Ruídos de escapamentos veiculares são fiscalizados Sorocaba

Grupo de discussão geral sobre motos.
Fabio Ninja
Dinossauro

Ruídos de escapamentos veiculares são fiscalizados Sorocaba

Mensagem por Fabio Ninja »

http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba- ... ocaba.html

2000 reais a multa.... (vejam video no link)

no video da g1, aparece que eles tem uma tabela com marca de cada moto
e o ruido que cada uma pode produzir...

ação de caráter educativo, 14 motos foram inspecionadas.
Aplicação de multas deve começar em janeiro de 2017.
Poderia estar num hotel em Dubai, num barquinho no Caribe,
mas eu prefiro estar aqui, andando de motos com vocês !
NFBNeto
Roda Presa

Re: Ruídos de escapamentos veiculares são fiscalizados Soroc

Mensagem por NFBNeto »

Fabio Ninja escreveu:http://g1.globo.com/sao-paulo/sorocaba- ... ocaba.html

2000 reais a multa.... (vejam video no link)

no video da g1, aparece que eles tem uma tabela com marca de cada moto
e o ruido que cada uma pode produzir...

ação de caráter educativo, 14 motos foram inspecionadas.
Aplicação de multas deve começar em janeiro de 2017.
Fala sério! acabei de comprar um V&H pra minha Fat Boy, ainda nem peguei :grr: ... que continue em sorocaba só...
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

A lei especifica um nível de decibéis máximo, independente de tipo de carro/moto/motor/escape.

Ou mudaram a lei?
Fabio Ninja
Dinossauro

Leandro escreveu:A lei especifica um nível de decibéis máximo, independente de tipo de carro/moto/motor/escape.

Ou mudaram a lei?
eles tem uma tabela, com a marca modelo da moto, e o ruido que cada uma especificadamente pode fazer
de ruido....

Isso vai ser sério por aqui... imagina o estrago com pessoal que tem escape esportivo.
Betao Atibaia
Motociclista

Mensagem por Betao Atibaia »

Na realidade o numero maximo de db é genérico e o lance de medir com a tabela entra como alteração de caracteristicas do veículo.
Me lembro de um PM no interior quando eu era moleque que prendia fusca com roda de Brasília por esse motivo.
Carro rebaixado, turbo etc, entram no mesmo lance.
Se quiser pegar, pega.. mexeu fudeu.. falo isso porque tenho moto custom e sei que se quiserem pegam qualquer uma
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

nego vai ter de mudar pra Uiraúna, São João do Rio do Peixe, Boqueirão do Leão...se quiser andar de moto em paz, em breve. :-?
Optimus Leo
Mito

Mensagem por Optimus Leo »

Ir recuperar moto roubada nas quebradas ou inibir ações criminosas que é bom, isso os vermes não querem fazer ne?
E melhor ser um corredor por 5 minutos, do que um espectador por toda uma vida.
Frizione a secco / Amici del bicilindrico
"Without RACING, there is no HONDA" Soichiro Honda
Nina escreveu: acho que deveria ser criado um outro FOL. os fãs do optimus leo.
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto »

Leandro escreveu:A lei especifica um nível de decibéis máximo, independente de tipo de carro/moto/motor/escape.

Ou mudaram a lei?
Quando tinha o Controlar em São Paulo, eu tinha ponteiras que trocava todo ano pra fazer a inspeção... mas eu não sei se aqui na cidade dá pra ficar medindo isso, ainda mais pelo volume de veículos.. já ouvi muito dizer que existe algum tipo de protocolo pra medição de ruído, porque barulhos externos podem interferir no resultado então teria que ser realizado em local específico...
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

CG Titan 125 ES -- DT200 -- XTZ 250X -- Sportster XL883R + Burgman AN125 -- Neo 125 UBS -- Fat Boy FLSTF + Factor 150
Betao Atibaia
Motociclista

Achei aqui,

O artigo 98 do Código de Trânsito Brasileiro estabelece que:

"Nenhum proprietário ou responsável poderá, sem prévia autorização da autoridade competente, fazer ou ordenar que sejam feitas no veículo modificações de suas características de fábrica".

Quais as Modificações Permitidas?
Para toda alteração de característica veicular é necessária a autorização concedida pela autoridade responsável pelo registro e licenciamento do veículo, de acordo com o Art. 3º da Resolução nº 292 de 29 de Agosto de 2008 do COTRAN, ou seja, para realizar qualquer alteração de características em um veículo emplacado no Paraná é necessário a autorização do DETRAN/PR.
A PORTARIA N º 1100 , DE 20 DE DEZEMBRO DE 2011 do DENATRAN dispõe sobre as Modificações Permitidas para os veículos e quais as Exigências para o processo de regulamentação.

http://www.denatran.gov.br/download/Por ... 100_11.pdf

Nessa resolução não consta especificamente substituição de sistema de escape. Interessante, cabe recurso se estiver abaixo do limite de db então.

Mas só uma coisa interessante, quando eu tinha Corsa, uma coisa que os proprietários sempre queriam fazer era botar o parachoques do GSI porque da para colocar milhas. No original não tem onde. A minha corretora de seguros na época disse que se fizer isso não há cobertura. Nessa resolução fala porque. Vc mascara o modelo atual do carro para se parecer com outro.
Por isso que seguradoras adoram acidentes com carros rebaixados, turbo, alterados.. Com base nessa resolução que está aí eles não pagam o seguro.

