Correia boa e barata.

Grupo de discussão geral sobre motos.
jucie
Motociclista

Correia boa e barata.

Mensagem por jucie »

Com 58 mil Km, a minha correia dentada começou a ficar banguela. Naturalmente, fui na revenda Suzuki atrás de uma nova. R$1700,00. Você não leu errado não. Os caras me pediram mil e setecentos reais numa correia. O vendedor não conseguiu nem conter a risadinha a hora que me deu o preço. Ele próprio deve ter pensado "esses caras estão malucos".

Pois bem, depois de muito fuçar, descobri como funciona a coisa. Um bom engenheiro, quando vai projetar uma máquina que usa correia, não calcula a correia em função da máquina. Ele faz o contrário. Sabendo as exigências mecânicas da aplicação, ele projeta a máquina de modo que aceite uma das muitas correias padronizadas que já existem para uso industrial. Foi o que o projetista da Savage fez. Só que a Suzuki não te diz que é uma correia industrial padrão, porque eles querem que você fique na mão deles, é claro.

Depois que eu descobri as características da correia que eu precisava (quantos dentes, passo, altura dos dentes, etc), entrei em contato com um distribuidor de correias industriais que tem perto da minha casa, chamado Megadyne:

http://www.megadyne.com.br

A hora que a vendedora me disse que custava R$250,00 a tão desejada correia, eu quis ir até lá na mesma hora, pra dar-lhe um beijo na boca.

A única coisa é que eles não estão muito acostumados a vender pra pessoa física, então te tratam como uma empresa: primeiro você precisa preencher uma ficha, dizendo seu ramo de atuação, quais são seus outros fornecedores, etc. Fazem questão de dar separado o preço do produto, os impostos e o custo do frete, de modo que minha correia saiu na verdade por uns R$260,00, porque eu fui buscar. Também não mantém correias prontas em estoque. Só depois que o pagamento cai, eles emitem uma ordem de serviço interna pra um técnico preparar a sua correia, na medida exata.

Mesmo considerando a burocracia, eles me atenderam bem rápido. Em dois dias eu estava com a correia em minhas mãos. Não tenho do que reclamar. O produto é excelente. Por isso estou aqui, recomendando.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
allem
Motoqueiro

Re: Correia boa e barata.

Mensagem por allem »

Ótima dica! ;-)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Se é excelente ou não aí só com o tempo de uso mesmo. Mas provavelmente é, já que disse que são padronizadas... se bem que já escutei correia de Harley reforçada com kevlar...

Mas pelo preço, com certeza valeu muito a pena!

Vc deu uma procurada no ebay? É só procurar por drive belt savage, tava dando uma olhada, muito barato, coisa de 50 dólares. Harley usa a mesma medida?

[ ]'s
Imagem
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Kuati escreveu:Se é excelente ou não aí só com o tempo de uso mesmo. Mas provavelmente é, já que disse que são padronizadas... se bem que já escutei correia de Harley reforçada com kevlar...

Vc deu uma procurada no ebay? É só procurar por drive belt savage, tava dando uma olhada, muito barato, coisa de 50 dólares. Harley usa a mesma medida?

[ ]'s
Eu tenho convicção que o produto é bom, não apenas pela aparência, mas também porque é feito para a indústria pesada, tem que atender normas ISO, etc.

Se é a mesma medida da Harley eu não sei, mas esse fornecedor tem um catálogo bem variado. É muito provável que eles tenham sim, mas não adianta dizer "Olha, eu quero uma correia de Fatboy", porque a vendedora não vai entender nada. Tem que obter as medidas primeiro.

Sei que lá fora tem correia de Savage pra vender, inclusive um dos colegas aqui do fórum me deu um contato em private. Só que eu preferi achar um fornecedor local e pra minha sorte tinha um perto da minha casa.
Perdoe a falta de acentuacao. Estou temporariamente sem suporte a diacriticos no meu computador.
JaZz
Motoqueiro

Mensagem por JaZz »

Tem que ver se essas correias aguentam o esforço (torque e movimento de suspensão) a que serão expostas em uma moto.
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Se a especificação for a mesma nade e haver problema algum
diegonunes
Dinossauro

Mensagem por diegonunes »

Cruzes!
DIEGO NUNES | RECIFE-PE |Yamaha Ténéré 250
Fazer 250, New Fazer 250, XRE 300 ^
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Kuati escreveu:Se é excelente ou não aí só com o tempo de uso mesmo. Mas provavelmente é, já que disse que são padronizadas... se bem que já escutei correia de Harley reforçada com kevlar...

[ ]'s
Tio Frei escreveu:Se a especificação for a mesma nade e haver problema algum
Issae...
A Savage uma uma correia dentada com as seguintes especificações:
23101862-14M-40 H, com 165 133 dentes, onde:
- 23101862 é o comprimento em milimetros
- 14 é o passo (diatância entre o centro dos dentes)
- M é a unidade de medida (em milímetros)
- 40 é a largura em milímetros
- H é a aplicação (serviço pesado)
Portanto, qualquer correia que atenda essas especificações dará conta do recado.

Kuati: essa correia não serve nas Harleys. Cada "família" (conjunto motor/chassis) da Harley usa um tipo de correia diferente.
As larguras variam de 20 mm a 38 mm e o número de dentes varia de 126 a 139 dentes.

