MV Agusta F4 "Comparativo".

Grupo de discussão geral sobre motos.
JAL
Dinossauro

MV Agusta F4 "Comparativo".

Mensagem por JAL »

Bem... alguns me pediram pra falar da moto. Então vamos la.

A moto é cheia de frescuras e tudo o mais que possa impressionar. O tanque é bem estreito na região das pernas, possibilitando uma movimentação (pêndulos) legal, isso em modo vader, pois pra andar de boa, não faz grandes diferenças..
A bolha é baixa, não sei se é achismo meu, mas a moto me pareceu bem resolvida aerodinamicamente... em velocidades impublicáveis, existe muito menos turbulência do que em outras motos nas quais andei (CBR 600 e 1000, ZX10 e BMW).
O farol é de “xenão”... show, muito bonito. Se ilumina bem a noite, não sei, e nem faz diferença pra mim..

O painel é uma maravilha, só falta dizer a previsão de seu signo, mas a visualização é uma bosta!! Isso mesmo, uma mega bosta. Lindão, azul, etc... mas basta pegar um pouco de sol e você não vê mais nada. Ainda sou das antigas, conta-giros analógico é insubstituível.

A moto tem controle de tração, que permite oito opções de ajuste. O nível 1 é aquele que é o menos ativo e o 8 é o que (provavelmente) permitiria que sua avó pilotasse na chuva. Alem do controle de tração, a F4 vem com 2 modos de mapas de gerenciamento eletrônico, o Sport que despeja a potência total (algo em torno de 186hp) e o Rain que só serve mesmo pra andar na chuva... testei e a moto fica manca.
As suspas tem todas as regulagens possíveis e imagináveis, nada de muito diferente das demais esportivas.
Ainda tem umas frescuradas que não aprendi a usar, tipo pra usar a moto em pista, você pode escolher no painel, quais as informações que deseja ver... seja o tempo de volta, cronometro, volta mais rápida, diferença pra volta anterior e etc... coisa chique, mas de pouca funcionalidade para 99,99% dos consumidores da moto.
O motor é um 4 em linha com algo em torno 186 virgula alguma coisa hp (é o que consta no manual) e 11,4 kg de torque. Não é a mais potente das esportivas, e também não é a mais leve.

F4 x CBR
A posição de pilotagem é mais Racing, tipo nariz enfiado no tanque. Lembra um pouco a posição da ZX10. Racing total. A F4 tem um amortecedor de direção diferente do da CBR(que é automático)... não cheguei a enrolar o cabo, já que a moto é zero, e não sei se o tal amortecedor é melhor ou pior...mas o da CBR é show, muito bom.

A F4 é entregue com pneus Pirelli Diablo Rosso Corsa, que eu desconhecia. Os pneus são show. Em poucos kms ele esquenta e tem uma aderência muito boa, eu gostei. Os pneus originais da CBR eram menos Racing. Acho que é o estilo da Honda mesmo, oferecer uma moto mais “na mão” para seus usuários.

Andei 400km (Brasília/Goiania/Brasilia) e logo que saí com a moto, ela estava com apenas 80km rodados. Fui relativamente tranquilo nos primeiros 100km, e aí comecei a acelerar mais. Os freios (radiais, Brembo) ainda não estão bem “acomodados”... achei que são um pouco mais borrachudos que o da CBR. A moto é arisca, a ciclística da Honda é imbatível. Podem falar o que desejarem sobre a Fumacenta, mas eu garanto que a CBR é uma baita moto, nenhuma queixa da mesma.
Ainda não peguei a mão da F4... não me entendi bem com o controle de tração. Quando fui pra estrada estava no nível 4(intermediário), voltei com o nível 1, quase sem controle.

A embreagem deslizante eu achei melhor que a da Honda... gostei do cambio da F4. O cambio da CBR tinha o engate meio impreciso entre a 5 e a 6.

Outra característica que achei mais legal na F4. Mesmo ainda sendo uma moto zero, ainda presa, parece ter mais força em baixos e médios giros que a Fumacenta. A segunda e terceira marchas são bem fortes... se vacilar a moto levanta a frente.
Em relação as demais esportivas que já andei (CBR 600, Srad 750, BMW SS e ZX10), achei o acelerador da F4 mais direto. Não é moto pra principiante, como alias, nenhuma esportiva é.
Outro ponto que gostei. A moto é mais pesada que as demais esportivas. Provavelmente, em autódromo, isso é um ponto negativo. Mas na rua, eu gostei da estabilidade direcional da F4. Coloquei 220 numa região em que já havia passado de CBR a 230. Achei a F4 mais “fácil” de conduzir nessas condições. A moto custa um pouco pra entrar em curva, a CBR entra na curva bastando pensar... a F4 necessita “dizer” pra ela pra onde você deseja ir... mas eu gostei disso. Comparando com a ZX10, que foi a moto mais doida que já andei, a F4 é mais “na mão”.

Fazendo um resumo.
A ciclística da CBR é imbatível. Desconheço outra esportiva que seja mais tranquila pra pilotar. A minha, não fumou, não baixou óleo, não deu problema algum.

F4 x BMW. Gostei mais da F4. Não posso comparar muito bem pois andei pouco com a BMW, mas achei a aerodinâmica da F4 melhor, e a forma como entra em curvas, mais precisa.

F4 x ZX10. O motor da Ninja é empolgante. Um tiro... muito rápida, chega a assustar. É uma moto pequena(a F4 parece ser mais volumosa). Creio que seja a mais radical dentre todas as esportivas.