EDIT: Tá PR aí mas como é o DENATRAN vale para o país todo
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Betao Atibaia
Motociclista

Para veículos até 31/12/1998 valem 99db, depois disso vai com o que tá determinado no manual da moto + 3db no máximo, mas é imprescindível a aferição com decibelimetro.
Ou seja, vão enrolar, vão negar mas em algum momento se não tiver o aparelho o recurso tem que ser deferido.
Agora, eu acho que com essa medida qualquer moto com escape esportivo roda, porque se vc tomar por base uma 4 cil qualquer ela é bem silenciosa original e 3 db não é nada.
Betão Atibaia
H-D Sportster XL1200 CB
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

"O barulho do escapamento pode causar irritabilidade, insônia".... tenho certeza que multa causa muito mais! kkkkkkkkkkkkkkkk
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Acho justo, vai fazer barulho na casa do k-alho, especialmente as custons, mas tambem tem que fiscalizar, carros, tocando funk alto, com turbo, onibus, caminhão com turbo não original e escapamento espirrando, e por ai vai. A inspeçao deveria ser nacional e para todos, esse negocio de achar bacana fazer barulho na cabeça dos outros é a mesma coisa que os idiotas que soltam pipas com cerol ou baloes pensam; é so uma brincadeira, divertimento, não atrapalha ninguem!
Editado pela última vez por Ulisses Barros em 15 Dez 2016, 12:03, em um total de 1 vez.
Felipe Mark
Motociclista

Mensagem por Felipe Mark »

O loko...2 mil reais de multa, e o valor dobra na reincidência.
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto »

Ulisses Barros escreveu:Acho justo, vai fazer barulho na casa do k-alho, especialmente as custons, mas tambem tem que fiscalizar, carros, tocando funk alto, com turbo, onibus, caminhão com turbo não original e escapamento espirrando, e por ai vai. A inspeçao deveria ser nacional e para todos, esse negocio de achar bacana fazer barulho na cabeça dos outros é a mesma coisa que os idiotas que soltam pipas com cerol ou baloes pensam; é so uma brincadeira, divertimento, não atrapalha ninguem!
Meh!! que nada, barulho é da hora... tanto que nem comprei os abafadores.. vai ficar só no cano direto... :pnk: :lol:

Ainda mais custom ... a unica coisa que prestam nelas é o barulho...

Funk, já é outra história.. até com volume baixo incomoda..
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

zulay
Mito

Mensagem por zulay »

uma coisa é uma sinfonia de 4cc e outra são esses escapes estralador que toda cg que entrega pizza tem.

custom com cano direto tb incomoda pra caramba que está na rua. sempre que passa alguma assim na rua de casa e meu filho está pegando no sono ele se assusta fica agitado(isso pq ainda moro no 4o andar), imagina quem mora no terreo.
NFBNeto
Roda Presa

Mensagem por NFBNeto »

zulay escreveu:uma coisa é uma sinfonia de 4cc e outra são esses escapes estralador que toda cg que entrega pizza tem.

custom com cano direto tb incomoda pra caramba que está na rua. sempre que passa alguma assim na rua de casa e meu filho está pegando no sono ele se assusta fica agitado(isso pq ainda moro no 4o andar), imagina quem mora no terreo.
É, escape pipoqueira de CG's e similares são de matar mesmo... tenho que concordar...

4cc cano direto também fica exagerado...
Imagem
HD FLSTF Fat Boy - 2008

Fernando - BH
Motoqueiro

Mensagem por Fernando - BH »

Ulisses Barros escreveu:Acho justo, vai fazer barulho na casa do k-alho, especialmente as custons, mas tambem tem que fiscalizar, carros, tocando funk alto, com turbo, onibus, caminhão com turbo não original e escapamento espirrando, e por ai vai. A inspeçao deveria ser nacional e para todos, esse negocio de achar bacana fazer barulho na cabeça dos outros é a mesma coisa que os idiotas que soltam pipas com cerol ou baloes pensam; é so uma brincadeira, divertimento, não atrapalha ninguem!
DEMORÔ............... ;-) ;-) VAI FAZER BARULHO NA CASA DO CARAÍ........... :wink: :wink:
"A religião é considerada pelas pessoas comuns como verdadeira, pelos sábios como falsa e pelos políticos como útil." Seneca 4 AC - 65 DC
Fabio Ninja
Dinossauro

o que queima o filme é que os caras vão cada vez mais exagerando, tem um amigo com esses escapes atalla.
pelamor, melhor nem usar escape mais, faz menos barulho que aquilo....
tcho
Roda Presa

Mensagem por tcho »

Tá certo.Quer ficar surdo, que fique sozinho. Tá cheio de gente surda no país por causa de trabalho, poluição sonora e outras doenças.Qual o sentido de permitir um veículo barulhento incomodar os demais?

Desculpas esfarrapadas do tipo " o veículo é meu, ninguém tem nada como isso, ou é para que os outros saibam que estou passando" não colam.
Quer andar de moto ou carro, não incomode os demais, não encha o saco de quem quer sossego e está se lixando para o que vc acha que é bom para vc.
ALUANI
Dinossauro

Mensagem por ALUANI »

Fernando - BH escreveu:
DEMORÔ............... ;-) ;-) VAI FAZER BARULHO NA CASA DO CARAÍ........... :wink: :wink:
eita mineiro traídor :grr: :grr:
Responder