RPM mínima para cruzeiro em baixa velocidade?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Castelo
Motoqueiro

RPM mínima para cruzeiro em baixa velocidade?

Mensagem por Castelo »

Ultimamente tenho preferido voltar do trabalho pela orla.

A máxima da via é só 40 km/h, mas só tem sinal na entrada e na saída.
E várias faixas de pedestre, mas muitas vezes não preciso parar nenhuma vez.
Acho bem melhor ir a 40 constante do que poder ir até 60 mas ter que parar em vários sinais.

A moto sustenta os 40 por hora em 6ª a 3k rpm, em 5ª a 3,5k e em 4ª a 4 k.

Em 6ª, para retomar é preciso acelerar bem gradualmente.
Em 4ª reage no ato, em 5ª ainda é preciso maneirar.

Há algum parâmetro ou critério técnico que determinasse uma rotação mínima para cruzeiro?
Que indicasse se em 6ª, a 40 km/h e 3 k rpm estaria forçando o motor?

Como variam as exigências de lubrificação, embreagem, engrenagens, comando, corrente etc.?
Entre estar em 6ª ou 4ª numa mesma velocidade que fosse baixa?
Editado pela última vez por Castelo em 10 Abr 2015, 10:59, em um total de 1 vez.
Jota

Re: RPM mínima para cruzeiro em baixa velocidade?

Mensagem por Jota »

depende, se for uma maNCa 700 a 4k já tá cortando giro, melhor não passar disso. :roll:
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

XL 250R.

2,2 kgf.m

Meu projeto:

Imagem
Jota

Mensagem por Jota »

só de ter adaptado um disco dianteiro já merece meu respeito.
xl250 já me fez perder umas 4 ou 5 cuecas devido àquela borracha usada como freio dianteiro nela.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Uma ocasião eu perguntei algo semelhante para a Honda, eu queria alongar a relação para ter na mesma velocidade uma rotação menor do motor. A Honda em outras palavras respondeu que, a relação de marchas e a relação secundária da motocicleta têm relação até com a refrigeração e lubrificação do motor. A recomendação era deixar a moto na sua relação original que era uma média de todos os usos que se poderia fazer do veículo. Claro, respeitando o limite recomendados de RPM do fabricante.
De minha parte, eu prefiro rodar na média rotação, nunca gostei de andar no berro ou em rotação baixa demais, gosto de ouvir o motor girando em média rotação e sabendo que com um toquinho, ele responde na hora. Rotação alta demais tem pouca margem, e rotação baixa demais, o motor fica dando solavancos - no meu tempo se dizia que o motor está "galopando".
A CB 300 tem redline iniciando em 9 mil RPM. Eu procuro sempre rodar entre 4 e 5 mil RPM. Como Porto Alegre é uma cidade travada onde dificilmente se passa de 60/65 Km/h, eu raramente engato a quinta marcha na CB3 no uso urbano. Justamente porque gosto de ter o motor esperto sempre, e na CB3 isso significa rotação na média até a quarta marcha. A CB 300 começa a pedir a quinta marcha lá pelos 70 Km/h quando o motor "enche".
Por outro lado, no manual de uma Suzuki que tive, a recomendação era rodar com a moto no estado de carga, ou seja, evitando rotação baixa demais, ou muito "colada" na redline.

Se eu rodasse com sua moto, eu usaria a opção de quarta marcha a 4 K RPM. ;-)
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Luiz Almeida
Mito

Mensagem por Luiz Almeida »

Isso, ficaria entre quarta e quinta marcha.

Em sexta a 40 é forçar a barra.... e a biela.
Luiz Almeida
Fortaleza-Ce
R 1200 GS
DL 650 XT V-Strom
XTZ 250 Ténéré

http://www.historiasdemotocicleta.com.br

Bons tempos aqueles em que só andava de moto quem realmente gostava de motocicleta.
edgard
Motociclista

Mensagem por edgard »

ando a 40/45km/hora em 6a, a 3k rpm, na cb500.
moto atual cb500f 2014, branca
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

A 40Km/h (minha velocidade de corredor) eu ainda estou em segunda.

Acelera a motoca aí sem medo, motor é feito pra girar.
Editado pela última vez por mamm777 em 24 Mar 2015, 16:48, em um total de 1 vez.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Tesão andar na 12 a 50 km/h abaixo de 2.000 rpm´s sem trancos, solavancos e cabritadas.

Gosto e uso muito o torque, coisa boa andar em baixo giro (nem vou considerar o torcão).
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Marcha alta, pouco RPM, pouco acelerador, só para situações de emergência, tipo rodovia desconhecida, não aparece posto de gasolina, o tanque já está na reserva...
O BCWS já testou isso, tirou a prova que qto menos RPM melhor o consumo.

Daí descobrir qual o limite que está forçando as bielas acho difícil, vai mais do bom senso e depende da moto...

[ ]'s
Imagem
Castelo
Motoqueiro

Mensagem por Castelo »

Então.

Pela lógica, indo de 6ª, o consumo é menor, tem essa vantagem...

E isso de ser feito para girar, há controvérsias...
Giro alto tb tem suas implicações...

Testei um dia só (que foi o que aguentei) a 4k rpm.
O que complica é que ela, que já não é silenciosa, já tá no berro...

