Honda abre nova fábrica

Grupo de discussão geral sobre motos.
Valdicreidison Letisgô
Motociclista

Honda abre nova fábrica

Mensagem por Valdicreidison Letisgô »

Honda abre nova fábrica e atinge capacidade para 2 milhões de motos
Futuro. Com investimento de R$ 90 milhões, empresa passa a ter uma capacidade de produção maior que o total de vendas estimado para o mercado brasileiro este ano, de 1,84 milhão de motocicletas; nova linha vai produzir modelos menores, como a Honda Biz
14 de outubro de 2010 | 0h 00
Leia a notícia
Comentários
Email
Imprimir
Twitter
Facebook
Delicious
Digg
Newsvine
LinkedIn
Live
Reddit
Texto - +
Cleide Silva - O Estado de S.Paulo

Líder de vendas num mercado que abriga mais de 25 marcas, entre fabricantes e importadores, a Moto Honda da Amazônia inaugura hoje nova fábrica ao lado da atual, na Zona Franca de Manaus (AM). A capacidade extra, de 500 mil motocicletas por ano, é mais do que todas as outras empresas produzem juntas. Com o projeto, que consumiu R$ 90 milhões, a montadora ampliará sua capacidade total para 2 milhões de unidades anuais.

De cada 100 motos vendidas atualmente no País, 77 são da Honda. O domínio já foi maior na época em que a principal concorrente era a também japonesa Yamaha, mas a chegada de novas marcas nos anos recentes levou a uma redivisão do bolo. Só de origem chinesa, cerca de dez fabricantes inauguraram linhas de montagem no País a partir de 2003.

Em 2008, a participação da Honda nas vendas totais chegou a cair para 70%. Para evitar perda ainda maior, a empresa, vista como uma das mais lucrativas no ramo automotivo, teve de reduzir seus ganhos. "Nosso lucro caiu consideravelmente no ano passado", informa o diretor vice-presidente, Issao Mizoguchi, que não revela números.

A estratégia da marca para garantir bom espaço no quarto maior mercado mundial de motos foi segurar os preços, mesmo com produtos renovados e introdução de tecnologias como injeção eletrônica, catalisadores e motor flex, equipamentos que ainda não estão presentes nos veículos de muitos dos concorrentes. Em 2009, segundo Mizoguchi, a Honda renovou toda sua linha e lançou 13 produtos.

A nova fábrica é independente da atual, que deve fabricar este ano 1,43 milhão de motocicletas, volume que vai a 1,54 milhão de unidades em 2011, de acordo com projeções de Mizoguchi.

Para se ter uma ideia da magnitude da companhia, a produção total de motos no mercado brasileiro deve chegar a 1,84 milhão de unidades este ano, segundo projeções da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas (Abraciclo). A maior parte ficará no mercado interno, pois as exportações são pouco representativas.

Com 760 funcionários, a minifábrica abriga todo o processo produtivo, como produção de assentos e montagem de motores. É dedicada aos modelos populares Pop 100 (R$ 3,9 mil), Biz 125 (R$ 5,2 mil) e Lead 100 (R$ 6 mil), segmento que domina as vendas da marca.

"Além de ampliar a produção, a nova linha nos dará flexibilidade", diz o executivo. Mizoguchi afirma que o mercado brasileiro é volátil e as preferências costumam ter alta oscilação. "Teremos possibilidade de alternância de linha para atender rapidamente o que o mercado quer." Hoje, por exemplo, os estoques do modelo Pop 100 estão baixos nas concessionárias. A redução de horas extras também é uma das vantagens citadas pelo executivo. A unidade atual e a nova vão operar em dois turnos.

Mercado. Puxadas pela facilidade no financiamento, necessidade de locomoção mais ágil e uso profissional, as vendas de motocicletas no Brasil crescem a um ritmo frenético, com pequenas oscilações. O mercado passou de 878 mil unidades em 2004 para 1,9 milhão em 2008. No ano passado, com a crise financeira, caiu para 1,6 milhão de unidades, mas este ano "vai recuperar os patamares de 2008", prevê o vice-presidente da Honda.

Até setembro, foram vendidas em todo o País 1,298 milhão de motos, 9,5% a mais do que em igual período do ano passado, de acordo com dados de emplacamentos do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo a Abraciclo, o Brasil é o quarto maior produtor mundial de motocicletas, embora distante dos concorrentes. Está atrás da China (27,5 milhões de unidades), Índia (8,4 milhões) e Indonésia (6,2 milhões).

A projeção de novo ciclo de crescimento de vendas no País, com negócios ultrapassando a casa dos 2 milhões de unidades no próximo ano, movimenta também o setor de autopeças.

A Johnson Controls, maior fabricante brasileira de baterias automotivas, está investindo US$ 51 milhões na sua fábrica de Sorocaba (SP) para atingir, em três anos, capacidade produtiva de 1,5 milhão de baterias para motocicletas ao ano. A empresa atende montadoras e o mercado de reposição.

