ÓLEO PARA MOTORES DE ALTA PERFORMANCE - Qual utilizar?

Grupo de discussão geral sobre motos.
Marcus DT
Dinossauro

ÓLEO PARA MOTORES DE ALTA PERFORMANCE - Qual utilizar?

Mensagem por Marcus DT »

Postei esse tópico no FLM (fórum de motos de trilha/motocross), mas acho que se aplica perfeitamente aqui! Lembrando que nas motos de Motocross o pessoal troca óleo com 10h de uso, o que dá em torno de 1 mês.

Já pesquisei diversos tópicos sobre óleos para motores 4T de alta performance no FLM, na internet, etc. mas não cheguei a nenhuma conclusão. O mantra é "Motul 5100 é Motul 5100", mas é um óleo que NÃO é sintético (é Semi), NÃO tem especificação API SM (é API SL) e custa a bagatela de R$ 32 a R$ 40. Existem concorrentes no mercado brasileiro com especificações iguais (ou superiores) e que custam menos!

Mas o tópico não é para descer o pau no Motul 5100, é para pedir a ajuda dos Engenheiros/entendidos do assunto para acharmos o melhor custo benefício no Brasil. Confesso que não entendo NADA de base sintética/semi-sintética/mineral, viscosidades (10W40, 15W50, etc), especificações (API SM, API SL, etc) e só achei na internet explicações extremamente simplistas e inconclusivas.

Tenho um amigo que possui loja de troca de óleo e vasta experiência no assunto, ele afirma que se um óleo possui uma especificação "Semi-Sintético - 15W50 - API SL" (= Motul 5100), a eficiência será a mesma independente da marca, pois não há um aditivo milagroso que seja exclusivo de alguma marca. Ou seja, entre pagar R$ 32 no Motul 5100 e R$ 18,91 no Mobil Super Moto MX, é muito mais negócio o segundo. Ou então pagar R$ 20,40 no Elf Moto 4 Gold (15W40 - API SJ), se a especificação SJ atender aos requisitos do motor. O que fazer nesse caso?

Indo além, existe o Ipiranga Moto GP (não consegui descobrir se é Sintético ou Semi-Sintético) com a especificação 10W40 - API SM (mais avançada do mundo) custando R$ 24. Por ser o único API SM do mercado, pode se dizer que é o melhor óleo do Brasil? A viscosidade 10W40 é melhor que a 15W50? O que isso significa?

E por fim, existem os óleos 100% sintéticos: Selenia Pro-Action 4T (10W50 - API SJ - R$ 28), Motorex Top Speed (15W50 - API SG - R$ 50) e o Elf Moto 4 XT Tech (10W50 - API SG - R$ 38). É melhor 100% sintético ou Semi-Sintético? Por que esses óleos tem especificação mais antiga (SG é de 1988 e SJ 1995)? Isso significa que são ruins?

Enfim, acho que confundi mais do ajudei. Na verdade não cheguei a conclusão alguma, apenas que o Motul 5100 custa caro e pela ficha técnica não é o melhor em absolutamente nada: não vejo por que utilizá-lo.

Seguem as fichas técnicas dos óleos de alta performance mais comuns (marca / base / viscosidade / especificação / preço médio):

Ipiranga Moto GP - ? - 10W40 - API SM - R$ 24
Motul 5100 - Semi - 15W50 - API SL - R$ 32
Mobil Super Moto MX - Semi - 15W50 - API SL - R$ 18,91
Lubrax Tecno Moto - Semi - 10W40 - API SL - ?
Elf Moto 4 Gold - Semi - 15W50 - API SJ - R$ 20,40
Repsol Racing 4T - Semi - 10W50 - API SJ - R$ 38
Castrol Power 1 Racing - Semi - 5W40 - API SL - ?
Selenia Pro-Action 4T - 100% Sintético - 10W50 - API SJ - R$ 28
Motorex Top Speed - 100% Sintético - 15W50 - API SG - R$ 50
Elf Moto 4 XT Tech - 100% Sintético - 10W50 - API SG - R$ 38

Abs,
Marcus DT
Editado pela última vez por Marcus DT em 27 Jul 2011, 15:12, em um total de 1 vez.
cascavel
Roda Presa

Re: Óleos TOPs para motores 4T - Quem entende de verdade?

