DL 650 old x Transalp - P/ quem tiver duvida nas duas

Grupo de discussão geral sobre motos.
jsamuel
Dinossauro

DL 650 old x Transalp - P/ quem tiver duvida nas duas

Mensagem por jsamuel »

Tô sem fazer nada aqui, então vamos escrever abobrinhas, ontem fiz um test ride na Transalp. Considerando que tenho 1.82 de altura e 110 kg de peso então tomem como referencia esse tipo fisico de çerumano.

Não peguei a BR 116 como sempre gosto de fazer pra colocar um pouco a motoca na estrada, vê essa questão de elasticidade do motor, tocada em alta, fazer curva, etc. Foi uso urbano mesmo, dentro do transito escroto de Fortaleza, no estilo "meio de transporte style", corredores, zig zag, arrancadinhas em semáforos, etc.

Achei a Transalp mais acertada que a DL pra quem quer conforto na cidade, e nisso acho que a diferença reside primeiro no cambio, a Transalp parece ter marchas mais curtas, e tem uma a menos que a DL, qualquer cutucada no motor de primeira, de segunda, terceira, ele responde um pouco melhor em baixa, aparentemente as duas tem o mesmo torque se olhar a ficha técnica, não sei como isso se traduz tecnicamente mas achei o cambio da Transpaca melhor pra city, da pra andar devagar sem precisar ficar trocando marcha. O motor de fato passa a sensação de ser mais xoxo, tem quase a mesma potência na ficha técnica, é bicilíndrico, é quase imperceptível isso já que essas motos tem comportamento semelhante em motorização, mas que passa, passa. Segunda coisa que ajudou a Transpaca na cidade é o porte(largura x comprimento x entre-eixos x peso), sei lá, parece que você esta numa XRE 300 bombada, a moto é mais esguia e mais na mão. Não que a DL não dê pra andar na city, da sim, eu ando, mas com mais cautela porque a DL tem assim um jeito mais titanic style.

O farol da moto é uma merda realmente, aquilo ali numa estrada a noite deve ser uma porcaria, e não marca presença no transito igual aos olhos de coruja da DL, a bolha idem, aquilo dali parece que foi feito pra proteger anão, proteção aerodinâmica muito inferior que a da DL. Painel bem simples igual ao da Strume, fácil leitura, podia até ser todo analógico, achava até melhor que aquele laranja morto do painel digital.

Noutro topico discuti com o Jota, porque ele afirmou que a moto era mais dura que a DL, não sei se ele andou, e temos variaveis, de regulagens gerais na motoca e diferença de porte físico entre nós dois, mas sinceramente não senti essa sensação, falei até sobre o curso da suspa dela, que era 50mm a mais que o da DL, mas só por isso não da pra concluir nada, mas de fato a moto flutua nas imperfeições e nos quebra molas da vida. Achei a moto macia, tão qual a DL ou até mais.

O freio da moto é coisadeloko, sistema ABS né, preciso nem falar nada, o da DL é um LIXO.

Uma coisa que incomodou foi o fato da ventoinha do sistema de refrigeração disparar várias vezes, andar de bermuda então, esqueça, estava de calça e me incomodou um pouco, na DL é RARO isso acontecer, a ventoinha disparar.

De resto, ela tem um tanque menor 17,5 contra 22 litros da DL, o aro dianteiro é 19 igual ao da DL, porém as medidas do pneus da Transpaca acho que são menores, o que talvez barateie mais o custo de troca de pneus.

A moto era branca, 2011, com ABS e 13 mil km rodados, par de pneus ANAKEE 3 e o cara pede 26.500.
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
diegonunes
Dinossauro

Re: DL 650 old x Transalp - P/ quem tiver duvida nas duas

Mensagem por diegonunes »

Interessante, também andei nas duas, muito pouco, não tenho propriedade pra selecionar, mas que eu gostei da gorda, gostei bastante.

Eu também achei mais macia.
Editado pela última vez por diegonunes em 30 Jan 2014, 14:17, em um total de 1 vez.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Aqui tem muito mais Transalp circulando que DL 650, alias, mal vejo mais DL 650 circulando na cidade. Transalp eu vejo muito no dia a dia, sempre aparece um passando.
diegonunes
Dinossauro

Aqui sem dúvida tem mais DL650.

