GP Brasil de Motocross - Penha - SC

Grupo de discussão geral sobre motos.
mariojr
Novato

GP Brasil de Motocross - Penha - SC

Mensagem por mariojr »

Fui junto com meu irmão Marcel, assistir o Mundial de Motocross em Penha - SC.
A pista foi construída no parque do Beto Carrero, e posso afirmar que ficou show.
Compramos ingressos com acesso livre ao padock, e pudemos circular junto com os pilotos e equipes, o que, para quem gosta de Motocross, foi demais.
Fiz um vídeo pequeno com imagens que fiz na pista.
http://youtu.be/Hmplh-IeBKs

O momento mais emocionante de todo o final de semana, foi a corrida dos campeões.
Reuniram vários campeões brasileiros: Roberto Boetcher, Paraguaio, Nuno Narezi, Jorge Negretti, Chumbinho e o irmão Elton Becker, Saçaki, Cristiano Lopes e até o Cássio Garcia apareceu por lá, além é claro do Sr. Roque Colmann, o pai do motocross no Brasil.

Valeu.

Mario Junior
Gelous
Mito

Re: GP Brasil de Motocross - Penha - SC

Mensagem por Gelous »

Pois é! Infelizmente não pude ir.

Aliás, não fui também no ano passado. Mas, fui em Indaiatuba!

Parece que o negócio agora está mais bem organizado ainda!

É massa demais ver os caras acelerando! :D

Ano que vem tô lá!
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Fui na etapa do brasileiro de motocross em Carlos Barbosa...Fiquei bem na frente onde davam o maior salto, coisdiloco aquelas motocas :shock: Impressionante o trabalho da suspensão dessas motocas...Fico imaginando o mundial

Eu ia ir na etapa da penha, mas não deu, trabalho né :pqp:

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Se Deus é grande, O MATO É MAIOR

Selamun Aleykun to all friends
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Bagé escreveu:Fui na etapa do brasileiro de motocross em Carlos Barbosa...Fiquei bem na frente onde davam o maior salto, coisdiloco aquelas motocas :shock: Impressionante o trabalho da suspensão dessas motocas...Fico imaginando o mundial

Eu ia ir na etapa da penha, mas não deu, trabalho né :pqp:

.
Bagé, vc vê uma etapa do Brasileiro e já fica impressionado! Os caras andam muito e as motos são top!

Aí vc vê uma do mundial e fica doido, porque os Brasileiros as vezes nem se classificam, ou então só andam na rabeira, e as motos parecem umas carroças! :shock:

Aí vc assiste uma etapa do AMA e vê que aqueles pilotos do mundial, com algumas exceções, não andam com os caras de lá!

Velho, é uma coisa de louco assistir a etapas do mundial ou do AMA!

Se tiver acesso ao Youtube, procura um vídeo do Desalle emendando um triplo em Canelinha há alguns anos! :shock:
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Eu assisto as vezes, não lembro qual canal passa, acho que no espn o AMA...Mas uma coisa é tv, outra é ao vivo, bah, é muito tri....

.
Imagem

Sou primo irmão do Mano Lima, genro do Xirú Missioneiro e sogro do Porca Véia, mas bah

Bagé@tchê.rs

Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Sim, tô falando ao vivo mesmo.
Já assisti etapa do Brasileiro, do mundial e do ama.
Motocross é FODA!!!
kbelu
Motociclista

Mensagem por kbelu »

É muito massa realmente!! Tava lá no tio beto tbm! É doido ver como os caras andam. A suavidade com que o cairolli fazia as costelas é incrivel!!!! Ninguém fazia igual.

Gelous, tu que ta mais interado no assunto...
Sei que tem diferenca na técnica dos pilotos, mas e as motos? Muita diferença assim?

Enviado de meu GT-P5113 usando o Tapatalk 2
"O homem evoluiu de quadrúpede para bípede. Quatro rodas é regressão!"
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

kbelu escreveu:É muito massa realmente!! Tava lá no tio beto tbm! É doido ver como os caras andam. A suavidade com que o cairolli fazia as costelas é incrivel!!!! Ninguém fazia igual.

Gelous, tu que ta mais interado no assunto...
Sei que tem diferenca na técnica dos pilotos, mas e as motos? Muita diferença assim?

Enviado de meu GT-P5113 usando o Tapatalk 2
As motos do mundial são as mais TOP, porque são praticamente "protótipos".

Já as moto do AMA são motos "de linha", mas que aceitam preparações que estejam disponíveis no mercado e que não alterem "substancialmente" a moto.

Fazendo um comparativo, seria mais ou menos como: Mundial de MX equivalente ao MotoGP. AMA equivalente ao Superbike.

Já as moto do Brasileiro são as motos de fábrica com algumas preparações, sendo que as da Honda são as mais bem preparadas (recebem algumas preparações da HRC).
Bagé
Mito

Mensagem por Bagé »

Hummm....Então no mundial é fábrica direto, no AMA é equipe, isso??

Outra competição que acho a fud.......... mas que passa pouco por aqui, é o x-trial, inacreditável como conseguem transpor obstáculos aqueles malukévski...

.
Imagem

Bagé@tchê.rs

Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Bagé escreveu:Hummm....Então no mundial é fábrica direto, no AMA é equipe, isso??

Outra competição que acho a fud.......... mas que passa pouco por aqui, é o x-trial, inacreditável como conseguem transpor obstáculos aqueles malukévski...

.
Sim, AMA é equipe e mundial é fábrica!
mariojr
Novato

Mensagem por mariojr »

Pois então!
Só indo ver pra acreditar no nivel das equipes e suas motos.

