Pneus largos. Pneus finos. Pneus altos. Pneus baixos.
Pneus largos. Pneus finos. Pneus altos. Pneus baixos.
O que realmente muda na moto (além da aparência)?
Pq um pneu traseiro 140 custa quase o DOBRO de um 130 (mesma marca/modelo)?
Um pneu ON fino lateralmente tem quais vantagens sobre um pneu mais largo? E em OFF?
Um pneu mais alto, acho q segura mais impactos...
E o pneu mais baixo?
E a manobrabilidade?
palavra bunita...
Experiências?
Um pneu ON fino lateralmente tem quais vantagens sobre um pneu mais largo? E em OFF?
E o pneu mais baixo?
E a manobrabilidade?
Experiências?
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
Rodando rumo aos 200 mil km com ela!!!
"Zoiúda"
- wcarlete
- Motoqueiro
Re: Pneus largos. Pneus finos. Pneus altos. Pneus baixos.
Acompanhando para aprender
Saudades: Biz 100 - CG 125 - CG150 Sport - Twister - ER-6 10/10 :(
Hoje: YBR 06/06
Hoje: YBR 06/06
dbmpqpxyzxpto...
Manobrabilidade é feio, bonito é MANEABILIDADE.

Para alguns, pode-se usar a manéhabilidade...
Manobrabilidade é feio, bonito é MANEABILIDADE.
Para alguns, pode-se usar a manéhabilidade...
2007 - 2009 - CB400 82
2008 - ... - Kasinski GT250 Comet 2008
2017 - ... - GSX-R 1100W 98
- williampk3d
- Roda Presa
porque pneus acima de 130 geralmente são para motos de 600cc pra cima , logo eles se acham os espertos e ganham uma grana fudida, ex: pneu 130 custa 300, pneu 140 600 reais, na verdade deveria ser 400-450 no max
Quando troquei o pneu traseiro da Fz, o Pirelli SDragon 140 saia por quase R$100 a menos que o mesmo pneu na medida 130 no Dellavia....dbsmsx escreveu:Pq um pneu traseiro 140 custa quase o DOBRO de um 130 (mesma marca/modelo)?
No mais é bem esse o raciocínio que o Willian fez.
Na garagem: procurando um citycom... Achei, quebrou, parou e vim de guincho.
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
Se foram:
G650GS 11/11
Lander 11/11
Fazer250 06/06
F650GS Dakar 05/05
Bandit1200N 07/07
Intruder125 08/09
williampk3d escreveu:porque pneus acima de 130 geralmente são para motos de 600cc pra cima , logo eles se acham os espertos e ganham uma grana fudida, ex: pneu 130 custa 300, pneu 140 600 reais, na verdade deveria ser 400-450 no max
Não sei se é sacanagem, acho que tem mais a ver com a construção e se o pneu aguenta velocidades maiores ou não.
Uma vez, em uma RD 350 que tive, troquei o pneu trazeiro (os originais eram bem fininhos) pelo da CB 750, foi a pior merda que fiz, matou a agilidade da criança, tomei preju mas, voltei pro original.
Suzuki RV 90,Yamaha RS 125,Honda ML125,Yamaha DT 180, Agrale 16.5/27.5 Elefantre/27.5,XL250 R, Honda 450 DX, Yamaha RD 350 LC, Honda Hornet e New Hornet, Kawasaki Z 1000, Suzuki DRZ 400 E
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAIS
EU FUI, E SOBREVIVI, FOI BOM DEMAISRe: Pneus largos. Pneus finos. Pneus altos. Pneus baixos.
Talvez seria por que tem um zilhao de motos que usam pneu até 130 e somente milhares de motos que usam pneu 140 pra cima custo de produção
Quanto mais se entope de perfume
Mais aumenta o cheiro putrefato
Nada mais fermenta nesse estrume
E no entanto nada é mais amado
Mais aumenta o cheiro putrefato
Nada mais fermenta nesse estrume
E no entanto nada é mais amado
Putz, vc atira com baioneta, hein!!dbsmsx escreveu:O que realmente muda na moto (além da aparência)?
E o pneu mais baixo?
E a manobrabilidade?palavra bunita...
Experiências?
Suas perguntas mereceriam um manual para resposta....
