CG 150 sem interruptor farol - Que fumo !

Grupo de discussão geral sobre motos.
malecos

CG 150 sem interruptor farol - Que fumo !

Mensagem por malecos »

Galera, sei que agora é norma, moto tem que andar com farol aceso, mesmo de dia, e provavelmente por isso a Honda tenha decidido retirar o botão on/off do farol. O lance é que ficou um fumo. Agora a peste do farol fica ligado sempre que o motor está em funcionamento.
Quero adaptar a chave da CG antiga, que tinha no mesmo dispositivo: interruptor da seta, buzina, interruptor do farol e comutador farol alto/baixo.
Preciso saber se existe diferença entre estas duas chaves, tipo conectores, cores de fiação, etc.
Já vi alguns na internet, mas não desmontei o farol da moto ainda para verificar o tipo de soquete, plug ou conector é utilizado.
Minha moto é uma CG 150 ES 2007.

Alguém sabe qual o interruptor certo para comprar ? - Tipo, não tô querendo ficar desencapando fio pra fazer gambiarra.

http://i27.tinypic.com/2evrnft.jpg
[http://i27.tinypic.com/2evrnft.jpg]
Kuati
Mito

Re: CG 150 sem interruptor farol - Que fumo !

Mensagem por Kuati »

Desculpa não poder ajudar, mais curiosidade, mas pq vc precisa desligar o farol qdo a moto está ligada?

Outra: "O lance é que ficou um fumo". O que quer dizer essa frase?
Aqui na minha região se alguém leva um fumo é pq levou uma bronca de alguém.

[ ]'s
Imagem
malecos

Mensagem por malecos »

Acho farol aceso o tempo todo um fumo.

Além do mais, minha moto é partida elétrica. No momento em que o arranque entra em funcionamento, o farol já acende, visto que o gerador começa a girar também. A carga que o gerador está criando, que deveria ser totalmente direcionada para a bobina, criando assim uma boa centelha na vela, está sendo dividida entre alternador e farol / lanterna traseira.

Fumo aqui em Minas é qualquer coisa que seja ruim. Tipo: "essa mulher é um fumo"
Luigi
Mito
Contato:

Mensagem por Luigi »

A CG não apaga a luz quando dá o start ? As twister pra cima apagam, só não pode deixar a chave virada com a moto desligada!
Ex's: XTZ 2004 - Fazer 2006 / RX125 (???) - Falcon 2001 - Virago 98 - YBR 2005 - GS500 2008 -  XTZ125 2006 - Lander 2007 - XT600 97 - Bandit 1200N 2006 - CB500X ABS 2015 - Tiger 800XR 2017 - NC700 2014 ABS
Atual: MSM :-?
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Se a legislação obriga farol ligado e a Honda resolveu tirar o botão on-off do farol, é sinal que ela dimensionou a parte elétrica de acordo. Eu sou Suzukeiro e Yamaheiro, mas confio cegamente na elétrica da Honda, jamais tive qualquer problema de elétrica com qualquer das trocentas Honda que tive, seja 6 volts, 12 volts, com partida, sem partida, etc.
Em alguns países há muitos anos toda moto comercializada tem que ter ligação direta do farol, inclusive nos EUA.
Acho perfeita essa medida da legislação e a atitude da Honda.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
Leandro
Dinossauro

Mensagem por Leandro »

Perfeito Piccoli, assino embaixo.

Querer fazer essas gambiarras é típico do que aqui a gente chama de "titanzeiro": aquela raça que só faz merda no trânsito e felizmente (pra eles) estão morrendo poucos no trânsito, para infelicidade (nossa) que anda certo e tem que ficar parando a cada 500 metros em blitz policial por causa da irresponsabilidade dos outros.
Lelo
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Lelo »

Cara, eu tenho uma twister e acho isso ótimo, não precisa lembrar de ligar o farol, qdo o start é acionado o farol apaga e qdo solta ele acende denovo, não tem problema de dividir a energia, isso não acontece.
zulay
Mito

Mensagem por zulay »

Lelo escreveu:Cara, eu tenho uma twister e acho isso ótimo, não precisa lembrar de ligar o farol, qdo o start é acionado o farol apaga e qdo solta ele acende denovo, não tem problema de dividir a energia, isso não acontece.
A Minha Twister ainda tem o botão, como a bateria já tem um tempinho de vida, se der partida com o Farol ligado o painel até apaga e reinicializa o relógio.

eu reparei uma falcon de um amigo que não tem esse botão mas não sabia que tinha esse sistema de apagar pra ligar, achei a apagava por estar forçando mesmo a bateria.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Leandro escreveu:Perfeito Piccoli, assino embaixo.