FICHA TÉCNICA

Empresa inaugurou fábrica no País em 1976 e já produziu mais de 14 milhões de motos

Faturamento: US$ 3,8 bilhões em 2009
Vendas em 2010: 1 milhão de unidades até setembro
Participação no mercado: 77%
Funcionários: 10,5 mil
Investimento:US$ 1 bi desde 76

Ampliação

ISSAO MIZOGUCHI: "A nova linha (de produção) nos dará flexibilidade"
DIRETOR VICE-PRESIDENTE DA HONDA
Verdade ou Felicidade.... Nunca os dois.
Gaucho

Re: Honda abre nova fábrica

Mensagem por Gaucho »

Valdicreidison Letisgô escreveu:

De cada 100 motos vendidas atualmente no País, 77 são da Honda. Pop 100 (R$ 3,9 mil), Biz 125 (R$ 5,2 mil) e Lead 100 (R$ 6 mil),
a cada 77...só umas 7 são realmente "moto"
Medeiros Neto
Dinossauro

Mensagem por Medeiros Neto »

O número de motos 0 km vendidas só cresce, mas são estatísticas baseadas em vendas de motos de baixa cilindrada.

Será que ainda vou ver no Brasil diversidades de modelos e cilindradas de motos como no Japão por exemplo?
Abraços Gente Boa !!! :beer:

XTZ 150 Crosser ED 2017
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

A capacidade extra, de 500 mil motocicletas por ano, é mais do que todas as outras empresas produzem juntas. Com o projeto, que consumiu R$ 90 milhões, a montadora ampliará sua capacidade total para 2 milhões de unidades anuais.

Imagem

PS. Reparem a data do anúncio.... a vaga ainda não foi preenchida, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Foda! 2 milhões de otários/ano.
Russo
Mito

Mensagem por Russo »

Gelous escreveu:Foda! 2 milhões de otários/ano.

Pois é... se continuar nesse rítmo, no próximo século não haverá mais otários disponíveis no Brasil, eheheheh... quem viver, verá, eheheheheh...
Imagem
Marcus DT escreveu: No final, muito antes da moto, é isso que fica: a camaradagem.
Bode
Motociclista
Contato:

Mensagem por Bode »

Eu acho bom a Honda dominar. Assim os gatunos optam por roubar motos Honda pra alimentar o esquema e me deixam em paz com minha Yamaha!
Imagem
Se você quer formar um pianista fodástico tem que começar cedo, senão terá um pianista MEDIANO.
Se você quer formar um piloto fodástico tem que começar cedo, senão terá um piloto M@DIANO.
Gelous
Mito

Mensagem por Gelous »

Russo escreveu:

Pois é... se continuar nesse rítmo, no próximo século não haverá mais otários disponíveis no Brasil, eheheheh... quem viver, verá, eheheheheh...
E não é? rsrsrsrs

Foda é que esperto, pra comprar Yamaha, tem que ser usada, pois ela não atende à demanda! :lol:
Paga
Dinossauro
Contato:

Mensagem por Paga »

Honda é Honda!
Editado pela última vez por Belzebu em Sex Ago 13, 2012 6:66 am, num total de 9 círculos
m@gro
Dinossauro

Mensagem por m@gro »

Russo escreveu:

Pois uma mãe estava assistindo um desfile da pátria, a gurizada marchando e acompanhando a Banda que puxava o desfile, aí ela comentou:

"Meu filho é o único que está com o passo certo, os outros todos estão com o passo errado" :lala:
Osama B Laden
Dinossauro

Mensagem por Osama B Laden »

Os desmanche clandestino, ladrões e receptadores aumentarão no mesmo número.
XTman
Dinossauro

Mensagem por XTman »

Brasil, 2020:

Bonaparte
Motociclista

Mensagem por Bonaparte »

Russo escreveu:

A capacidade extra, de 500 mil motocicletas por ano, é mais do que todas as outras empresas produzem juntas. Com o projeto, que consumiu R$ 90 milhões, a montadora ampliará sua capacidade total para 2 milhões de unidades anuais.

Imagem

PS. Reparem a data do anúncio.... a vaga ainda não foi preenchida, eheheheheh...

:rof: Velha, mas ainda é boa, Russo!!

Abs
Bonaparte

Tornado e Vulcan 650
mamm777
Dinossauro

Mensagem por mamm777 »

XTman escreveu:
Tá melhor que a SP de hoje: não tem congestionamento, nem sinaleiro, nem rodízio, nem marronzinho, etc.
Enjoy yourself, it's later than you think.

ImagemImagem -> seis cilindros boxer gerando 350hp, tracionando cinco rodas e bebendo pra caramba.
dsrodriguez
Roda Presa

Mensagem por dsrodriguez »

Bode escreveu:Eu acho bom a Honda dominar. Assim os gatunos optam por roubar motos Honda pra alimentar o esquema e me deixam em paz com minha Yamaha!

Eu não estou preocupado se a ys250 anda 3 km\h a menos que a CB...
Eu não estou preocupado se a peça chega 10 ou 15 dias depois que a da Honda.
Não tenho nada contra a Honda tb, mas enquanto noticias assim chegarem ao meu conhecimento, não penso em trocar seja lá o que eu tenho por moto honda.
Vivendo em SP? Moto honda tem prazo de validade na mão do proprietário.

Abraço
Imagem
Imagem
Imagem
Carioca SBC
Roda Presa

Mensagem por Carioca SBC »

Russo escreveu:

Imagem

Russo, rí alto bagarai!!!
"A natureza não é justa. Manda o mais forte. O resto é viadagem."

By Euclides
Baudo
Roda Presa

Mensagem por Baudo »

Pois é, ninguém rouba Yamaha, nem Suzuki, nada... Só Honda e Volkswagem...

Haiuhaiuahiuahiua...

Pqp, xiita é foda!
Ricardo "Baudo" Imai Vilas Boas

CB 500 2001/2002 Preta

Dois Vizinhos/Curitiba - PR
Responder