Escapamento esportivo = Maior visibilidade no trânsito

Grupo de discussão geral sobre motos.
Rubens Melo
Motoqueiro

Escapamento esportivo = Maior visibilidade no trânsito

Mensagem por Rubens Melo »

Tá foda, uma fechada atrás da outra, dificil aturar esses motoristas que acham que retrovisor só serve para motoboy arrancar com o guidão... :-?

Quando tinha moto com escape esportivo era muito mais tranquilo, vinha no corredor e o povo já abria de cara e dificilmente tomava uma fechada. Não gosto de escapamento esportivo em moto pequena, NÃO MESMO, mas to pensando em colocar um na T250 para esse fim. Tem um modelo que você consegue alterar o ronco apenas com uma chave mas é bem caro, não quero gastar tanto assim até mesmo porque estou vendendo a moto. Vou olhar modelos mais baratos, se por ventura for colocar a moto na estrada eu troco pelo original denovo.

Vocês já colocaram ponteira esportiva para esse fim??
Janu
Motoqueiro

Re: Escapamento esportivo = Maior visibilidade no trânsito

Mensagem por Janu »

Eu quando estou de carro, não presto atenção em barulho de motor. Buzina é buzina, motor é para empurrar a moto.
Franco Rithele
Motoqueiro
Contato:

Mensagem por Franco Rithele »

Faz diferença mesmo!!! ainda mais se for 4 canecos e se for com escape esportivo então aí que fica bom mesmo! !! !

Baixa marcha e acelera rs...
"We all have our own time machine,
those that take us back are memories,
those that carry us forward are dreams..."

Imagem
Janu
Motoqueiro

Mensagem por Janu »

Lenda urbana.

Já ví Mônica com "caninho" direto, passar por mim berrando mais do que Boeing decolando, e logo mais à frente ví a moto espatifada no chão. Tomou uma fechada de um Uno e o cara perdeu a perna.

Ainda tenho as fotos desse acidente.
Editado pela última vez por Janu em 08 Fev 2011, 21:22, em um total de 1 vez.
Bira

Mensagem por Bira »

loud pipes save lives...

mas prefiro a atenção extra e dedo na buzina ao barulho do escape esportivo. só tive noção do tanto que incomoda depois que tirei o Yoshimura (hoje na B12 do Priest) e voltei o escape original.
bkm_br
Dinossauro
Contato:

Mensagem por bkm_br »

Balela, hoje em dia com carros cada vez com melhor isolamento acustico e com a disseminação de ar condicionado cada vez menos motoristas escutam o barulho do lado de fora. Escape aberto só cria uma falsa sensação de segurança. O exemplo do Janu é bem claro isso.
Imagem
"Todos os animais são iguais mas alguns são mais iguais que os outros"
williampk3d
Roda Presa

Mensagem por williampk3d »

uso escape esportivo em 125, ajuda um pouco sim, e as vezes tomo fechada ainda, mas nem xingo nada, jogo uma pra baixo passo do lado do motorista ca mão na bomba, BROOOOOOOOOOOOOOOOOOOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAM , esse é meu "xingamento" a fechadas. esses dias um onibus invadiu minha pista sem dar seta nem nada, foi me jogando pro acostamento, sorte que foi na frente de um posto e deu pra eu escapar, voltei pra pista emparelhei e sentei o dedo na buzina que foi até bonito de ver.
Juca
Roda Presa

Mensagem por Juca »

Escapamento barulhento só colabora para deixar as pessoas mais estressadas no trânsito, na maioria das vezes, quando você está de carro, o barulho parece meio difuso, não dá para precisar de onde está vindo. Confie mais na buzina e não seja mais um com escapamento aberto fazendo zoeira sonora.
GS500/Dragstar/Fazer250/Tornado/XB9SX/Lander/Midnight/G650GS/Tiger800Road/Vulcan900SEClassic/NewLander/Roadster1200/Vulcan650/StreetTriple765/Shotgun650
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

williampk3d escreveu:uso escape esportivo em 125, ajuda um pouco sim, e as vezes tomo fechada ainda, mas nem xingo nada, jogo uma pra baixo passo do lado do motorista ca mão na bomba, BROOOOOOOOOOOOOOOOOOOAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAM , esse é meu "xingamento" a fechadas. esses dias um onibus invadiu minha pista sem dar seta nem nada, foi me jogando pro acostamento, sorte que foi na frente de um posto e deu pra eu escapar, voltei pra pista emparelhei e sentei o dedo na buzina que foi até bonito de ver.
Nos dois exemplos que vc deu, o escape não ajudou PORRA NENHUMA. Ajuda em quê? A incomodar o motorista caso vc não morra? :lol: É cada uma que vou te contar. :-?

