Posição de pilotagem na chuva!!!

Grupo de discussão geral sobre motos.
Carlos_GS500
Dinossauro

Posição de pilotagem na chuva!!!

Mensagem por Carlos_GS500 »

Voltei debaixo de chuva esse fim de semana na serra.

Estava eu e mais um amigo. E no fim das contas reparamos a diferença de posicionamento em curva...

Eu, permaneço na posição normal apenas deito a moto e acompanho com o corpo, com os joelhos grudados no tanque, basicamente permaneço na mesma posição q estou na reta apenas inclino a moto. E uso o freio traseiro como leme...

Já ele não. Ele deita a moto menos, mas praticamente sai da moto inclinando apenas o corpo cada vez mais... E usa o freio dianteiro, de leve claro. Da mesma forma q eu uso o traseiro!!!

Quando começamos a discutir isso. Eu falei q prefiro usar o freio traseiro pq se a traseira sai (da moto), consigo trazer de volta, seja com o pé no chão ou virando o guidom no sentido contrario...

E ai qual a correta ou é apenas questão de pilotagem diferente!!!
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Smoker
Mito

Re: Posição de pilotagem na chuva!!!

Mensagem por Smoker »

Usar freio da frente para consertar/ajustar em curva??? É isso que tu está falando, Carlos???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Carlos_GS500
Dinossauro

Mensagem por Carlos_GS500 »

Smoker escreveu:Usar freio da frente para consertar/ajustar em curva??? É isso que tu está falando, Carlos???

Eu não. Ele usa o freio dianteiro...
"Existem três jeitos de fazer as coisas: o jeito certo, o jeito errado, e o meu jeito, que é igual ao jeito errado, só que mais rápido."
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Carlos_GS500 escreveu:Voltei debaixo de chuva esse fim de semana na serra.

Estava eu e mais um amigo. E no fim das contas reparamos a diferença de posicionamento em curva...

Eu, permaneço na posição normal apenas deito a moto e acompanho com o corpo, com os joelhos grudados no tanque, basicamente permaneço na mesma posição q estou na reta apenas inclino a moto. E uso o freio traseiro como leme...

Já ele não. Ele deita a moto menos, mas praticamente sai da moto inclinando apenas o corpo cada vez mais... E usa o freio dianteiro, de leve claro. Da mesma forma q eu uso o traseiro!!!

Quando começamos a discutir isso. Eu falei q prefiro usar o freio traseiro pq se a traseira sai (da moto), consigo trazer de volta, seja com o pé no chão ou virando o guidom no sentido contrario...

E ai qual a correta ou é apenas questão de pilotagem diferente!!!

Acho a dele mais arriscada. Faço como você, mas deito menos a moto quando estou pilotando no molhado, uma vez que vou mais devagar, e uso os dois freios.
jsamuel
Dinossauro

Mensagem por jsamuel »

Eu na chuva não faço curvas! :lol: :lol:
R 1200 GS Adventure Rallye :-?
No Limit Brasil MG (SS Iguatu - Ceará)
Demo
Mito

Mensagem por Demo »

na chuva eu não ando de motoca, dono de BMW não anda de moto na chuva porque estraga a motoca!!!

porém, quando não era dono de BMW, na chuva, eu preferia estar em cima da motoca, já vi muitos que na chuva preferem ir pro chão!
Falando besteiras no M@D desde 24/07/2004!
Até um relógio parado está certo duas vezes ao dia.
RIDING, because football, baseball, bowling and golf only requires ONE ball!
nina
Mito

Mensagem por nina »

eu na chuva não ando de motoca.

bração não anda na chuva pq senão vai pro chão.
Jota escreveu:pra quem está habituado a ver uma foto com uma frase de efeito, 3 parágrafos é um himalaia.
De degrau em degrau, vamos descendo até o grunhido.
José Saramago
samurai
Motoqueiro

Mensagem por samurai »

Eu geralmente ando mais devagar, uso bastante o freio motor, e ao contrário de quando está seco, uso mais o freio traseiro que o danteiro!

Com isto, deito menos nas curvas, e, quando necessário, uso mais o corpo que a inclinação da moto!

Tenere 250 - 9989 km
marquinho
Motoqueiro

Mensagem por marquinho »

Curvas no seco e molhado:
Em curvas, deite menos a moto, mova mais o corpo para fora da moto.
Quanto mais inclinar a moto, mais fácil de perder aderência.
No seco isso se aplica a altas velocidades, no molhado a baixa velocidade.

Freios na chuva:
Use o freio dianteiro e traseiro juntos (mais intensidade no dianteiro sempre).
Evite usar em curva mas o traseiro na curva é mais fácil de recuperar a moto, como você comentou.

Freios no seco:
Use somente o dianteiro apenas em altas velocidades com frenagens muito fortes (a roda traseira precisa girar para alinhar a moto na direção certa).
Use os 2 em frenagens controladas de alta e baixa velocidade.
Kawasaki ZX10RR 2018 Preta
Yamaha Fazer 150 SED 2014 Branca

Ex.
Kawasaki ZX6R 2012 Verde
Suzuki Yes 125 2009 Azul
Yamaha RD350R 1991 Marlboro
Honda NX 150 1990 Vermelha
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Quer andar tranquilamente na chuva? Pense que você está num dia de sol com os pneus completamente lisos, rs.