A KTM gerenciada pelo hepta-campeão mundial, Mr. Stephan Everts é a mais preparada em relação a tudo (equipamentos, motos, pessoal, etc...) e tem os principais pilotos. Na MX1 o garoto Jeff Hennings e na MX2 o bunitão Tony Cairolli.
A Suzuki e a Honda mantém estruturas semelhantes, e na minha opinião a moto que mais evolui é a Kawasaki, com o francês Paulin.
Mas tem muita gente sem a estrutura de fábrica, os famosos "privados" que são basicamente, o piloto, um mecânico, um auxiliar de mecânica (faz tudo) e um manager que muitas vezes é pai ou a mãe (irmão) do piloto. Alguns pilotos da argentina, que mais uma vez vieram mais pra fazer parte da festa.

Nas equipes de fábrica, após o treino a rotina era a mesma, lava com lava jato, passa ar para secar antes de entrar no padock, chegando ao box, tira as rodas e coloca outra com pneu e relação novos. Troca o filtro de ar, verifica embreagem e reaperta alguns parafusos. O mecânico chefe, conecta um laptop no módulo de injeção, confere a curva de torque e pronto. Nada de ficar mexendo na moto.

Nas motos TOP, as mesas de direção são tão finas que da medo de usar da forma que usam. A maioria das peças são de alumínio, e os cubos de roda tem medida de bike de downhill. Acredito que são peças com prazo de validade muito curta, pois não devem aguentar anos de saltos e batidas.

De todos os equipos que vi, o que mais me chamou a atenção, foram os reservatórios de gás do amortecedor traseiro das KTM, um pouco maior que um vidro de palmito.

Vou postar algumas fotos em breve.

Tenho uma camerazinha da Nikon a prova d´água que faz videos em 240 qps, e fica em câmera lenta.
Fiz outro vídeo e tá aí o resultado:
http://youtu.be/G29ywtTWX4k

*Por favor, alguém ajuda pra fazer aparecer a imagem do vídeo.

Falou!!!!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Putz, ontem escrevi um texto, coloquei fotos e tudo mais, achei que tinha postado e nada! rsrsrsrs

Mario,

Ver as motos de perto é algo sensacional para nós que gostamos de moto! São verdadeiras obras de arte.

E poder encontrar com os pilotos lá nos boxes é ainda mais show de bola!

O Cariolli, que corre de MX1, e não MX2, como vc falou, é acima da média. Se ele não cai, se a moto não quebra, dificilmente ele perde. O cara é de outro mundo. Aliás, acho que quando Deus foi mandar ele aqui pra baixo ele perguntou "meu filho, vc quer ser bonito ou quer andar bem de moto?". Pelo tanto que ele é bonito já dá pra imaginar a escolha que ele fez. Já teve inúmeras corridas que ele correu de KTM 350, e mesmo assim andava folgado.

Na MX2, o Jeff Herlings tá comandando. Anda muito o guri. Mas, até ano passado ele era uma sombra apenas de outro anormal, o Ken Roczen! Este sim era fodástico!!! Moleque total, foi campeão mundial aos 17 anos! Este ano participou pela primeira vez do AMA SX e venceu a categoria 250 (aos 19 anos). Esse ano não está correndo o mundial, pois está participando do AMA, e com isso abriu espaço para o Herlings.

Não se engane com a mesa "fina", pois são mesas usinadas, tudo coisa top.

O que mais me impressionou nas motos dos caras foi o calibre das bengalas! PQP! Coisa de louco!

Bem, fui em 2011 em indaiatuba, ano que vem estarei no Beto Carneiro com certeza!
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Manja a suspa:

Imagem
Pretti
Dinossauro

Mensagem por Pretti »

mariojr escreveu:O momento mais emocionante de todo o final de semana, foi a corrida dos campeões.
Reuniram vários campeões brasileiros: Roberto Boetcher, Paraguaio, Nuno Narezi, Jorge Negretti, Chumbinho e o irmão Elton Becker, Saçaki, Cristiano Lopes e até o Cássio Garcia apareceu por lá, além é claro do Sr. Roque Colmann, o pai do motocross no Brasil.
Caraca, assisti várias corridas com todos os caras aí, quando eu tinha meus quinze anos de idade e sonhava em fazer a mesma coisa! :o :D

Boettcher e Cláudio Assunção (veiaco do motocross mineiro)
Imagem

Fui muitas vezes à pista do Rio Verde em Nova Lima-MG para ver as provas de abertura da Copa DT e em seguida o Mundial com descidões colossais, típicos da região aqui!
Olha o relevo da região no fundo! :wt: Ao fundo a trilha da Roberta Close junto aos pinheirinhos.

Imagem

Anos depois, em 1989, fiz um curso de motocross com o Geraldo Starling, e muito mais anos depois passei a treinar habitualmente para ganhar condicionamento físico (e um pouco de técnica) para os Enduro FIM.

Nessa época, acho que foi em 1995, meu colega de trail organizou o Mundial no Serra Verde, em Belo Horizonte e eu trabalhei uma semana inteira para a equipe belga da Honda. Full time: hotel, café da manhã, almoço, boxes, pista.... ao final ganhei um punhado de acessórios, óleos e o diabo! Bons tempos... :D
Tinha um descidão nessa pista (pista que eu treinava e conhecia muito bem) que era coisa de outro mundo - vertical! É inimaginável a diferença de comportamento das máquinas e dos pilotos estrangeiros no tal top do descidão! As motos despencavam e aterrissavam na roda traseira em ângulo tão inclinado lateralmente que a única coisa possível de imaginar seria caixão para o piloto! :-? Mas não, as suspensões trabalhavam de tal forma a endireitar a moto, e então as motos desciam morro abaixo como num trilho.

Tinha um francês Yves de Maria e outra galera que nem lembro o nome...Everts arrebentava nessa época, coisadilôco o cara pilotando! :shock:
Responder