Mensagem por cascavel »

vai ser queimado no mármore do inferno por não falar do único, onipresente, onisciente e protetor de todos os motores do mundo, o novo óleo honda!
:lol: :lol: :lol:

ps. já tem lubrax super moto SM.
;-)
se for falar mal da minha pessoa, me chame! sei coisas horríveis sobre mim...
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

em tempo;
alguém aqui sabe de algum motor que durou menos por usar só óleo comum, ou um motor que já rodou um milhão de km por usar óleo superextraultramegafodástico classificação API SZ?
}:)
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Cascavel, a intenção e tratar dos melhores óleos Semi-Sintético e 100% Sintético do mercado brasileiro, espero que o pessoal não descambe para outros óleos que não são o foco da discussão (Mobil preto, Yamalub, Lubrax Moto SL, etc) nem no mérito do por que utilizar um óleo melhor.

A minha intenção com o tópico é entender o que diferencia um óleo do outro e qual o melhor custo benefício para utilizar em um motor de alta performance, cuja durabilidade não é medida em milhares de quiloimetros, mas sim horas de uso.
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Chama o Netto, ele manja disso ai. Óleo e fluido de amaciamento é com o cara ;-)
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

Osama B Laden escreveu:Chama o Netto, ele manja disso ai. Óleo e fluido de amaciamento é com o cara ;-)
:lol: :lol: :lol: :lol:
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

Marcus DT escreveu:
A minha intenção com o tópico é entender o que diferencia um óleo do outro e qual o melhor custo benefício para utilizar em um motor de alta performance, cuja durabilidade não é medida em milhares de quiloimetros, mas sim horas de uso.

sim. então fica a pergunta:
em tempo;
alguém aqui sabe de algum motor que durou menos por usar só óleo comum, ou um motor que já rodou um milhão de km por usar óleo superextraultramegafodástico classificação API SZ?
Ulisses Barros
Motoqueiro

Mensagem por Ulisses Barros »

Vai queimando.
haendel
Motoqueiro

Mensagem por haendel »

Óleo bom é óleo novo.

E boa parte tem API acima de SM e viscosidade quente (após o W) 40, 50 e 60.

Abraço,
Daniel.
Lander 2008-"Mula Marchadeira, mãe Mangalarga"

Síntese das assinaturas do M@D:
"Sou mais motociclista ["sábio"/"melhor"] do que você e tenho muito orgulho da minha humildade".

Perturbando giroscópios desde 1997. Perturbando você desde sua permissão.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Marquinho, tu vai comprar???
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Andy
Motociclista

Mensagem por Andy »

VIish, aquele tópico do óleo honda rendeu...
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

assunto mais do que discutido, portanto:

Imagem
DanielRJ
Dinossauro

Mensagem por DanielRJ »

Marquinho .. fica calmo. Tu tá procurando procurando coisa onde não tem. Vamos lá tentar ajudar .. não vou nem falar em marca. Apenas teoria.

Um óleo lubrificante é composto de A (óleo básico) + B (aditivos), porém com algumas considerações:´

"A" pode ser:

- Mineral grupo I (nacional)
- Mineral grupo II (importado)
- Mineral grupo III (importado)
- Semi-sintético (mineral + de 3 a 7% de sintético)
- Sintético (100% sintético)

"B" pode ser fabricado pela Infinium, pela Chevron Oronite e outras.

Depois da gororoba misturada (grosseiramente falando), o óleo de motor é trabalhado/desenvolvido para atender requisitos de viscosidade (classificação SAE) e desempenho (classificação API).

Classificação SAE - O número antes do W representa sua resistência a baixa temperatura (ponto de fluidez) e o número após o W determina alta temepratura (ponto de fulgor). Ex: Um óleo 10W40 apresenta-se mais flúido em baixas temperaturas que um óleo 20W40. Assim como um óleo 20W50 apresenta menor tendência ao cisalhamento em alta temperatura que um 20W40.
Classificação API - Após testes de bancada um óleo é analisado e classificado quanto ao seu desempenho na proteção das partes metálicas. É aquilo, quanto "maior" a letra, melhor foi o resultado daquele óleo no teste padrão de bancada.

Aí vem a cultura popular .. O óleo 20W50 é melhor que o 20W40? O óleo SL é melhor que o SJ? O óleo SM é o melhor do mundo? Resposta pra todas as perguntas: Depende.

A moto X pede que óleo? Ela pede um óleo mineral 20W50 API SL? Então esse é o melhor óleo do mundo pra sua moto. O resto é papo furado de marketing.

