenagem pra tentar preservar um pouco elas.

E uma boa observação do @Rubens Melo. Moto trail costuma ser alta e uma coisa que vc não mencionou é sua estatura. Dependendo, talvez uma moto com mais aptidão pra terra não seja seu "numero"
Eu me achava feio. Aí comprei uma moto e, meu amigo, não mudou nada!
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Vamos la, abaixo as minhas consideraçoes. Ja tive a hima (como mencionado acima), atualmente tenho uma tornado emplacada q uso para trilhas pesadas (onde vai crf e afins) e passeios off e no meu grupo de off tem lander e T250 tb. Todos usando para passeios e off pesado.

Hima, melhor que a tornado em quase tudo. So perde para o off pesado. A hima é uma 250cc com força em baixas rotaçoes. Mas nao vai ser enganado por ser uma 411cc q vai andar acima dos 135-140 de maxima e 110 de cruzeiro.

Tornado, so iria nela se o seu off for pesado mesmo. Fora isso, nem perde tempo. Se é estradao ruim nem perde tempo. Moto bebe. muito, tanque pequeno e é desconfortavel so for fazer mais de 150km nela. Ja tive q andar com galao atras quando fizemos uma travessia mais isolada e longa. O pessoal de T250 foi e voltou no mesmo tanque. Vantagem da tornado é q vou passeando na trilha onde as T25 suam e peças de reposiçao é muito facil e barato de. achar.

Lander, é uma T25 depenada. EU iria nela por ser mais economica e motor robusto. Vai perder um pouco no off em comparaçao com a tornado. Conforto tb é ruim para distancias acima de 150km.

T25, muito excelente para longos trechos e se souber pilotar vai em 80%. dos lugares q a tornado e lander vai. Tera um esforço maior mas vai.

MMMASSSS…. tem que ver o que vc chama de trilha tb. Ja cansei de encontrar com pessoas andando em o que EU CHAMO de estradao de terra e eles chamarem de trilha. Tb ja cansei de encontrar com trilheiros no meio do mato dizendo q as nossas motos nao passariam no trecho a diante por estamos com motos emplacadas e pneus misto e fomos numa boa. Nem damos ouvidos mais nesses casos. Ja tiveram pessoas q tentaram entrar em nosso grupo e desistir no meio do caminho (quando dava kkk) e nao voltar mais.

Estou dizendo isso para vc ter um parametro melhor do que EU chamo de trilha e fazer uma calibraçao com o que vc chama de trilha.

Se fosse por mim HOJE teria uma T25 para os meus roles. Eu deixaria de entrar em uns lugares mais pesados mas me atenderia com disse em uns. 80-90% das situaçoes. Teria q pegar mais leve nos roles. Mas como ja estou com uma tornado a troca vai ser minima e para mim nao vale.

Role de boas e estradoes ruins (mas estradoes de terra) eu pegaria a hima novamente tranquilo. Gostei muito dela e é a mais confortavel de todas.

se fosse “esbanjar” pegaria a nova tornado.
Tornado 300
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

Imagem
Imagem

Imagem

Imagem
Tornado 300
mathcas
Novato

Mensagem por mathcas »

Nossa vlw demais gente! já me decidi e agradeço demais a cada um ... só respondendo ai pra galera algumas perguntas ... tenho 1,85 então a altura da moto não vai ser um problema, e realmente quando falei trilha seria apenas estradão de terra então acredito que a melhor opção para mim será a tenere 250 que gostei bastante e já estou vendo algumas usadas para comprar . Vi que foi descontinuada mas acredito que isso não sera um problema na revenda. (o problema pode ser o estado rsrs) Obrigado a todos.
RMD
Dinossauro

Mensagem por RMD »

No seu caso ficaria entre a T25 e a hima. Pelo valor da T25 vc pega uma hima 2022, acho q se souber negociar ate uma 2023.

Se for na hima pega somente as q vieram de fabrica ja com o remap. As q rodaram antes e depois teve o recall nem pega pois podem ter detonado o motor.

T25, estara bem servido tb e motor (quase) indestrutível.

Se planeja andar carregado de bagagem e garupa vai de hima. Sozinho e leve, vai de T25.
Tornado 300
Responder