Acho que o meio termo é exatamente de 5ª, a 3,5 k rpm.

Mas minha dúvida mesmo é se segurar na 6ª por muito tempo em baixa velocidade comprometeria a vida útil do motor.
Como trabalha a bomba de óleo... se dá conta.

Tenho a impressão que a lubrificação do comando fica prejudicada, mas pode ser só pq ele já trela muito, coisa de moto velha.
A cada duas trocas de óleo já peço para fazer, e sempre faz diferença...
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Kd aquele tópico de mínima e máxima pra cada marcha??
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Cada moto tem sua mínima e máxima para cada marcha, não dá pra fazer uma tabela padrão.
rjsdex
Motoqueiro

Mensagem por rjsdex »

Eu ficaria alternando entre 5ª e 6ª... Use a 5ª para retomada e ai já engata a 6ª para economizar na gasosa... Se o percurso é muito longo, de vez em quanto baixe pra 4ª ou 3ª pra dar a tal lubrificada no motor e depois volte no ritmo...
Honda CBX 250 Twister 2008 (2008/2012) - 46K
Kawasaki Ninja 250 2011 - (2012/2015) - 27K
Honda NC 700 ABS 2013 - (2015/2016) RIP - 20K
Honda NC 750 ABS 2015 - (2016/2017) - 18K
Honda PCX 150 2015 - Atual meio de transporte....
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad Castelo:

No dia a dia, rodando na cidade eu uso mais a 3ª e a 4ª marchas

Com a Mirage 250:
Em 3ª na casa das 4.000 rpm ela está a 40 km/h indo até os 65 km/h na casa das 6.500 rpm
Em 4ª das 4.000 até as 6.500 rpm ela vai dos 50 aos 80 km/h.

Com o Harlão 1450:
Em 3ª na casa das 1.800 rpm ela está a 40 km/h indo até os 65 km/h na casa das 2.800 rpm
Em 4ª das 1.800 até as 2.800 rpm ela vai dos 50 aos 80 km/h.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

Caramba, 5ª (e até 6ª!) a 40 por hora? Vendam a motoca e comprem um scooter automático, seus véios... eheh

A 40Km/h minha motoca, em 1º, está exatemente a 4 mil RPM - menos da metade da redline, completamente aceitável. Não prejudica nada, muito pelo contrário.

Em 2ª, que é a marcha que eu uso nesta velocidade, está ótimo: lá pelos 3mil. Bem dentro da parte boa da curva de torque; qualquer qualquer aceleradinha é um pulo, e o freio-motor é bem forte. Situação ideal para controle fino da motoca nas tranqueiras da cidade (corredores, etc).

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Última marcha nunca será pra andar devagarinho, no palio que tem um indicador de economia na cidade sempre usei esquema até 60km/h quarta engatada. Na quinta se perde um pouco de velocidade vai ter que afundar mais o pé .
Na moto também sinto que a última até 60km/h não é o ideal e a landerezinha abaixo de 3.000rpm tem uma bate corrente.
Agora a 40km/h eu entendo que tem que ser aquela marcha que não fica soqueando a corrente ou querendo morrer o motor e que se abrir pouco o acelerador já vai.
Na landerzinha a quarta policia os meus 60km/h máximos na cidade e andando assim com bauleto mais piloto que deve dar tudo uns 120kg de carga faz 28, 5km/l .
Editado pela última vez por kalixto em 25 Mar 2015, 09:30, em um total de 1 vez.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

6ª mesmo eu meto depois dos 100, e olhe lá!

Esta mentalidade de bananense (de querer passar lombada em 3ª) é que está "espremendo" as relações de marcha e acabando com o overdrive em veículos nacionais.

Bob Sharp:

"A relutância em utilizar o câmbio em sua plenitude resultou na hodierna "síndrome da lombada em terceira". Por isso as fábricas vêm definindo as transmissões de maneira a se reduzir marchas o menos possível. Ou seja, vale o princípio de que "a isca deve agradar ao peixe, não ao pescador". Com isso, os carros ficam cada vez menos agradáveis de dirigir nas viagens.

Assim, passar por uma lombada em terceira tornou-se objetivo das fábricas nacionais de automóveis e até dos importadores. Encurtar câmbio faz parte de qualquer processo de "tropicalização". Como a terceira tem de ser necessariamente mais curta, para que o escalonamento de marchas permaneça correto a quarta e a quinta também passam pelo mesmo processo. Resultado: maiores ruído do motor e consumo de combustível em velocidades típicas de viagem.

Mas as lombadas são vencidas em terceira..."

Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

mamm777 escreveu:Caramba, 5ª (e até 6ª!) a 40 por hora? Vendam a motoca e comprem um scooter automático, seus véios... eheh

5ª a 50 km/h na 12, sem um solavanco sequer. :D

Mas se estiver na pilha mesmo, trabalho o giro entre 4 e 7 k (na verdade, o ideal para um melhor rendimento seria entre 6.500/9.000, lembrando que corta em 11.250 +-), e a moto muda a tocada, fica esperta. Só depende do dia, local e vontade.

Ruim mesmo é não ter esta opção... :roll:
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Meu mecanico diz que força a campana pela vibração excessiva rodar a muio baixo giro.
-Sem moto nenhuma
Responder