Outra pergunta muito comum: Com o óleo sintético posso trocar com maior intervalo? A resposta é não. OOOOhhhhh !!!! Pois é. O que diz o manual do fabricante do motor? Diz pra trocar com Y horas/km? Então é nesse intervalo que tu vai trocar. Mas ele pede mineral e tu vai pôr sintético e quer prolongar? Tá gastando dinheiro a toa. Coloque sintético apenas se o fabricante recomendar.

Muitas vezes a gente "humaniza" a máquina e torra uma grana pra usar o "melhor óleo do mundo" pro motor, quando o "melhor óleo do mundo" é um simples Lubrax ou Mobil de R$ 10,00.

A internet tem muita informação trocada .. quando a informação que tu quer tá na tua cara, no manual da tua moto. Lá tá dizendo qual o melhor óleo pra tua máquina e com que intervalo trocar.

Tem exceções? Tem. Ex: A Suzuki manda trocar o óleo a cada 3.000km. Isso não existe, é ganância pura. É óbvio que até um SJ resiste mais que isso. Outro exemplo: A Fiat antigamente recomendava a troca de óleo do Marea, Tempra, Primeiros Palios Fire com 15.000km. Nem SM resiste a tanta km. Vários motores deram merda na época.

Escrevi pra carai .. ajudei ou compliquei?

Abraço!
Leandro 66
Motociclista

Mensagem por Leandro 66 »

DanielRJ escreveu:Marquinho .. fica calmo. Tu tá procurando procurando coisa onde não tem. Vamos lá tentar ajudar .. não vou nem falar em marca. Apenas teoria.

Um óleo lubrificante é composto de A (óleo básico) + B (aditivos), porém com algumas considerações:´

"A" pode ser:

- Mineral grupo I (nacional)
- Mineral grupo II (importado)
- Mineral grupo III (importado)
- Semi-sintético (mineral + de 3 a 7% de sintético)
- Sintético (100% sintético)

"B" pode ser fabricado pela Infinium, pela Chevron Oronite e outras.

Depois da gororoba misturada (grosseiramente falando), o óleo de motor é trabalhado/desenvolvido para atender requisitos de viscosidade (classificação SAE) e desempenho (classificação API).

Classificação SAE - O número antes do W representa sua resistência a baixa temperatura (ponto de fluidez) e o número após o W determina alta temepratura (ponto de fulgor). Ex: Um óleo 10W40 apresenta-se mais flúido em baixas temperaturas que um óleo 20W40. Assim como um óleo 20W50 apresenta menor tendência ao cisalhamento em alta temperatura que um 20W40.
Classificação API - Após testes de bancada um óleo é analisado e classificado quanto ao seu desempenho na proteção das partes metálicas. É aquilo, quanto "maior" a letra, melhor foi o resultado daquele óleo no teste padrão de bancada.

Aí vem a cultura popular .. O óleo 20W50 é melhor que o 20W40? O óleo SL é melhor que o SJ? O óleo SM é o melhor do mundo? Resposta pra todas as perguntas: Depende.

A moto X pede que óleo? Ela pede um óleo mineral 20W50 API SL? Então esse é o melhor óleo do mundo pra sua moto. O resto é papo furado de marketing.

Outra pergunta muito comum: Com o óleo sintético posso trocar com maior intervalo? A resposta é não. OOOOhhhhh !!!! Pois é. O que diz o manual do fabricante do motor? Diz pra trocar com Y horas/km? Então é nesse intervalo que tu vai trocar. Mas ele pede mineral e tu vai pôr sintético e quer prolongar? Tá gastando dinheiro a toa. Coloque sintético apenas se o fabricante recomendar.

Muitas vezes a gente "humaniza" a máquina e torra uma grana pra usar o "melhor óleo do mundo" pro motor, quando o "melhor óleo do mundo" é um simples Lubrax ou Mobil de R$ 10,00.

A internet tem muita informação trocada .. quando a informação que tu quer tá na tua cara, no manual da tua moto. Lá tá dizendo qual o melhor óleo pra tua máquina e com que intervalo trocar.

Tem exceções? Tem. Ex: A Suzuki manda trocar o óleo a cada 3.000km. Isso não existe, é ganância pura. É óbvio que até um SJ resiste mais que isso. Outro exemplo: A Fiat antigamente recomendava a troca de óleo do Marea, Tempra, Primeiros Palios Fire com 15.000km. Nem SM resiste a tanta km. Vários motores deram merda na época.

Escrevi pra carai .. ajudei ou compliquei?

