PM e fiscais da CET descumprem nova norma do capacete

Grupo de discussão geral sobre motos.
Andrei
Motoqueiro

PM e fiscais da CET descumprem nova norma do capacete

Mensagem por Andrei »

essa é boa... saiu no Folha Online de hoje:

"Em vigor desde o dia 1º de janeiro, a obrigatoriedade de uso de capacetes com faixas refletivas de segurança e com selo de certificação do Inmetro provocou uma verdadeira corrida de motociclistas às lojas. Mas nem mesmo os responsáveis por fiscalizar a nova lei --os policiais militares da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas)-- estão cumprindo a determinação.

A PM realizou várias blitz ontem por toda a cidade para flagrar motocicletas irregulares. Perto de uma delas, na avenida Duque de Caxias (centro), um PM da Rocam circulava sem a faixa no capacete. Também os fiscais da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não atendem à nova regra.

Sem as cinco fitas refletivas no capacete e com o baú da moto sem os respectivos adesivos, o policial militar, identificado apenas por Ramos, ficou irritado ao ver sua moto fotografada. Ele não quis explicar porque descumpria a lei e exigiu os documentos da reportagem.
Imagem

Já o fiscal da CET, identificado por Góes, disse não saber ainda quais são as exigências da nova lei. "Não sei se as fitas devem ser azuis, amarelas ou vermelhas. A companhia ficou de realizar um curso para todos os fiscais nas próximas semanas."

A nova lei já deveria estar em vigor no meio de 2007, mas foi postergada a pedido dos motociclistas. Quem for flagrado descumprindo a norma perderá cinco pontos na carteira e terá de pagar multa de R$ 127,69, com retenção do veículo. Durante a blitz, a PM só liberava as motos após os proprietários apresentarem os adesivos obrigatórios.

Algumas lojas, como a Vic Store, no centro, venderam ontem ao menos 20 capacetes -em média, vendem três ao dia. Vendedores ambulantes ofereciam tiras refletivas de 40 cm de comprimento por R$ 5. "Os caras que fizeram essa lei nunca andaram de moto. Você acha que isso tudo vai resolver alguma coisa?", questionou o vendedor ambulante Elias de Almeida, 40, que vendia os adesivos em sua banquinha de DVDs pirata. Ele disse ter vendido 40 metros ao longo do dia.

"Os caras estão querendo chupar o nosso sangue", esbravejou o motoboy Gilson Ferreira, 33, dez anos de profissão.

Outro lado

O major Ricardo de Barros, comandante do Batalhão de Trânsito da PM de São Paulo, disse que todos os capacetes da Rocam já estão com os adesivos há cerca de três meses.

"Algumas unidades podem não ter colocado ainda ou caíram. Hoje [ontem] mesmo fizemos uma verificação de quais unidades ainda não tinham feito a revisão no capacete."

Já a assessoria da CET foi contatada às 19h de ontem -logo após a Folha flagrar o fiscal sem o equipamento- mas disse que, devido ao horário, não conseguiu localizar os responsáveis para dar mais detalhes sobre o caso.

A assessoria informou que as faixas refletivas dos capacetes já teriam sido compradas e que estão em fase de instalação."

fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 0132.shtml
Editado pela última vez por Andrei em 04 Jan 2008, 08:55, em um total de 2 vezes.
Andrei
R1200GORDA
itazura
Roda Presa
Contato:

Re: PM e fiscais da CET descumprem nova norma do capacete

Mensagem por itazura »

Espeto em casa de ferreiro...
ImagemImagem
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

hehhee imagina só a cena, o PM te para e fala que vai te multar pois seu capacete está sem os adesivos. Você olha pro dele e fala o seu tb, quem vai te multar ? }:)

Senti até a força do soco na boca ! uheuheuheuhe
.

MSM
Felipe Skolaude
Novato

Mensagem por Felipe Skolaude »

"Faça o que eu digo, mas, não faça o que eu faço"

Velho ditado funcionando como sempre!
Honda CBX 250 Twister - On Road
Honda CRF 230 - Off Road
egalvani
Novato

Mensagem por egalvani »

Brincadeira né!!!!! Brasil sil sil!!!!
O pior é o cara multar e nem saber o pq ou o que ele deveria fazer isso ahahahahaha

São uns fanfarrões mesmo viu!!!! Fora que eu imagino que a maior parte dos acidentes de moto acontece de dia quando os adesivos de nada servem!!!!

Acho que pior do que isso só pagar 250,00 mango de DPVAT!!!!
Eduardo Galvani
Atual: Buell City Cross
Flavio BH
Roda Presa

Mensagem por Flavio BH »

Aqui em BH tambem.
Ontem vi tres PMs de moto com capacetes sem faixas refletivas e sem selo do INMETRO.

Daqui a tres meses ninguem ta lembrando mais dessa lei.
XTZ 250X
BH-MG
JOE
Roda Presa

Mensagem por JOE »

O major Ricardo de Barros, comandante do Batalhão de Trânsito da PM de São Paulo, disse que todos os capacetes da Rocam já estão com os adesivos há cerca de três meses.