Não quer focar um pouquinho mais não, camarada?
Tipo de construção do pneu é que determina o preço. Logico, não vamos entrar no mérito de impostos e ladrões de plantão querendo nos esfolar.
Todos os pneus são feitos/desenvolvidos para uma determinada função, exemplo: não adiantaria absolutamente nada usar um pneu slicão de MotoGP nas ruas, pois o mesmo trabalharia em temperatura inferior(de projeto) proporcionando menos grip que um pneu "lixão" feito pras ruas.
E por aí vai.
As motos são projetadas (caster, trail, balança, etc) para o uso de determinado pneu.
Se a ideia for alcançar num bom desempenho em pista, não basta alterar o tamanho do pneu. Tem que fuçar tudo na moto. Desde as suspas até a geometria de quadro.
A equipe TenKate do mundial de SS padeceu ano passado com isso. Mudaram o tamanho do pneu(regulamento) da CBR600 e eles levaram o ano inteiro apanhando da moto.
Muitos alteram o tamanho do pneu pensando somente na estética(ja fiz isso), mas no fundo a moto piora.
Outra coisa.
Portanto, não adianta sair inventando moda. Usar pneu race em moto touring, ou pneu totalmente off numa big trail, pois o resultado será pior do que o original.
Pra alterar tem que ter conhecimento sobre o que está fazendo.
Todos os pneus são feitos/desenvolvidos para uma determinada função, exemplo: não adiantaria absolutamente nada usar um pneu slicão de MotoGP nas ruas, pois o mesmo trabalharia em temperatura inferior(de projeto) proporcionando menos grip que um pneu "lixão" feito pras ruas.
E por aí vai.
As motos são projetadas (caster, trail, balança, etc) para o uso de determinado pneu.
Se a ideia for alcançar num bom desempenho em pista, não basta alterar o tamanho do pneu. Tem que fuçar tudo na moto. Desde as suspas até a geometria de quadro.
A equipe TenKate do mundial de SS padeceu ano passado com isso. Mudaram o tamanho do pneu(regulamento) da CBR600 e eles levaram o ano inteiro apanhando da moto.
Muitos alteram o tamanho do pneu pensando somente na estética(ja fiz isso), mas no fundo a moto piora.
Outra coisa.
Portanto, não adianta sair inventando moda. Usar pneu race em moto touring, ou pneu totalmente off numa big trail, pois o resultado será pior do que o original.
Pra alterar tem que ter conhecimento sobre o que está fazendo.
O assunto é legal Pretti, colabora aí. 
Em tempo: de off-road não entendo porcaria alguma.... o maximo de terra que minha moto vê é quando está empoeirada. 
-
Helder.soares
- Dinossauro
putz....assunto legal...mas estou no celular e enche o saco digitar aqui...fora que vira-e-mexe perco tudo que escrevo....mas o JAL resumiu bem...
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
já fui jaspion, já fui kamikaze...hoje me considero um sobrevivente!
Pior que falamos isso para alguns no 35 e o pessoal ainda não acredita.decoZ escreveu:williampk3d escreveu:porque pneus acima de 130 geralmente são para motos de 600cc pra cima , logo eles se acham os espertos e ganham uma grana fudida, ex: pneu 130 custa 300, pneu 140 600 reais, na verdade deveria ser 400-450 no max
Não sei se é sacanagem, acho que tem mais a ver com a construção e se o pneu aguenta velocidades maiores ou não.
Uma vez, em uma RD 350 que tive, troquei o pneu trazeiro (os originais eram bem fininhos) pelo da CB 750, foi a pior merda que fiz, matou a agilidade da criança, tomei preju mas, voltei pro original.
RX 125 79, DT 180 83, RD 350 89, RD 350 91, ZX6 95, RD 350 91, FZR 600 93, RD 350 91, Lander SM 08, XT660R 05 PT, MT-03 08, RD 350 87/88 preta, atuais Ténéré 88 Branca desmontada e XJ6N Branca.
Basicamente, uma pincelada.
Pneu maior mata a agilidade da moto?
Sim
Pq um custa mais caro que outro?