Abraço!
Referências bibliograficas? :jmi:
:beer:
Yamaha MT 09
cascavel
Roda Presa

Mensagem por cascavel »

explicou tudo. tb acho que esse negócio de óleo com aditivo xyz plus e moléculas de adamantiun polimerizadas é puro marketing pra silvícola .

:wink:
JAL
Dinossauro

Mensagem por JAL »

Usa qq óleo.
Se o manual manda trocar a cada 5k, troca com 3k e pronto.
Sem neura.
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

JAL escreveu:Usa qq óleo.
Se o manual manda trocar a cada 5k, troca com 3k e pronto.
Sem neura.
;-)

Impressionante com neguim (branquim também) faz força para gastar $$$ à toa.

Pago 10zão no Lubrax SL, troco a cada 3k/3,5k junto com o filtro. Nunca tive problemas com qualquer moto minha.

Lembrando que sempre usei o "lixão" Mobil preto, com trocas periódicas reduzidas, ou seja, antes do que indica o manual, e nunca tive problemas também.

No mais, vão andar de moto.

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Bira R34
Dinossauro

Mensagem por Bira R34 »

eu uso yamalube.

E to pensando seriamente começar a usar o lubrax SL.

Troco a cada 5k, sendo que o manual da suzuki (nao o do J Toledo) recomenda troca a cada 6k pra Bandit.

Filtro a cada duas trocas.

Sem neura.
Fazer 250 '08 ---> Bandit N1200 '06 --->Ninja 250 '09 ---> Bandit 1250S '09 ---> Ulysses XB12X '08 ---> Shadow 750 '08 ---> GSX-R 1000 K8 `09 ---> Harley Davidson FXDF ´12

Macumunando coisas caóticas
Marcus DT
Dinossauro

Mensagem por Marcus DT »

Daniel, ajudou bastante, mas ainda tenho dúvidas. Vamos tomar como exemplo a moto do Gelous (YZ250F), seguindo a orientação do manual. Lembrando que o manual não é tropicalizado, pois essa moto não vem "oficialmente" pro Brasil, logo, não sei se atende a nossa realidade (gasolina porca, calor, etc). E ainda, não temos os modelos de Yamalub que existem no exterior: Yamalube® 4-CW, Yamalube® 4 10W-30, Yamalube® 4 20W-40, Yamalube® 4-R 10W-50, etc (Fonte: http://www.powerpartsplus.com/pages/cat ... odels.aspx).

Manual:
(For USA and CDN)
At 5 °C (40 °F) or higher Å
Yamalube 4 (20W-40) or SAE 20W-40 type
SG motor oil
(Non-Friction modified)
At 15 °C (60 °F) or lower ı
Yamalube 4 (10W-30) or SAE 10W-30 type
SG motor oil
(Non-Friction modified)
and/or
Yamalube 4-R (15W-50)
(Non-Friction modified)
(Except for USA and CDN)
API “SG” or higher grade

Procurei bastante, mas não achei muita informações desse Yamalube 4 (20W-40), acho que foi substituído pelo Yamaha Yamalube® 10W-50 Semi-Synthetic for Sport (JASO MA) (http://www.powerpartsplus.com/pages/cat ... so-ma.aspx). E também encontrei um Yamalube 100% sintético (http://www.powerpartsplus.com/pages/cat ... so-ma.aspx).

O Yamalube 4 (20W-40) é um semi-sintético, API SJ. Dentre os que citei, quais podem substituí-lo a altura?

OBS: Não vou dirigir a crítica a ninguém especificamente, mas está impraticável postar algum tópico técnico no M@D. 90% dos que postaram aqui NÃO leram direito o tópico e tomaram a experiência pessoal como se fosse verdade absoluta e atendesse a realidade para todos os usos possíveis e imaginários de uma moto. Repito, LEIAM o que eu disse. Estou falando de motos de alta performance, cujo manual exige a utilização de NO MÍNIMO um óleo Semi-Sintético e a troca em 6 horas de uso. E neguinho fica dando palpite que não acrescenta porra nenhuma e ainda polui o tópico. :-(
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Marquinho, é que o assunto é batido e debatido a cada 3/4 dias, sempre com as mesmas questões e respostas, e nenhuma conclusão, ou seja, fica valendo o entendimento pessoal de cada um.

Mas foi mal, entendi o teu post como pergunta, e não como afirmação de quem sabe bagarái sobre óleo. Foi mal aê estragar teu post. :-?

B12S

Responder