É isso, não tenho muito mais o que falar, andei pouco com a moto... agora que vou começar a pegar a mão do mito.
Sobre o acabamento, nada a declarar. Linda a moto, muito bem acabada, etc etc etc etc...
revit
Roda Presa

Re: MV Agusta F4 "Comparativo".

Mensagem por revit »

Belo relato, mas não cairia nada mal umas fotinhas dela né? E quem sabe um videozinho mostrando a sinfonia que sai por aquele belo escapamento ;-)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Bacana o relato, mas faltam as fotos ;-) !

Depois de amaciar a máquina coloque mais impressões, principalmente com relação as diferenças entre européias (BMW/MV Agusta) e as japas.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Pois é, fotos.
Eu não tiro fotos de nada... vou pedir pro Rod sair fotografando. :-D
Da Fumacenta eu tenho só 1 foto. :oops:
Paulinhu
Dinossauro

Mensagem por Paulinhu »

Fotos, JAL, fotos! ;-)
Kuati escreveu:Bicho homem, um ser social, vaidade, tudo é...

[ ]'s
dbsmsx
Motoqueiro

Mensagem por dbsmsx »

Nesse caso sem fotos sem parabéns.
tmb. :-D
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
marven
Motociclista

Mensagem por marven »

legal, faltaram as fotos, alias, nunca vi uma motoca dessa de perto...nem rodando... qto está o seguro de um brinquedo desses...?
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

PQP 6 x... vcs parecem leitores de Caras, so querem ver as fotos, tanto faz o texto. :rof: :rof: :rof: :rof: :rof: :rof:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Ae Kamerad JAL...

Aqui em Curitiba tem um cara que compete no brasileiro de Superbike com uma MVAgusta F4 e volta e meia a motoka está na oficina de um amigo para ajustes e preparação e às vezes eu tenho a chance de conferir de perto a motoka.

Putz... é incrível o capricho na montagem dessas motos. A gente tem que tirar o chapéu pros italianos, pois mesmo o menor parafuso, aquele que está escondido atrás de um monte de carenagens é cromado/niquelado/inox/sei lá... todo e qualquer detalhe da moto é absurdamente bem cuidado. As soldas são perfeitas, o encaixe das peças é primoroso... os caras são phoda!.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

É Russo, o acabamento é legal sim. ;-)
Só não fala isso pro Bagé. :lol:
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Muito interessante, mas para mim ainda minha 1ª opção seria a com asas no tanque. A primeira vez que andei nela já achei tudo na mão como se já andasse há tempos. Claro, que o fator exclusividade na F4 faria balançar a cabeça.
-Sem moto nenhuma
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

SPYder escreveu:Muito interessante, mas para mim ainda minha 1ª opção seria a com asas no tanque. A primeira vez que andei nela já achei tudo na mão como se já andasse há tempos. Claro, que o fator exclusividade na F4 faria balançar a cabeça.
Foi o que comentei sobre a CBR. Ciclistica impecável. ;-)
SPYder
Mito

Mensagem por SPYder »

Não sei no resto no Brasil, nem a quantidade de vendas, mas aqui tem uma representante e tenho visto bastante F4 nas ruas. Todas vermelhas com pratas.
-Sem moto nenhuma
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

É... na revenda bunda mole de Goiania eu podia escolher qq cor, contanto que fosse vermelha e prata. :lol:
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Vi uma no RJ .. a moto é linda. Parabéns JAL!

Pra quem quer fotos, tá aqui:

www.google.com.br

}:)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Tem um cara que vai no grupo com a gente que tem uma, a moto chama muito a atenção ainda, até agora só vi a dele rodando. O painel parece um laptop hehehe, é grande mesmo, impressiona, mas tb achei que seria difícil visualizar.
Esse cara é um dos que anda mais rápido na cidade, tem um tempo foda no autódromo de Londrina com moto stock, vou perguntar pra ele se o tempo baixo ele conseguiu com a Firblade que ele tinha antes ou com a F4.

Parabéns aí Jal, a moto é linda, interessante é que a moto tem o mesmo desenho básico há mais de 10 anos e ainda continua sendo linda, italiano é foda no design...

[ ]'s
Imagem
marcos_cunha
Roda Presa

Mensagem por marcos_cunha »

Gostei do relato... parabens pela moto, pra mim a SS mais bonita da atualidade !

Meu provavel Up em breve !

Cg125 2001 ==> Falcon 2006 ==>Falcon 2008 ==> Xt660 2007 ==> Xj6N 2010 ==> Z750 2010 ==> Srad 750 2011 ==> Zx10 2012
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Excelente relato! ;-)

Até pensei em comprar uma, mas depois vi que não é pra iniciantes, então desisti! :lol:

Ah, outra coisa que achei legal é vc falar que "se bobear" ela sobe a frente de segunda e terceira. Deve ser tão forte quanto a FZ6 então hein? :lol: Apesar de que a FZ6 sobe mesmo se vc não bobear! :lol:

Nota 10 mesmo o relato! Parabéns pela motoca! :wt:
SPEED RACER
Mito

Mensagem por SPEED RACER »

Belo relato, melhor que muita revista "especializada" ;-)
B-King Of The Urban Jungle
Jota

Mensagem por Jota »

Gelous escreveu:Ah, outra coisa que achei legal é vc falar que "se bobear" ela sobe a frente de segunda e terceira. Deve ser tão forte quanto a FZ6 então hein? :lol: Apesar de que a FZ6 sobe mesmo se vc não bobear! :lol:
:lol:
Responder