Querer fazer essas gambiarras é típico do que aqui a gente chama de "titanzeiro": aquela raça que só faz merda no trânsito e felizmente (pra eles) estão morrendo poucos no trânsito, para infelicidade (nossa) que anda certo e tem que ficar parando a cada 500 metros em blitz policial por causa da irresponsabilidade dos outros.
Ae Kamerad Leandro

Tudo bem que você tem a sua opinião, mas vamos respeitar os outros.
É o primeiro post do cara, prá que pegar pesado assim? :-( :-( :-(
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
LUCIO
Dinossauro

Mensagem por LUCIO »

Pois eu acho prático e útil o botão de liga e desliga do farol... assim ligo e desligo qdo quiser e qdo for ligar a moto, faço com o farol desligado para não ferrar a bateria...

Minha Yes tinha... ponto positivo para a Suzuki!!
Atual: ***XTZ Crosser 150 Z 20/21*** :emo206:
- No M@D desde 13/03/2004 / Ex- DMT -
Motos: CG 125 98/ TDR 180 90/ RD 350 90/ Yes 125 05 / Sportster 883 06/ RD 350 90/ Yes 125 09/ Fazer 250 08/ Bandit 1200N 06/ XTZ 125 XE 12/ Ninja 250R 12/ GSR 125 16/ Teneré 250 16/ CB 450 DX 88/ XLX 350 89
Lucas_BH
Motoqueiro

Mensagem por Lucas_BH »

não sei se faz alguma diferença, mas sempre ligo a moto com o farol desligado...

minha moto tem a chave on/off, mas se não tivesse não ia adaptar nada não... se a moto foi feita assim acho que não tem problema nenhum...
Imagem Imagem
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Devia mesmo era haver um sensor, só ligando o farol mesmo depois que o MOTOR estivesse funcionando. Nas Hondas é foda, vc gira a chave e já acende o farol, independente do motor estar funcionando ou não.

Mas eu tb gosto que já acenda o farol, eu vivo esquecendo de ligar o farol da Neo.

[ ]'s
Imagem
ltadeu
Motoqueiro

Mensagem por ltadeu »

na minha o farol acende e apaga após o check
só volta a acender com o motor ligado
e agradeço não ter botão para desligar
pq senão era um tal de andar sem o farol ligado

vai qui ô vô tá lá. by fernanda

1 2 3 e agora
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Acho que a idéia é essa mesma: evitar que andemos com farol desligado (e, por consequência, tomemos multa gravíssima!).

Eu estranho também, mas não me importo muito. Se não tem, é porque, provavelmente, não é necessário.
Predator
Motoqueiro

Mensagem por Predator »

Aqui no Japão nem as scooters 50cc possuem on/off para o farol...
Imagem
gustavogpe
Motociclista

Mensagem por gustavogpe »

Racer143 escreveu:
malecos escreveu:Acho farol aceso o tempo todo um fumo.

Além do mais, minha moto é partida elétrica. No momento em que o arranque entra em funcionamento, o farol já acende, visto que o gerador começa a girar também. A carga que o gerador está criando, que deveria ser totalmente direcionada para a bobina, criando assim uma boa centelha na vela, está sendo dividida entre alternador e farol / lanterna traseira.

Fumo aqui em Minas é qualquer coisa que seja ruim. Tipo: "essa mulher é um fumo"
A 150 não depende de carga de bobina pra faísca e sim da bateria! Como a bobina do farol é independente da carga de bateria, não existe problema algum! Isso aí é procurar chifre em cabeça de cavalo! :-D :-D
[2]

Então relaxa porque a Honda deve ter pensado nisso quando retirou o ON/OFF do farol.
E outra, se vc manter a moto em dia ela não vai te dar dor de cabeça na parte elétrica, com o farol pouco acesso ou muito apagado.

Mas se vc quiser adaptar um switch on/off no farol, procura pelo manual de serviço da CG que lá tem o esquema elétrico pra vc entender melhor.
Lembro que na minha época de auto-escola peguei uma 150 com chave pra desligar farol, e a chave desligava todo o sistema de iluminação (painel, farol e lanterna traseira), menos as setas. Acredito que seja essa sua intenção! ;-)
RE Interceptor 650 2020 - Bora rodar enquanto dá pra rodar
Fabao
Roda Presa

Mensagem por Fabao »

malecos escreveu: Fumo aqui em Minas é qualquer coisa que seja ruim. Tipo: "essa mulher é um fumo"
Epa epa epa Malecos..... Ai tbém depende de quanto a gente bebeu.... :lol: :lol: :lol: :lol:

Sobre o farol, compra um punho do ano que ainda acendia o farol, e instala, acho que é melhor solução..... ;-) ;-) ;-)
Imagem[/url]
- 100% 14 ? - É caveira meu Capitão !!!
- Então senta o dedo nessa p*&#a !!!

Responder