Se fala muito do uso do freio e seus males. De fato, pra quem não tem experiência ou segurança, freio pode por a manobra em risco, principalmente se for usando de supetão. Corrigir trajetória numa curva forçada e na chuva é osso, é preciso der muita intimidade com a modularidade dos freios e comportamento da moto. Mas basicamente, freio da frente leva pra fora e traseiro leva pra dentro. Como eu quase nunca entro com velocidade incompatível (que necessite de uma intervenção pra corrigir) numa curva, quanto se faz necessário reduzir velocidade, uso os 2 freios, alias, é muito raro não combinar os freios.

Na chuva respeito mais os freios, diminuo a velocidade (consequentemente deita-se menos nas curvas) e duplico ao menos o tempo/espaço de reação. Quanto aos efeitos surpresa (animais, buracos...), sem ABS, é contar com a sorte em primeiro lugar e um pouco de habilidade, rs.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

marquinho escreveu:
Freios no seco:
Use somente o dianteiro apenas em altas velocidades com frenagens muito fortes (a roda traseira precisa girar para alinhar a moto na direção certa).
Use os 2 em frenagens controladas de alta e baixa velocidade.

Esse recurso é válido nas esportivas, mas nas trails é complicado, mesmo numa reta, o peso da moto fica bastante descompensado por causa do curso da suspensão.

O movimento giroscópico da roda traseira realmente estabiliza muito a moto, mas uma dosagem de freio na roda traseira faz toda a diferença, o C-ABS tá ai pra mostrar.
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Rauber
Mito

Mensagem por Rauber »

to com o samurai
num retorno do churrastiba Pagani mais eu pagamos nossos pecados com chuva e MUITO frio
eu reduzo a velocidade
nada de técnicas ninjas onde tu pode ir pra valeta por qq pouca sujeira numa curva

sds
Albert
Dinossauro

Mensagem por Albert »

Faz tanto tempo que não pego chuva na estrada que esqueci como faço.
A culpa é minha e eu coloco ela em quem eu quiser!

DT200 *09/2002 - †12/2004
GS500 *12/2004 - †08/2005
CBX200 *08/2005 - †04/2010
YS250 *05/2009 - †07/2012
GS500 *07/2012 ...

Link para o pombo gigante
Lady J
Motoqueiro

Mensagem por Lady J »

..ando com chuva, sol, neve e o que são pedro mandar....todos os dias...e cuido mais na chuva as curvas...freio antes da curva com os dois e vai embora....moto é bom sempre ;-) ;-)
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

Básico na chuva é não se faz nada brusco.
Não se acelera bruscamente, não se freia bruscamente e nao se muda de direção bruscamente.
A bandit tem um freio motor muito presente não uso nem freio praticamente é só desacelerar ja reduz o suficiente pra dar mão novamente.
Pra mim basicamente é como eu ando de boa no seco pois raramente abuso e se fizer no molhado que não é.
Eu abro a perna pro lado e ponho a roda pra passar na faixa que quero sem grandes difuldades, contra esterço ou frear traseiro pra deitar mais ou jogar só a moto so faria no seco.
Editado pela última vez por kalixto em 14 Jan 2014, 00:39, em um total de 2 vezes.
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
kalixto
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por kalixto »

:pow:
Xmax 250 2023
Himalayan 450 2026.
[
MAD
Dinossauro
Contato:

Mensagem por MAD »

Na frenagem, basicamente o que eu mudo é maior suavidade no acionamento dos freios, principalmente o dianteiro, e uso bastante o traseiro, mas depois de iniciar a curva não uso no dianteiro. O traseiro dá pra usar até um pouco mais adiante na entrada da curva, aliviando cada vez mais até soltar, ou também no meio de uma curva caso precise fechar mais a trajetória.

Inclinação, procuro usar mais o corpo, para inclinar o mínimo possível a moto, acho isso muito eficaz, inclusive facilita o controle da moto quando se sente alguma perda de aderência, ela dá uma rebolada mas não sai de baixo. :lol:

Curto andar na chuva.
Viajaire é preciso...
A curva é a distância mais divertida entre dois pontos

"Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de pessoas capazes de imaginar o que nunca existiu." John F. Kennedy
rafaexpress
Motoqueiro

Mensagem por rafaexpress »

Na chuva eu ando pique tiozinho... devagarinho, na boa... não faço ultrapassagens perigosas, não freio bruscamente, se ando a 100 no seco, ando a 70-80 na chuva forte... chuva é foda, qqer vacilo é chão. Na curvas tbm não deito mto, tenho medo da motoca escorregar duma vez e tomar chão, e nunca precisei frear no meio da curva na chuva.
Let's Ride

CB 450 Custom 1985
CBX 750F 1987
Hornet 2006 Xodó
R1 2010 LE
S1000 RR 2017
SNOWRIDER
Motociclista

Mensagem por SNOWRIDER »

samurai escreveu:Eu geralmente ando mais devagar, uso bastante o freio motor, e ao contrário de quando está seco, uso mais o freio traseiro que o danteiro!

Com isto, deito menos nas curvas, e, quando necessário, uso mais o corpo que a inclinação da moto!

Tenere 250 - 9989 km

Idem ;-)
FORTE ABRAÇO!

"O bom senso é a coisa mais bem repartida desse mundo, pois todos nós pensamos ser dele tão bem providos"

René Decartes

DT180/RD350/NINJA EX 500/GSX750F/ROAD KING 1450/Pegaso 650/ Triumph Sprint ST 1050;
Atuais: HD Ultra Electra Glide 1600 e BMW R 1200 GS Sport LC
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Eu alopro... powerslide, drift e aquela bagunça toda de sempre! :lol:
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
Responder