Os principais fatores seriam, custo de produção pela quantidade produzida, estrutura do pneu (radial ou convencional), fabricação da estrutura (tipo de entrelaçamento das camadas), composto, indíce de velocidade máxima, capacidade de carga, tipo de uso (pista, chuva, on road, off, lama, neve, etc).
Coo o Pretti disse, é um assunto muito extenso. Se for mais específico, facilita.
Pneu maior mata a agilidade da moto?
Sim
Pq um custa mais caro que outro?
Os principais fatores seriam, custo de produção pela quantidade produzida, estrutura do pneu (radial ou convencional), fabricação da estrutura (tipo de entrelaçamento das camadas), composto, indíce de velocidade máxima, capacidade de carga, tipo de uso (pista, chuva, on road, off, lama, neve, etc).
Coo o Pretti disse, é um assunto muito extenso. Se for mais específico, facilita.
2007 - 2009 - CB400 82
Aproveitando a deixa, .. alguém tem a revista motociclismo onde ela testa os pneus para as Bigtrails?JAL escreveu:Em tempo: de off-road não entendo porcaria alguma.... o maximo de terra que minha moto vê é quando está empoeirada.
Mas é pra ser extenso mesmo! Pra falar de tudo sobre o assunto sobre as medidas! Se eu perguntasse só sobre largura, criava outro tópico sobre altura?
ah vá... responde ae q tá maneiro!
E pode ser fundamental pra economizar ou gastar uma pequena fortuna em sapatos.
Suzuki Freewind 2003.
"Zoiúda"
"Zoiúda"
-
Helder.soares
- Dinossauro
Mantenha a originalidade... A única moto que indico a troca é a rf...e isso se vc andar no VADER MODE...ela vem com 170...coloquei em todas que tive o 180...dbsmsx escreveu:Mas é pra ser extenso mesmo! Pra falar de tudo sobre o assunto sobre as medidas! Se eu perguntasse só sobre largura, criava outro tópico sobre altura?ah vá... responde ae q tá maneiro!
![]()
"É fazendo merdas que adubamos a história de nossa existência"
O que eu acho interessante é que os traseiros vão crescendo de acordo com a potência e peso da motoca, mas os dianteiros estacionam cedo.
Pra asfalto, o dianteiro para no 120/70R17, que serve desde uma MT-03/ER6 até uma S1000RR/ZZR1400 (potência cresce mais de 3x).
Nas dual sport de mentirinha, o dianteiro estaciona em 110/80R19, servindo desde uma G650/WeeStrom até uma GS1200/SuperTénéré (potência cresce mais de 2x, peso cresce 1.5x).
Pra asfalto, o dianteiro para no 120/70R17, que serve desde uma MT-03/ER6 até uma S1000RR/ZZR1400 (potência cresce mais de 3x).
Nas dual sport de mentirinha, o dianteiro estaciona em 110/80R19, servindo desde uma G650/WeeStrom até uma GS1200/SuperTénéré (potência cresce mais de 2x, peso cresce 1.5x).
Mamm2, o pneu traseiro também. O mesmo 150/70 17 equipa a DL 650, F800GS, GS1200, ST 1200, ..
- Saurus
- Mito
Deivison, você sabe que, para essas perguntas, as respostas não serão curtas, típicas de discussão em um fórum. Tudo vai depender do uso para que o pneu foi projetado.
Por exemplo um MT60 130-80 custa muito menos que um MT60 140-80 devido ao índice de velocidade e de carga que o penu pode suportar. Os MT60 130, em geral, tem índice de velocidade "S" e os MT60 140, em geral, tem índice de velocidade "H". Veja a tabela abaixo para exemplificar.

Por exemplo um MT60 130-80 custa muito menos que um MT60 140-80 devido ao índice de velocidade e de carga que o penu pode suportar. Os MT60 130, em geral, tem índice de velocidade "S" e os MT60 140, em geral, tem índice de velocidade "H". Veja a tabela abaixo para exemplificar.

Nihil ego fecit. Sic erat cvm ego ad hic.
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi
Ad corniger omnes poena parva est.
Timet farcimen canis icti per serpens.
Non posse avxilivm pertvrbare. Ad participandvm svmmvm est.
Nvllo desiderio qvi pictis zebra mirari reliqvvm tinxere.
Melivs est qvam contendere cooperandi