"Algumas unidades podem não ter colocado ainda ou caíram. Hoje [ontem] mesmo fizemos uma verificação de quais unidades ainda não tinham feito a revisão no capacete."
Caíram?!? Como assim?! Posso usar essa desculpa também, seu "gualda"? :fuck:
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

normal, ja acontece há muito tempo, multam por falta de cinto de segurança e nem mesmo eles usam, país de merda
Vicente Tavares
Roda Presa

Mensagem por Vicente Tavares »

joe escreveu:

Caíram?!? Como assim?! Posso usar essa desculpa também, seu "gualda"? :fuck:
AHUAHAUHA BOA, é só falar que caiu..
F 2006
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

Ander, o uso do cinto por parte deles (ou a falta dele) é justificada por motivos operacionais. Dizem que não dá pra sair correndo da viatura se estiverem de cinto, hehe...

Agora, isso me lembra que as viaturas de polícia do RJ não usam placas! Aqui em SP, todas as viaturas tem placas e ainda mais, números de identificação. Agora no RJ, eu vejo todas as viaturas sem placas. Me pergunto se alguma delas é licenciada....
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM

Postando besteira no M@D há 12 anos...
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Esses manés tem que dar o exemplo e me fazem uma dessa?
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
igor.mr
Motoqueiro

Mensagem por igor.mr »

Israel escreveu:Ander, o uso do cinto por parte deles (ou a falta dele) é justificada por motivos operacionais. Dizem que não dá pra sair correndo da viatura se estiverem de cinto, hehe...

Agora, isso me lembra que as viaturas de polícia do RJ não usam placas! Aqui em SP, todas as viaturas tem placas e ainda mais, números de identificação. Agora no RJ, eu vejo todas as viaturas sem placas. Me pergunto se alguma delas é licenciada....
Antigamente PM e Bombeiro não usavam placas, só um númeor de identifcasção, mas hj em dia ele usam placas, dá até pra pesquisar no DETRAN pra ver se é "fria" hehehe

aqui ó.

Reparem no ano do último licenciamento, heheheheh Não sei se é assim memso, de repente só licencia quando compra depois não precisa mais (não precisa mesmo, ou não precisa do jeitinho brasileiro) hehehe

Imagem
.

MSM
knightrider
Motociclista

capacetes

Mensagem por knightrider »

o prórprio agente da lei pode multar-se. mas quem deve equipa-lo é que receberá punição.

quanto ao cinto, falta de treino e desculpa vazia.

quanto ao policial que foi pedir documentos a reportagem, existe punição para tal ato (não o de pedir documentos, mas o que motivou a solicitação).
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

igor.mr escreveu:
Antigamente PM e Bombeiro não usavam placas, só um númeor de identifcasção, mas hj em dia ele usam placas, dá até pra pesquisar no DETRAN pra ver se é "fria" hehehe

aqui ó.

Reparem no ano do último licenciamento, heheheheh Não sei se é assim memso, de repente só licencia quando compra depois não precisa mais (não precisa mesmo, ou não precisa do jeitinho brasileiro) hehehe

Imagem
Pelo que eu sei são obrigados também, aqui os carros da Receita estatual ficaram um bom tempo parados por falta de pagamento das multas e licenciamento.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Ander
Motoqueiro

Mensagem por Ander »

Israel escreveu:Ander, o uso do cinto por parte deles (ou a falta dele) é justificada por motivos operacionais. Dizem que não dá pra sair correndo da viatura se estiverem de cinto, hehe...
ate qndo estao dando 'bandinha' na avenida a 10km/h? kkkkk
jecastro
Motoqueiro

Mensagem por jecastro »

Acabei de ver dois brigadianos em suas XTZ225 sem adesivos nos capacetes, será que eles vão se alto multar? Pelo menos eles garantem a cota de multa deles.
Eduardo
Ex Twister 286cc Pneu SD 140/70
agora só de carro
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

Acabei de passar por um destacamento da Rocam em CAmpinas e todos os capacetes tinham refletivos e selos do Inmetro (só não sei de onde vieram, hehe).
XR200 - XLX250 - GS500 - CB500 - GSXF750 - CAGIVA W16 - VIRAGO 250 - VSTROM 650 - MSM

cido
Roda Presa

Mensagem por cido »

Isso na cabeça de cada um,
o uso dele é obrigatório também dentro da corporação, na prática ninguém usa, mas se morrer em acidente e tiver sem cinto nen a indenização do estado a família ganha...
Israel
Motociclista

Mensagem por Israel »

cido escreveu:

o uso dele é obrigatório também dentro da corporação, na prática ninguém usa, mas se morrer em acidente e tiver sem cinto nen a indenização do estado a família ganha...
Aff, onde vc leu isso? :|

cido
Roda Presa

Mensagem por cido »

Israel escreveu:
cido escreveu:

Aff, onde vc leu isso? :|
Não li tenho inúmeros colegas na PMSP e todos já me disseram que o uso dele é obrigatório sim, ninguém usa mas é
Responder