Eu concordo com o Janu e com o BKM. Já tive escapamento esportivo e não ajuda porra nenhuma. Nego hoje em dia só anda com ar condicionado ligado, escutando som, vidros fechados, mandando mensagem no celular, vc acha que ele vai se ligar que vem alguém de moto lá de trás? Talvez quando passar do lado dele ele saiba da sua existência, mas aí já é tarde!
Kuati
Mito

Mensagem por Kuati »

Orra, não sei onde moram, na Blackbird era TOTAL a diferença, eu era muito mais notado no trânsito que com a CB1300, inclusive me livrei de uns dois acidentes por conta das ponteiras barulhentas. Com a CB1300 silenciosa chegava a irritar.

E eu tb já deixei de bater numa CG pq estava com ponteira barulhenta, naqueles cruzamentos que a moto fica escondida bem atrás da coluna A do carro, não fosse a ponteira barulhenta não teria visto a CG.

E sim, eu tenho vontade de colocar ponteira esportiva na Ninjinha com esse fim pq que fica bem mais seguro andar de moto. Pra ponto cego de retrovisor então, é o que há!
Janu escreveu:Lenda urbana.
Já ví Mônica com "caninho" direto, passar por mim berrando mais do que Boeing decolando, e logo mais à frente ví a moto espatifada no chão. Tomou uma fechada de um Uno e o cara perdeu a perna.
Ainda tenho as fotos desse acidente.
Esse exemplo não vale, o cara tava no pau, aí não tem jeito mesmo. Esse é um risco pra quem tem ponteira, se acostuma a andar no pau por aí pq começa a reparar que ficou mais visível no trânsito. Eu mesmo andava mais rápido com a Blackbird dentro da cidade pq as ponteiras me davam mais confiança de que eu estava sendo visto. Mas é cagada.

Mas que elas aumentam a notoriedade no trânsito, não tenho dúvidas, não tem nada de lenda aí não. Pode irritar e causar stress mesmo, mas não dá pra negar os benefícios.
[ ]'s
Imagem
Passoka
Motoqueiro

Mensagem por Passoka »

Pois é, estranhei também dizerem que não ajudam nada. Pelo menos em Sampa ajuda muito. Aqui no RJ, ainda não trouxe a moto para saber. Então, dúvida total.

Edit a tempo. Claro que sempre rolam as exceções mas no dia a dia ajuda muito
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Kuatanga e Passoka, na minha humirdi openião, principalmente nas motos de motor grande (e 4cilindros ainda mais) é que não funciona mesmo. Porque vc andará num corredor a 60-80km/h e nessa velocidade, a menos que esteja de primeira rsrsrs, o escape não faz barulho que possa incomodar alguém.

A não ser que quando vcs, quando vejam algum perigo iminente, dêem umas aceleradas fortes (com a moto debreada), mas aí não é o escape que faz diferença, é a sua percepção do trânsito, porque nesse caso uma buzinada teria o mesmo efeito.
piccoli
Motoqueiro

Mensagem por piccoli »

Deveriam pensar em farol mais potente ou algo semelhante a faróis auxiliares, ao invés de escapamento barulhento. Deveriam comprar motos com botão Pass e fazer pontaria nos espelhos do carro da frente.

De carro ou de moto, eu não arredo um milímetro por causa de escapamento barulhento, isso para mim tem efeito zero.

Hoje as pessoas andam de ar ligado e som a milhão, vão se preocupar com escape barulhento?
E mais: o ouvido humano não consegue identificar com exatidão a posição de origem de sons graves como o de um escape barulhento. Isso tende mais a atrapalhar o já manezão do trânsito, e despertar raiva no já estressado.
atual: Baby King 250 - em contrato de experiência - já faz parte da família
anterior: CBombinha 300 2011 - boa moto, tem mais qualidades que defeitos.
tu-barao
Roda Presa

Mensagem por tu-barao »

Gelous escreveu:Kuatanga e Passoka, na minha humirdi openião, principalmente nas motos de motor grande (e 4cilindros ainda mais) é que não funciona mesmo. Porque vc andará num corredor a 60-80km/h e nessa velocidade, a menos que esteja de primeira rsrsrs, o escape não faz barulho que possa incomodar alguém.