Moto que eu estranhei pra carai no trânsito foi a irmã maior, DL 1000.
Jota

Mensagem por Jota »

jsamuel, a única explicação que vejo pra diferença de percepção sobre maciez nas motocas é essa:

eu - 1,75m e 69kg
vc - 1,82m e 110kg

lembro que o augusto intruder tem uma transalp e tb tem a mesma impresão que eu: suspensão dura, que sente as irregularidades. e o augusto intruder tem o mesmo layout. baixo e semimagro.

andei em estrada, pouco mais de 100km, na do hélvio. achei que faz falta demais uma sexta marcha, a 120km/h vc já está a apenas 3k da faixa vermelha em quinta, e a moto é bem mais vibrante. sem chance de regulagens nas suspas, sem proteção aerodinâmica, banco safado, farol safado, bem menos potência pra estrada. só humilha mesmo nos freios, muito, mas muito superiores. além disso, há uma diferença evidente - enquanto na vstrom vc está vestido dentro da moto, na transalp vc fica em cima da moto, muito mais adequado pra andar na terra ou em pé. tb concordo que pro trânsito urbano é bem melhor, marchas mais curtas, vira mais, entre-eixos parece menor e a moto é menos trambolhuda. pra quem vai andar na cidade principalmente, é bem superior à dl. resumindo: estrada dl, cidade transalp. pro off as duas ficam devendo, muito próximas do chão, vão livre pequeno, mas ainda assim a transalp é menos ruim que a dl.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Jota, tinha esquecido da vibração, não deu pra ver em alta, mas em baixa eu não senti, achei tão doce quanto a gorducha.

A V Strom é baixa demais e quando você põe o protetor de carter, a coisa complica, mas mesmo assim o meu eu não tiro, vive raspando. A Transpaca é um pouco mais alta.

A regulagem na suspensão dianteira não ia me fazer falta, mexi na DL e na pratica não senti nenhuma diferença para que isso seja um ponto marcante.

O freio abs é fodão mesmo.

Cade o Helvio pra me dizer o custo de manutenção da motoca dele? Parece que a dele já é bastante rodada, se teve algum problema, etc.
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

diegonunes escreveu:Aqui sem dúvida tem mais DL650.

Aqui na ilha só vi duas transpacas na rua desde o lançamento.

Struminha 1.0 tem de monte; 2.0 nunca vi na rua.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Interessante esse feedback de outras cidades, aqui aparentemente só da Honda.
diegonunes
Dinossauro

Aqui só da Honda tb, mas não com a Transalp, kkkkkkkkk.

Aqui no NE a turma realmente não se agradou da moto
Jota

Mensagem por Jota »

mamm777 escreveu:
diegonunes escreveu:Aqui sem dúvida tem mais DL650.

Aqui na ilha só vi duas transpacas na rua desde o lançamento.

Struminha 1.0 tem de monte; 2.0 nunca vi na rua.

aqui em bh tá cheio de dl do modelo antigo, do novo só vi duas até hj, transalp passo uns 6 meses pra ver uma.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Jota escreveu:..... resumindo: estrada dl, cidade transalp. ....

Pois é, aí eu me pergunto. Pra que comprar Transalp pra andar na cidade? Se ao lado dela no showroom tem a XRE e a NC que são melhores do que ela.

Se for pra percurso misto - Cidade/Estrada - não é melhor uma DL pra ganhar muito na estrada e perder pouco na cidade? Ou uma Transalp pra se fuder na estrada e ganhar pouco na cidade?

De que cidade estamos falando? Aqui na minha cidade ando de DL igual andaria de CG.

Aí caímos naquela, uma moto é melhor que a outra? Depende do uso, do local, da pessoa .... Não existe isso de uma melhor que a outra.

Na minha visão, não há motivos justificáveis pra se ter uma Transalp.

Escrevi pacarai ... fui ...
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

É muito mimimi, isso sim.

Pega a porra da moto e vai andar.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Marp
Motoqueiro

Mensagem por Marp »

Porra, Smoker, isso aqui é um fórum de moto. Deixa os caras discutirem sobre o tema principal.

Se não está gostando, volta lá para o off topic

:roll:

:lol:
diegonunes
Dinossauro

DanielRJ escreveu:
Ou uma Transalp pra se fuder na estrada e ganhar pouco na cidade?

:yeahrite:

Certeza?
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

diegonunes escreveu:
DanielRJ escreveu:
Ou uma Transalp pra se fuder na estrada e ganhar pouco na cidade?

:yeahrite:

Certeza?

DanielRJ escreveu:Na minha visão,

Pro que EU quero numa moto, sim. Se fuder.
diegonunes
Dinossauro

Além do farol, da carenagem e do pneu sem câmara, o que a Strom oferece de tão plus além da Transalp?

Mas tenho que concordar que a DL 650 continua a frente num contexto geral.
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Conforto e motor.
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Vi em algum lugar que a TA700 está com os dias contados. Essa mesma reportagem dizia que em alguns sites gringos da Honda ela nem aparece mais como linha 2014. O foco agora está voltado para a linha NC700X e CB500X, onde a NC700X está vendendo mais do dobro da TA700.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Marp escreveu:Porra, Smoker, isso aqui é um fórum de moto. Deixa os caras discutirem sobre o tema principal.
Se não está gostando, volta lá para o off topic
:roll: :lol:

Tá bom, tá bom, vou tentar.......rsrsrsrsrsrsrsrs
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Jota

Mensagem por Jota »

Janu escreveu:Vi em algum lugar que a TA700 está com os dias contados.

o problema da transalp é só temporal.

a dona onda demorou apenas 24 anos pra trazê-la ao país. :lol:

por aí dá pra sentir a modernidade do projeto.
Responder