132 tooth - 20mm
133 tooth - 20mm
135 tooth - 20mm
130 tooth 1"-25,4mm
132 tooth 1"-25,4mm
133 tooth 1"-25,4mm
135 tooth 1"-25,4mm
136 tooth 1"-25,4mm
137 tooth 1"-25,4mm
139 tooth 1"-25,4mm
126 tooth 1-1/8"-28,6mm
128 tooth 1-1/8"-28,6mm
130 tooth 1-1/8"-28,6mm
132 tooth 1-1/8"-28,6mm
133 tooth 1-1/8"-28,6mm
135 tooth 1-1/8"-28,6mm
136 tooth 1-1/8"-28,6mm
139 tooth 1-1/8"-28,6mm
126 tooth 1-1/2"-38,1mm
128 tooth 1-1/2"-38,1mm
130 tooth 1-1/2"-38,1mm
132 tooth 1-1/2"-38,1mm
133 tooth 1-1/2"-38,1mm
135 tooth 1-1/2"-38,1mm
136 tooth 1-1/2"-38,1mm
139 tooth 1-1/2"-38,1mm

A correia das Softail de 2000 a 2006, na qual a minha motoka se inclui, utiliza correia de 135 dentes com 1/18" (28,6 mm) de largura.
Editado pela última vez por Russo em 17 Nov 2012, 11:53, em um total de 2 vezes.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
diegonunes
Dinossauro

Ou seja, que moto de fresco da porra essa tal de HD viu. }:)
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

diegonunes escreveu:Ou seja, que moto de fresco da porra essa tal de HD viu. }:)
Moto de fresco por que?
Você sabe quantos tipos e tamanhos de correntes existem para motos que usam o sistema de corrente/coroa/pinhão dentro de uma única montadora?
Existem variações de passo (415, 420, 428, 520, 525, 530, 532), de número de elos, com emenda, sem emenda, com retentor (O roring, V ring), sem retentor, etc...
Editado pela última vez por Russo em 16 Nov 2012, 21:26, em um total de 1 vez.
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
diegonunes
Dinossauro

Relaxe, foi uma brincadeira.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

diegonunes escreveu:Relaxe, foi uma brincadeira.
Eu sei, mas é por caso de brincadeiras, pescarias, falta de respeito e afins que a maioria dos tópicos técnicos desse fórum descamba...
Imagem
diegonunes
Dinossauro

É verdade. Infelizmente é um mal que os antigos madianos tem transmitido aos mais novo.

De qualquer forma, me desculpe. ;-)
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Então, a maioria das correias harley que vi no ebay tinham kevlar na composição. Não sei se a fabricada no brasil tem. Essa discussão no mad já deu no saco, mas no geral sou correia, cardan, corrente, nesta ordem.

E chato é ficar lubrificando cuidando de corryente.

Mas uma vez assisti um filme que mostrava os caras com estilete cortando as correias das hd, fiqutei com muito medo e perguntei pra minha mãe se eu ainda podia comprar uma hd...
Imagem
Tio Frei
Mito

Mensagem por Tio Frei »

Normalmente nas casas especializadas eles tem cintas, que sao as correias com diferentes comprimentos, ou seja, circunferências, e os diferentes passos, ai tem uma maquina que corta na largura que o cabra quiser, ja vi isso aqui em joinville, na casa onde consegui um medidor de tensão que dei pro Russo.

Normalmente o material do cordonel é kevlar, nylon ou alguma fibra de imida. Se obedecer a classe de carga, ta valendo.
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Kuati escreveu:Então, a maioria das correias harley que vi no ebay tinham kevlar na composição. Não sei se a fabricada no brasil tem.
A que eu comprei não tem. Até onde eu sei eles não fabricam as correias aqui, só cortam na medida e distribuem. As correias são importadas.
Kuati escreveu:Mas uma vez assisti um filme que mostrava os caras com estilete cortando as correias das hd
Olha, eu sei que é um filme, mas se fosse na vida real não ia adiantar nada ter uma correia com kevlar, não é verdade?
Kuati escreveu:fiqutei com muito medo e perguntei pra minha mãe se eu ainda podia comprar uma hd...
:rof:
jucie
Motociclista

Mensagem por jucie »

Russo escreveu:A Savage uma uma correia dentada com as seguintes especificações:
2310-14M-40 H, com 165 dentes, onde:
- 2310 é o comprimento em milimetros
Portanto, qualquer correia que atenda essas especificações dará conta do recado.
Só uma pequena correção, Russo: a correia da Savage tem 133 dentes (133 x 14 = 1862 mm). Eu sei porque tive que contar. :lol:
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

jucie escreveu:
Russo escreveu:A Savage uma uma correia dentada com as seguintes especificações:
2310-14M-40 H, com 165 dentes, onde:
- 2310 é o comprimento em milimetros
Só uma pequena correção, Russo: a correia da Savage tem 133 dentes (133 x 14 = 1862 mm). Eu sei porque tive que contar. :lol:
Tem razão... 165 era o preço em dolar na Suzuki dos EUA. o Correto é 133 dentes.
Imagem
Ratão
Motoqueiro

Mensagem por Ratão »

Tem um cara no, acho, facebook, que fabrica as polias e vende as correias.

É um cara que instalou sistema de correia em uma Africa Twin.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Já tem diversos caras vendendo kits de correia dentada no Brasil:

Tem esse do Mercado Livre,
não sei se é o mesmo do Facebook.

Como a correia não tem emenda, em alguns casos, como o da Shadow 600, é necessário fazer uma adaptação na balança (corte c/ emenda):
http://www.flickr.com/photos/walterhupsel/
Vendo as fotos, não ficou ruim... o quadro de várias motos tem esse tipo de emenda para retirar/colocar o motor.
Imagem
Responder