A não ser que quando vcs, quando vejam algum perigo iminente, dêem umas aceleradas fortes (com a moto debreada), mas aí não é o escape que faz diferença, é a sua percepção do trânsito, porque nesse caso uma buzinada teria o mesmo efeito.
Hahaha...exatamente isso.... :lol: :lol:

Quando eu preciso ser percebido no corredor, eu deixo a moto em segunda marcha, pro giro ficar alto. Só assim mesmo...

Ou a aceleradona básica, que apenas substitui a buzina..... :-D Mas gasta mais gasoroba..... :(

Mas os 2 faróis da Speedy e da FZ6 anterios ajudam muito. Todo mundo vê bem mais que moto com 1 farol só....

Abs
KTM Duke 390
Ex BMW K1300R, BMW R1200R Trator, Sukita 750ZA - Brutaogra 910S - Sofazão 300I - Cityclass 200I - SuperCamela 696 - Lead 2009 Hayabusa 2009-Triumph Speed Triple 1050 2007,Fazer 600 S2 2007,Bandit N1200 2007,Ex-Bandit N1200 2005,Ex-Bandit 600 2002,etc...etc...etc
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Ajuda, e muito. Rodei com e sem, alternadamente, por anos cada vez. Quem falou em carros modernos deve viver na Europa, porque aqui 90% são Uno e Fusca. Fora os velhos atravessando fora da faixa. E ciclistas aos montes.
FuSoYa
Motoqueiro

Mensagem por FuSoYa »

Buzina, melhor opção ...

FLWs
Imagem
Sir Camelot
Motociclista

Mensagem por Sir Camelot »

Voce quis dizer "audibilidade" no transito. :lol:

Acho que é mais importante ser visível do que audível. Como tu-tubarao disse, farol faz toda diferença. cruzive a cor da motoca também.

Porém, não adianta ter escape , farol e buzina se voce faz :grr: no transito, vai pro chão de todo jeito.

E buzinar sai bem mais barato... ;-)
Bruno Camelo
Versatile System
Rubens Melo
Motoqueiro

Mensagem por Rubens Melo »

Pois é as vezes também acho que o povo mora em países diferentes...

Não falei que o povo abre mais passagem para moto com escape esportivo, falei sim que o índice de fechadas no trânsito diminui consideravelmente, mesmo sem muita noção de onde vem o barulho por estar com vidros fechados e ar ligado, claro que o cara se estiver escutando o barulho de uma moto vai olhar 2x antes de mudar de faixa.

Buzinar é uma alternativa sim, mas em situações onde o piloto prevê uma situação de risco, acho inviável e muito mais extressante fazer como os motomanos que colam a mão na buzina o tempo todo.

Tem outra, falaram aí que o povo fica escutando som muito alto, isso é coisa de boy, a grande maioria das pessoas escuta som em uma altura razoável que não impede a percepção dos sons externos.

Concordo que o barulho é infernal, também não gosto nem um pouco, mas acho uma medida de segurança interessante. :grr:
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Rubens Melo escreveu:Pois é as vezes também acho que o povo mora em países diferentes...
Eu também. Gostaria de saber qual é este país em que as pessoas prestam atenção em sons externos e deixam de mudar de faixa por causa disto! :lol:
Smoker
Mito

Mensagem por Smoker »

Concordo e sou mais um que acho que só enche o saco dos outros e aumenta o estresse no trânsito o escape barulhento.

Buzina faz mais efeito, com certeza.

Sem contar que o escape esportivo instiga do motomano ao jaspion a acelerar forte para ouvir a zoeira, e é aí que as merdas acontecem.

E canso de ver neguinho (branquinho também) esparramado no chão junto com a moto com escape esportivo.

Direção defensiva, buzina e mais atenção são meios muito mais eficientes do que uma corneta berrando no ouvido dos outros.

Aliás, diria que alguns escapamentos esportivos estão no mesmo nível de aporrinhação que os manos com carros preparados com somzão que ficam nos postos da gasolina.

De resto, é mais honesto o cara falar que quer por uma corneta barulhenta porque gosta, do que ficar neste mimimi que ajuda no trânsito.
"Aqui a criança chora e a mãe vira de costas"

B12S

Russo escreveu:Mas é isso ai... no motociclismo há espaço para todos, para os que gostam de tecnologia, pros que curtem velharia e até para os babacas caras que não conseguem perceber isso, eheheheh ...
Responder